UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Organizações e Estratégia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Negociação e Gestão de Conflitos 

Unidade Ofertante:

FAGEN

Código:

FAGEN31539

Período/Série:

 

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

36

Prática:

 

Total:

36

Obrigatória:

( )

Optativa:

(X )

Professor(A):

Rodrigo Miranda 

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

 

 

EMENTA

1. Cenário da negociação.
2. Estratégia de negociação.
3. Plano de ação da negociação.
4. Gestão de Conflitos e Influência.

JUSTIFICATIVA

O conteúdo é importante porque faz com que o aluno tenha a possibilidade de incluir em seu currículo a discussão sobre conflitos, daí construir e perceber como se constroem negociações e acordos organizacionais.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender o processo de negociação, os modelos, técnicas e estratégias de negociação e gestão de conflitos de modo a saber agir em situações de negociação e conflito, qualquer que seja o contexto. 

Objetivos Específicos:

Apresentar o processo de negociação 

Discutir métodos e técnicas de negociação

Apresentar a dinâmica de evolução e resolução de conflitos 

PROGRAMA

1. Cenário da Negociação

1.1. A situação da negociação
1.2. O uso do poder, informação e tempo

1.3. As diferenças culturais
1.4. Ética

 

2. Estratégia de Negociação

2.1. Teoria dos jogos
2.2. Competição, colaboração, conciliação e acomodação

 

3. Plano de Ação da Negociação

3.1. Modelo de Harvard
3.2. Negociações distributivas e integrativas

3.3. Definição da ZOPA: Zona Possível de Acordo 3.4. Estilos Comportamentais de Negociação
3.5. Erros mais comuns em uma negociação.

 

4. Gestão de Conflitos e Influência

4.1. Origens do conflito
4.2. Escalada do conflito e consequências quando não gerenciado 4.3. Mecanismos de resolução
4.4. Estilos de resolução de conflitos
4.5. Técnicas de convencimento e persuasão.

METODOLOGIA

As aulas serão desenvolvidas a partir da exposição dialogada dos conteúdos com a classe. Os estudantes serão incentivados a participar das aulas com a condução de seminários em grupo e com a apresentação e discussão dos estudos de casos. Reportagens atuais sobre organizações, filmes e vídeos que abordam os conteúdos serão utilizados para enriquecer as interações. As atividades extra-classe serão ferramentas metodológicas facilitadoras do processo ensino-aprendizagem.

CRONOGRAMA PREVISTO

Data

Conteúdo

Atividade

1. 02/08/2023

Apresentação geral e definição de avaliações.

Brainstorming de temas

2. 09/08/2023

Estratégia e a arte da guerra nos negócios

Aulas dialogadas

3. 16/08/2023

Cenário e Contexto contemporâneo da negociação

Aulas dialogadas

4. 23/08/2023

Uso do poder, informação e tempo

Questões éticas

Aulas dialogadas

5. 30/08/2023

Estratégias de negociação

Aulas dialogadas

6. 06/09/2023

Tipos de negociação e negociadores

Aulas dialogadas

7. 13/09/2023

Plano de ação da negociação

Aulas dialogadas

8. 20/09/2023

Modelo Harvard

Aulas dialogadas

9. 27/09/2023

Negociações distributivas e integrativas

Aulas dialogadas

10. 04/10/2023

ZOPA

Aulas dialogadas

11. 11/10/2023

Estilos comportamentais

Aulas dialogadas

12. 18/10/2023

Erros comuns na negociação

Aulas dialogadas

13. 25/10/2023

Conflitos e influência

Aulas dialogadas

14. 01/11/2023

Origem e evolução

Aulas dialogadas

15. 08/11/2023

Escalada do conflito e mecanismos de resolução

Aulas dialogadas

17. 22/11/2023

Técnicas de convencimento e persuasão

Aulas dialogadas

18. 29/11/2023

Síntese final

Atividade 10 pontos

AVALIAÇÃO

Avaliação Individuais e Grupos– 50 pontos – Atividades práticas de negociação 

Avaliação em grupo – 20 pontos – Seminários e atividades avaliativas

Avaliação em Individuais  – 30 pontos – Seminários e atividades avaliativas

Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o(a) estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar um trabalho acadêmico sobre parte do conteúdo programático ou sua totalidade, dependendo das avaliações obtidas pelo(a) estudante.

BIBLIOGRAFIA

Básica

ERTEL, D.; GORDON, M. Negociaçao. Sao Paulo: MakronBooks, 2009.
ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. II ed. Sao Paulo: Prentice Hall Brasil, 2005.

BASTOS, A. V.; SEIDEL, T. T. 0 conflito nas organizaçoes: trajetória de sua abordagem pelas terias organizacionais. Sao Paulo: Revista de Administracao, v. 27, n. 3, p. 48-60, jul./set. 1992.

Complementar

HIRATA, R. Estilos de negocição. Sao Paulo: Saraiva, 2007.
RONDEAU, Alain. "A gestão dos conflitos nas organizações", In: CHANLAT, Jean-François. 0 individuo na organizaçao: dimensões esquecidas. Sao Paulo: Atlas, 1996. P. 205-25, 1996
TANURE, Betania; EVANS, P.; PUCIK, V. A gestao de pessoas no Brasil: virtudes e pecados capitais. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
LACOMBE, F. Recursos humanos: princípios e tendencias. Sao Paulo: Saraiva, 2006.

WHEATLEY, M. Liderança e a nova ciência: o que temos que aprender sobre organização, relacionamentos e a própria vida a partir dos referenciais cientificos mais recentes. Sao Paulo: Cultrix/Amana-Key, 1996.

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APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Miranda, Professor(a) do Magistério Superior, em 22/08/2023, às 16:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4759632