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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA BR 050, Km 78, Bloco 1CCG, Sala 206 - Bairro Glória, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Ata de Reunião
ATA DA 13ª reunião/2018 DO Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Em 10 de dezembro de 2018, às 10 horas, na Sala de Reuniões do iciag, Campus Glória, situada na BR 050, Km 78, Bloco 1CCG, Sala 206 - Bairro Glória, Uberlândia/MG, teve início a 13 reunião do colegiado do programa de pós graduação em qualidade ambiental do ano em curso, sob a Presidência da Coordenadora Adriane de Andrade Silva, estando presentes os Conselheiros Adão Sigueira, Sueli Moura, Rudmir Faxina e Lucas Azevedo citados no final desta Ata. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. Ata da 12ª reunião do ano de 2018. A ata da 12ª foi aprovada com 5 votos favoráveis, 0 contrários e 0 abstenções. 2. Comunicações: 2.1 A coordenadora informou que o processo seletivo teve alguns recursos, alguns pela não leitura correta do edital e outros por recursos gerais dos alunos, devemos antecipar as reuniões com a comissão para aprimorar o processo seletivo. 2.2 Houve a Assembleia da Coordenação com os discentes em que foram tirados novo nome para o CONICIAG a aluna Josiane e para o Colegiado o Aluno Maiko, também foram conversados os itens propostos em pauta, sendo um momento de troca de impressões sobre o curso. 3. Ordem do dia: 3.1 Aprovação ad referendum da documentação e banca para Defesa de Dissertação do discente FERNANDO JUSTINO NASCIMENTO MATIAS. Membros indicados: Prof. Dr. Hudson de Paula Carvalho (Orientador); Prof. Dr. Roberto Terumi Atarassi (UFU); Prof. Dr. Gilberto Coelho (UFLA); Samara Carbone (UFU – Suplente); e Prof. Dr. Júlio Cesar Neves dos Santos (IFTM - Suplente), sendo referendada pelo colegiado por 5 votos favoráveis. 3.2 Aprovação ad referendum da documentação e banca para Defesa de Dissertação do discente MARCELO JOSÉ PEREIRA. Membros indicados: Prof. Dr. Ednaldo Carvalho Guimarães (Orientador); Prof. Dr. Jair Rocha do Prado (Coorientador); Prof.ª Dr.ª Samara Carbone; Prof. Dr. Joaquim Paulo da Silva (UFLA); Prof. Dr. Marcelo Tavares (UFU – Suplente); e Prof.ª Dr.ª Érica Virgínia Estêfane de Jesus Amaral (UFG – Suplente), sendo referendada pelo colegiado por 5 votos favoráveis. 3.3. Aprovação ad referendum da documentação e banca para Qualificação da discente ANA LUÍZA MOREIRA DA COSTA. Membros indicados: Prof. Dr. André Rosalvo Terra Nascimento (Orientador); Prof. Dr. Guilherme Resende Correa (UFU); Msc. Danúbia Magalhães Soares (UFU); e Prof.ª Dr.ª Adriane de Andrade Silva (UFU – Suplente), sendo referendada pelo colegiado por 5 votos favoráveis. 3.4. Aprovação ad referendum da resposta ao recurso da candidata ANA CAROLINA OLIVEIRA NOGUEIRA do Processo Seletivo - Mestrado (ingresso em 2019-1) - Processo SEI Nº 23117.084135/2018-45. Foi colocado ao colegiado que a urgencia deveu-se a um pedido do professor Beno Wendling, que solicitou que fosse adiantado o recurso para que o resultado final já fosse divulgado com esse resultado. O colegiado avaliou o parecer SEI 0897124, e concordou com as avaliações, aprovando o parecer ad referendum por 5 votos favoráveis e nenhuma abstenção. 3.5. Avaliação das ementas das disciplinas do PPGMQ para divulgação no site. Ementas disponíveis no Processo SEI Nº 23117.070126/2018-77. Foram lidas algumas ementas disponibilizadas, e foram observadas que seria necessário uma reformulação de bibliografias mais recentes, inclusão de nomes de revistas científicas mais importantes, então sugeriu-se que essas alterações sejam solicitadas aos professores para assim revalidarmos ela em uma proxima reunião. sendo assim, as ementas não foram votadas. 3.6. Homologação do resultado final do Processo Seletivo do Mestrado (ingresso em 2019-1); Atribuição de orientados ingressantes em 2019 a orientadores; e Definição de Bolsistas. O colegiado homologou o resultado final com 5 votos favoráveis e nenhuma abstenção. As bolsas serão disponibilizadas aos primeiros lugares, seguindo a classificação geral, de acordo com a liberação pela PROPP. Assim de acordo com a classificação foram atribuidos orientadores de acordo com a ordem classificatória e listagem de solicitações, após concluir os orientadores e as quantidades de vagas disponibilizadas pelos mesmos foram atribuidos os docentes que não foram citados pelos candidatos, conforme previsto em edital. Ficando atribuida a seguinte ordem:
1. Ingrid Pacheco - orientadora Sheila Canobre
2. Layla Giovanna Giroto - Orientador Hudson de paula Carvalho
3. Lucilene Umbelino Gama - Orientador André terra
4. Jessyca Gonçalves Duarte - Orientadora Ana Carolina Siquierolli
5. Iara de Fátima Braga - Orientadora Bruna Faria
6.Felipe Roberto Dias Rodrigues - Orientadora Samara Carbone
7. Stephani Loren de Menezes - Orientador Guilherme Correa
8. Gabriela Monteiro Lima - Orientadora Sueli Bertolino
9. Arthur Pereira Santos - orientador Fernando Santil
10. Camila de Oliveira Rezende - orientadora Aracy Araujo
11. Lucas Covre Chiari - orientadora Samara carbone
12. Bruno Borges Barbosa - orientador Lucas Basílio
13.Marcelo de C. Lima Torres - orientador Claudionor Ribeiro
14. Elaine Silva de faria - orientador Fabio do Amaral
15.Daniel Almeida Freitas - Orientador Ednaldo Carvalho
16. Bethania Rosa defensor - orientador Adão Sigueira
17.Maximiliano S. L. A. Gobbo - orientador Edgar Campos
18. Tatiana Mayumi Tamura - orientador Claudionor Ribeiro
19. Soryane de paula Menezes - orientadora Adriane Silva ou Vanessa Andaló
20. Ana Flávia Brandão Rocha - Orientadora Ana Carolina Siquierolli
21. Jayder Pereira Pimentel - orientador Beno Wendling
22. Ana Caroline Oliveira Nogueira - orientadora Aracy Araujo.
Durante as considerações sobre a alocação de orientadores, foram considerados os docentes que solicitaram 2 candidatos, em função de perda de orientados em outros processos seletivos, e a não inclusão do docente Gilberto Mendes, em função de seu afastamento para ano sabatical em 2019.
3.7. Calendário de reuniões do COLPPGMQ para 2019. Manteve-se os mesmos dias e horários, até a escolha dos novos membros do colegiado quando assim será realizado os ajustes. toda segunda segunda-feira do mês as 10:00 horas, sendo que no mês de janeiro, não teremos reunião, ao menos que seja necessário uma convocação extraordinária. 3.8. Homologação do resultado da eleição de representante docente para o COLPPGMQ - Processo SEI Nº 23117.076990/2018-82. O item foi retirado de pauta, pois há uma dúvida se um coordenador de curso, de outro instituto, poderá ser membro do colegiado. Assim até que seja obtida a resposta oficial da PROPP não será homologada a eleição do prof. Fabio Amaral. Também se levantou que em maio estão vencendo os mandatos da Coordenadora (que poderá ser renovado por mais dois anos) e dos conselheiros, Sueli, Lucas e Adão. Assim torna-se necessário em fevereiro preparar o processo eleitoral para seleção de todos os membros do colegiado menos o membro discente que foi recomendado em Dezembro de 2018. 3.9. Solicitação de aproveitamento de crédito da discente GIULIA FARIA SHIMAMOTO. Foi aprovado com 5 votos favoráveis. Apesar da solicitação ser realizada fora do prazo, foi aprovado, e indicado que a discente foi informada que a DIRAC está demorando para incluir a solicitação no histórico, e que isso pode atrasar a emissão do seu diploma. 3.10. Projeto de Renovação (Plano de Trabalho) e Relatório de Atividades da Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD Dra. Simone Cristina Braga Bertini - Processo SEI Nº 23117.085555/2018-49. O ponto foi deixado para proxima reunião pois os membros não tiveram tempo hábil de leitura dos relatórios. A retirada do ponto de pauta foi realizada por unanimidade.3.11. Homologação da ata de defesa do discente FERNANDO JUSTINO NASCIMENTO. A homologação foi realizada com 5 votos favoráveis. Ressaltamos que o discente foi nosso primeiro estudante estrangeiro e defendeu sua dissertação dentro do prazo. 3.12. Solicitação de coorientação de MAIKO DE ÁVILA CASSIANO, pelo Prof. Dr. Frederico dos Santos Gradella (UFMS); orientador: Prof. Dr. Guilherme Resende Corrêa. Aprovada com 5 votos favoráveis, foi ressaltado que a pesquisa é realizada na região de nhecolandia- MS e a participação de um pesquisador da região em muito torna-se importante para o projeto. 3.13. Análise do recurso da candidata IARA DE FÁTIMA BRAGA do Processo Seletivo - Mestrado (ingresso em 2019-1) - Processo SEI Nº 23117.086835/2018-74. O colegiado não acatou o recurso, visto que entende que no edital as pontuações só podem ser atribuidas para classificações dentro da área ciencias ambientais, e não na área que a revista é mais qualificada. foram todos contrários a solicitação da discente. Às 12 e 40 horas, foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Adriane de Andrade Silva, na qualidade de Secretário(a) e Presidente, pelos Conselheiros. Uberlândia, 10 de Dezembro de 2018.
Adriane de Andrade Silva
Adão de Siqueira Ferreira
Lucas Carvalho Basílio de Azevedo
Rudmir Rogerio de Camargo Faxina
Sueli Moura Bertolino
Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Presidente, em 12/02/2019, às 16:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Sueli Moura Bertolino, Membro de Colegiado, em 11/03/2019, às 15:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Lucas Carvalho Basílio de Azevedo, Membro de Colegiado, em 09/05/2019, às 10:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.086112/2018-75 | SEI nº 0951212 |