UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Física

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

EXPERIMENTAL DE FÍSICA BÁSICA: ELETRICIDADE E MAGNETISMO

Unidade Ofertante:

Instituto e Física 

Código:

INFIS39034

Período/Série:

3o Período

Turma:

B1

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

00

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

( X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Mauricio Foschini

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

 

 

EMENTA

Experimentos de laboratório sobre eletrostática, eletrodinâmica e eletromagnetismo.

JUSTIFICATIVA

O discente do curso de Engenharia Biomédica requer um amplo conhecimento de eletricidade e magnetismo para compreender a base de temas de seu curso, quanto ampliar a visão de diversas aplicações sua vida profissional. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Verificar experimentalmente as leis que regem o eletromagnetismo.

Objetivos Específicos:

Passar conceitos fundamentais de eletricidade e magnetismo para o discente de engenharia biomédica.

PROGRAMA

EXPERIMENTOS:
1. Uso do Multímetro.

2. Uso do osciloscópio e gerador de função

3. Potencial elétrico.

4. Campo elétrico.

5. Carga e descarga de capacitores

6. Dielétricos.

7. Lei de Ohm e resistividades.

8. Balança magnética

9. Força de Lorentz.

10. Campo magnético gerado por bobinas

11. Medida do campo magnético da Terra.

12. Momento de dipolo magnético.

13. Torque magnético.
 

 

METODOLOGIA

As aulas assíncronas terão no total de 4 horas/aulas, podendo conter uma compilação total dos vídeos ou videos fracionados de todos experimentos.
Os vídeos serão disponibilizados com mínimo de uma semana de antecedência para que seja empregado a metodologia de AULA INVERTIDA. Na metodologia de Aula Invertida, os alunos fazem a internalização dos conceitos essenciais antes de aula (com as videoaulas e materiais complementares).
As aulas síncronas estão programadas para ter no total de 32 horas/aulas, que serão no total de 16 encontros de 2 aulas de 50 minutos cada. Estas aulas estão programadas para discutir e tirar dúvidas dos conteúdos das aulas assíncronas, completando o ciclo da Metodologia de AULA INVERTIDA. 
Será utilizado preferencialmente o Microsoft Teams® para aulas síncronas, materiais em pdf, aplicações de avaliações e eventualmente o Google Meet ou Moodle, caso seja necessário. As salas de aulas serão geradas utilizando-se o e-mail institucional (*usuário*@ufu.br). A presença nas aulas síncronas será aferida com base na lista de presença gerada no Microsoft teams.
Acesse: http://www.comunica.ufu.br/noticia/2020/06/office-365-education-esta-disponivel-paracomunidade-ufu
Siga as instruções de cadastro;
Envie um e-mail para o docente da disciplina (mauriciofos@ufu.br), informando o seu e-mail UFU empregado no cadastro do Microsoft TEAMS;
Apenas os alunos que seguiram os passos acima poderão acessar Microsoft TEAMS, e desta forma, cursar a disciplina.
Para as video das aulas será utilizado o Microsoft Stream, eventualmente o Youtube, caso seja necessário.
Em cada aula, o(a)s aluno(a)s terão a oportunidade de interagir com a parte síncronas, podendo interromper a explicação a qualquer momento, possibilitando a interação entre o(a)s aluno(a)s e o professor.
Portanto, seguirá a programação ta tabela 1.

 

Ta bela 1: Sequência de conteúdos das aulas síncronas a serem ministradas e as datas de inserção dos conteúdos assíncronos. 

No.

Data

Tipo

Conteúdo

1

03/12/2021

Síncrono

Apresentação do curso, Introdução e revisão.

2

03/12/2021

Assíncr.

Videoaulas dos experimentos da disciplina.

3

10/12/2021

Síncrono

Uso do Multímetro

4

10/12/2021

Assíncr.

Videoaulas dos experimentos da disciplina.

5

17/12/2021

Síncrono

Uso do osciloscópio e gerador de Função

6

07/01/2022

Síncrono

Potencial elétrico e campo elétrico

7

14/01/2022

Síncrono

Revisão e discussões sobre erros frequentes nos relatórios.

8

21/01/2022

Síncrono

Capacitor Variável e Dielétricos

9

28/01/2022

Síncrono

Carga e descarga de capacitores

10

04/02/2022

Síncrono

Revisão e discussões sobre erros frequentes nos relatórios.

11

11/02/2022

Síncrono

Lei de Ohm e resistividade

12

18/02/2022

Síncrono

Balança Magnética – lei de Ampère e força de Lorentz

13

25/02/2022

Síncrono

Revisão e discussões sobre erros frequentes nos relatórios.

14

04/03/2022

Síncrono

Campo magnético gerado por bobinas

15

11/03/2022

Síncrono

Medida do campo magnético da terra

16

18/03/2022

Síncrono

Momento de dipolo magnético e torque magnético

17

25/03/2022

Síncrono

Revisão e discussões sobre erros frequentes nos relatórios.

18

01/04/2022

Síncrono

Vita de relatórios e notas - encerramento

Por fim, os relatórios deverão ser realizados em grupo, separado em tarefas no Microsoft Teams, de tal forma que aumente a interação entre os discentes.

Portanto, será ministrada 32 horas/aulas síncronas e 4 horas/aulas assíncronas, totalizando 36 horas/aulas. integralizando 30 horas de carga horária. 

AVALIAÇÃO

 

Para contemplar 100% do programa da fica da disciplina INFIS39034, haverá no total 10 experimentos a serem realizados, portanto, haverá 10 relatórios durante o semestre que será entregue em formato PDF via Microsoft Teams.

O discente irá anexar um arquivo em formato pdf, contendo os nomes dos integrantes do relatório em seu conteúdo e com o texto legível para efetuar a devida correção.
Os relatórios valerão no máximo 100 pontos e terão pesos iguais. A soma ponderada (MT) entre os relatórios será a nota final. Logo, a nota final é calculada da seguinte forma:
Média final = (R1+R2+R3+R4+R5+R6+R7+R8+R9+R10) /(10)

Será aprovado o discente com nota superior a 60 pontos.

A presença será obtida via relatório de entrada e saída das aulas síncronas no microsoft Teans, podendo anular o trabalho caso o discente não compareça a aula. 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. ALONSO, M. e FINN, E. J. Física, um Curso Universitário: Campos e ondas. 2. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1972. V. 2.
2. CHAVES, A.; SAMPAIO, J. F. Física básica: Eletromagnetismo, Rio de Janeiro: LTC, 2007.
3. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J.. Fundamentos de Física: Eletromagnetismo. 10. ed. Editora LTC, 2016. V3.
4. HEWITT, P. G. Física conceitual. 11. ed. Porto Alegre: Bookman, 2011.
5. KNIGHT, R. D. Física: Uma abordagem estratégica. 2. ed. Porto Alegre. Bookman, 2009. v.3.
6. NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica: Eletromagnetismo. 5. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2014. V. 3.
7. SERWAY, R. A.; JEWETT, J. W. Princípios de Física: Eletromagnetismo. 3. ed. São Paulo: Thomson, 2004. V. 3 e V.4.
8. VUOLO, J. H. Fundamentos da teoria de erros. 2. ed. rev. ampl. São Paulo: Edgard Blucher, 1996.

Complementar

1. FEYNMAN, R. P., LEIGHTON, R. B. e SANDS, M. Lições de Física: Eletromagnetismo e Matéria. Porto Alegre: Bookman, 2008. V. 2.
2. NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica: Eletromagnetismo. 5. ed. São Paulo: Edgard Blücher, 2014. V. 3.

3. SEARS, F.; ZEMANSKY, M. W. Física: Eletromagnetismo. 12. ed. Addison Wesley, 2009. V.3.
4. TAYLOR, J. R. Introdução à análise de erros: o estudo de incertezas em medições Físicas. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
5. TIPLER, P. A. ; MOSCA, G. Física para Cientistas e Engenheiros: Eletricidade e Magnetismo e Óptica. 6. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2009. V. 2.
6. YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A. Sears & Zemansky: Física. 12. ed. São Paulo: Addison-Wesley, 2008. v.3.
7. ZEMANSKI, M. W., SEARS, F. W., Física.10ª ed, Editora Pearson Brasil, São Paulo, 2003.
 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Mauricio Foschini, Professor(a) do Magistério Superior, em 18/11/2021, às 14:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.071223/2021-82 SEI nº 3173710