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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
1. Cenário da negociação.
2. Estratégia de negociação.
3. Plano de ação da negociação.
4. Gestão de Conflitos e Influência.
JUSTIFICATIVA
O conteúdo é importante porque faz com que o aluno tenha a possibilidade de incluir em seu currículo a discussão sobre conflitos, daí construir e perceber como se constroem negociações e acordos organizacionais.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender o processo de negociação, os modelos, técnicas e estratégias de negociação e gestão de conflitos de modo a saber agir em situações de negociação e conflito, qualquer que seja o contexto. |
Objetivos Específicos: |
Apresentar o processo de negociação Discutir métodos e técnicas de negociação Apresentar a dinâmica de evolução e resolução de conflitos |
PROGRAMA
1. Cenário da Negociação
1.1. A situação da negociação
1.2. O uso do poder, informação e tempo
1.3. As diferenças culturais
1.4. Ética
2. Estratégia de Negociação
2.1. Teoria dos jogos
2.2. Competição, colaboração, conciliação e acomodação
3. Plano de Ação da Negociação
3.1. Modelo de Harvard
3.2. Negociações distributivas e integrativas
3.3. Definição da ZOPA: Zona Possível de Acordo 3.4. Estilos Comportamentais de Negociação
3.5. Erros mais comuns em uma negociação.
4. Gestão de Conflitos e Influência
4.1. Origens do conflito
4.2. Escalada do conflito e consequências quando não gerenciado 4.3. Mecanismos de resolução
4.4. Estilos de resolução de conflitos
4.5. Técnicas de convencimento e persuasão.
METODOLOGIA
As aulas serão desenvolvidas a partir da exposição dialogada dos conteúdos com a classe. Os estudantes serão incentivados a participar das aulas com a condução de seminários em grupo e com a apresentação e discussão dos estudos de casos. Reportagens atuais sobre organizações, filmes e vídeos que abordam os conteúdos serão utilizados para enriquecer as interações. As atividades extra-classe serão ferramentas metodológicas facilitadoras do processo ensino-aprendizagem.
CRONOGRAMA PREVISTO
Data |
Conteúdo |
Atividade |
1. 02/08/2023 |
Apresentação geral e definição de avaliações. |
Brainstorming de temas |
2. 09/08/2023 |
Estratégia e a arte da guerra nos negócios |
Aulas dialogadas |
3. 16/08/2023 |
Cenário e Contexto contemporâneo da negociação |
Aulas dialogadas |
4. 23/08/2023 |
Uso do poder, informação e tempo Questões éticas |
Aulas dialogadas |
5. 30/08/2023 |
Estratégias de negociação |
Aulas dialogadas |
6. 06/09/2023 |
Tipos de negociação e negociadores |
Aulas dialogadas |
7. 13/09/2023 |
Plano de ação da negociação |
Aulas dialogadas |
8. 20/09/2023 |
Modelo Harvard |
Aulas dialogadas |
9. 27/09/2023 |
Negociações distributivas e integrativas |
Aulas dialogadas |
10. 04/10/2023 |
ZOPA |
Aulas dialogadas |
11. 11/10/2023 |
Estilos comportamentais |
Aulas dialogadas |
12. 18/10/2023 |
Erros comuns na negociação |
Aulas dialogadas |
13. 25/10/2023 |
Conflitos e influência |
Aulas dialogadas |
14. 01/11/2023 |
Origem e evolução |
Aulas dialogadas |
15. 08/11/2023 |
Escalada do conflito e mecanismos de resolução |
Aulas dialogadas |
17. 22/11/2023 |
Técnicas de convencimento e persuasão |
Aulas dialogadas |
18. 29/11/2023 |
Síntese final |
Atividade 10 pontos |
AVALIAÇÃO
Avaliação Individuais e Grupos– 50 pontos – Atividades práticas de negociação
Avaliação em grupo – 20 pontos – Seminários e atividades avaliativas
Avaliação em Individuais – 30 pontos – Seminários e atividades avaliativas
Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o(a) estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina poderá realizar um trabalho acadêmico sobre parte do conteúdo programático ou sua totalidade, dependendo das avaliações obtidas pelo(a) estudante.
BIBLIOGRAFIA
Básica
ERTEL, D.; GORDON, M. Negociaçao. Sao Paulo: MakronBooks, 2009.
ROBBINS, S. P. Comportamento organizacional. II ed. Sao Paulo: Prentice Hall Brasil, 2005.
BASTOS, A. V.; SEIDEL, T. T. 0 conflito nas organizaçoes: trajetória de sua abordagem pelas terias organizacionais. Sao Paulo: Revista de Administracao, v. 27, n. 3, p. 48-60, jul./set. 1992.
Complementar
HIRATA, R. Estilos de negocição. Sao Paulo: Saraiva, 2007.
RONDEAU, Alain. "A gestão dos conflitos nas organizações", In: CHANLAT, Jean-François. 0 individuo na organizaçao: dimensões esquecidas. Sao Paulo: Atlas, 1996. P. 205-25, 1996
TANURE, Betania; EVANS, P.; PUCIK, V. A gestao de pessoas no Brasil: virtudes e pecados capitais. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
LACOMBE, F. Recursos humanos: princípios e tendencias. Sao Paulo: Saraiva, 2006.
WHEATLEY, M. Liderança e a nova ciência: o que temos que aprender sobre organização, relacionamentos e a própria vida a partir dos referenciais cientificos mais recentes. Sao Paulo: Cultrix/Amana-Key, 1996.
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APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Miranda, Professor(a) do Magistério Superior, em 22/08/2023, às 16:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 | SEI nº 4759632 |