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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rodovia BR 050, Km 78, Bloco 1CCG - Bairro Glória, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
a) E-mail institucional do docente: flavianery@ufu.br b) Disciplina ofertada de forma presencial cuja aprovação e execução seguem em conformidade com a orientação da Resolução CONGRAD Nº 73, DE 17 DE OUTUBRO DE 2022, que “Aprova o Calendário Acadêmico da Graduação da Universidade Federal de Uberlândia, referente aos semestres letivos 2022/1, 2022/2, 2023/1 e 2023/2, para os campi de Uberlândia, Pontal, Monte Carmelo e Patos de Minas”. c) Ao se matricular na disciplina, o(a) discente declara-se ciente das normas estabelecidas nesse plano de ensino e nas resoluções supracitadas. d) O(a)s discentes devem conferir o Regimento Geral da Universidade Federal de Uberlândia (http://www0.ufu.br/documentos/legislacao/Regimento_Geral_da_UFU.pdf), especialmente no que diz respeito a fraudes ou comportamento fraudulento observados no Art. 196, do capítulo III do regime disciplinar. |
EMENTA
Princípios básicos de experimentação em sistemas ambientais. Conceitos básicos de estatísticas em sistemas ambientais. Planejamento de experimentos. Testes de hipóteses em sistemas ambientais. Testes de significância. Teste de Bartlett . Análise de variância. Testes de médias. Delineamentos experimentais aplicados à Engenharia Ambiental. Testes de comparação de médias. Correlação. Regressões. Estudos de casos na engenharia ambiental com análise e interpretação.
JUSTIFICATIVA
A atuação do Engenheiro Ambiental engloba em muitas situações a avaliação de processos, projetos, tecnologias, tanto de conhecimento consolidado, quanto de um elemento de inovação. O planejamento e análise de delineamentos experimentais são bases para tais procedimentos, o que fornecerá as bases estatísticas e científicas para adequada condução. Adicionalmente, os métodos estatísticos multivariados são importantes ferramentas para entender processos da natureza, incluindo aqueles dentro da Engenharia Ambiental. Os modelos e a análise de risco em projetos permitem avaliar previamente o funcionamento e as possíveis vulnerabilidades de um sistema, o que fornece confiabilidade à projetos de engenharia.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Introduzir e aplicar metodologias de planejamento de experimentos em Engenharia Ambiental. |
Objetivos Específicos: |
Capacitar ao aluno uti lizar os modelos de estatística aplicadas as questões ambientais. Capacitar ao aluno a tomar decisões acertadas com base no uso de modelos probabilístico e de informações técnicas da disciplina. |
PROGRAMA
Semana |
Per. |
Data |
Conteúdo Programático |
1 |
31/07 06/08 |
01/07 |
Apresentação da disciplina. Apresentação do Plano de Ensino. |
2 |
07/08 13/08 |
08/08 |
Estatística Descritiva Apresentação gráfica e tabular de dados |
3 |
14/07 20/08 |
15/08 |
FERIADO |
4 |
21/08 27/08 |
22/08 |
Teoria da Estimação: Medidas de posição. Exercícios |
5 |
28/08 03/09 |
29/08 |
Teoria da Decisão: Testes de hipóteses, Região crítica. Exercícios |
6 |
04/09 10/09 |
05/09 |
Introdução à experimentação: -Conceitos: experimento ou ensaio; tratamento; unidade experimental ou parcela e delineamento experimental; -Princípios básicos da experimentação: princípio da repetição; casualização e do controle local. |
7 |
11/09 17/09 |
12/09 |
Delineamento inteiramente casualizado (DIC): -Planejamento: definição do número de repetições, tamanho da parcela, sorteio e casualização; -Análise da variância: conceitos de graus de liberdade, soma de quadrados e quadrado médio; |
8 |
18/09 24/09 |
19/09 |
V Simpósio de Pós-graduação em Qualidade Ambiental e VI Simpósio da Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária |
9 |
25/09 a 01/10 |
26/09 |
Delineamento inteiramente casualizado (DIC): -Análise da variância: conceitos de graus de liberdade, soma de quadrados e quadrado médio; -Teste de F: hipóteses, região crítica e conclusão. |
10 |
02/10 08/10 |
03/10 |
Delineamento de blocos causalizados (DBC): -Planejamento: definição do número de repetições, tamanho da parcela, sorteio e casualização; -Restrição na casualização; -Análise da variância: conceitos de graus de liberdade, soma de quadrados e quadrado médio; |
11 |
09/10 15/10 |
10/10 |
RESPOSIÇÃO DE AULA DE QUINTA-FEIRA |
12 |
16/10 22/10 |
17/10 |
Delineamento de blocos causalizados (DBC): -Análise da variância: conceitos de graus de liberdade, soma de quadrados e quadrado médio; -Teste de F: hipóteses, região crítica e conclusão. |
13 |
23/10 29/10 |
24/10 |
Testes para comparações múltiplas: -Tukey: diferença mínima significativa, execução, atribuição de letras e conclusão. |
14 |
30/10 05/11 |
31/10 |
Testes para comparações múltiplas: -Duncan: diferença mínima significativa, execução, atribuição de letras e conclusão. -Dunnett: diferença mínima significativa, execução, atribuição de letras e conclusão. |
15 |
06/11 12/11 |
07/11 |
Regressão na análise de variância |
16 |
13/11 19/11 |
14/11 |
Regressão na análise de variância |
17 |
20/11 26/11 |
21/11 |
Apresentação de Seminários |
18 |
27/11 03/12 |
28/11 |
Avaliação de recuperação |
Total em horas presenciais |
53 horas e 20 min |
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Trabalho Discente Efetivo – TDE |
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3 horas e 20 min |
Uso de Excel na análise de variância |
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3 horas e 20 min |
Testes de comparação de médias |
METODOLOGIA
A disciplina será lecionada de forma presencial, seguindo orientações das Resoluções nº 30/2022 do CONSUN; CONGRAD nº 32/2021, que garante o cumprimento integral das cargas horárias dos componentes curriculares dos cursos de graduação; CONGRAD nº 25/2020 que aprova os calendários acadêmicos 2020/1, 2020/2, 2021/1 e 2021/2, atualizada pela Resolução CONGRAD nº 38/2022.
Para garantir o cumprimento da carga horária de 60h prevista na Ficha de Componente Curricular serão lecionadas 53 horas e 20 minutos presenciais e 6 horas e 40 minutos no formato de Trabalho Discente Efetivo – TDE, conforme previsto no artigo 3º da Resolução CONGRAD N° 73/2022.
Todas as atividades da disciplina estarão baseadas na Plataforma Moodle. Na primeira semana de aula os alunos receberão o link e a senha para acesso.
6.1) Dia da oferta: terça-feira
Horário: 14:00 – 17:40
Campus: Umuarama
6.2) Todas as atividades da disciplina estão baseadas na Plataforma Moodle. Na primeira semana de aula os alunos receberão o link e a senha para acesso.
6.3) O horário de atendimento aos alunos ocorrerá de forma presencial.
Horário: 09:40 – 11:00
Local: Campus Umuarama
6.4) Averiguação de frequência
A averiguação da frequência será realizada por chamada oral e a mesma lançada diretamente no diário do professor no portal. Dessa forma, caso o aluno esteja ausente e a falta seja lançada, a mesma não poderá ser retirada.
RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 46, DE 28 DE MARÇO DE 2022 (Aprova as Normas Gerais da Graduação da Universidade Federal de Uberlândia, e dá outras providências):
Art. 143. Falta não pode ser abonada, salvo nos casos previstos no § 60, da Lei nº 4.375, de 17 de agosto de 1964.
Art. 127. Para ser aprovado, o estudante deverá obter, no mínimo, 60 (sessenta) pontos de aproveitamento acadêmico e 75% (setenta e cinco por cento) de frequência nas atividades acadêmicas.
LEI No 4.375, DE 17 DE AGOSTO DE 1964 (Lei do Serviço Militar):
Art. 60, § 4º Todo convocado matriculado em Órgão de Formação de Reserva que seja obrigado a faltar a suas atividades civis, por fôrça de exercício ou manobras, ou reservista que seja chamado, para fins de exercício de apresentação das reservas ou cerimônia cívica, do Dia do Reservista, terá suas faltas abonadas para todos os efeitos.
AVALIAÇÃO
Ao longo do semestre letivo os discentes matriculados na disciplina Planejamento de Experimentos em Engenharia Ambiental desenvolverão diversas atividades, sendo que algumas serão em formato individual e outras em realizadas em grupo.
7.1.1) Trabalho Discente Efetivo – TDE
O Trabalho Discente Efetivo - TDE para complementar a carga-horária de componentes curriculares, corresponde a atividades propostas e orientadas que serão realizadas pelos estudantes de forma individual, e em horário que for conveniente aos estudantes, respeitando os prazos estabelecidos para a sua conclusão.
Serão disponibilizados 2 (duas) vídeo aulas relacionadas aos temas:
TDE-1: Uso do Excel na análise de variância: 15/10/23
TDE-2: Testes de comparação de médias: 22/10/23
Normas complementares serão disponibilizadas no Moodle da disciplina.
Valor: 20pontos.
7.1.2) Análise crítica do planejamento experimental de artigos científicos publicados em revistas da área ambiental
Crítica 1: artigo científico com DIC: 01/10/23
Crítica 2: artigo científico com DBC: 08/10/23
Crítica 3: artigo científico com testes de comparações múltiplas: 29/10/23
Crítica 4: artigo com análise de regressão: 12/11/23
Normas complementares serão disponibilizadas no Moodle da disciplina.
Valor total da atividade: 20pontos.
7.2) ATIVIDADES EM GRUPO, COM ATÉ 3 ALUNOS
2.1) Elaboração de uma revisão sobre temas relacionados à análise experimental na área ambiental
Data da entrega: 19/11/23.
Valor: 30pontos.
Normas complementares serão disponibilizadas no Moodle da disciplina.
7.2.2) Apresentação de seminários
Valor: 30pontos.
Normas complementares serão disponibilizadas no Moodle da disciplina.
Data: 21/1123
7.3) QUADRO RESUMO DAS ATIVIDADES E DISTRIBUIÇÃO DA PONTUAÇÃO
Caráter da Atividade |
Nome da atividade |
Data |
Valor da Atividade |
Individual (40pontos) |
Trabalho Discente Efetivo-1: Uso do Excel na análise de variância |
15/10 |
10 |
Trabalho Discente Efetivo -2: Testes de comparação de médias |
22/10 |
10 |
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Crítica 1: artigo científico com DIC |
08/10 |
5 |
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Crítica 2: artigo científico com DBC |
15/10 |
5 |
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Crítica 3: artigo científico com testes de comparações múltiplas |
29/10 |
5 |
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Crítica 4: artigo com análise de regressão |
12/11 |
5 |
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Grupo (60pontos) |
Revisão sobre Análise Experimental aplicada a Ambiental |
19/11 |
30 |
Seminário |
21/11 |
30 |
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Total |
100 |
7.4) AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO
Ao estudante que, ao término do semestre letivo, estiver com frequência igual ou superior a 75%, e não tiver alcançado a nota mínima para aprovação na disciplina, será concedida uma avaliação de recuperação, de acordo com o artigo 143, da Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022.
Data: 28/11/23
Horário: 14:00-15:40h
Local: Campus Umuarama
Valor: 100pontos
Conteúdo: é considerado como conteúdo de avaliação todo àquele abordado durante o semestre letivo 2023-01, desde as aulas prelecionadas pela professora até o material didático-pedagógico disponibilizado para estudo.
Cálculo da Nota Final:
Após realizar a avaliação de recuperação será utilizada a seguinte equação para cálculo da Nota Final do aluno:
NR = (NS+NAR)/2, onde:
NR, Nota calculada após avaliação de recuperação;
NS, Nota obtida ao longo do semestre letivo;
NAR, Nota obtida na avaliação de recuperação.
Se NR < 60 o aluno está reprovado
Se 60 ≤ NR ≤ 80, o aluno está aprovado e sua nota final a ser lançada no diário será 60 pontos.
Ex:
NS=59 NAR=100
NR= (59+100)/2
NR=79,5 ou 80
Como NR = 80, seria lançado no diário 60pontos.
Para reforçar, o aluno que fizer a avaliação de recuperação e obtiver aprovação, terá sua nota fixada em 60 pontos;
O aluno que fizer a avaliação de recuperação, e não obtiver a aprovação, terá como Nota Final, aquela obtida na recuperação.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BANZATTO, D.A.; KRONKA, S.N. Experimentação agrícola. Jaboticabal, FUNEP, 2006. 237 p.
BARBIN, D. Planejamento e análise estatística de experimentos agronômicos. Arapongas, Midas, 2003. 194 p.
PIMENTEL GOMES, F. Curso de estatística experimental. 14a ed. Piracicaba, Degaspari, 2000. 477p.
COSTA, J. R. Técnicas experimentais aplicadas às ciências agrárias. Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2003. 102 p. (Embrapa Agrobiologia. Documentos, 163) Disponível em https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/107882/1/DOC163.pdf
SPADOTTO, C.A.; LUIZ, A.J.B. Estatística: uso da análise de regressão. Disponível em https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/148614/1/1995AP004-Spadotto-Estatistica-3426.pdf
MEMORIA, J.M.P. Breve história da estatística. Brasília: DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2004. Disponível em https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/92422/1/sge-texto-21.pdf
Complementar
COCHRAN, W.g.; COX, G.M. Experimental designs. 2nd. New York, John Wiley, 1957. 617 p.
SNEDECOR, G.W.; COCHRAN, W.G. Statistical methods. 8a ed. Iowa, Iowa State University Press, 1989. 503 p.
SOKAL, R.R.; ROHLF, F.J. Biometry. 3rd Freeman and Company, 1997. 897 p.
STEEL, R.G.D.; TORRIE, J.H. Principles and procedures of statistics. 2nd New York, McGraw-Hill Book Company, 1980. 633 p.
BARIONI JÚNIOR, W.; COLDEBELLA, A.; PEDROSO-DE-PAIVA, D. Estatística Aplicada a Dados Ambientais: Influência da Qualidade d’água da Sub-Bacia do Lajeado dos Fragosos sobre a População de Borrachudos. Disponível em http://www.cnpsa.embrapa.br/sgc/sgc_publicacoes/cot338.pdf
LUIZ, A.J.B.; LUIZ, C.B.S. Estatísticas descritivas e técnicas de visualização na análise de textos. 2019. Disponível em https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/205312/1/LUIZ-Estatisiticas-Descritivas-AP-2019.pdf
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Flávia Andrea Nery Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/10/2023, às 09:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.043926/2023-82 | SEI nº 4870903 |