UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conselho do Instituto de Geografia

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Timbre

Ata

 

ATA DA 1ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2021 DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

ATA DA PRIMEIRA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E UM, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Aos quatro dias do mês de março de dois mil e vinte e um, às 14h00, teve início a primeira reunião ordinária do Conselho do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia - CONIGUFU -, sob a presidência do professor Roberto Rosa, realizada a distância, por meio da ferramenta conferênciaweb.rnp, com o link de acesso disponibilizado pelo servidor Elton da Silva Negreto, com a participação dos conselheiros: Aline Andressa Bervig, Ângela Suélem Rocha Veloso, Antônio Marcos Machado de Oliveira, Cláudio Antonio Di Mauro, Fernando Luiz de Paula Santil, Filipe Goulart Lima, Gabriel do Nascimento Guimarães, Jean Ezequiel Limongi, João Vitor Meza Bravo, Jorge Luis Silva Brito, Marlene Teresinha de Muno Colesanti, Mirna Karla Amorim da Silva, Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Roberto Rosa, Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis, William Rodrigues Ferreira e Winston Kleiber de Almeida Bacelar. O Professor Roberto recepcionou os presentes e passou-se à discussão dos itens da pauta: 1.1. Ata da 7ª Reunião Ordinária/2020 do Conselho do Instituto de Geografia, de 03 de dezembro de 2020. Protocolo SEI: (2538707). O professor Roberto abriu espaço para as considerações dos conselheiros e, não havendo, colocou em votação. A ata foi aprovada com 11 votos favoráveis, nenhum voto contrário e uma abstenção. O professor Roberto também colocou em votação a aprovação da inclusão, no item 3.8, da necessidade de eleição para o preenchimento de duas vagas no Colegiado do Curso de Graduação em Geografia, e duas vagas no Colegiado do Curso de Graduação em Saúde Coletiva. O professor Roberto abriu espaço para as considerações dos conselheiros e, não havendo, colocou em votação. A inclusão foi aprovada com 12 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. Aprovada por unanimidade entre os conselheiros. Da mesma forma,  apresentou o pedido de inclusão do seguinte ponto de pauta: "Solicitação de autorização do professor Rivaldo, para ministrar na pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM -, sem remuneração, em cujo programa tem orientações de mestrado e/ou doutorado em andamento. Novamente, o professor Roberto abriu espaço para as considerações dos conselheiros e, não havendo, colocou em votação, sendo aprovado por unanimidade, com 12 votos favoráveis, a inclusão do referido ponto de pauta, a ser discutido então no item 3.30. 2.1) Informes da Direção do Instituto de Geografia. Não houve informes. 2.2) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. O professor Fernando Santil deixa registrado que o servidor Carlos Palhares, técnico do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, e que exerce suas atividades no Laboratório de SIG, publicou artigo na Revista Scientific American, em outubro de 2020, com o título: "O Reinado de Marte Uma Chuva do Halley." Fernando também elogiou o servidor e engenheiro agrimensor Túlio Santana, o qual está a frente do cursinho Afin, cuja oportunidade das aulas remotos permitiu atingir outras regiões de nosso Estado e do Brasil.2.3) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.4) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geologia. Não houve informes. 2.5) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Gestão em Saúde Coletiva. O professor Jean informa que o novo currículo do curso de graduação em Saúde Coletiva inicia em 2022, e a nomenclatura já foi alterada, bem como a Proposta Pedagógica Curricular - PPC - do curso. 2.6) Informes dos NDEs do Instituto de Geografia. Não houve informes. 2.7) Informes do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.8) Informes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. O Conselheiro Winston informa que encerrou-se o processo seletivo de 2020/1, tendo concluídas a quantidade de trinta matrículas. As aulas do PPGAT se iniciam em 08 de março de 2021. Também, há no site do PPGAT um edital de seleção para alunos especiais. 2.9) Informes dos Laboratórios do IG. Não houve informes. 2.10) Informes do representante dos alunos dos Cursos de Graduação. Não houve informes. 2.11) Informes do representante dos alunos dos Programas de Pós-Graduação. Não houve informes. 2.12) Informes dos representantes dos Técnicos Administrativos. Não houve informes. 3.1) Processo nº 23117.002933/2021-62 Interessado: Pedro da Costa Alamy Abreviação de duração da Licenciatura em Geografia - Pedido de Exame de Suficiência de Componente Curricular - Pedido de convalidação de atividade como estágio obrigatório. Decisão Ad Referendum do Diretor Roberto Rosa. Relator: Jean Ezequiel Limongi. O professor e diretor Roberto comentou que já havia aprovado ad referendum a solicitação do discente, haja vista o prazo. O professor Jean fez a leitura do Parecer: "II. CONCLUSÃO Diante do tempo exíguo que o discente dispõe para conclusão do curso e posse no concurso e considerando os entraves normativos e dos prazos regulares mínimos da Universidade Federal de Uberlândia, sou de parecer FAVORÁVEL ao pedido do discente, desde que haja: - Solicitação de período letivo especial para as disciplinas de Estágio Supervisionado 4 (GGE038) e PIPE 6 (GGE032) (ou exame de suficiência para PIPE  6) - Solicitação de dispensa de disciplina optativa por meio de aproveitamento das disciplinas cursadas na Engenharia Mecatrônica (conforme preconizado no PPC do curso de Geografia) Dessa forma, será possível a colação de grau do discente no mês de abril de 2021 Atenciosamente,  Prof. Dr. Jean Ezequeil Limongi  Conselheiro do Instituto de Geografia". O professor Sérgio questiona sobre a impossibilidade do aluno em cumprir o componente curricular estágio supervisionado 4 por meio de Exame de Suficiência. O professor Jean disse que a solicitação do aluno foi para regime especial, cujo professor ministrante é o Túlio. Essa duração será de seis semanas. Não havendo outras considerações, o professor Roberto colocou o Parecer do Relator em votação, obtendo-se a aprovação com 14 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. Aprovado por unanimidade entre os conselheiros. 3.2) Processo 23117.008825/2021-01. Exame de suficiência no componente curricular GGE043-Planejamento e Gestão Urbana para abreviação do tempo de duração do Curso de Graduação em Geografia: Bacharelado, do discente Guilherme Henrique dos Santos Santana (matrícula 11611GEO209). Relator: Mirna Karla Amorim da Silva. A docente Mirna fez a leitura do Parecer: "III. CONCLUSÃO  Diante de todo o exposto, eu, Professora Mirna Karla Amorim da Silva, relatora do Processo 23117.008825/2021-01, fiz a leitura de todos os documentos e, após a análise realizada, sou de parecer favorável à aprovação da solicitação do Exame de suficiência no componente curricular GGE043-Planejamento e Gestão Urbana para abreviação do tempo de duração do Curso de Graduação em Geografia: Bacharelado, realizada pelo discente Guilherme Henrique dos Santos Santana. Fica este parecer submetido à avaliação do Conselho do IG.  À consideração superior.  Mirna Karla Amorim da Silva  Professora do Instituto de Geografia - UFU". O Parecer foi colocado em votação e aprovado com 14 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhum abstenção. Aprovado por unanimidade o Parecer do Relator. 3.3) Processo 23117.066803/2020-77. Exame de Suficiência do discente Geraldo Henrique Romualdo de Miranda - 11811GEO208, do Curso de Graduação em Geografia. Relator: Filipe Goulart Lima. O professor Filipe fez a leitura do Parecer: "III. CONCLUSÃO  Após a leitura de todos os documentos que compõem o presente processo, eu, Filipe Goulart Lima, sou de parecer favorável, quanto a reprovação do discente Geraldo Henrique Romualdo de Miranda - matrícula: 11811GEO208, no exame de suficiência da disciplina GGE010 - Geografia Cultural, do Curso de Graduação em Geografia.  À consideração superior.  Filipe Goulart Lima  Coordenador do Curso de Graduação em Geologia/Professor de Magistério Superior". O Parecer foi colocado em votação e aprovado com 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e uma abstenção.  3.4) Professor Fernando Luiz de Paula Santil, solicita autorização para ministrar curso de extensão na Universidade Federal da Bahia, a convite do professor Danilo e sem ser remunerado. Decisão Ad Referendum do Diretor Roberto Rosa. O professor Fernando ressalta que não haverá prejuízos às atividades inerentes ao Instituto de Geografia, e que não há remuneração. O professor Roberto Rosa colocou em votação e o pedido do professor Fernando foi aprovado com 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e uma abstenção. 3.5) Solicitação do Professor Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis para ministrar disciplina no Programa de Pós-Graduação da Faculdade Associadas de Uberaba - FAZU, de maneira totalmente online. Decisão Ad Referendum do Diretor Roberto Rosa.  O professor Rodrigo disse que é a mesma disciplina que já ministrou na FAZU em outras ocasiões, que as aulas acontecerão na sexta-feira em período noturno, e que não haverá prejuízo às atividades inerentes ao Instituto de Geografia. O professor Roberto Rosa colocou em votação e o pedido do professor Rodrigo, que foi aprovado com 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e uma abstenção. 3.6) Processo 23117.009807/2021-39. Solicitação do Professor Gabriel dos Santos Guimarães para ministrar disciplina no Programa de Pós-Graduação da Faculdade Associadas de Uberaba - FAZU, de maneira totalmente online. Decisão Ad Referendum do Diretor Roberto Rosa.  O professor Gabriel disse que, assim como relatado pelo professor Rodrigo, trata-se de disciplina que também já ministrou na FAZU em outras ocasiões, que não haverá prejuízo às atividades inerentes ao Instituto de Geografia, e que as aulas totalizam treze horas. O professor Roberto Rosa colocou em votação e o pedido do professor Gabriel, que foi aprovado com 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e uma abstenção. 3.7) Nomear Comissão de Biosssegurança. O professor Roberto disse que seu entendimento é de que deve ter representação de todos os cursos de graduação da Unidade Acadêmica nesta Comissão, e que nosso representante no Comitê é o docente Jean. O professor Jean, por sua vez, disse que o objetivo inicial é de que a Comissão de Biossegurança seja formada em cada unidade, e haverá um formulário a ser preenchido, e que concorda com a representação das graduações e de programas de pós. Entre as respostas está elencado as comorbidades de docentes, técnicos e discentes, para que ocorra a compra de EPIs em um possível retorno híbrido das atividades presenciais.  Houve ampla discussão do assunto, decidido-se que o docente Jean será o presidente desta Comissão e os outros membros serão indicados posteriormente, verificando-se entre os docentes, aqueles que não participam de Comissões. A composição da Comissão de Biossegurança terá a representação de seis docentes, sendo um de cada programa de pós-graduação e um de cada curso de graduação, e de dois técnicos-administrativos, sendo um que exerce suas atividades em Uberlândia e um que exerce suas atividades em Monte Carmelo. 3.8) Nomear Comissão Eleitoral para os trabalhos necessários nas eleições para: I) Representante Docente no Conselho do Instituto de Geografia - o5 vagas, referentes aos seguintes mandatos: Ângela Suélem Rocha Veloso, eleita em 13/09/2018, e que pode se recandidatar; Cláudio Antonio Di Mauro, eleito em 13/09/2018, e que pode se recandidatar; João Vitor Meza Bravo, eleito em 13/05/2018, e que pode se recandidatar; Mirna Karla Amorim da Silva, reeleita em 19/04/2018, e não pode se recandidatar; Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis. eleito em 28/06/2018, e pode se recandidatar. II) Representante Técnico Administrativo no Conselho do Instituto de Geografia - 02 vagas, referentes aos seguintes mandatos: João Fernandes da Silva, eleito em 13/09/2018, e que pode se recandidatar; Marcelo Araújo de Faria, eleito em 29/04/2018, e que pode se recandidatar. III) Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, referente ao mandato de: Fernando Luiz de Paula Santil, eleito em 17/05/2018, e que pode se recandidatar. IV) Coordenador do Curso de Graduação em Saúde Coletiva, referente ao mandato de: Jean Ezequiel Limongi, eleito em 04/07/2018, e que não pode se recandidatar. V) Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, referente ao mandato de: Winston Kleiber de Almeida Bacelar, reeleito em 15/10/2019, e que não pode se recandidatar. VI) Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia, referente ao mandato de: Marlene Teresinha de Muno Colesanti, reeleito em 19/06/2019, e que não pode se recandidatar. VII) Eleição para Diretor do Instituto de Geografia, referente ao mandato de: Roberto Rosa, eleito em 03/05/2017, e que pode se recandidatar. VIII) Coordenador de Extensão. Resolução 01/2019 do Conselho do Instituto de Geografia. Será a 1ª eleição, com mandato de dois anos, podendo o Coordenador eleito se candidatar uma vez; IX) Colegiado da Coordenação de Extensão - 04 vagas. Deverão ser preenchidos por um representante docente de cada curso de graduação ofertado pelo Instituto de Geografia. O curso de Geografia Bachalerado já tem representante, a saber, o docente Heitor Siqueira Sayeg; bem como já há representante Técnico Administrativo, o servidor Alison Nascimento; X) Colegiado do Curso de Graduação em Geografia, referente aos mandatos de: Angela Fagna Gomes de Souza, que deverá se afastar por licença maternidade no mês de abril; Camila Bertoletti Carpenedo, redistribuída para outro órgão da Administração Federal. XI) Colegiado do Programa de Pos Graduação em Geografia, referente aos mandatos de: Beatriz Ribeiro Soares, reeleita em 14/06/2019, e que não pode se recandidatar; Guilherme Resende Correa, eleito em 19/04/2018, e pode se candidatar; Luiz Antônio de Oliveira, eleito em 25/04/2018, e pode se candidatar; Vitor Ribeiro Filho, reeleito em 06/04/2019, e que não pode se recandidatar. XII) Colegiado do Curso de Graduação em Saúde Coletiva, referente aos mandatos de: Boscolli Barbosa Pereira, reeleito em 25/04/2019, e que não pode se recandidatar; Vivianne Peixoto da Silva, eleita em 25/04/2019, e que pode se recandidatar. O professor Roberto Rosa disse que seu mandato tem o término previsto para o mês de maio deste ano, que não tem interesse em se recandidatar, e que devemos iniciar os encaminhamentos necessários a uma nova eleição, dos quais a constituição de uma Comissão é o primeiro passo. Além disso, disse que essa eleição deve utilizar o sistema on line Helios e que nossa Unidade Acadêmica não realizou ainda nenhuma eleição nesse formato. O professor Roberto sugere, ainda, que a Comissão inerente ao cargo de diretor(a) seja específica para esse fim, e que para os outros cargos seja constituída outra Comissão. O professor Fernando Santil fez considerações a respeito de sua experiência como membro em Comissão no ICIAG, em eleição que ocorreu no Campus Monte Carmelo, a qual utilizou o sistema Helios. O professor pedro lembrou que na eleição para Reitor da UFU, houve a compra de pacotes de serviços inerentes ao sistema Helios, que serviu para segurança de dados. O professor Roberto disse que não temos previsão orçamentária para tal, e que as eleições devem utilizar o sistema Helios sem custos adicionais. Houve ampla discussão a respeito da matéria, decidindo-se que a Constituição dessa Comissão terá os seguintes representantes: Fernando Luiz de Paula Santil (docente, Presidente); Alan Silveira (docente); Aline Andressa Bervig, Representante Discente Pós-Graduação (PPGEO); Ana Laura Almeida Tizzo (representante discente – Engenharia de Agrimensura e Cartográfica); Carlos Alberto de Magalhães Cordeiro Palhares (técnico-administrativo); Elton da Silva Negreto (técnico-administrativo); Vanderlei de Oliveira Ferreira (docente).

3.9) Processo 23117.002459/2021-79, com o Relatório da 2ª Etapa da Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, referente ao período de 03 de junho de 2019 a 03 de fevereiro de 2021, do Prof. Ilio Rodarte Faria Júnior, lotado no Instituto de Geografia.  Relator: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. O professor Sérgio fez a leitura do Parecer: "Considerando a análise do relatório e da documentação apresentada para a 2.a etapa da avaliação de estágio probatório, o Prof. Dr. Ilio Rodarte Faria Júnior desenvolveu atividades comprovadas de ensino e gestão que atendem às exigências desta Universidade quanto ao desempenho docente para esse fim, de acordo com o disposto nas Resoluções 3/2017, 04/2018 e 05/2018 do Conselho Diretor – CONDIR da Universidade Federal de Uberlândia. Desta forma, somos de parecer favorável à aprovação do relatório para 2.a etapa da avaliação do estágio probatório do Prof. Dr. Ilio Rodarte Faria Júnior. Salvo melhor juízo, à consideração superior, este é nosso parecer. Uberlândia-MG, 01 de março de 2021. Prof. Dr. Sérgio Luiz Miranda (presidente) Prof.a Dr.a Gláucia Carvalho Gomes  Prof.a Dr.a Larissa Marques Barbosa de Araújo (rep. Col. Curso de Geologia)  Prof.a Dr.a Luziane Ribeiro Indjai". O Parecer foi colocado em votação, obtendo-se 14 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. 3.10) Processo 23117.038361/2020-79, com o Relatório da 2ª Etapa da Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, referente ao período de 26 de abril de 2019 a 26 de dezembro de 2020, do Prof. Emerson Rodrigo Almeida, lotado no Instituto de Geografia. Relator: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. O professor Sérgio fez a leitura do Parecer: "Considerando a análise do relatório e da documentação apresentada para a 2.a etapa da avaliação de estágio probatório, o Prof. Dr. Emerson Rodrigo Almeida desenvolveu atividades comprovadas de ensino, pesquisa, extensão e gestão com pontuação satisfatória e que atendem às exigências desta Universidade quanto ao desempenho docente para esse fim, de acordo com o disposto nas Resoluções 3/2017, 04/2018 e 05/2018 do Conselho Diretor – CONDIR da Universidade Federal de Uberlândia. Desta forma, somos de parecer favorável à aprovação do relatório para 2ª etapa da avaliação do estágio probatório do Prof. Dr. Emerson Rodrigo Almeida. Salvo melhor juízo, à consideração superior, este é nosso parecer. Uberlândia-MG, 01 de março de 2021. Prof. Dr. Sérgio Luiz Miranda (presidente) Prof.a Dr.a Gláucia Carvalho Gomes Prof.a Dr.a Larissa Marques Barbosa de Araújo (rep. Col. Curso de Geologia) Prof.a Dr.a Luziane Ribeiro Indjai". O Parecer foi colocado em votação, obtendo-se 14 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. 3.11) Processo 23117.038368/2020-91, com o Relatório da 2ª Etapa da Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, referente ao período de 08 de abril de 2019 a 08 de dezembro de 2020, do Prof. Marco Antonio Delinardo da Silva, lotado no Instituto de Geografia. Relator: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. O professor Sérgio fez a leitura do Parecer: "Considerando a análise do relatório e da documentação apresentada para a 2.a etapa da avaliação de estágio probatório, o Prof. Dr. Marco Antonio Delinardo da Silva desenvolveu atividades comprovadas de ensino, extensão e gestão com pontuação satisfatória e que atendem às exigências desta Universidade quanto ao desempenho docente para esse fim, de acordo com o disposto nas Resoluções 3/2017, 04/2018 e 05/2018 do Conselho Diretor – CONDIR da Universidade Federal de Uberlândia. Desta forma, somos de parecer favorável à aprovação do relatório para 2.a etapa da avaliação do estágio probatório do Prof. Dr. Marco Antonio Delinardo da Silva. Salvo melhor juízo, à consideração superior, este é nosso parecer. Uberlândia-MG, 01 de março de 2021. Prof. Dr. Sérgio Luiz Miranda (presidente) Prof.a Dr.a Gláucia Carvalho Gomes Prof.a Dr.a Larissa Marques Barbosa de Araújo (rep. Col. Curso de Geologia) Prof.a Dr.a Luziane Ribeiro Indjai". O Parecer foi colocado em votação, obtendo-se 14 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. 3.12) Processo 23117.038355/2020-11, com o Relatório da 3ª Etapa da Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, referente ao período de 02 de maio de 2018 a 02 de setembro de 2020, da Profª. Angela Suelem Rocha Veloso, lotado no Instituto de Geografia. Relator: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. O professor Sérgio fez a leitura do Parecer: "Considerando a análise do relatório e da documentação apresentada para a 3.a etapa da avaliação de estágio probatório, a Prof.a Dr.a Ângela Suélem Rocha Veloso desenvolveu atividades comprovadas de ensino, extensão e gestão com pontuação satisfatória e que atendem às exigências desta Universidade quanto ao desempenho docente para esse fim, de acordo com o disposto nas Resoluções 3/2017, 04/2018 e 05/2018 do Conselho Diretor – CONDIR da Universidade Federal de Uberlândia. Desta forma, somos de parecer favorável à aprovação do relatório para 3.a etapa da avaliação do estágio probatório da Prof.a Dr.a Ângela Suélem Rocha Veloso. Salvo melhor juízo, este é nosso parecer. Uberlândia-MG, 04 de dezembro de 2020. Prof. Dr. Sérgio Luiz Miranda (presidente) Prof.a Dr.a Gláucia Carvalho Gomes Prof.a Dr.a Larissa Marques Barbosa de Araújo (rep. Col. Curso de Geologia) Prof.a Dr.a Luziane Santos Ribeiro".  O Parecer foi colocado em votação, obtendo-se 14 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. 3.13) Processo 23117.038360/2020-24, com o Relatório da 2ª Etapa da Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, referente ao período de 13 de março de 2019 a 13 de novembro de 2020, do Prof. Daniel Sedorko, lotado no Instituto de Geografia. Relator: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. O professor Sérgio fez a leitura do Parecer: "Considerando a análise do relatório e da documentação apresentada para a 2.a etapa da avaliação de estágio probatório, o Prof. Dr. Daniel Sedorko desenvolveu atividades comprovadas de ensino, pesquisa, extensão e gestão com pontuação satisfatória e que atendem às exigências desta Universidade quanto ao desempenho docente para esse fim, de acordo com o disposto nas Resoluções 3/2017, 04/2018 e 05/2018 do Conselho Diretor – CONDIR da Universidade Federal de Uberlândia. Desta forma, somos de parecer favorável à aprovação do relatório para 2.a etapa da avaliação do estágio probatório do Prof. Dr. Daniel Sedorko. Salvo melhor juízo, à consideração superior, este é nosso parecer. Uberlândia-MG, 04 de dezembro de 2020. Prof. Dr. Sérgio Luiz Miranda (presidente) Prof.a Dr.a Gláucia Carvalho Gomes Prof.a Dr.a Larissa Marques Barbosa de Araújo (rep. Col. Curso de Geologia) Prof.a Dr.a Luziane Ribeiro Indjai". O Parecer foi colocado em votação, obtendo-se 14 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. 3.14) Processo 23117.008691/2021-11, com o Relatório de Progressão Funcional, do Nível 2 para Nível 3, da Classe de Professor Adjunto, referente ao período de 07 de janeiro de 2019 a 06 de janeiro de 2021, da Profa. Tatiane Assis Vilela Meireles, lotada no Instituto de Geografia. Relator: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. O professor Sérgio fez a leitura do Parecer: "Considerando a análise do relatório e da documentação apresentada, a Profa. Dra. Tatiane Assis Vilela Meireles desenvolveu atividades comprovadas de ensino, pesquisa e gestão com pontuação satisfatória e que atendem às exigências desta Universidade quanto ao desempenho docente para esse fim, de acordo com o disposto nas Resoluções 3/2017 do Conselho Diretor – CONDIR da Universidade Federal de Uberlândia. Desta forma, somos de parecer favorável à aprovação do relatório de atividades docentes da Profa. Dra. Tatiane Assis Vilela Meireles para progressão na carreira do Nível 2 para o Nível 3 da Classe C (Adjunto), com a recomendação para que no próximo período apresente também atividade de extensão. Salvo melhor juízo, à consideração superior, este é nosso parecer. Uberlândia-MG, 03 de março de 2021. Prof. Dr. Sérgio Luiz Miranda (presidente) Prof.a Dr.a Gláucia Carvalho Gomes Prof.a Dr.a Larissa Marques Barbosa de Araújo Prof.a Dr.a Luziane Ribeiro Indjai". O Parecer foi colocado em votação, obtendo-se 12 votos favoráveis, nenhum voto contrário e uma abstenção. 3.15) Processo 23117.008732/2021-79, com o Relatório de Progressão Funcional, do Nível 1 para Nível 2, da Classe de Professor Adjunto, referente ao período de 17 de maio de 2019 a 17 de maio de 2021, do Prof. Alan Silveira, lotado no Instituto de Geografia. Relator: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. O professor Sérgio fez a leitura do Parecer: "Considerando a análise do relatório de atividades docentes apresentado e da documentação comprobatória correspondente, o Prof. Dr. Alan Silveira, durante o período considerado na avaliação, desenvolveu atividades comprovadas que ultrapassam a pontuação mínima de referência e atendem às exigências desta Universidade para a progressão requerida, de acordo com o disposto na Resolução 03/2017 do Conselho Diretor (CONDIR) da Universidade Federal de Uberlândia. Dessa forma, somos de parecer favorável à aprovação do relatório de atividades docente do Prof. Dr. Alan Silveira para a progressão na carreia do Nível 1 da para o Nível 2 da Classe C (Adjunto). Salvo melhor juízo, à consideração superior, este é nosso parecer. Uberlândia, 01 de março de 2021. Prof. Dr. Sérgio Luiz Miranda (presidente) Profa. Dra. Gláucia Carvalho Gomes Profa. Dr.a Larissa Marques Barbosa de Araújo Profa. Dr.a Luziane Santos Ribeiro".  O Parecer foi colocado em votação, obtendo-se 12 votos favoráveis, nenhum voto contrário e uma abstenção. 3.16) Processo 23117.005341/2021-01, com o Relatório de Progressão Funcional, do Nível 3 para Nível 4, da Classe de Professor Associado, referente ao período de 28 de fevereiro de 2019 a 28 de fevereiro de 2021, do Prof. Marcelo Tomio Matsuoka, lotado no Instituto de Geografia. Relator: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. O professor Sérgio fez a leitura do Parecer: "Considerando a análise do relatório de atividades docentes apresentado e da documentação comprobatória correspondente, o Prof. Dr. Marcelo Tomio Matsuoka, durante o período considerado na avaliação, desenvolveu atividades de ensino e gestão comprovadas que ultrapassam a pontuação mínima de referência e atendem às exigências desta Universidade para a progressão requerida, de acordo com o disposto na Resolução 03/2017 do Conselho Diretor (CONDIR) da Universidade Federal de Uberlândia. Contudo, o requerente não apresentou em seu relatório registros de atividades de pesquisa e extensão no período avaliado. Dessa forma, somos de parecer favorável à aprovação do relatório de atividades docentes do Prof. Dr. Marcelo Matio Matsuoka para a progressão na carreia do Nível 3 para o Nível 4 da Classe D (Associado)com a recomendação para que no próximo período de avaliação apresente também em seu relatório registros de atividades de pesquisa e de extensão. Salvo melhor juízo, este é nosso parecer. Uberlândia, 02 de março de 2021 Prof. Dr. Sérgio Luiz Miranda (Presidente) Profa. Dra. Gláucia Carvalho Gomes Profa. Dr.a Larissa Marques Barbosa de Araújo Profa. Dr.a Luziane Santos Ribeiro". O Parecer foi colocado em votação, obtendo-se 12 votos favoráveis, nenhum voto contrário e uma abstenção. 3.17) Processo SEI nº. 23117.001477/2021-33, com o Relatório de Progressão Funcional, da Classe A, passando do Nível 1 para nível 2, referente ao período de 13 de março de 2019 a 13 de março de 2021, do Prof. Daniel Sedorko, lotado no Instituto de Geografia. Relator: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente.   O professor Sérgio fez a leitura do Parecer: "Considerando a análise do relatório e da documentação apresentada, o Prof. Dr. Daniel Sedorko desenvolveu atividades comprovadas de ensino, extensão e gestão com pontuação satisfatória e que atendem às exigências desta Universidade quanto ao desempenho docente para esse fim, de acordo com o disposto nas Resoluções 3/2017 do Conselho Diretor – CONDIR da Universidade Federal de Uberlândia. Desta forma, somos de parecer favorável à aprovação do relatório de atividades docentes  do Prof. Dr. Daniel Sedorko para progressão na carreira do Nível 1 para o Nível 2 da Classe A (Adjunto A). Salvo melhor juízo, à consideração superior, este é nosso parecer. Uberlândia-MG, 02 de março de 2021. Prof. Dr. Sérgio Luiz Miranda (presidente) Prof.a Dr.a Gláucia Carvalho Gomes Prof.a Dr.a Larissa Marques Barbosa de Araújo Prof.a Dr.a Luziane Ribeiro Indjai". O Parecer foi colocado em votação, obtendo-se 12 votos favoráveis, nenhum voto contrário e uma abstenção. 3.18) Processo 23117.000019/2021-87, com o Relatório de Progressão Funcional, da Classe C (Adjunto), passando do Nível 2 para nível 3, referente ao período de 03 de março de 2019 a 05 de março de 2021, do Prof. Fernando Luiz de Paula Santil, lotado no Instituto de Geografia. Relator: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. O professor Sérgio fez a leitura do Parecer: "Considerando a análise do relatório e da documentação apresentada, o Prof. Dr. Fernando Luiz de Paula Santil desenvolveu atividades comprovadas de ensino, extensão e gestão com pontuação satisfatória e que atendem às exigências desta Universidade quanto ao desempenho docente para a progressão requerida, de acordo com o disposto nas Resoluções 3/2017 do Conselho Diretor – CONDIR da Universidade Federal de Uberlândia. Desta forma, somos de parecer favorável à aprovação do relatório de atividades docentes o Prof. Dr. Fernando Luiz de Paula Santil para progressão na carreira do Nível 2 para o Nível 3 da Classe C (Adjunto), com a recomendação para que no próximo período apresente também atividade de pesquisa. Salvo melhor juízo, à consideração superior, este é nosso parecer. Uberlândia-MG, 04 de março de 2021. Prof. Dr. Sérgio Luiz Miranda (presidente) Prof.a Dr.a Gláucia Carvalho Gomes Prof.a Dr.a Larissa Marques Barbosa de Araújo Prof.a Dr.a Luziane Ribeiro Indjai". O Parecer foi colocado em votação, obtendo-se 12 votos favoráveis, nenhum voto contrário e uma abstenção. 3.19) Processo 23117.069701/2020-11, com o Relatório de Progressão Funcional, do Nível 2 para Nível 3, da Classe de Professor Adjunto, referente ao período de 11 de março de 2019 a 11 de março de 2021, do Prof. Guilherme Resende Correa, lotado no Instituto de Geografia. Relator: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente.  O professor Sérgio fez a leitura do Parecer: "Considerando a análise do relatório de atividades docentes apresentado e da documentação comprobatória correspondente, o Prof. Dr. Guilherme Resende Corrêa  desenvolveu atividades comprovadas de ensino, pesquisa, extensão e gestão com pontuação satisfatória e que atendem às exigências desta Universidade quanto ao desempenho docente para a progressão requerida pela docente, de acordo com o disposto nas Resoluções 3/2017 e 05/2018 do Conselho Diretor – CONDIR da Universidade Federal de Uberlândia. Desta forma, somos de parecer favorável à aprovação do relatório de atividades do Prof. Dr. Guilherme Resende Corrêa para a progressão do Nível 2 para o Nível 3 da Classe C (Adjunto) da carreira do magistério superior. Salvo melhor juízo, à consideração superior, este é nosso parecer. Uberlândia-MG, 03 de março de 2021 Prof. Dr. Sérgio Luiz Miranda (presidente) Prof.a Dr.a Gláucia Carvalho Gomes Prof.a Dr.a Larissa Marques Barbosa de Araújo Prof.a Dr.a Luziane Santos Ribeiro". O Parecer foi colocado em votação, obtendo-se 12 votos favoráveis, nenhum voto contrário e uma abstenção. 3.20) Plano de Oferta das AARE do Curso de Eng. de Agrimensura e Cartográfica - 2021/1. Fernando Luis de Paula Santil. O professor Fernando fez a leitura das disciplinas a serem ofertadas neste período de março a julho de 2021, a saber, períodos, disciplinas e docentes:  1º Período, Introdução a Eng. de Agrimensura e Cartográfica, e Astronomia e Geodésia, ambas a serem ministradas pelo docente Marcelo Tomio Matsuoka; 2º Período, Cartografia, Tatiane Vilela; Projeções Cartográficas, Vinícius F. Rofatto; 3º Período, Geologia Geral, Pedro Toledo; Cartografia Digital, Luziane Ribeiro; 4º Período, Geomorfologia e Pedologia, Pedro Toledo; Ajustamento de observações, Marcelo Tomio Matsuoka; 5º Período, Geodésia Aplicada, Vinícius F. Rofatto, Sensoriamento Remoto, Rodrigo B. A. Gallis; 6º Período, Fotogrametria, Ricardo Luís; Cartografia Temática, João Vitor M. Bravo; Processamento Digital de Imagens, Ricardo Luís; Hidroclimatologia, Mirna Karla; 7º Período, Biogeografia, Mirna Karla; Sistemas de Informação Geográfica, Luziane Ribeiro; 8º Período, Agrimensura Legal, Fernando Santil; Cadastro Técnico Multifinalitário, Tatiane Vilela; Planejamento ambiental, Mirna Karla; 9º Período, Parcelamento territorial, Tatiane Vilela; Modelagem ambiental, Ricardo Luís; Educação ambiental, Fernando Santil; Trabalho de conclusão de curso, Gabriel Guimarães; Optativas: Fotogrametria digital, Rodrigo B. A. Gallis; Geodésia Física, Gabriel Guimarães. 3.21) Plano de Oferta das AARE do Curso de Geologia - 2021/1. Filipe Goulart Lima. O professor Filipe fez a leitura das disciplinas e seus respectivos docentes, por período, a saber: 1º Período, Fundamentos Socioeconômicos e Ética (IGUFU32202), Pedro Toledo; 2º Período, Biologia Aplicada às Geociências (IGUFU32206), Daniel Sedorko; Mineralogia I (IGUFU32205), Félix Nannini; 4º Período, Métodos de Pesquisa em Geologia (IGUFU32409), Emerson R. Almeida; 5º Período, Geoprocessamento (IGUFU32510), Breno S. Martins; Hidrogeologia (IGUFU32602), Liliane Ibrahim; 6º Período, Geoquímica (IGUFU32608), Félix; Geologia de Engenharia (IGUFU32611), Liliane Ibrahim; Geofísica I (IGUFU32607), Geofísica II (IGUFU32706), ambas para o professor Emerson; 8º Período, Geologia Ambiental (IGUFU32806), Liliane Ibrahim; Geologia Econômica I (IGUFU32808), Ângela Suélem R. Veloso; Recursos Energéticos (IGUFU32809), Ângela Suélem R. Veloso; 9º Período, Geologia Econômica II (IGUFU32907), Ângela Suélem R. Veloso. Das disciplinas ofertadas em módulo: 1º Período, IGUFU32104T - Geologia Geral I, Marília Inês; IGUFU32105T - Introdução às Técnicas de Campo, Breno S. Martins; 2º Período, IGUFU32204T - Geologia Geral II, dividida entre os docentes Alan Silveira e Marília Inês; 3º Período, IGUFU32301T - Geomorfologia, Alan Silveira; IGUFU32305T - Mineralogia II, Larissa; IGUFU32306T - Paleontologia I, Daniel Sedorko; IGUFU32307T - Fotogeologia e Sensoriamento Remoto, Breno S. Martins; IGUFU32404T - Sedimentologia, Luciano; 4º Período, IGUFU32406T - Pedologia, Alan Silveira; IGUFU32408T - Paleontologia II, Daniel Sedorko; 5º Período, IGUFU32502T - Estratigrafia, Luciano; IGUFU32508T - Petrologia Ígnea, Larissa; IGUFU32509T - Geologia Estrutural e Geotectônica I, Pamela; IGUFU32612T - Petrologia Metamórfica, Filipe; 6º Período, IGUFU32610T - Geologia Estrutural e Geotectônica II, Pamela; 7º Período, IGUFU32707T - Geologia Histórica e do Brasil I, IGUFU32807T - Geologia Histórica e do Brasil II, ambas para o professor Marco Antônio; 9º Período, IGUFU32906T - Prospecção e Pesquisa Mineral, Ílio Rodarte. Das disciplinas optativas: Lavra e Beneficiamento de Minérios (IGUFU32006), Ílio Rodarte; Geoquímica Analítica (IGUFU32701), Marco Antônio; Redação Científica (IGUFU32012), Luciano; Rochas e Minerais Industriais (IGUFU32802), divididas entre os docentes Filipe e Ílio. 3.22) Plano de Oferta das AARE do Curso de Geografia - 2021/1. Antônio Marcos Machado de Oliveira. O professor Antônio fez a leitura das disciplinas e seus respectivos docentes, por período, a saber: I) Currículo novo, matutino, alunos ingressantes a partir de 2019, 1º Período: História do Pensamento Geográfico, Rita de Cássia M. Souza; Geologia, Heitor S. Sayeg; Climatologia, Matheus F. Durães; Cartografia, Claudionor R. Silva; Geografia Cultural, Rosselvelt J. Santos; Normatização do Trabalho Acadêmico, Rivaldo Mauro; 3º Período: Projeto Interdisciplinar I, será atribuído ao novo(a) docente da área do ensino; Sensoriamento Remoto, Luiz Antonio Oliveira; Geografia Urbana, Beatriz R. Soares; Pedologia, Guilherme R. Corrêa; Geomorfologia Aplicada, Silvio Carlos Rodrigues; Geografia Econômica, Mirlei F. V. Pereira. II) Currículo velho, matutino, alunos que ingressaram até 2018: 3º Período: Geografia da Indústria, Sylvio Andreozzi; 5º Período: Região e Regionalização Espaço, Glaucia C. Gomes; Trabalho Final de Graduação 1, será atribuído ao novo(a) docente da área do ensino; Geo. Comércio, Consumo e Serviço, Geisa Daise G. Cleps; PIPE 5, Geisa Daise G. Cleps; Estágio Supervisionado 1, Adriany A. M. Sampaio; Planejamento e Gestão Territorial, William R. Rodrigues; Fisiologia da Paisagem, Angela Maria Soares; 6º Período: Estágio Supervisionado 2, Vicente P. Silva; PIPE 6 (turma condensada), Túlio Barbosa; 7º Período, Estágio Supervisionado 3, Sergio Luiz Miranda; PIPE 7, Sergio Luiz Miranda; Planejamento e Gestão Ambiental, Gelze S. S. C. Rodrigues; Recursos Naturais (optativa), Vanderlei O. Ferreira; Técnicas de Traba. de Campo (optativa), Vinicius L. Dantas; Astronomia (optativa), Antonio Sampaio; Migrações e Proc. Migrat. (optativa), João Cleps; Planej. Bacias Hidrográfica (optativa), Cláudio Antonio Di Mauro; Geo. Brasil Nordeste e Amazônia, Vitor R. Filho; 8º Período: Estágio Supervisionado 4, docentes Sérgio Luiz Miranda e Túlio Barbosa; Estágio Supervisionado 4 (turma condensada), Túlio Barbosa. III) Currículo novo, noturno, alunos ingressantes a partir de 2019, 1º Período: História do Pensamento Geográfico, Rita de Cássia M. Souza; Geologia, Heitor S. Sayeg; Climatologia, Matheus F. Durães; Cartografia, Claudionor R. Silva; Geografia Cultural, Rosselvelt J. Santos; Normatização do Trabalho Acadêmico, Rivaldo Mauro; 3º Período: Projeto Interdisciplinar I, será atribuído ao novo(a) docente da área do ensino; Sensoriamento Remoto, Luiz Antonio Oliveira; Geografia Urbana, Beatriz R. Soares; Pedologia, Guilherme R. Corrêa; Geomorfologia Aplicada, Silvio Carlos Rodrigues; Geografia Econômica, Mirlei F. V. Pereira.IV) Currículo velho, noturno, alunos que ingressaram até 2018: 3º Período: Geografia da Indústria, Sylvio Andreozzi; 5º Período: Região e Regionalização Espaço, Glaucia C. Gomes; Trabalho Final de Graduação 1, será atribuído ao novo(a) docente da área do ensino; Geo. Comércio, Consumo e Serviço, Geisa Daise G. Cleps; PIPE 5, Geisa Daise G. Cleps; Estágio Supervisionado 1, Adriany A. M. Sampaio; Planejamento e Gestão Territorial, Luiz Gonzaga Falcão; Fisiologia da Paisagem, Angela Maria Soares; 6º Período: Metodologia p/ Ensino da Geografia, Adriany A. M. Sampaio; Estágio Supervisionado 2, Vicente P. Silva; 7º Período, Estágio Supervisionado 3, Tulio Barbosa; PIPE 7, Tulio Barbosa; Planejamento e Gestão Ambiental, Gelze S. S. C. Rodrigues; Geografia do Trabalho (optativa), Luiz Gonzaga Falcão; Recursos Naturais (optativa), Vanderlei O. Ferreira; Técnicas de Traba. de Campo (optativa), Vinicius L. Dantas; Astronomia (optativa), Antonio Sampaio; Migrações e Proc. Migrat. (optativa), João Cleps; Planej. Bacias Hidrográfica (optativa), Cláudio Antonio Di Mauro; Geo. Brasil Nordeste e Amazônia, Vitor R. Filho; 8º Período: Estágio Supervisionado 4, docentes Sérgio Luiz Miranda e Túlio Barbosa; 3.23) Plano de Oferta das AARE do Curso de Gestão em Saúde Ambiental - 2021/1. Jean Ezequiel Limongi. O professor Jean fez a leitura das disciplinas e seus respectivos docentes, por período, a saber: 1º Período, Territorialização e Regional. da Saúde, Rivaldo; Dinâmica Demog. e S. Ambiental, Winston; Clima e Saúde Ambiental, Paulo Cezar; 3º Período, Cartografia, Antônio Marcos; Sanitarismo e cidade no Brasil, Sinara L. Rossato; Espaço Rural e Saúde Ambiental, Winston; 5º Período, Ecotoxicologia, Boscolli B. Pereira; Diagnóstico de situação de saúde, Sinara L. Rossato; Metodologia de Pesquisa Científica, Boscolli B. Pereira; 7º Período, Vigilância Controle Zoonoses, Jean E. Limongi; TCC I, Vivianne P. Silva; Vigilância Saúde Trabalhador, Vivianne P. Silva. 3.24) Plano de Oferta das AARE do PPGEO - Marlene Teresinha de Muno Colesanti. A professora Marlene fez a leitura das disciplinas a serem ofertadas no período 2021/1, e seus respectivos docentes, a saber: Avaliação de Impactos Ambientais: princípios e métodos – PGE062, Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues; Tópicos especiais – Geografia política: questões contemporâneas - PGEXXX, Rita de Cássia Martins Souza; Produção da Cidade – PGE056, Júlio César de Lima Ramires; Cartografia Escolar – PGE071, Antônio Carlos Freire Sampaio; Geoprocessamento aplicado à Análise Ambiental – PGE068, Jorge Luis Silva Brito e João Vitor; Planejamento Urbano: contexto e perspectivas – PGE055, Beatriz Ribeiro Soares e William Rodrigues Ferreira; Paisagens do Cerrado: potencialidades e fragilidades – PGEXXX, Silvio Carlos Rodrigues; Métodos de Pesquisa em Geografia – PGE047, Mirlei Fachini Vicente Pereira, Alan Silveira e Adriany de Ávila Melo Sampaio; Educação Ambiental, ambientalização e sustentabilidade – PGE074, Maria Beatriz Junqueira Bernardes. 3.25) Plano de Oferta das AARE do PPGAT -  Winston de Almeida Bacelar. O professor Winston fez a leitura das disciplinas a serem ofertadas no período 2021/1, e seus respectivos docentes, a saber: Regionalização e Territorialização da Saúde, Samuel C. Lima; Seminário anual da pós graduação - PGST22, Dissertação de mestrado - PGST23, Apresentação do projeto de pesquisa - PGST21, todas para o professor Winston. 3.26) Docentes do Instituto de Geografia que ministram disciplina para os cursos oferecidos em outras Unidades. O professor Roberto fez a leitura das disciplinas a serem ministradas por docentes do IGUFU em cursos de graduação oferecidos por outras unidades acadêmicas: - Agronomia: Geologia e Mineralogia, Marcos Henrique; Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Jorge Luís; - Agronomia (Monte Carmelo): Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis; Geologia Geral e Mineralogia, Marília Inês Mendes Barbosa; - Biologia: Geologia Introdutória, Marcos Henrique de Oliveira Souza; - Ciências Sociais: Geografia Humana, Angela Fagna Gomes de Souza; - Engenharia Ambiental: Sensoriamento Remoto, Jorge Luis Silva Brito; Complementação de Estudos de Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento, Jorge Luis Silva Brito; Geologia Geral, Marcos Henrique de Oliveira Souza; - Engenharia Civil: Geologia Aplicada, Adriano Rodrigues dos Santos; - Engenharia Florestal – Monte Carmelo: Geoprocessamento e SIG, João Vitor Meza Bravo; Sensoriamento Remoto, João Vitor Meza Bravo; Geologia Geral e Mineralogia, Marilia Inês Mendes Barbosa; - Engenharia Mecânica/Mecatrônica/Aeronáutica: Educação para o Meio Ambiente, Maria Beatriz Junqueira Bernardes; - Medicina Veterinária, Ciências do Ambiente, Marlene Teresinha de Muno Colesanti; - Química/Química Industrial: Mineralogia, Adriano Rodrigues dos Santos; - Relações Internacionais: Geografia Política e Econômica, Sylvio Luiz Andreozzi. 3.27) Solicitação de contribuição à proposta de Resolução de Criação nas Unidades Acadêmicas da UFU dos NAAES-Nucleo de Apoio e Atenção aos Estudantes. 3.28) Relatório das AARE II. O professor Roberto fez a leitura em uma apresentação de slides, demonstrando a quantidade de docentes lotados no IGUFU que ofertou disciplinas no calendário excepcional AARE, em 2020, bem como a quantidade de alunos matriculados, a quantidade de turmas. Além disso, fez a proporção de alunos por disciplina e docentes por turma. Por fim, se comprometeu a enviar a apresentação aos conselheiros, via e-mail. 3.29) Prestação de contas das ações e da Gestão Orçamentária do Instituto de Geografia no exercício de 2020. O professor Roberto fez a apresentação das ações e da gestão orçamentária no Instituto de Geografia durante o ano de 2020. Após, se comprometeu a enviar a apresentação por e-mail aos conselheiros. 3.30) Solicitação de autorização do professor Rivaldo, para ministrar na pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM -, sem remuneração, em cujo programa tem orientações de mestrado e/ou doutorado em andamento​. O professor Roberto abriu espaço para alguma consideração por parte dos conselheiros, e não havendo, colocou o item de pauta em votação, sendo o pedido do professor Rivaldo aprovado por unanimidade entre os Conselheiros, com 12 votos favoráveis. 3.31) Assuntos Gerais. Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente deu por encerrada a sessão, às 17:54h  e, para constar, eu, Elton da Silva Negreto, Técnico em Secretariado do Instituto de Geografia, lavrei esta ata, que depois de apreciada e aprovada será assinada, eletronicamente, pelo Senhor Presidente e pelos demais conselheiros presentes nesta reunião. Uberlândia, 04 de março de 2021.

 

  1.  

Aline Andressa Bervig

Representante Discente Pós-Graduação - Pro Tempore

Presente

  1.  

Ângela Suélem Rocha Veloso

Representante Docente - Pro Tempore

Eleita em 13/09/2018

Presente

  1.  

Antonio Marcos Machado de Oliveira

Coordenador do Curso de Geografia

Eleito em 06/07/2019

Presente

  1.  

Cláudio Antonio Di Mauro

Representante Docente - Pro Tempore

Presente

  1.  

Fernando Luiz de Paula Santil

Coordenador do Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Pro Tempore

Presente

  1.  

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Geologia

Eleito em 14/11/2019

Presente

  1.  

Gabriel do Nascimento Guimarães

Representante Docente

Eleito em 27/09/19

Presente

  1.  

Jean Ezequiel Limongi

Coordenador do Curso de Gestão em Saúde Ambiental – Pro Tempore

Presente

9.

João Vitor Meza Bravo

Representante Docente - Pro Tempore

Presente

10.

Jorge Luis Silva Brito

Representante dos Laboratórios

Reeleito em 27/06/2019

Presente

11.

Marlene Teresinha de Muno Colesanti

Coordenadora do PPGEO

Reeleita em 19/06/2019

Presente

12.

Mirna Karla Amorim da Silva

Representante Docente - Pro Tempore

Presente

13.

Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo

Representante Docente

Eleito em 11/04/2019

Presente

14.

Roberto Rosa

Diretor do Instituto de Geografia

Eleito em 03/05/2017

Presente

15.

Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis

Representante Docente - Pro Tempore

Presente

16.

William Rodrigues Ferreira

Representante Docente

Reeleito em 28/11/2019

Presente

17.

Winston Kleiber de Almeida Bacelar

Coordenador do PPGAT – Pro tempore

Presente

18.

 

Representante da Comunidade Externa

Indicado em __/__/____

 

 

 

 

 

 

 

 


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Documento assinado eletronicamente por Filipe Goulart Lima, Conselheiro(a), em 28/06/2021, às 13:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por João Vitor Meza Bravo, Conselheiro(a), em 28/06/2021, às 13:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gabriel do Nascimento Guimarães, Conselheiro(a), em 28/06/2021, às 13:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por William Rodrigues Ferreira, Conselheiro(a), em 28/06/2021, às 13:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Aline Andressa Bervig, Conselheiro(a), em 28/06/2021, às 14:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Conselheiro(a), em 28/06/2021, às 15:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Jorge Luis Silva Brito, Conselheiro(a), em 28/06/2021, às 15:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Mirna Karla Amorim da Silva, Conselheiro(a), em 28/06/2021, às 17:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Bezerra de Araujo Gallis, Conselheiro(a), em 29/06/2021, às 08:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Fernando Luiz de Paula Santil, Conselheiro(a), em 29/06/2021, às 21:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Jean Ezequiel Limongi, Conselheiro(a), em 30/06/2021, às 13:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Marcos Machado de Oliveira, Conselheiro(a), em 05/07/2021, às 08:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Suelem Rocha Veloso, Conselheiro(a), em 13/07/2021, às 14:23, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.005825/2021-41 SEI nº 2618710