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Ata de Reunião
ATA DA OITAVA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E TRÊS, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
ATA DA OITAVA REUNIÃO ORDINÁRIA DO ANO DOIS MIL E VINTE E TRÊS, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Aos dezenove dias do mês de outubro de dois mil e vinte e três, às 14h00min, teve início a Oitava Reunião Ordinária do Conselho do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, de forma remota, no ambiente virtual https://conferenciaweb.rnp.br/sala/boscolli-barbosa-pereira, sob a presidência do Prof. Dr. Boscolli Barbosa Pereira, Presidente do Conselho do Instituto de Geografia, com a presença dos seguintes conselheiros: Acleverson José dos Santos, Angela Fagna Gomes de Souza, Antônio Carlos Freire Sampaio, Claudionor Ribeiro da Silva, Ellis Roza Passos, Elton da Silva Negreto, Filipe Goulart Lima, Hélio Carlos Miranda de Oliveira, Liliane Ibrahim, Luziane Ribeiro Indjai, Marcelo Araújo de Faria, Marcelo Tomio Matsuoka, Mirna Karla Amorim da Silva, Paulo Cezar Mendes, Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo e Vivianne Peixoto da Silva. Justificaram as ausências os conselheiros: Ângela Suélem Rocha Veloso, Marco Antonio Delinardo da Silva. O professor Boscolli recepcionou os presentes e, em seguida, passou-se à discussão dos pontos de pauta. ORDEM DO DIA: 1.1.) Ata da 7ª Reunião ordinária/2023 do Conselho do IGUFU. Processo: 23117.069507/2023-71; Protocolo SEI 4863538. O professor Boscolli abriu espaço para as considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, submeteu a Ata à votação, a qual foi aprovada por unanimidade, com 12 votos favoráveis. 2.1) Informes da Direção do Instituto de Geografia. O Professor Boscolli informou sobre a notícia veiculada sobre o tombamento do prédio do Mineirão, na UFU, local que abriga o Museu de Minerais e Rochas do IG. O Professor disse que embora a notícia veiculada sugira que o processo esteja avançado, a proponente, Professora Maria Andreia Angelotti Carmo, Diretora do INHIS, pede para informar que trata-se, ainda, de uma fase inicial, caracterizada pela coleta de dados e da elaboração de um dossiê sobre o prédio para que a proposta seja aprovada nos Conselhos das Unidades envolvidas e após, solicitado junto à administração superior o apoio ao tombamento. O professor ressaltou que este é um processo que demanda também articulação política junto ao Conselho Municipal de Patrimônio e que o tombamento não se refere à desapropriação do bem ou seu usufruto pelas Unidades, ao contrário, vem resguardar a sua integridade e proteção. . 2.2) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Não houve informes. 2.3) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.4) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geologia. Não houve informes. 2.5) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Saúde Coletiva. Não houve informes. 2.6) Informes dos NDEs do Instituto de Geografia. Não houve informes. 2.7) Informes do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.8) Informes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Não houve informes. 2.9) Informes da Coordenação de Extensão. 2.9.1) A professora Gláucia informou que foi aprovada a Resolução 53 do CONSEX, que ainda não estava em vigência em razão da necessidade de alterações no SIEX, as quais foram feitas no mês de outubro. Logo, a referida resolução está em vigência. Em seguida, solicitou aos representantes no CONIGUFU que informem seus pares representados que esta resolução traz algumas regulamentações, em especial em seu art. 13, que estabelece a necessidade de realização de edital para formadores que atuarão nos cursos de extensão, ressaltando que, caso o/a coordenador/a proponente cadastre os formadores na equipe de trabalho, considerando que compuseram a equipe que elaborou o curso, não haverá necessidade de edital. 2.9.2) A COEXT-IG reconheceu e parabenizou o curso de Geologia pela qualidade das ações propostas, pelo cadastro e pelo empenho do curso na oferta das Atividades Curriculares de Extensão. 2.10) Informes dos Laboratórios do IG. Não houve informes. 2.11) Informes do representante dos alunos dos Cursos de Graduação. Não houve informes. 2.12) Informes do representante dos alunos dos Programas de Pós-Graduação. Não houve informes. 2.13) Informes dos representantes dos Técnicos Administrativos. O servidor Elton registrou seu reconhecimento ao trabalho exercido pelo técnico Alisson como membro no Colegiado de Extensão do IGUFU. 2.14) Informes dos representantes dos Docentes. Não houve informes. 3.1) Processo 23117.021525/2023-71. Deliberação acerca da composição da Comissão Eleitoral do IGUFU para organizar e operacionalizar processos de consulta à comunidade acadêmica do IGUFU, com vistas a preencher cargos em Conselho e Colegiados. Com a palavra, o atual presidente da referida comissão apresentou a proposta de composição: I) Elton da Silva Negreto - representante técnico administrativo - presidente; Alan Silveira - representante docente; - Izabel Cristina Sagário Borges - representante técnico administrativo; - Matheus Fonseca Duraes - representante docente; - Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo - representante docente. O servidor Elton disse que no levantamento prévio realizado pela atual Comissão Eleitoral foram identificados os seguintes cargos a serem preenchidos: - uma vaga de representante docente no Conselho; - uma vaga de representante técnico administrativo no Conselho; - duas vagas de representantes docentes no Colegiado da Coordenação de Extensão, referentes aos cursos de Saúde Coletiva e Engenharia de Agrimensura e Cartográfica; - uma vaga no Colegiado do Curso de Graduação em Geologia; - uma vaga no Colegiado do PPGAT. Não havendo considerações por parte dos conselheiros, o professor Boscolli colocou em votação a composição da Comissão Eleitoral apresentada, a qual foi aprovada por unanimidade, com 14 votos favoráveis. 3.2) Processo 23117.067740/2023-19. Deliberação acerca da solicitação de autorização requeria pela Profa. Dra. Ângela Maria Soares, para atuar junto à Equipe da Faculdade de Engenharia Civil, no projeto de Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico e Resíduos Sólidos do Município de Fronteira, Minas Gerais, de outubro de 2023 a janeiro de 2024. O professor Boscolli apresentou a solicitação requerida pela docente Ângela Maria Soares e, em seguida, esclareceu quanto ao controle de carga horária conforme previsto em legislação superior, que é fator de verificação por parte da FAU, salientando que a docente também assina uma Declaração que versa a respeito deste compromisso legal. Na sequência, submeteu o item à votação, tendo aprovação unânime, com 15 votos favoráveis. 3.3) Processo 23117.071852/2023-74. Solicitação de aproveitamento de Processo Seletivo para contratação de docente substituto para recompor as áreas de Geografia Humana e Regional e de Planejamento e Gestão Territorial em função dos afastamentos de docentes para pós-doutoramento em 2023/2024. O professor Hélio explicou que a ampliação de carga horária de 20 para 40 horas no contrato da atual docente substituta se justifica pelo afastamento em vigência da docente Beatriz Ribeiro Soares e pelo próximo afastamento previsto, do professor William Rodrigues Ferreira. Além disso, esclareceu que concordam com a referida proposta as áreas de Geografia Humana e Regional e de Planejamento. Em seguida, justificou que a possibilidade de ampliação da carga horária tem amparo legal, reconhecida após consulta prévia à PROGEP. Na ausência de inscritos para apreciação, o Professor Boscolli submeteu o item à votação, sendo o mesmo aprovado com 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 02 abstenções. 3.4) Processos 23117.060072/2021-37. Apreciação da Distribuição de Disciplinas no Curso de Geografia para o 2º Semestre de 2023 - 2023/2, referente ao período de 08/01/2024 a 09/05/2024 da Graduação. A professora Ângela Fagna Gomes de Souza, Coordenadora do Curso de Graduação em Geografia, fez a leitura das disciplinas para o 2º Semestre de 2023 - 2023/2 da Graduação, referente ao período de 08/01/2024 a 09/05/2024, conforme Relatório nº 6/2023/CONIGUFU/IGUFU 4910508, anexo ao processo 23117.060072/2021-37. O professor Boscolli abriu espaço para considerações e, na ausência de inscritos, submeteu o item à votação e a oferta de disciplinas para o Curso de Geografia foi aprovada com 14 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 01 abstenção. 3.5) Processo 23117.069237/2023-06. Apreciação do Relatório de Progressão Funcional, do Nível 3 para Nível 4, da Classe de Professor Adjunto, referente ao período de 22 de novembro de 2021 a 22 de novembro de 2023, do Prof. Matheus Fonseca Durães, lotado no Instituto de Geografia. Relatoria: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. A Professora Gláucia realizou a apresentação do parecer da comissão, o qual foi favorável ao relatório do Professor Matheus. Em seguida, foi propiciada oportunidade para manifestação do Conselho. Na ausência de inscrições para apreciação, o parecer foi submetido à votação, sendo aprovado com 16 votos favoráveis, de forma unânime. 3.6) Processo 23117.084094/2021-92. Plano de Qualificação do Instituto de Geografia. Deliberação acerca da solicitação de atualização do Plano de Qualificação da Unidade (PQU) para afastamentos em 2023, 2024 e 2025. Solicitante: Marcelo Araújo de Faria. O professor Boscolli fez a leitura da solicitação 4896201 requerida pelo servidor Marcelo Araújo de Faria, para gozar de Ação de Desenvolvimento em Serviço - ADS - com vistas a realização do curso de Especialização denominado Building Information Modeling (BIM) – Projetos paramétricos e design digital aplicados à construção civil. Em seguida, submeteu o item à votação sendo o mesmo aprovado com 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 02 abstenções. 3.7) Processos 23117.042850/2022-97; 23117.053033/2022-64. Plano de Desenvolvimento da Unidade (2022-2027) - Projeto Institucional de Criação e consolidação do Núcleo de Periódicos do IGUFU. Apreciação do relatório acerca do estudo de viabilidade (ganhos, benefícios e demandas) para Criação e consolidação do Núcleo de Periódicos do IGUFU. Apresentação: Comissão Organizadora do Núcleo de Periódicos do Instituto de Geografia. O professor João Vitor fez a leitura do Relatório 4843768 da Comissão Organizadora do Núcleo de Periódicos do Instituto de Geografia (NP-IGUFU), referente ao estudo de viabilidade (ganhos, benefícios e demandas). Em apreciação, os Professores Jorge, Hélio, Paulo Cézar e Gláucia se inscreveram para manifestar apoio ao trabalho realizado pelos técnicos e docentes envolvidos com as revistas, assim como à atuação da Comissão, defendendo que a resolução a ser definida contemple critérios e possibilidades inclusivas para aperfeiçoamento e consolidação dos periódicos que irão compor o Núcleo de Periódicos do IG. O Professor João Vitor esclareceu que uma das principais diretrizes deste Projeto Institucional é exatamente de compatibilizar o trabalho dos servidores com os objetivos institucionais, inclusive, com a previsão e organização do trabalho dos técnicos no Programa de Gestão e Desenvolvimento que atuam em atividades presenciais e/ou remotas, além do investimento em estrutura e formação contínua. O Professor Boscolli também se inscreveu para enfatizar que o Núcleo poderá desenvolver e apoiar iniciativas planejadas de compatibilização de trabalhos intra/interperiódicos, como formatação, redirecionamento de artigos e compartilhamento de conhecimentos acerca dos processos editoriais. Em complemento, o Professor também destacou o potencial de que servidores de Monte Carmelo também contribuam com os trabalhos do Núcleo, haja vista as possibilidade que o trabalho remoto parcial oferece. Não havendo mais inscrições, o professor Boscolli colocou em votação a aprovação do Relatório da Comissão Organizadora do Núcleo de Periódicos do Instituto de Geografia (NP-IGUFU), referente ao estudo de viabilidade (ganhos, benefícios e demandas), bem como a autorização para que a referida Comissão apresente proposta de Regulamento ao CONIGUFU, incluindo-se os critérios e procedimentos para vinculação dos periódicos e o funcionamento do Núcleo de Periódicos do Instituto de Geografia, sendo ambas as propostas aprovadas por unanimidade, com 15 votos favoráveis. 3.8) Processo 23117.054137/2023-77. Apreciação do Relatório e Parecer acerca da proposta de Regulamento do Laboratório de Ensino de Geotecnologias – LAEG. Relator: Elton da Silva Negretto. O servidor Elton iniciou a leitura da Minuta de Resolução que versa sobre o Regulamento do Laboratório de Geoinformação, a partir do artigo 10º, em continuação à discussão iniciada na reunião anterior. No capítulo que trata sobre os procedimentos de reserva, houve convergência de entendimentos acerca da necessidade de priorização de reserva. A proposta apresentada pelos docentes foi acolhida pelo relator na minuta de resolução. A Professora Gláucia destacou a necessidade de incluir a modalidade das Ações Curricularizadas de Extensão em adição ao termo disciplinas. O relator acolheu a sugestão, adequando o texto da minuta. Finalizada a discussão, os documentos Parecer nº 12/2023/CONIGUFU/IGUFU 4859501 e Minuta 4911624, com alterações destacadas no teor do texto, foram submetidos pelo professor Boscolli à votação e aprovados por unanimidade, com 12 votos favoráveis. 3.9) Assuntos Gerais. Nada mais havendo a tratar, às 17h10min, o Professor Boscolli deu por encerrada a reunião e, para constar, eu, Elton da Silva Negreto, Técnico em Secretariado do Instituto de Geografia, lavrei esta ata, que depois de apreciada e aprovada será assinada por mim, pelo Senhor Presidente e pelos demais Conselheiros presentes na reunião. Uberlândia, 19 de outubro de 2023.
Nº |
Conselheiro |
Representação |
Início do Mandato |
Lista de Presença |
01. |
Boscolli Barbosa Pereira |
Diretor do Instituto de Geografia |
03/05/2021 |
Presente |
02 |
Acleverson José dos Santos |
Representante dos Discentes da Pós-Graduação - Indicado em 13/09/2023 |
13/09/2023 |
Presente |
03 |
Angela Fagna Gomes de Souza |
Coordenadora do Curso de Graduação em Geografia - Eleita em 06/07/2023 |
06/07/2023 |
Presente |
04 |
Ângela Suélem Rocha Veloso |
Representante dos Coordenadores de Laboratórios - Eleita em 12/06/2023 |
12/06/2023 |
Ausência Justificada |
05 |
Antônio Carlos Freire Sampaio |
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia - Início em 05/09/2023 |
05/09/2023 |
Presente |
06 |
Claudionor Ribeiro da Silva |
Representante dos Docentes - Eleito em 12/06/2023 |
12/06/2023 |
Presente |
07 |
Ellis Roza Passos |
Representante dos Discentes - Indicada em 14/09/2023 |
14/09/2023 |
Presente |
08 |
Elton da Silva Negreto |
Representante dos Técnicos Administrativos - Reeleito em 12/06/2023 |
12/06/2023 |
Presente |
09 |
Filipe Goulart Lima |
Coordenador do Curso de Graduação em Geologia - Reeleito em 14/11/2021 |
14/11/2021 |
Presente |
10 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira |
Representante dos Docentes - Eleito em 19/06/2023 |
19/06/2023 |
Presente |
11 |
Liliane Ibrahim |
Representante dos Docentes - Eleita em 12/06/2023 |
12/06/2023 |
Presente |
12 |
Luziane Ribeiro Indjai |
Coordenadora do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Eleita em 12/06/2023 |
12/06/2023 |
Presente |
13 |
Marcelo Araújo de Faria |
Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 12/06/2023 |
12/06/2023 |
Presente |
14 |
Marcelo Tomio Matsuoka |
Representante dos Docentes - Eleito em 12/06/2023 |
12/06/2023 |
Presente |
15 |
Marco Antonio Delinardo da Silva |
Representante dos Docentes - Eleito em 12/06/2023 |
12/06/2023 |
Ausência Justificada |
16 |
Mirna Karla Amorim da Silva |
Representante dos Docentes - Eleita em 12/06/2023 |
12/06/2023 |
Presente |
17 |
Paulo Cezar Mendes |
Coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - Reeleito em 12/06/2023 |
12/06/2023 |
Presente |
18 |
Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo |
Representante dos Docentes - Eleito em 12/06/2023 |
12/06/2023 |
Presente |
19 |
Vivianne Peixoto da Silva |
Coordenadora do Curso de Graduação em Saúde Coletiva - Reeleita em 12/07/2023 |
12/07/2023 |
Presente |
Documento assinado eletronicamente por Marcelo Araújo de Faria, Conselheiro(a), em 23/11/2023, às 14:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Conselheiro(a), em 23/11/2023, às 14:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Conselheiro(a), em 23/11/2023, às 14:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Luziane Ribeiro Indjai, Conselheiro(a), em 23/11/2023, às 14:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Ellis Roza Passos, Conselheiro(a), em 23/11/2023, às 14:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Mirna Karla Amorim da Silva, Conselheiro(a), em 23/11/2023, às 14:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Vivianne Peixoto da Silva, Conselheiro(a), em 23/11/2023, às 17:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.074042/2023-70 | SEI nº 4910197 |