UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado de Extensão do Instituto de Ciências Agrárias

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 9ª REUNIÃO/2023 DO COLEGIADO DE EXTENSÃO DO INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 22 de agosto de 2023, às 09 horas, em vídeo conferência via Cisco Webex,  teve início a 9ª reunião do Colegiado de Extensão do Instituto de Ciências Agrárias - COLEXICIAG do ano em curso, sob a Presidência da Profª. Dra. Maria Amelia dos Santos, estando presentes os membros citados no final desta Ata. A reunião transcorreu do seguinte modo: 1. Ata da 8ª Reunião: Foi lida, corrigida e aprovada com quatro votos favoráveis e uma abstenção. 2. Comunicações: 2.1. I Fórum de Extensão do ICIAG: A coordenadora Prof. Maria Amelia dos Santos solicitou que o Colegiado expressasse suas opiniões sobre o I Fórum de Extensão do ICIAG ocorrido em 17 de agosto de 2023. A Prof. Tatiane Melo de Lima iniciou sua intervenção sugerindo que, nas próximas ocasiões, fosse reservado mais tempo para perguntas e respostas aproveitando melhor a mesa convidada. Em seguida, a Prof. Sueli Moura Bertolino concordou e propôs que fosse elaborado um texto com uma lista das perguntas mais frequentes feitas durante esse fórum, a ser publicado na página da Coordenação de Extensão. Tal postura visa garantir que as respostas sejam claras não apenas para os professores e técnicos, mas também para os alunos uma vez que esse texto estaria no site. O membro Arthur Silva de Paula complementou a fala da Prof. Sueli Moura Bertolino, afirmando que as dúvidas provêm de todos os setores do ICIAG, e que a Coordenação de Extensão deve planejar fóruns futuros direcionados a cada setor especificamente. No entanto, ele ressaltou que, de forma geral, o fórum foi muito bom. As Prof. Sueli Moura Bertolino e Prof. Tatiane Melo de Lima salientaram a extrema importância do estudo e análise desse primeiro Fórum, a fim de traçar alternativas e caminhos mais eficazes para os próximos eventos que estão por vir. A Prof. Maria Amelia dos Santos complementou essa visão, considerando o referido evento um sucesso, uma vez que foi o primeiro de sua natureza, e ressaltou que ocorrerá ajustes ao longo das próximas edições. Por fim, as Prof. Sueli Moura Bertolino e Prof. Tatiane Melo de Lima concordaram plenamente com as observações da Prof. Maria Amelia dos Santos. 3. Ordem do dia: 3.1. Situação do PEX ICIAG: A Secretária Yara Cristina Batista de Sousa comunicou que faltavam os dados referentes às funções de dois laboratórios essenciais para a conclusão do PEX. São eles: o Laboratório de Patologia Florestal e o Laboratório de Proteção Florestal. No entanto, ela ressaltou que a coordenação do Curso de Engenharia Florestal já havia encaminhado os dados de um dos laboratórios, restando apenas o envio das informações do outro. Assim que receber essas informações, ela enviará o documento completo à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura para análise preliminar antes do envio oficial para posterior aprovação. 3.2. Preenchimento da vaga discente de representação do Colegiado:  A Coordenação de Extensão informou que em julho do corrente ano  já havia enviado para a direção do ICIAG, a solicitação de eleição para o cargo de membro discente no Colegiado de Extensão. No entanto, até o momento, não houve nenhum posicionamento pela DIRICIAG. A secretária da Coordenação de Extensão se comprometeu a enviar um e-mail solicitando informações sobre esse processo de escolha. 3.3. Papel do Colegiado de extensão para regulamentação das ACE´s para os cursos de graduação do ICIAG: A coordenadora Prof. Maria Amelia dos Santos informou que durante o Fórum, tanto o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária quanto a Pró-Reitoria de Extensão demonstraram grande preocupação em relação à situação das atividades curriculares de extensão nos cursos de graduação, uma vez que ainda não há uma regulamentação clara sobre a validação dessas ações no histórico curricular do aluno. A diretora Valéria Maria Rodrigues destacou que a solução para essa situação deve partir da diretoria do ICIAG, convocando uma reunião entre os setores envolvidos: direção, colegiados das coordenações dos cursos do ICIAG, NDE's, colegiado de extensão, PROEXC e PROGRAD. Essa reunião é  uma necessidade emergencial, uma vez que muitos proponentes de ações de extensão da Engenharia Ambiental e Sanitária não registraram as atividades que já realizaram no Siex. É importante ressaltar que o registro dessas atividades no diário eletrônico é indispensável e não é de responsabilidade exclusiva da COEXT-ICIAG solucionar esse problema. O técnico Arthur Silva de Paula complementou afirmando que, antes de 2019, não havia a obrigatoriedade de registrar as atividades de extensão como parte do currículo. No entanto, com a reforma curricular, essa exigência passou a ser obrigatória. Isso deixou os alunos em uma situação complicada, uma vez que a maioria não realizou o registro dessas atividades de extensão no Siex, e não havendo atualmente, a possibilidade de validar essas ações de anos anteriores. Foi discutido ainda que, durante o I Fórum de extensão, a Prof. Gláucia Carvalho Gomes do Instituto de Geografia informou que foi encontrada uma solução para a situação em questão no Instituto de Geografia. Eles optaram por receber as ações dos cursos, analisá-las como atividades de extensão e, em seguida, encaminhá-las para o colegiado de cada curso, a fim de validar as ações realizadas pelos alunos, desde que estejam dentro do ano vigente. Dessa forma, essa abordagem também foi considerada como uma possível solução para o ICIAG. A professora Sueli Moura Bertolino se comprometeu a entrar em contato com a professora Milla Alves Baff para que possam analisar o problema de forma mais aprofundada e direcioná-lo adequadamente para a direção e os setores envolvidos, visando à sua resolução o mais breve possível. 3.4. II Fórum de Extensão do ICIAG: Após uma série de discussões, chegou-se a uma decisão sobre a periodicidade dos Fóruns de Extensão do ICIAG. Ficou estabelecido, por votação, que os fóruns ocorrerão a cada três meses, com três votos a favor dessa frequência e dois votos a favor de ocorrerem a cada dois meses. 3.5. Discussão e aprovação dos pareceres dos processos enviados pelo SIEX e indexados no Sei sob os números:  23117.058981/2023-77 (maria.dos): foi discutido e por unanimidade decidido que seria devolvido ao proponente para ajustes. 23117.059577/2023-11 (lima.tm): foi discutido e por unanimidade decidido que seria devolvido ao proponente para ajustes. 23117.058984/2023-19 (adriane): foi discutido e por 4 votos a favor do indeferimento contra 1 voto para ajustes, foi decidido que a ação será indeferida. 23117.058890/2023-31(suelibertolino): foi discutido e por unanimidade decidido que seria devolvido ao proponente para ajustes. 4. Outros. A aluna Andréia Ferreira Soares comunicou por e-mail que não poderá mais participar do projeto de gestão de mídias sociais. Portanto, foi decidido que a Coordenação de Extensão realizará uma nova convocação de voluntários para o mencionado projeto. Nada mais a ser tratado, a reunião foi encerrada às 11:00 horas. Eu, Yara Cristina Batista de Sousa, na qualidade de Secretária, assinarei esta ata após sua leitura e aprovação, juntamente com a Presidente, membros e participantes presentes. Uberlândia, 22 de agosto de 2023.

 

Maria Amelia dos Santos - Coordenadora/Presidente

Adriane de Andrade Silva - Representante docente

Arthur Silva de Paula - Representante Técnico

Sueli Moura Bertolino - Representante docente

Tatiane Melo de Lima - Representante docente

Yara Cristina Batista de Sousa - Secretária


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Documento assinado eletronicamente por Arthur Silva de Paula, Membro de Colegiado, em 05/09/2023, às 09:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Yara Cristina Batista de Souza, Assistente em Administração, em 05/09/2023, às 09:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Membro de Colegiado, em 05/09/2023, às 09:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Maria Amélia dos Santos, Coordenador(a), em 05/09/2023, às 09:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sueli Moura Bertolino, Membro de Colegiado, em 05/09/2023, às 09:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Tatiane Melo de Lima, Membro de Colegiado, em 06/09/2023, às 09:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.060127/2023-71 SEI nº 4768278