|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Dinâmica interna e externa do planeta Terra. Geologia aplicada aos estudos ambientais. Cartografia geológica. Geologia do Triângulo Mineiro. Realização de experiências sobre a dinâmica interna e externa.
JUSTIFICATIVA
A disciplina busca fazer com que os alunos compreendam, relacionem e analisem os processos geológicos que fazem parte da dinâmica externa da Terra, bem como noções da geologia do Brasil e do Triângulo Mineiro, conhecendo, ainda, algumas ferramentas muito úteis nos estudos ambientais.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Levar o aluno a identificar, relacionar e analisar os processos geológicos que fazem parte da dinâmica interna e externa da Terra, bem como noções de geologia ambiental, cartografia geológica e aspectos geológicos do Triângulo Mineiro. |
Objetivos Específicos: |
• Identificar os principais processos da dinâmica interna e externa do planeta Terra; • Compreender a ação dos processos geológicos no planeta; • Identificar as unidades geológicas da região do Triângulo Mineiro e de Ituiutaba; • Apresentar noções básicas relacionadas à geologia ambiental, destacando a aplicação do conhecimento geológico em estudos ambientais; • Expor e refletir sobre os elementos básicos da cartografia geológica e sua importância nos estudos ambientais. |
PROGRAMA
1 - DINÂMICA INTERNA.
1.1 - Plutonismo e Vulcanismo.
1.2 – Terremotos.
1.3 - Tectônica Global: movimentos tectônicos e teorias geotectônicas.
1.4 - Noções de Geologia Estrutural: dobramentos e falhamentos.
2 - DINÂMICA EXTERNA.
2.1 - Atividades geológicas das águas continentais de superfície e subterrânea.
2.2 - Atividades geológicas dos mares.
2.3 - Atividades geológicas do vento.
2.4 - Atividades geológicas do gelo.
2.5 - Atividades geológicas dos organismos.
3 - GEOLOGIA AMBIENTAL.
3.1 - Conceitos e definições de Geologia Ambiental.
3.2 - Ambiente geológico e as interações com o ambiente antrópico.
3.3 - Risco geológico e desastres naturais.
3.4 - Fatores geológicos no planejamento de uso e ocupação territorial.
4 - GEOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO.
4.1 - Identificar as grandes unidades geológicas do Triângulo Mineiro e de Ituiutaba.
4.2 - Relacionar e analisar a importância do arcabouço geológico regional com os demais aspectos físicos.
5 - CARTOGRAFIA GEOLÓGICA.
5.1 - Identificar os diferentes tipos e escalas de mapas geológicos existentes.
5.2 - Reconhecer e interpretar as informações cartográficas e geológicas apresentadas nos mapas geológicos.
5.3 - Analisar e correlacionar as informações contidas nos mapas com a realidade local, regional e continental.
METODOLOGIA
- Aulas expositivas síncronas usando a plataforma Teams (serão usados slides e vídeos). Os discentes deverão seguir o roteiro abaixo:
Para quem não está cadastrado no Office 365, siga a partir do passo 1. Para quem já está cadastrado, vá direto ao passo 4.
1) Para se cadastrar com o e-mail UFU (@ufu.br) siga os passos descritos no link:
https://www.wiki.ufu.br/index.php/Acesso_ao_Office_Education_365:_Estudante_e_Professor
2) Para acesso gratuito ao Office 365 para Educação acesse o link:
https://www.microsoft.com/pt-br/education/products/office/default.aspx#fbid=NXm1CgyfFxO
3) Para melhor aproveitamento, instale o Teams no seu PC, Tablet ou Smartphone.
4) Depois de se cadastrar no Office 365, a solicitação de acesso ao curso se dará por meio do link que será encaminhado por e-mail até a primeira semana de aula.
- Leitura e fichamento de dois artigos científicos.
- Workshop de geologia ambiental com a participação de especialistas que debaterão temas sobre geologia ambiental, promovendo uma interação entre a teoria e a prática.
- Prova na modalidade síncrona e assíncrona a ser realizada no dia 19/10 durante a aula (quatro horários).
SEMANA |
DATA |
HORÁRIO |
PROGRAMAÇÃO |
MODALIDADE |
|
1 |
13/07 |
8 – 9h40 |
- Acesso a plataforma TEAMS. - Baixar programa. - Baixar referências. - Apresentação programa e atividades.
|
Aula assíncrona Teams.
|
|
|
Intervalo.
|
|
|
||
9h50 – 10h40 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
|
||
10h40 – 11h30 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
|
||
2 |
20/07 |
8 – 9h40 |
- Dinâmica interna. |
Aula síncrona Teams. |
|
|
Intervalo. |
|
|
||
9h50 – 10h40 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
|
||
10h40 – 11h30 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
|
||
3 |
27/07 |
8 – 9h40 |
- Dinâmica interna. |
Aula síncrona Teams. |
|
|
Intervalo. |
|
|
||
9h50 – 10h40 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
|
||
10h40 – 11h30 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
|
||
4 |
03/08 |
8 – 9h40 |
- Agentes geológicos externos. |
Aula síncrona Teams. |
|
|
Intervalo |
|
|
||
9h50 – 10h40 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
|
||
10h40 – 11h30 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
|
||
5 |
10/08 |
8 – 9h40 |
- Agentes geológicos externos. |
Aula síncrona Teams. |
|
|
Intervalo |
|
|
||
9h50 – 10h40 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
|
||
10h40 – 11h30 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
|
||
6 |
17/08 |
8 – 9h40 |
- Agentes geológicos externos |
Aula sícrona Teams. |
|
|
Intervalo |
|
|
||
9h50 – 10h40 |
Atividades assíncronas |
Aula assíncrona. |
|
||
10h40 – 11h30 |
Atividades assíncronas |
Aula assíncrona. |
|
||
7 |
24/08 |
8 – 9h40 |
- Geologia ambiental |
Aula síncrona Teams |
|
|
Intervalo |
|
|
||
9h50 – 10h40 |
Atividades assíncronas |
Aula assíncrona. |
|
||
10h40 – 11h30 |
Atividades assíncronas |
Aula assíncrona. |
|
||
8 |
31/08 |
8 – 9h40 |
Workshop Geologia ambiental (1º encontro) |
Canal YouTube. |
|
|
Workshop Geologia ambiental (1º encontro) |
Canal YouTube. |
|
||
9h50 – 10h40 |
Workshop Geologia ambiental (1º encontro) |
Canal YouTube. |
|
||
10h40 – 11h30 |
Workshop Geologia ambiental (1º encontro) |
Canal YouTube. |
|
||
9 |
14/09 |
8 – 9h40 |
- Geologia do Triângulo Mineiro |
Aula síncrona Teams |
|
|
Intervalo |
|
|
||
9h50 – 10h40 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
|
||
10h40 – 11h30 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
|
||
10 |
21/09 |
8 – 9h40 |
- Cartografia geológica. |
Aula síncrona Teams |
|
|
Intervalo |
|
|
||
9h50 – 10h40 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
|
||
10h40 – 11h30 |
Atividades assíncronas. |
Aula assíncrona. |
|
||
11 |
28/09 |
8 – 9h40 |
Workshop Geologia ambiental (2º encontro) |
Canal YouTube. |
|
|
Workshop Geologia ambiental (2º encontro) |
Canal YouTube. |
|||
9h50 – 10h40 |
Workshop Geologia ambiental (2º encontro) |
Canal YouTube. |
|||
10h40 – 11h30 |
Workshop Geologia ambiental (2º encontro) |
Canal YouTube. |
|||
12 |
05/10 |
8 – 9h40 |
LIBERADOS GEOPONTAL |
|
|
|
LIBERADOS GEOPONTAL |
|
|
||
9h50 – 10h40 |
LIBERADOS GEOPONTAL |
|
|
||
10h40 – 11h30 |
LIBERADOS GEOPONTAL |
|
|
||
13 |
19/10 |
8 – 9h40 |
PROVA |
Plataforma Teams. |
|
|
PROVA |
Plataforma Teams. |
|
||
9h50 – 10h40 |
PROVA |
Plataforma Teams. |
|
||
10h40 – 11h30 |
PROVA |
Plataforma Teams. |
|
||
14 |
26/10 |
8 – 9h40 |
Workshop Geologia ambiental (3º encontro) |
Canal YouTube. |
|
|
Workshop Geologia ambiental (3º encontro) |
Canal YouTube. |
|
||
9h50 – 10h40 |
Workshop Geologia ambiental (3º encontro) |
Canal YouTube. |
|
||
10h40 – 11h30 |
Workshop Geologia ambiental (3º encontro) |
Canal YouTube. |
|
AVALIAÇÃO
- Roteiro dirigido semanal com: a) Memórias das aulas e b) Atividades pós aulas síncronas (4 créditos cada – 20/07; 03/08; 10/08; 17/08; 24/08; 14/09; 21/09): 28,0
- Fichamento de dois artigos para os temas Geologia do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (1) e Geologia ambiental (2) serão disponibilizados dois artigos científicos. Entrega do 1 até o dia 14/09 e do 2, até 31/08 ((10 créditos cada): 20,0
- Workshop Geologia ambiental: evento com diferentes especialistas que irão abordar temáticas sobre geologia ambiental, os discentes deverão entregar ao final de cada encontro uma síntese do que foi debatido (4 créditos cada) 12,0
- Análise de vídeo 10,0
- Os alunos deverão selecionar um vídeo curto e/ou animação que aborde um dos agentes geológicos externos e fazer uma síntese destacando os pontos fortes e/ou fracos e a justificativa de usar em sala de aula. Entregar até o dia 24/08 até as 23h45.
- Prova 25,0
- Será disponibilizado na plataforma Teams um link de acesso a prova. Os alunos terão os quatro horários para responderem as questões.
- Participação GEOPONTAL e entrega registro de atividades (mínimo uma atividade: palestra, mesa redonda ou minicurso) 5,0
Obs.: Para as atividades (fichamento e análise de vídeo) será encaminhado um roteiro com instruções de realização na primeira semana de aula.
BIBLIOGRAFIA
Básica
LEINZ, V.; AMARAL, S.E. Geologia geral. São Paulo, Editora Nacional, 1985.
POPP, J. H. Geologia geral. Rio de Janeiro; São Paulo : Livros Técnicos e Científicos, 1987. 295 p.
SUGUIO, K. Rochas sedimentares. São Paulo: Edgard Blucher, 1.994.
TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. de; FAIRCHILD, T. R.; TAIOLI, F. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000.
Complementar
BIGARELLA,J.J., BECKER,R.D., dos SANTOS,G.F. Estrutura e Origem das Paisagens Tropicais e Subtropicais. Florianópolis: Ed. UFSC, 1994. 425p.
BITAR, O. Y. Meio ambiente e geologia. São Paulo: Editora Senac, 2003.
BRITO, I. M. B. Geologia Histórica. Uberlândia: EDUFU,2000.
FONTES, M. P. F. Introdução ao estudo de minerais e rochas. Viçosa, UFV, 1984. 23p. (Boletim 182).
GUERRA, A. J. T.; MARÇAL, M. S. Geomorfologia. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.
KIRSCH, H. Mineralogia aplicada. São Paulo, Polígono e EDUSP, 1972.
PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T.H. Para entender a Terra. Porto Alegre: Bookman, 2006. 643 p.
WICANDER, R.; MONROE, J. S.; PETERS, E. K. Fundamentos de geologia. São Paulo: Cengage Learning, 2016.
OBSERVAÇÃO: De acordo com o art. 10º da Resolução nº 25/2020 do Conselho de Graduação, as referências podem ser diferentes daquelas previstas na ficha do componente curricular, desde que contenham conteúdo equivalente, nesse sentido, vou buscar referências que estejam no formato pdf para que possa compartilhar com os discentes. Serão compartilhadas na plataforma Teams.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Lilian Carla Moreira Bento, Professor(a) do Magistério Superior, em 17/06/2021, às 19:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2844733 e o código CRC 748A84CB. |
Referência: Processo nº 23117.037922/2021-01 | SEI nº 2844733 |