UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

GEOGRAFIA DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO31502/GGO014

Período/Série:

5º período

Turma:

Matutino

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Antonio de Oliveira Jr

Ano/Semestre:

2022/01

Observações:

 

 

EMENTA

Gênese e desenvolvimento da atividade industrial. Processos de industrialização no mundo e relações de trabalho. As modificações na matriz energética na atividade industrial. Relações entre os processos de industrialização e urbanização das sociedades. Teorias de Localização Industrial. A espacialização da atividade industrial e os impactos ambientais: desenvolvimento local e as novas aglomerações(clusters, novos distritos industriais e novos espaços econômicos da produção). O espaço do comercio e dos serviços. Circulação e transportes. Padrões da circulação contemporânea em nível mundial. A sociedade do consumo. A circulação da informação e a reorganização do espaço mundial

JUSTIFICATIVA

A disciplina possuí sua relevância por introduzir conceitos, noções e fundamentos relativos ao conhecimento geográfico da dimensão espacial dos processos econômicos, nas suas diversas manifestações, com ênfase nas elaborações teóricas sobre a distribuição espacial das atividades, meios e recursos e suas relações com a reorganização dos processos produtivos e a redefinição dos padrões da acumulação capitalista, sobretudo a partir do uso das técnicas e das tecnologias como determinantes deste processos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender a formação e desenvolvimento das atividades econômicas – indústria, comércio e serviços, considerando as interrelações com a divisão territorial e internacional do trabalho, as formações econômico-sociais e espaciais e suas transformações nas diferentes escalas espaciais.

Objetivos Específicos:

  1. Estudar a espacialização e o desenvolvimento das atividades econômicas – indústria, comércio e serviços.

  2. Discutir os momentos articulados dos processos de produção, distribuição, circulação e consumo, privilegiando as mudanças ocorridas nos processos de circulação e do sistema de transportes e os impactos provocados no comércio e nos serviços em geral.

  3. Avaliar a importância da análise espacial para o entendimento das mudanças ocorridas na circulação do capital e no fluxo das mercadorias e informações e para o estabelecimento de relações entre o desenvolvimento entre a indústria, o comércio e os serviços, em diversas escalas espaciais (intraurbana, inter-regional, intraregional, nacional e global).

  4. Elaborar e analisar os padrões de circulação da economia globalizada, utilizando-se de dados estatísticos representados em gráficos e mapas.

PROGRAMA

  1. O ESPAÇO E AS INSTÂNCIAS PRODUTIVAS. 1.1 - O espaço da produção. 1.2 - O espaço da circulação e distribuição. 1.3 - O espaço do consumo.
  2. O ESPAÇO DA PRODUÇÃO. 2.1 - Formações sociais pré-capitalistas na Europa. 2.2 - Revoluções industriais, difusão tecnológica e divisão internacional do trabalho. 2.3 - A formação das nações hegemônicas no ocidente. 2.4 - A III Revolução Industrial na Ásia: os casos do Japão, Tigres Asiáticos e China. 2.5 - O surgimento das novas formas de aglomeração industrial: clusters, distritos industriais, polos e arranjos produtivos locais.
  3. O COMÉRCIO 3.1 - A origem da atividade comercial. 3.2 - Comercio varejista. 3.3 - Comercio atacadista. 3.4 - Comercio informal: sua importância na economia. 3.5 - O comércio e a cidade.
  4. COMERCIO E CIRCULAÇÃO EM NÍVEL MUNDIAL. 4.1 - A circulação como resultado e condição da acentuação da divisão técnica e territorial do trabalho: a intensificação dos deslocamentos de mercadorias e força de trabalho. 4.2 - A circulação como resultado da globalização da economia: o desenvolvimento técnico-cientifico, o aumento do fluxo de informações, capitais e ideias, a internet e seus fluxos. 4.3 - Os grandes blocos regionais e os fluxos de mercadoria. 4.4 - A Organização Mundial do Comercio e as barreiras protecionistas. 4.5 - Logística e redes de transporte- o processo de conteinerização.
  5. GEOGRAFIA DOS SERVIÇOS. 5.1 - Terceirização e terceirização. 5.2 - Sistema de transportes e organização do espaço. 5.3 -Mundialização dos serviços- o caso do setor bancário e do sistema financeiro. 5.4 - Turismo e novas territorialidades.

METODOLOGIA

  1. Este componente curricular será ministrado no formato presencial, não havendo nenhum encontro virtual ou gravado assim como avaliações.
  2. Todas os protocolos de segurança em vigência e recomendados pelo Comitê de Monitoramento à COVID-19 da UFU deverão ser seguidos e respeitados, assim como a Portaria REITO nº287, de 03 de março de 2022, no que se refere à comprovação do esquema vacinal contra a Covid-19.
  3. Nas aulas presenciais, os conteúdos previstos no programa da disciplina serão desenvolvidos a partir de aulas expositivas, debates sobre os textos previamente definidos, discussões em grupo, além da participação dos alunos nos debates. Os recursos didáticos utilizados serão: textos, lousa e projetor multimídia. 
  4. A LEITURA DOS TEXTOS OBRIGATÓRIOS É FUNDAMENTAL PARA A DISCIPLINA.
  5. O cronograma a seguir apresenta o detalhamento da programação da disciplina.
  6. As orientações para a realização da atividade prática será discutida no primeiro dia de aula.
  7. Todas as avaliações deverão ser entregues escritas a mão (avaliação dissertativa) e digitadas e impressas (trabalho prático)

CRONOGRAMA

aula dia aula teórica - 08:00 - 10:40 aula prática - 10:40 - 11:30
1ª aula 27/set apresentação geral e introdução ao conteúdo apresentação da atividade prática
2ª aula 04/out 1 - O ESPAÇO E AS INSTÂNCIAS PRODUTIVAS orientação das atividades práticas
3ª aula 11/out 2. - O ESPAÇO DA PRODUÇÃO orientação das atividades práticas
4ª aula 18/out 2. - O ESPAÇO DA PRODUÇÃO orientação das atividades práticas
5ª aula 25/out 3 - O COMÉRCIO orientação das atividades práticas
6ª aula 01/nov 3 - O COMÉRCIO orientação das atividades práticas
7ª aula 08/nov 3 - O COMÉRCIO orientação das atividades práticas
8ª aula 22/nov 1ª avaliação escrita presencial - 30 pontos  
9ª aula 29/nov 4 - COMERCIO E CIRCULAÇÃO EM NÍVEL MUNDIAL orientação das atividades práticas
10ª aula 06/dez 4 - COMERCIO E CIRCULAÇÃO EM NÍVEL MUNDIAL orientação das atividades práticas
11ª aula 13/dez 5 - GEOGRAFIA DOS SERVIÇOS Seminário da atividade prática - 40 pontos
12ª aula 20/dez 5 - GEOGRAFIA DOS SERVIÇOS Seminário da atividade prática - 40 pontos
13ª aula 10/jan 5 - GEOGRAFIA DOS SERVIÇOS Seminário da atividade prática - 40 pontos
14ª aula 17/jan 5 - GEOGRAFIA DOS SERVIÇOS Seminário da atividade prática - 40 pontos
15ª aula 24/jan 2ª avaliação presencial - 30 pontos  
16ª aula 31/jan Avaliação de recuperação  
17ª aula 04/fev Entrega das notas finais  

 

AVALIAÇÃO

Todas as avaliações serão realizadas presencialmente e será constituída de 2 (duas) provas dissertativas, a elaboração de um trabalho escrito baseado nas atividades práticas da disciplina, que será o levantamento das atividades econômicas em áreas pré-selecionadas na cidade de Ituiutaba e a apresentação do mesmo na forma de seminário.

Com o objetivo de tornar as condições do trabalho escrito igualitária para todos os grupos, todos deverão entregar a parte escrita no dia 13 de dezembro de 2022, assim como um roteiro da apresentação no formato de seminário 

MODALIDADE

DATA

VALOR

1ª avaliação presencial

22/11/2022

30,0

Seminário da atividade prática

13/12/2022 a 24/01/2022

20,0

Entrega do trabalho escrito

13/12/2022

20,0

2ª avaliação presencial

24/01/2023

30,0

Avaliação de recuperação

31/01/2023

 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

CHESNAIS, François. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996
DANTAS, Aldo; ARROYO, Mônica; CATAIA, Márcio (orgs.). Dos circuitos da economia urbana aos circuitos espaciais de produção: um diálogo com a teoria de Milton Santos. Natal: Edições Sebo Vermelho, 2017
SANTOS, Milton. O espaço dividido: os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2014
SRNICEK, Nick. Capitalismo de plataformas. Caja Negra: Buenos Aires, 2018.

Complementar

BENKO, Georges e LIPIETZ, Alain (orgs.). As regiões ganhadoras – distritos e redes: os novos paradigmas da geografia econômica. Oeiras:Celta, 1994.
BENKO, Georges. Economia, espaço e globalização: na aurora do século XXI. São Paulo: Hucitec: Annablume, 2002.
CARVALHO, D. R. P; VELOSO FILHO, F. A. Geografia Econômica: origem, perspectivas e temas relevantes. Caderno de Geografia, v. 27,n.50, 2017, p. 573- 588.
CLAVAL, P. Georges Benko. A diversidade das geografias econômicas. Geographia, v. 14, n. 2. 2012. p. 7-20.
CLAVAL, P. Georges Benko. Geografia econômica e economia. Geotextos, v. 1, n.1, 2005, p. 11-27.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christi an. A nova razão do mundo. São Paulo: Boitempo, 2016.
FIRKOWSKI, Olga Lúcia; SPOSITO, Eliseu Savério (org.). Indústria, ordenamento do território e transportes: a contribuição de André Fischer. São Paulo: Expressão Popular, 2008

HARVEY, David. O enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011
HARVEY, David. A loucura da razão econômica. Marx e o capital no século XXI. São Paulo: Boitempo, 2018
MENDEZ, Ricardo. Geografía económica. La lógica espacial del capitalismo global. Barcelona: Editorial Ariel, 1997
MORAES, Antonio Carlos Robert e COSTA, Wanderley Messias. A valorização do Espaço. São Paulo, HUCITEC, 1984
MOROZOV, Evgeny. Big Techs: A ascensão dos dados e a morte da política. Ubu Editora: São Paulo, 2018.
SILVA, Gerardo e COCCO, Giuseppe (orgs.).Territórios produtivos: oportunidades e desafios para o desenvolvimento local. Rio de Janeiro: DP&A; Brasília: Sebrae, 2006.
VELTZ, Pierre. Mundialización, ciudades y territorios: la economía de archipiélago. Barcelona: Ariel, 1999.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Antonio de Oliveira Junior, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/10/2022, às 11:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4022137 e o código CRC 179CEF2B.




Referência: Processo nº 23117.059661/2022-53 SEI nº 4022137