|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
O processo de descolonização da Ásia. A formação do nacionalismo asiático: de Bandung à Guerra do Vietnã. O Japão e a era Showa. Os tigres asiáticos e a ascensão econômica do Leste Asiático nos anos 1980. A Coreia do Sul: da divisão ao êxito econômico nos anos 1990. A China: da Revolução cultural aos anos Deng Xiao Ping. A China e a crise de 1989: o massacre da Praça da Paz celestial e a afirmação do modelo das “quatro modernizações”. A China no século XXI.
JUSTIFICATIVA
O século XXI testemunhou uma profunda transformação na dinâmica das relações econômicas e geopolíticas no mundo. Essas transformações refletem o deslocamento do eixo econômico do mundo do assim chamado Ocidente para o Leste Asiático. Esse processo tem o seu início no final da década de 1970 e envolve uma dinâmica político-econômica que possibilitou a ascensão de novas potências, como a China e a Índia. Além disso, o continente asiático se transformou, neste século, no principal palco de disputas entre a China e os Estados Unidos. Uma disputa pela hegemonia global neste século.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Abordar os processos que transformaram a Ásia na principal fronteira da expansão da economia capitalista no século XXI. |
Objetivos Específicos: |
|
PROGRAMA
O processo de descolonização na Ásia: os casos da Índia e da Indochina;
A Conferência de Bandung e o nacionalismo asiático;
Os conflitos decorrentes das dinâmicas da descolonização;
A Ásia após a queda do Muro de Berlim;
O Japão no pós-Guerra: a era Showa;
A expansão das economias no Leste Asiático: os Tigres Asiáticos;
A dinâmica do desenvolvimento na lógica da Guerra Fria: o caso da Coreia do Sul;
A Revolução Chinesa como desdobramento do pós-Guerra;
A Revolução Cultural;
A China pós-Mao e as Quatro Modernizações;
O evento da “Praça da Paz Celestial” e a dinâmica política chinesa no mundo pós-soviético;
A China no século XXI.
METODOLOGIA
O curso será baseado em aulas expositivas, discussão de bibliografia e apresentação e análise de documentos de diferentes naturezas, com o desenvolvimento de exercícios de análise em grupo e individual.
AVALIAÇÃO
A avaliação dos alunos na disciplina consistirá na apresentação de um seminário, entrega de relatórios de leitura e prova escrita. A avaliação do seminário será individual e coletiva, sendo que a avaliação individual terá como base a entrega de um relatório sobre temática específica e a avalição coletiva terá como base o desenvolvimento da apresentação em sala. Cada uma dessas avaliações terá o valor de cinquenta (50) cuja soma comporá uma das notas finais, no total de cem (100) pontos. Na composição da nota final serão computadas a entrega de relatórios das atividades extra-sala, cuja somatória será de (100) pontos. Por fim, será aplicada, no penúltimo encontro da disciplina, uma avaliação escrita. Essa avaliação consistirá em uma prova, que será entregue aos alunos uma semana antes de sua realização, com três (03) questões. No dia da aplicação será sorteada uma das três questões, não sendo permitida a consulta a qualquer material. O valor dessa avaliação será de cem (100) pontos. A média resultante da somatória das notas obtidas ao longo do semestre comporá o resultado final.
Recuperação: aos alunos que não obtiverem a nota mínima para a aprovação será oferecida nova avaliação escrita no último encontro da disciplina.
BIBLIOGRAFIA
Básica
ARRIGUI, Giovanni. Adam Smith em Pequim. São Paulo: Boitempo, 2008.
FERRO, Marc. História das colonizações. Dos séculos XIII a XX. São Paulo: Cia das Letras, 1996.
HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos. O breve século XX, 1914-1991. São Paulo: Cia das Letras, 1995.
Complementar
COSTA, Wanderley M. da. Geografia política e geopolítica. Discursos sobre o território e o poder (2. ed.). São Paulo: EDUSP, 2013.
COLLCUT, Martin et al. Japão. O império do sol nascente (2. Vol.). Madrid: Del Prado, 1997.
HAESBAERT, Rogério. China. Entre o Oriente e o Ocidente. São Paulo: Ed. Ática, 1994.
RUTH, Benedict. O crisântemo e a espada: padrões da cultura japonesa. São Paulo: Perspectiva, 2002.
XINRAN. Testemunhas da China. Vozes de uma geração silenciosa. São Paulo: Cia. Das Letras, 2009.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Giliard da Silva Prado, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2023, às 12:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4243509 e o código CRC 8658ACF1. |
Referência: Processo nº 23117.004618/2023-31 | SEI nº 4243509 |