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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará, 1720, Bloco 4C, Térreo , Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Professor(A): |
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Observações: |
Componente curricular Prática Integrada, Área 3 - Módulo Imunologia, será ofertado presencialmente e fracionado com outros Departamentos ofertantes. A Área 3 é composta pelos componentes curriculares: Microbiologia, Parasitologia e Imunologia.
Prática Integrada em Biomedicina: Área 3 - Imunologia: Carga horária (CH) por grupo de estudantes: 20 horas/aula (h/a) práticas para cada grupo de estudantes, a serem desenvolvidas em 4 encontros de 4h/a cada um, entre 19 de maio a 17 de agosto de 2022. %CH total: 20h/a x 4 grupos = 80 h/a.
A oferta deste componente curricular se dará na forma presencial de acordo com a RESOLUÇÃO CONSUN Nº 30, DE 07 DE MARÇO DE 2022. - Docente e estudantes devem atender ao Protocolo de Biossegurança da Universidade Federal de Uberlândia e aos Protocolos Internos de Biossegurança - PIBs das Unidades Acadêmicas e órgãos administrativos, que deverão ser atualizados conforme recomendações das autoridades sanitárias, segundo consta no Artigo 1 da RESOLUÇÃO CONSUN Nº 30, DE 07 DE MARÇO DE 2022. - Os (a) discentes estão sujeitos às penalidades expostas no Regimento Geral da UFU (http://www.ufu.br/documentos/legislacao/Regimento_Geral_da_UFU.pdf) em caso de fraudes ou comportamento fraudulento, observado o Art. 196, do capítulo III do regime disciplinar. - O docente não autoriza a gravação de suas aulas ou qualquer forma de reprodução e compartilhamento das mesmas. |
EMENTA
Técnicas de análise crítica de protocolos experimentais ou protocolos já padronizados. Técnicas de análise de exequibilidade de protocolos experimentais em comparação com protocolos padronizados. Técnicas utilizadas para a execução de programas de controle de qualidade em laboratório de pesquisa e de rotina. Desenvolvimento de senso crítico para a leitura de trabalhos científicos. Técnicas de participação em seminários de formação e atualização. Técnicas de complementação em atividades de iniciação científica.
JUSTIFICATIVA
O componente curricular Prática Integrada (GBD035), módulo Imunologia está inserida na formação específica do biomédico da Universidade Federal de Uberlândia. Os estudantes vivenciam a aplicação e interpretação de protocolos, de diversas técnicas de diagnóstico e de pesquisa imunológicas, bem como seus resultados. Na Área 3, módulo Imunologia, os estudantes desenvolvem habilidades na interpretação, com visão crítica e investigativa a aplicabilidade dos resultados desses testes e associá-los com outros achados clínico-laboratoriais, relacionados a mecanismos fisiopatológicos, através da discussão ativa de casos clínicos variados. Com o processo de desenvolvimento das atividades os estudantes poderão vivenciar as rotinas laboratoriais e momentos de reflexão ética, engajamento na identificação e resolução de problemas, gerenciamento da autoaprendizagem, habilidades de comunicação oral e escrita e vivência em grupo.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Considerando as transformações do mundo do trabalho que possam repercutir na formação do profissional biomédico, esta disciplina objetiva estimular os alunos a tomar ciência da amplitude das áreas de atuação deste profissional, bem como demonstrar as possibilidades de atuação nas interfaces da biomedicina com áreas afins, garantindo que sua opção dentre as diferentes especialidades será baseada em opções conscientes. Neste sentido, há possibilidade de realizar este estágio em qualquer laboratório de pesquisa da UFU, bem como no Laboratório de Análises Clínicas do HC-UFU.
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PROGRAMA
O programa a ser desenvolvido se baseará fundamentalmente num conjunto de atividades
acadêmicas de maneira que, ao seu término, os alunos sejam capazes de:
1. Mostrar senso crítico
2. Mostrar iniciativa
3. Ministrar aula de forma didática
4. Apresentar e participar de seminários de uma forma adequada
5. Realizar levantamentos bibliográficos
6. Mostrar hábito de leitura
7. Compreender textos científicos redigidos em inglês
8. Esboçar o seu próprio projeto de pesquisa
9. Desenvolver um projeto de pesquisa
10. Montar protocolos de experimentos a serem executados
11. Utilizar uma metodologia aprendida para responder a perguntas específicas
12. Perceber a limitação da metodologia empregada em seu trabalho
13. Discutir os resultados obtidos em seus protocolos experimentais
14. Redigir relatórios parciais e finais e trabalhos de comunicação científica
15. Executar uma função técnica específica
METODOLOGIA
AULAS PRESENCIAIS:
O componente curricular GBD035 2021/2 é dividido em 4 Áreas, e os estudantes serão distribuídos em quatro grupos. A Área 3 (Módulos dos Departamentos de Microbiologia, Parasitologia e Imunologia), começará com o Grupo C (GC) e cada um dos Departamentos ficará responsável por um grupo por vez, em intervalos de 15 dias, contados de terça a sexta, e descontados os feriados e recessos. As atividades serão realizadas das 08h00 às 11h30. Assim, cada grupo permanecerá na Imunologia, por um total de 20 h/a, totalizando 80 h/a no Módulo Imunologia e 240 h/a de carga horária total na Área 3. As atividades em cada departamento participante da Área 3 serão independentes e realizadas sucessivamente. Cada grupo de estudantes começará suas atividades na Área 3 sempre no Departamento de Microbiologia, com o Prof. Carlos Henrique Gomes Martins, permanecendo 5 manhãs sucessivas, após as quais serão encaminhados aos Profs. Henrique Tomaz Gonzaga e Rodrigo Rodrigues Cambraia de Mirando, do Departamento de Parasitologia e por último, à Profa. Mônica Camargo Sopelete do Departamento de Imunologia.
Na Imunologia, para alcançar os objetivos propostos, serão utilizadas como estratégias de aprendizagem a aula dialogada, vídeos demonstrativos, estudo em grupo orientado, fichamento de figuras e imagens, discussão de resultados de exames laboratoriais de diagnóstico em imunologia, podendo ainda serem utilizados recursos de metodologias ativas como sala de aula invertida, mapa mental/conceitual, sínteses/resumos e questionários.
As aulas práticas serão desenvolvidas nos laboratórios multiusuários do Instituto de Ciências Biomédicas (ICBIM) ou de outras unidades acadêmicas da UFU. Todo o material de apoio do GBD035 - Imunologia, como cronograma, conteúdos, atividades e datas das avaliações será disponibilizado no Microsoft Teams, em equipe específica do componente curricular. Além disso, serão disponibilizado alguns materiais didáticos (pdfs, vídeos, links etc.). O docente será responsável por adicionar os acadêmicos à equipe no M. Teams.
Docente e estudantes devem atender ao Protocolo de Biossegurança da Universidade Federal de Uberlândia e aos Protocolos Internos de Biossegurança - PIBs das Unidades Acadêmicas e órgãos administrativos, que deverão ser atualizados conforme recomendações das autoridades sanitárias, segundo consta no Artigo 1 da RESOLUÇÃO CONSUN Nº 30, DE 07 DE MARÇO DE 2022.
RECURSOS NECESSÁRIOS PARA OS ESTUDANTES MATRICULADOS TEREM ACESSO AO MATERIAL DE APOIO E DIDÁTICO NO M. TEAMS:
- Computador, tablet ou smartphone com conexão com internet bem como acesso ao e-mail institucional da UFU (para cadastro, participação e uso do Microsoft Teams).
- Inscrição prévia no Office 365 para o estudante poder utilizar seus aplicativos, inclusive o Microsoft Teams, através do link http://www.microsoft.com/pt-br/education/products/office. Recomenda-se ao estudante usar a versão do M. Teams desktop, ou seja, instalada no seu computador. Para download do programa no computador, o estudante deverá acessar o site: http://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-teams/download-app.
- Após habilitação do Office 365, o estudante será inscrito em equipe específica no Microsoft Teams, pelo docente responsável da GBD035- Imunologia.
Obs.: caso o estudante já tenha se inscrito no Office 365 e salvo a versão desktop do Microsoft Teams em seu computador, desconsiderar as recomendações acima.
CARGA HORÁRIA:
O componente curricular GBD035 - Módulo Imunologia, será desenvolvido num total de 20 horas práticas para cada grupo de estudante, que serão ministradas integralmente de forma presencial, no período 2021/2, totalizando 80 h/a, por serem 4 grupos de estudantes. Assim, será computado ao módulo 5 h/a no período letivo, distribuídas nas 16 semanas previstas no calendário acadêmico.
OBSERVAÇÃO GERAL: Os estudantes poderão desenvolver atividades suplementares de estudo, à livre demanda e escolha, bem como individual ou em grupo. Essas atividades poderão ser realizadas nos dias e horários convenientes para os estudantes. Não serão computadas na carga horária do componente curricular.
ASSIDUIDADE ÀS ATIVIDADES (PRESENCIAIS/ASSÍNCRONAS) E APROVAÇÃO:
A assiduidade ao componente curricular GBD035 no período de 2021/2 será computada pela participação nas aulas presenciais, através do preenchimento do Diário Eletrônico do Professor, por averiguação da presença de forma oral e/ou por escrito.
Quanto à aprovação, será considerado aprovado no GBD035 o estudante que obtiver frequência mínima de 75% e nota mínima de 60 pontos, segundo o Artigo 149 da RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 15/2011: http://www.prograd.ufu.br/sites/prograd.ufu.br/files/media/documento/resolucaocongrad-2011-15_1.pdf).
DIA E HORÁRIO DAS ATIVIDADES
A. PRESENCIAIS:
As atividades práticas e presenciais da GBD035 - Módulo Imunologia, no período 2021/2, serão das 08h00 às 11h30, conforme cronograma apresentado no Quadro 1. Haverá uma tolerância de 05 minutos para o registro da presença nos estudantes e início das atividades.
B. SUPLEMENTARES:
Os estudantes poderão desenvolver atividades suplementares de estudo, à livre demanda, individual ou em grupo. Essas atividades poderão ser realizadas nos dias e horários convenientes para os estudantes, inclusive na plataforma Microsoft Teams. Nesse caso, não serão computadas na carga horária do componente curricular.
ESTRATÉGIAS E RECURSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM PROPOSTAS A SEREM DESENVOLVIDAS NAS ATIVIDADES:
- AULAS PRESENCIAIS PRÁTICAS:
As aulas serão expositivas e dialogadas, com objetivo de promover que os acadêmicos desenvolvam competências, habilidades e atitudes que se aproximem dos objetivos de aprendizagem do componente curricular. Para isso, serão utilizados recursos motivacionais, interacionais e de engajamento, metodologias ativas de ensino e aprendizagem e avaliações processuais formativas e somativas.
- Recursos motivacionais, interacionais e de engajamento no processo de aprendizagem:
Serão empregados diversos recursos e estratégias que facilitem a participação e interação da equipe (docente e acadêmicos), bem como construção do conhecimento e habilidades e atitudes: perguntas rápidas e interativas, Quiz e Quadro branco, Mapa mental/conceitual. Eles permitirão identificar e averiguar as experiências pessoais e da turma e facilidades/dificuldades dos acadêmicos, no seu aprendizado quanto ao conteúdo programático, atividades formativas e não somativas. Sendo assim, a análise dos resultados do uso desses recursos subsidiará a fundamentação para redirecionamento e reorientação, caso se faça necessário. As atividades com objetivo geral de engajamento não serão avaliativas.
- Metodologias ativas de ensino e aprendizagem:
Diversas metodologias de ensino e aprendizagem serão desenvolvidas nas aulas, em equipe ou individual. Entre elas, citam-se: Mapa mental/conceitual, Aprendizagem baseada em times (TBL) e Rotação por estações. Elas poderão ser avaliativas formativas e somativas, com objetivo de proporcionar maior engajamento dos estudantes.
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO e APOIO AO ESTUDANTE:
- O atendimento presencial, individualizado ou em grupo, aos estudantes se dará semanalmente, cujo dia e horário, serão acordados com os estudantes e disponibilizado previamente pelo docente.
- O atendimento assíncrono se dará exclusivamente no M. Teams, por meio de Chat ou por e-mail institucional do docente (monica.sopelete@ufu.br). O docente se compromete a entrar pelo menos uma vez ao dia, de segunda à sexta-feira, para responder aos questionamentos, dúvidas, críticas e sugestões enviados pelos estudantes.
Obs.: Está previsto a participação de monitores para auxiliar no desenvolvimento do componente curricular.
ACESSO À BIBLIOGRAFIA:
Todo o material bibliográfico básico e complementar, bem como instrucional está disponível nas Bibliotecas da UFU e aqueles relativos à Imunologia e do Ministério da Saúde, como textos, videoaulas e vídeos institucionais e científicos, livres para uso educacional, estarão disponibilizados M. Teams. Novos materiais bibliográficos serão adicionados à bibliografia do GBD035, conforme os acadêmicos socializem suas melhores escolhas, levando em consideração os diversos estilos e estratégias de estudo e aprendizagem.
Acesso a bibliografia suplementar (não fornecido pelo docente) de qualidade pode ser realizado pelo Portal de Periódicos Capes, que disponibiliza livros, e-books, enciclopédias e acervo de diversos periódicos científicos. Para isso o acadêmico, precisará estar conectado à internet e acessar a Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), pelo site https://www.bibliotecas.ufu.br/servicos/acesso-remoto-portal-capes-cafe, utilizando para fazer o log in, seu e-mail institucional.
CRONOGRAMA
O cronograma abaixo (Quadro 1) apresenta o planejamento das atividades síncronas, referente a datas/horários e carga horária:
Quadro 1. Descrição das atividades síncronas, de acordo com o proposto pela Resolução 25/2020 do CONGRAD/UFU, alterado pela Resolução CONGRAD 11/2021 e também pela Resolução CONSUN 16/2021.
Data |
Atividades presenciais: das 08h00 - 11h30 Laboratórios Multiusuários do ICBIM ou UFU |
Carga horária (horas-aula) |
Atividades avaliativas presenciais |
Docente responsável
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Grupo C: 19, 20, 24, 25 e 26 de maio de 2022
Grupo D: 15, 21, 22, 23 e 24 de junho de 2022
Grupo A: 14, 15, 19, 20 e 21 de julho de 2022
Grupo B: 10, 11, 12, 16 e 17 de agosto de 2022 |
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4,0 h/a em cada dia de aula |
Atividades formativas e/ou somativas individuais ou em grupo: análise de textos e vídeos, Fichamento de conteúdo ou figura, mapa mental/conceitual e/ou questionário.
Datas 2°, 3° e 4° aulas dialogadas de cada grupo. Valor total: 3,0 pontos x 3 avaliações = total 9,0 pontos |
Mônica Camargo Sopelete |
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AVALIAÇÃO
Avaliações Formativas e/ou somativas:
As atividades avaliativas seguirão critérios por rubricas com categorias, disponíveis previamente aos estudantes no início do período letivo, e mesmo, no início de cada avaliação presencial impressa e nas remotas assíncronas. Constituirão de avaliações na forma de análise de textos e vídeos, Fichamento de conteúdo ou figura, mapa mental/conceitual e/ou questionário, de forma individual ou em grupo e sem consulta a serem respondidas presencialmente.
As avaliações somativas e formativas na forma de Questionários, conterão questões de múltipla escolha e/ou dissertativas. Serão importantes como verificação e reforço no conhecimento de tópicos descritos no Programa, desse Plano de Ensino.
Critérios por rubricas para a correção das avaliações: estarão disponíveis para consulta na equipe do Microsoft Teams e impressas nas avaliações. Resumidamente, serão observados os seguintes critérios de correção:
- Redação: coesão e coerência das respostas e adequação à norma padrão da língua portuguesa.
- Conteúdo: apresentação dos argumentos/respostas, segundo fundamentação abordada no componente.
Em caso de fraudes ou comportamento fraudulento os discentes estão sujeitos às penalidades expostas no Regimento Geral da UFU (http://www.ufu.br/documentos/legislacao/Regimento_Geral_da_UFU.pdf), observado o Art. 196, do capítulo III do regime disciplinar.
Valores das avaliações:
Avaliações somativas e formativas individuais = 3,0 pontos x 3 (avaliações)
Total = 9,0 pontos
BIBLIOGRAFIA
Básica
ABBAS, A. K.; LICHTMAN, A. H.; PILLAI, S. Imunologia celular e molecular. 8a Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 536 p. : il.
CRUVINEL, W. de M. et al. Sistema imunitário: Parte I. Fundamentos da imunidade inata com ênfase nos mecanismos moleculares e celulares da resposta inflamatória. Rev. Bras. Reumatol., São Paulo, v. 50, n. 4, p. 434-447, Aug. 2010. Disponível em: http://doi.org/10.1590/S0482- 50042010000400008. Acesso em: 03 de abril de 2022.
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HUNT, R. Microbiologia e Imunologia online. Disponível em: http://www.microbiologybook.org/Portuguese/intro- port.htm. Acesso em: 03 de abril de 2022.
MESQUITA JUNIOR, D. et al. Sistema imunitário - parte II: fundamentos da resposta imunológica mediada por linfócitos T e B. Rev. Bras. Reumatol. [online]. 2010, v. 50, n.5, pp. 552-580. ISSN 0482-5004. Disponível em: http://doi.org/10.1590/S0482- 50042010000500008. Acesso em: 03 de abril de 2022.
MINEO, J. R. et al. Pesquisa na Área Biomédica: do planejamento à publicação. Edufu. 2005. 273p.
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SANTOS, C. B. Imunologia III - Guerra R.A.T (organizador). Disponível em: http://portal.virtual.ufpb.br/biologia/novo_site/Biblioteca/Livro_5/2-Imunologia.pdf. Acesso em: 03 de abril de 2022.
SOUZA, A. W. S. de et al. Sistema imunitário: parte III. O delicado equilíbrio do sistema imunológico entre os pólos de tolerância e autoimunidade. Rev. Bras. Reumatol. [online]. 2010, v. 50, n. 6, pp. 665-679. ISSN 0482-5004. Disponível em: http://doi.org/10.1590/S0482-50042010000600007. Acesso em: 03 de abril de 2022.
Complementar
BAHIA. Secretaria da Saúde. Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde. Manual de boas práticas em imunização no contexto da pandemia COVID-19 no Estado da Bahia / Secretaria da Saúde. Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde (Suvisa). – Salvador: SESAB, 2020. Disponível em: http://www.saude.ba.gov.br/wp- content/uploads/2020/11/MANUAL-DE-BOAS-PRATICAS-DE-IMUNIZACAO.pdf. Acesso em: 03 de abril de 2022.
BLOG DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE IMUNOLOGIA (SBI). Disponível em: http://blogdasbi.blogspot.com. Acesso em: 03 de abril de 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação / Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis, 2014. 176 p. : il. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_procedimentos_vacinacao.pdf. Acesso em: 03 de abril de 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolos clínicos e Diretrizes terapêuticas. Volume I. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolos_clinicos_diretrizes_terapeuticas_v1.pdf. Acesso em: 03 de abril de 2022.
DELVES, P. J. Overview of the Immune System. Disponível em: http://www.merckmanuals.com/professional/immunology-allergic-disorders/biology-of-the-immune- system/overview-of-the-immune-system. Acesso em: 03 de abril de 2022.
KLEIN, H. Medicina transfusional. Disponível em: http://www.medicinanet.com.br/m/conteudos/acp medicine/5283/medicina_transfusional_%E2%80%93_harvey_g_klein.htm. Acesso em: 03 de abril de 2022.
LENZ, G. Métodos Imunológicos. 2004. Disponível em: http://www.ufrgs.br/biofisica/Bio10003/MIMUNO.pdf. Acesso em: 03 de abril de 2022.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Monica Camargo Sopelete, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/04/2022, às 17:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.020703/2022-66 | SEI nº 3506620 |