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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: PROJETO INTERDISCIPLINAR II – PROINTER II |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas do Pontal |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 30 horas |
CH TOTAL: 90 horas |
OBJETIVOS
Discutir a importância das fontes históricas para a pesquisa histórica;
Apresentar e exercitar a metodologia da história oral;
Trabalhar os conceitos de memória e patrimônio;
Elaborar projeto de ação didática em instituição de guarda e preservação patrimonial
Ementa
O professor-pesquisador e o trabalho com fontes orais. O professor-pesquisador e o trabalho com fontes da cultura material e imaterial. Educação, memória e patrimônio. Elaboração de ação didática em instituições de guarda e preservação patrimonial.
PROGRAMA
Unidade 1- O trabalho do historiador com as fontes orais
Unidade 2- As fontes orais e o patrimônio imaterial
Unidade 3- Memória e Educação patrimonial
Unidade 4- Ação didática em instituições de guarda e preservação patrimonial
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALBERTI, Verena. Manual de história oral. 3. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2005
BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino de história: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005.
AMADO, Janaina; FERREIRA, Marieta de Moraes (Orgs.) Usos & abusos da história oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2006
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALBERTI, Verena. Ouvir contar: textos em história oral. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2004
PEIXOTO, Maria do Rosário C.; BORGES, Vavy Pacheco; VIEIRA, Maria do Pilar A.;CIAMPI, Helenice; CABRINI, Conceição. Ensino de História: revisão urgente. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
MACIEL, Laura Antunes; ALMEIDA, Paulo Roberto de; KHOURY, Yara Aun .Outras histórias: memórias e linguagens. São Paulo: Olho d'água, 2006
MONTENEGRO, Antonio Torres. História oral e memória: a cultura popular revisitada. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010
PINSK, Carla Bassanezi (Org.). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2009.
aprovação
Eduardo Giavara Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria REITO Nº 590, de 30 de maio de 2019 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 09/09/2019, às 15:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Eduardo Giavara, Coordenador(a), em 09/09/2019, às 16:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1533402 |