UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conselho do Instituto de Geografia

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA QUARTA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E TRÊS, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

ATA DA QUARTA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E TRÊS, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Aos dezoito dias do mês de maio de dois mil e vinte e três, às 14h00min, teve início a Terceira Reunião Ordinária do Conselho do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, de forma remota, no ambiente virtual https://conferenciaweb.rnp.br/sala/boscolli-barbosa-pereira, sob a presidência do Prof. Dr. Boscolli Barbosa Pereira, Presidente do Conselho do Instituto de Geografia, com a presença dos seguintes conselheiros: Ângela Suélem Rocha Veloso, Antônio Carlos Freire Sampaio, Antonio Marcos Machado de Oliveira, Dênis Sebastião Ramos Firmino,  Elton da Silva Negreto, Fernando Luiz de Paula Santil, Filipe Goulart Lima, Jaqueline Vicente Matsuoka, João Vitor Meza Bravo, Paulo Cezar Mendes, Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Sérgio Luis Miranda e Vivianne Peixoto da Silva. Justificaram  as ausências os conselheiros: Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues,  Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis e Lorenzo Staduto. O professor Boscolli recepcionou os presentes e, em seguida, passou-se à discussão dos pontos de pauta. ORDEM DO DIA: 1.1.) Ata da 3ª Reunião Ordinária/2023 do Conselho do IGUFU, de 27 de abril de 2023. Processo: 23117.027817/2023-18; Protocolo SEI 4496968. O professor Boscolli abriu espaço para as considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, submeteu a Ata à votação, a qual foi aprovada com 12 votos favoráveis, nenhum voto contrário e uma abstenção.  2.1) Informes da Direção do Instituto de Geografia. O Professor Boscolli informou sobre o anúncio de recomposição orçamentária via descentralização de recursos da PROPLAD, que serão distribuídos conforme o percentual de participação de cada Unidade Acadêmica na Matriz Orçamentária, recompondo-a ao valor destinado em 2021. 2.2) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Não houve informes.  2.3) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.4) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geologia. Não houve informes.  2.5) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Saúde Coletiva. Não houve informes.  2.6) Informes dos NDEs do Instituto de Geografia. Não houve informes. 2.7) Informes do Programa de Pós-Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.8) Informes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Não houve informes. 2.9) Informes da Coordenação de Extensão. A COEXT informa que foi aprovada Resolução que regulamenta e organiza a oferta de cursos de extensão na UFU, trazendo alterações significativas. A Coordenadora de Extensão, Professora Glaucia também informou que a COEXT fará um informativo destacando as principais alterações da referida Resolução, assim que esta for publicada. 2.10) Informes dos Laboratórios do IG. Não houve informes.  2.11) Informes do representante dos alunos dos Cursos de Graduação. Não houve informes. 2.12) Informes do representante dos alunos dos Programas de Pós-Graduação. Não houve informes. 2.13) Informes dos representantes dos Técnicos Administrativos. Não houve informes. 2.14) Informes dos representantes dos Docentes. Não houve informes. No início da ordem dos trabalhos do dia, o Professor Boscolli informou da necessidade de retirar de pauta, a pedido do relator, o Processo 23117.008469/2023-80, que trata da apreciação da proposta de manutenção da suspensão temporária da oferta de ingresso semestral para o ingresso anual e redução do número de ingressantes de 80 (oitenta) para 40 (quarenta) vagas anuais do Curso de Graduação em Geologia, Campus Monte Carmelo. Relator: Fernando Luiz de Paula Santil. 3.1) Processo 23117.054408/2020-41. Deliberação acerca da composição e realização da Assembleia do Instituto de Geografia, que se reunirá em 25 de maio de 2023, com a finalidade de compartilhar da proposta de reformulação do Regimento Interno. Conforme rito informado na reunião anterior, já aprovado pelo CONIGUFU, o professor Boscolli apresentou o Ofício Circular Nº 9/2023/DIRIGUFU/IGUFU-UFU, contido na árvore do processo SEI 23117.054408/2020-41, por meio do qual solicitou às coordenações dos Cursos de Graduação e Programas de Pós-graduação do IG que, juntamente aos respectivos representantes discentes, incluíssem, no mesmo processo, via ofício, até 17/05/2023, as respectivas indicações de: 3 representantes discentes de cada um dos Cursos de Graduação; 6 representantes discentes de cada um dos Programas de Pós-Graduação; 1 representante da Associação dos Geógrafos do Brasil – AGB; 1 representante dos ex-alunos da Graduação. Em seguida, os Ofícios inseridos no processo foram apresentados e, como não houve indicação da AGB (por inatividade da Associação), nem dos discentes pós-graduandos, o Professor Boscolli consultou o Conselho acerca da possibilidade de manter todos os nomes indicados na portaria que nomeará a composição da Assembleia. Não havendo manifestações em contrário, nem inscritos para apreciação, o Professor Boscolli propôs ao Conselho que, por votação, deliberasse, portanto, tanto acerca da proposta de composição, quanto da realização da Assembleia, a ser realizada de forma remota, em 25 de maio de 2023 às 14h. Em votação, as propostas de composição e realização da Assembleia do Instituto de Geografia foram aprovadas de forma unânime, com 14 votos favoráveis. 3.2) Processo  23117.017616/2023-11. Deliberação acerca do pedido de remoção por permuta entre servidores docentes do Instituto de Geografia e Instituto de Ciências Humanas do Pontal. Relatoria: Comissão Permanente que analisa os pedidos de remoção/redistribuição docente. A professora Luziane, integrante da Comissão Permanente que analisa os pedidos de remoção/redistribuição docente, fez a leitura do Parecer Nº 10/2023/IGUFU (4504200), o qual é favorável à aprovação do pedido de remoção por permuta entre os professores Rildo Aparecido Costa, lotado no Instituto de Ciências Humanas do Pontal e o Professor Paulo Cezar Mendes, lotado no Instituto de Geografia. Em seguida, o professor Boscolli abriu espaço para as considerações por parte dos conselheiros e, não havendo, submeteu o referido Parecer à votação, o qual foi aprovado com 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 01 abstenção, sendo aprovado por maioria de votos. 3.3) Processos 23117.021525/2023-71 e 23117.029228/2023-74.  Homologação dos resultados da Consulta Eleitoral junto à Comunidade IGUFU. Apresentação: Comissão Eleitoral. O docente Matheus fez a leitura dos resultados das apurações (4494937) das consultas eleitorais para o preenchimento de cargos em colegiados e coordenações, que ocorreram no dia 11 de maio de 2023, conforme Ata (4490600) da Comissão Eleitoral. Em seguida, o professor Boscolli submeteu à aprovação a Ata de Apuração dos resultados, sendo o documento aprovado por unanimidade, com 13 votos favoráveis. Após essa votação, o professor Boscolli fez a leitura do resultado de apuração da consulta eleitoral para escolha de representante técnico-administrativo no Conselho do IGUFU (4491943), que ocorreu no dia 11 de maio de 2023, conforme Ata de Apuração (4491130) contida na árvore do processo SEI 23117.029228/2023-74. Em seguida, o Presidente do CONIGUFU submeteu a Ata à aprovação, a qual foi aprovada por unanimidade, com 13 votos favoráveis. 3.4) Processo 23117.004941/2023-13. Apreciação da indicação do Professor Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis para composição de Banca de Seleção de Tutor/a para o PET Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - aprovada ad referendum. O professor Boscolli fez a leitura da Decisão Administrativa CONIGUFU Nº 52/2023 (4469855), a qual indica, ad referendum, o nome do Professor Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis para composição de Banca de Seleção de Tutor/a para o PET Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Em seguida, o professor Boscolli justificou a necessidade da aprovação prévia, em razão do prazo estipulado pela PROGRAD e, em seguida, submeteu a Decisão Administrativa à votação, a qual foi aprovada por unanimidade, com 13 votos favoráveis. 3.5) Processo 23117.008469/2023-80. Apreciação da proposta de manutenção da suspensão temporária da oferta de ingresso semestral para o ingresso anual e redução do número de ingressantes de 80 (oitenta) para 40 (quarenta) vagas anuais do Curso de Graduação em Geologia, Campus Monte Carmelo. Relator: Fernando Luiz de Paula Santil (retirado de pauta a pedido do relator). 3.6) Processo 23117.000194/2023-36. Apreciação do  Relatório da 1ª Etapa da Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, referente ao período de 23 de junho de 2022 a 23 de abril de 2023, da Profª. Josiane Branco Plantz, lotada no Instituto de Geografia. Relatoria: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. O professor Sérgio fez a leitura do Parecer Nº 13/2023/CADIGUFU/DIRIGUFU/IGUFU (4506542), o qual é  favorável à aprovação do Relatório apresentado pela Profª. Josiane Branco Plantz. Em seguida, o professor Boscolli abriu espaço para considerações e, na ausência de inscritos, submeteu à votação o referido Parecer, o qual foi aprovado por maioria, com 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 01 abstenção. 3.7) Processo 23117.000198/2023-14. Apreciação do  Relatório da 1ª Etapa da Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, referente ao período de 04 de julho de 2022 a 04 de maio de 2023, do Prof. Otávio Augusto Ruiz Paccola Vieira, lotado no Instituto de Geografia. Relatoria: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. O professor Sérgio apresentou o  do Parecer Nº 12/2023/CADIGUFU/DIRIGUFU/IGUFU (4506538), o qual é  favorável à aprovação do Relatório enviado pelo Prof. Otávio Augusto Ruiz Paccola Vieira. Em seguida, o professor Boscolli submeteu o parecer à apreciação. Na ausência de inscritos para manifestação, o Parecer foi submetido à votação, sendo aprovado por maioria, com 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 01 abstenção. 3.8) Processo 23117.030312/2023-31. Apreciação do  Relatório de Progressão Funcional, do Nível 1 para Nível 2, da Classe de Professor C (Adjunto), referente ao período de 02 de maio de 2021 a 02 de maio de 2023, da Profª. Ângela Suélem Rocha Veloso, lotada no Instituto de Geografia. Relatoria: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. Com a palavra, o professor Sérgio fez a leitura do Parecer Nº 14/2023/CADIGUFU/DIRIGUFU/IGUFU (4506550), o qual é favorável à aprovação do Relatório apresentado pela docente. Na sequência, o professor Boscolli submeteu o parecer à apreciação. Na ausência de inscritos para manifestação, o Parecer foi submetido à votação, sendo aprovado por maioria, com 13 votos favoráveis, nenhum voto contrário e 01 abstenção. 3.9) Processo 23117.060072/2021-37. Apreciação da Distribuição de Disciplinas para o 1º Semestre de 2023 - 2023/1, referente ao período de 17/07/2023 a 17/11/2023 da graduação; e 2º Semestre/2023 da Pós-Graduação. a) Graduação em Geografia - Inicialmente, foi realizada a leitura da relação de disciplinas a serem ofertadas no semestre letivo 2023/1 para o Curso de Graduação em Geografia, contidas no Relatório Nº 2/2023/CONIGUFU/IGUFU (4518562).  Em seguida, a distribuição das disciplinas foi colocada em apreciação. O Professor Sérgio se inscreveu e pediu que sua manifestação fosse registrada em ata e comunicada formalmente ao NDE e à Área de Geografia Humana e Regional sobre o que tem ocorrido em relação à disciplina Urbanização e Educação, que consta no rol de optativas específicas da Licenciatura em Geografia. O professor relatou que a disciplina foi proposta pela Área de Geografia Humana e Regional na elaboração do atual Projeto Pedagógico do Curso - PPC, de 2019. No entanto, a referida disciplina nunca foi ofertada pela área e na lista encaminhada de optativas da licenciatura para o próximo semestre letivo, é a segunda mais indicada pelos discentes, com 14 indicações, mas a área decidiu ofertar Geografia do Brasil Nordeste, a oitava da lista, com 7 indicações. Informou que foi consultado se tal disciplina era da Área de Ensino, da qual é coordenador, pois ela não seria ofertada pela Área de Geografia Humana e Regional em razão de o Prof. Sylvio Andreozzi, presidente do NDE do curso e integrante daquela área, ter informado em reunião da mesma que a disciplina era da Área de Ensino, sendo que o docente assim o fez também em documento solicitado ao NDE sobre distribuição de disciplinas por áreas e encaminhado à comissão interna presidida pelo Prof. João Vitor Meza Bravo, que informou o fato ao conselho durante a discussão dessa questão. O Prof. Sérgio esclareceu que no final de 2021 recebeu da coordenação do curso solicitação de manifestação da Área de Ensino para confirmação de proposta e recomendações feitas pelo NDE, dentre as quais havia a de mudança daquela disciplina para a área com modificação de título e ementa. A área de Ensino manifestou-se contra essa mudança, considerando que a disciplina foi elaborada e proposta pela Área de Geografia Humana e Regional para o PPC, dentre outras da área, como uma das optativas específicas da Licenciatura, tendo ementa adequada enquanto tal, como consta em processo SEI (23117.075273/2021-39, Ofício Área de Ensino IGUFU 3220421). A proposta do NDE não foi objeto de deliberação e nem encaminhada pelo colegiado do curso e, portanto, a disciplina permanece na Área de Geografia Humana e Regional, que poderia ou deveria oferecê-la. O Prof. Sérgio disse considerar grave o ocorrido, pois o NDE do curso não pode tomar tal decisão e nem prestar informação errada para deliberação de outras instâncias. Não houve manifestação em contrário à solicitação do Conselheiro Sérgio. Em seguida, a proposta apresentada no relatório (4518562) foi levada à votação, sendo aprovada por unanimidade, com 14 votos favoráveis. b) Graduação em Geologia - Foi realizada a leitura da relação de disciplinas a serem ofertadas no semestre letivo 2023/1 para o Curso de Graduação em Geologia, também contidas no Relatório (4518562). Em seguida, a proposta de distribuição foi posta em apreciação e, na ausência de inscritos, levada à votação, sendo aprovada por unanimidade, com 13 votos favoráveis. c) Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Foi apresentada a relação de disciplinas a serem ofertadas no semestre letivo 2023/1 para o Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, contidas em Relatório (4518562). Em seguida, o Professor Boscolli colocou a proposta de oferta em apreciação e, pela ausência de inscrições, submeteu-a à votação. A proposta foi aprovada por unanimidade, com 13 votos favoráveis. d) Graduação em Saúde Coletiva - A proposta de oferta de disciplinas para o semestre letivo 2023/1 para o Curso de Graduação em Saúde Coletiva, contida em Relatório (4518562) foi apresentada e colocada em apreciação. Em seguida, na ausência de inscritos para discussão, a proposta foi submetida à votação, sendo aprovada por unanimidade, com 14 votos favoráveis. e) Pós-graduação em Geografia - O relatório (4518562) contendo a relação de disciplinas a serem ofertadas no Programa de Pós-Graduação em Geografia no 2º semestre de 2023, foi apresentado e submetido à apreciação dos conselheiros. Não houve inscrições para discussão e, imediatamente, a proposta foi submetida à votação, sendo aprovada por unanimidade, com 14 votos favoráveis. f) Pós-graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - As disciplinas a serem ofertadas pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador, no 2º semestre de 2023, contidas no Relatório (4518562) foram apresentadas à apreciação do CONIGUFU. Em seguida, a proposta foi submetida à votação e aprovada por unanimidade, com 14 votos favoráveis. g) Disciplinas ofertadas à outras Unidades Acadêmicas - O professor Boscolli  fez a leitura da relação das disciplinas a serem ofertadas no semestre letivo 2023/1 para cursos oferecidos em outras unidades acadêmicas, ministradas por docentes lotados no IGUFU, contidas no Relatório (4518562). Em seguida, na ausência de inscritos para apreciação, a proposta foi submetida à votação, sendo aprovada por unanimidade, com 12 votos favoráveis. 3.10) Processo 23117.063926/2019-12. Deliberação acerca do parecer 9/2023/PROEXC/REITO, o qual instrui sobre a análise do processo de prestação de serviços da Empresa Junior - TERRA - Instituto de Geografia. O Professor Boscolli fez a leitura do Parecer (4427461), emitido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura-PROEXC. Após a leitura, o Professor Boscolli ressaltou que, por Decisão Administrativa do próprio Conselho do IG (3636829), o processo em tela foi encaminhado à PROEXC, uma vez que nos últimos anos não houve a instrução dos processos em relação às prestações de contas da empresa Junior Terra Consultoria. Além disso, o Professor Boscolli relatou aos presentes na reunião que já notificou tutor e diretor da EJ, via despacho decisório (4430078). O Professor Boscolli também afirmou que fez contato direto e pessoal com os responsáveis pela EJ. Em seguida, o presidente do CONIGUFU colocou o parecer em apreciação. O Professor Paulo Cezar se inscreveu e ressaltou que a EJ sempre teve papel muito relevante dentro do Instituto de Geografia, sobretudo na captação de recursos. O Professor destacou que participou de projetos que foram executados via EJ, afirmou que existem débitos pendentes relacionados aos projetos mencionados, desde 2015, e questionou onde estão esses recursos, já que a EJ não presta contas de seu quadro financeiro via relatório contábil. Em seguida, o Professor Paulo Cezar lembrou que os recursos mencionados foram originados de um projeto realizado na Serra do Facão e recomendou que os recursos sejam recuperados.  O Professor Paulo Cezar apresentou o histórico relacionado ao contrato de prestação de serviços celebrado entre as empresas Terra Júnior e Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente S.A, para o Monitoramento de mosquitos vetores antes e após a formação do Reservatório da Usina Hidrelétrica Serra do Facão. O Professor Paulo Cezar disse que o referido trabalho de prestação de serviços da EJ teve início em julho de 2008, sendo o contrato renovado até 2014. De acordo com o Professor Paulo Cezar, a EJ recebia os pagamentos e repassava recursos aos discentes participantes, na forma de bolsas mensais. Além disso, a EJ também custeava os gastos relacionados à transporte e alimentação do grupo de trabalho. O Professor Paulo Cezar afirmou, ainda, que parte dos recursos recebidos foi destinado à aquisição de mobiliário para os laboratórios do Bloco 3E e que ainda há saldo remanescente líquido, já descontadas as taxas institucionais, superior a R$20.000,00 nas contas da EJ que deveriam ser apresentados nos relatórios de prestação de contas da Terra Consultoria. Ainda de acordo com o Professor Paulo Cezar,  os membros da EJ afirmaram que esse saldo está aplicado em separado, em uma conta poupança do Banco do Brasil. O Professor Paulo Cezar se dispôs a levantar a documentação relacionada ao contrato mencionado, que demonstre a origem do recurso, a fim de contribuir para averiguação das contas a serem demonstradas pela EJ, a partir de extratos bancários de movimentação. Na sequência, o Professor Boscolli concedeu a fala ao Professor Sérgio, inscrito para manifestação. O Professor Sérgio lembrou que foi relator do processo de prestação de contas da EJ em 2014 e encontrou, à época, situação semelhante a atual, questionando as razões pelas quais não são apresentados os registros contábeis da Terra Consultoria. O Professor Sérgio ressaltou que não é papel da EJ financiar a Unidade Acadêmica com recursos, mas sim servir como espaço para formação profissional dos estudantes. Inscrito e com a palavra, o Professor Antônio Marcos também destacou que foi relator do processo de prestação de contas da EJ em 2019 e não recebeu os documentos necessários para concluir seu parecer. Além disso, o Professor Antônio Marcos também afirmou que não teve acesso a nenhum registro que fizesse menção ao recurso originado do projeto realizado na Serra do Facão, citado pelo Professor Paulo Cezar anteriormente. A Professora Gláucia, previamente inscrita, apontou a necessidade de cumprir o recomendado no Parecer da PROEXC, suspendendo as atividades da EJ e, além disso, cobrando a prestação de contas dos últimos anos, com a inclusão da documentação que comprove as entradas e saídas de recursos dentro do relatório contábil. O Professor Filipe se inscreveu para o debate e também defendeu que o Conselho do IG deliberasse sobre o caso da EJ, seguindo o as recomendações dispostas no Parecer da PROEXC. Os Professores João Vitor e Sérgio, reinscritos para manifestação, reforçaram o encaminhamento da suspensão imediata das atividades da Terra Consultoria e acrescentaram a necessidade de se realizar um levantamento documental, com o histórico da EJ, desde sua fundação, que embase e instrua o processo a ser encaminhado à PROEXC. Encerrada a discussão, o Professor Boscolli colocou em votação a seguinte proposta encaminhada pelos conselheiros: “Acolher o encaminhamento do Parecer da Pró-reitoria de Extensão e Cultura-PROEXC (4427461) e determinar: (i) imediata suspensão das atividades da Empresa Júnior - TERRA no âmbito da UFU; (ii) notificação à equipe gestora da Empresa Júnior acerca do dever de apresentar os relatórios de prestação de contas de atividades e o resultado financeiro dos anos de 2021 e 2022 ao Conselho do IGUFU, no prazo de até 30 dias corridos e (iii) nomeação do Colegiado de Extensão para realizar estudo e emissão de relatório, contendo análise do histórico da situação funcional e contábil da EJ - desde sua abertura -  bem como parecer que subsidie os encaminhamentos decisórios do Conselho do IGUFU, considerando o disposto na Resolução n. 14/2020 do Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis”. Finalizada a votação, a proposta encaminhada foi aprovada por unanimidade, com 12 votos favoráveis. 3.11) Processo 23117.004390/2023-80. Deliberação acerca da reabertura da Chamada para Apoio a Participação em eventos. O professor Boscolli expôs a solicitação requerida pela Equipe de Planejamento, para reabertura/renomeação da 'chamada para participação em eventos acadêmico-científicos e técnico-científicos', possibilitando também a participação dos técnicos interessados em participar de cursos, treinamentos e oficinas de curta duração em instituições externas e aprovar que, caso haja disponibilidade orçamentária, seja concedida aos solicitantes opção de apoio nas modalidades: pagamento de taxa de inscrição e/ou diárias e/ou passagens. Após a apresentação da proposta, não houve inscrições para apreciação. Finalmente, a proposta foi submetida à votação e aprovada por unanimidade, com 12 votos favoráveis. 3.12) Processo 23117.033853/2023-11Apreciação da solicitação da Professora Vivianne Peixoto da Silva para atuar como coorientadora da aluna Isadora Gomes de Souza, (egressa do curso de graduação em Saúde Coletiva da UFU), no Programa de Mestrado de Biociências e Saúde, na linha de pesquisa: Práticas e Políticas de Saúde, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE. O professor Boscolli fez a leitura da solicitação requerida pela docente Vivianne Peixoto da Silva e, não havendo inscritos para manifestações, submeteu o pedido à votação. A solicitação foi aprovada por unanimidade, com 11 votos favoráveis. 3.12)Assuntos Gerais. Nada mais havendo a tratar, às 17h05min, o Professor Boscolli deu por encerrada a reunião e, para constar, eu, Elton da Silva Negreto, Secretário do Instituto de Geografia, designado pela Portaria Reito nº 1596/2019, lavrei esta ata, que depois de apreciada e aprovada será assinada por mim, pelo Senhor Presidente e pelos demais Conselheiros presentes na reunião. Uberlândia, 18 de maio de 2023.

1.

Boscolli Barbosa Pereira

Diretor do Instituto de Geografia

Presente

2.

Ângela Suélem Rocha Veloso

Representante dos Docentes - Reeleita em 11/06/2021

Presente

3.

Antonio Marcos Machado de Oliveira

Coordenador do Curso de Graduação em Geografia - Reeleito em 06/07/2021

Presente

4.

Antônio Carlos Freire Sampaio

Representante dos Docentes - Eleito em 11/06/2021

Presente

5.

Dênis Sebastião Ramos Firmino

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Presente

6.

Elton da Silva Negreto

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Presente

7.

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Graduação em Geologia - Eleito em 14/11/2019

Presente

8.

Fernando Luiz de Paula Santil

Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Reeleito em 11/06/2021

Presente

9.

Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues

Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Geografia - Eleita em 19/06/2021

Ausência Justificada

10.

Jaqueline Vicente Matsuoka

Representante Discente da Pós Graduação - Indicada em 30/08/2022

Presente

11.

João Vitor Meza Bravo 

Representante dos Docentes - Reeleito em  11/06/2021

Presente

12.

Lorenzo Staduto

Representante Discente da Graduação - Indicado em 30/08/2022

Ausência Justificada

13.

Paulo Cezar Mendes

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - Eleito em 11/06/2021

Presente

14.

Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo

Representante dos Laboratórios - Eleito em 27/06/2021

Presente

15.

Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis

Representante dos Docentes -Reeleito em  11/06/2021

Ausência Justificada

16.

Sérgio Luís Miranda

Representante dos Docentes - Eleito em 27/06/2021

Presente

17.

Vivianne Peixoto da Silva

Coordenadora do Curso de Graduação em Saúde Coletiva - Eleita em 12/07/2021

Presente


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Documento assinado eletronicamente por Jaqueline Vicente Matsuoka, Conselheiro(a), em 15/06/2023, às 14:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vivianne Peixoto da Silva, Conselheiro(a), em 15/06/2023, às 14:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Filipe Goulart Lima, Conselheiro(a), em 15/06/2023, às 14:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Conselheiro(a), em 15/06/2023, às 14:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Paulo Cezar Mendes, Conselheiro(a), em 15/06/2023, às 14:08, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sergio Luiz Miranda, Conselheiro(a), em 15/06/2023, às 14:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Carlos Freire Sampaio, Conselheiro(a), em 15/06/2023, às 14:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Boscolli Barbosa Pereira, Presidente, em 15/06/2023, às 16:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.033853/2023-11 SEI nº 4528132