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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Seminário do PIPES. Fundamentos teórico-metodológicos do Ensino de Geografia. Ambiente escolar e seu cotidiano. O Ensino de Geografia nos Anos Iniciais (1ª a 4ª) e nos Anos Finais (5º a 8ª) do Ensino Fundamental.
JUSTIFICATIVA
Introduzir os Estágios Supervisionados como formação e prática do professor de Geografia.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Desenvolver estratégias que possibilitem os alunos compreenderem a relação teoria/prática existente no espaço geográfico, considerando o método geográfico (Observação, descrição, extensão, explicação, analogia, síntese e representação) na análise dos problemas socioambientais em diferentes escalas, com vistas a proporcionar a formação de um profissional reflexivo e autônomo. |
Objetivos Específicos: |
· Conhecer as principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos programáticos que norteiam o ensino-aprendizagem de Geografia na Educação Básica; · Analisar as principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos programáticos que norteiam o ensino-aprendizagem de Geografia nos Anos Iniciais (1ª a 4ª) e nos Anos Finais do Ensino Fundamental, bem como o cotidiano escolar nesses Anos; · Diagnosticar a realidade escolar nos Anos Iniciais (1ª a 4ª) e nos Anos Finais (5º a 8ª) do Ensino Fundamental da Educação Infantil e sua importância para a construção da cidadania. |
PROGRAMA
1) A questão teórico-metodológica da ciência geográfica e do ensino da geografia: função social da escola, as contribuições formativas da Geografia escolar
2) O ambiente e o cotidiano escolar nos Anos Iniciais e Anos Fundamental do Ensino Fundamental
3) As principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos programáticos que norteiam o ensino/aprendizagem de geografia dos Anos Iniciais (1ª a 4ª) e dos Anos Finais (5º a 8ª) do Ensino Fundamental
METODOLOGIA
O Estágio Supervisionado I está ofertado remotamente, nos termos da Resolução CONGRAD nº 25/2020. As atividades serão síncronas, realizadas no formato de apresentação e discussão de textos referentes às temáticas da disciplina. Os textos em formato PDF serão enviados para os e-mails dos/as estudantes matriculados/as, considerando o e-mail institucional constante no cadastro dos alunos. As atividades síncronas, via plataforma Google Meets, no endereço https://meet.google.com/rrz-gupg-wmf. Os encontros (datas, horários e atividades) da disciplina se darão conforme descrito a seguir:
Datas |
Horário |
Conteúdo |
30/11/21 |
08:50-11:30 |
Apresentação do Plano de Curso. Introdução aos Estágios e ao Estágio Supervisionado I |
07/12/21 |
08:50-11:30 |
A produção do Relatório de Estágio Supervisionado |
14/12/21 |
08:50-11:30 |
A questão teórico-metodológica da ciência geográfica e do ensino da geografia: função social da escola, as contribuições formativas da Geografia escolar |
04/01/22 |
08:50-11:30 |
A questão teórico-metodológica da ciência geográfica e do ensino da geografia: função social da escola, as contribuições formativas da Geografia escolar |
11/01/22 |
08:50-11:30 |
A questão teórico-metodológica da ciência geográfica e do ensino da geografia: função social da escola, as contribuições formativas da Geografia escolar |
18/01/22 |
08:50-11:30 |
A questão teórico-metodológica da ciência geográfica e do ensino da geografia: função social da escola, as contribuições formativas da Geografia escolar |
25/01/22 |
08:50-11:30 |
A questão teórico-metodológica da ciência geográfica e do ensino da geografia: função social da escola, as contribuições formativas da Geografia escolar |
01/02/22 |
08:50-11:30 |
As principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos programáticos que norteiam o ensino/aprendizagem de geografia dos Anos Iniciais (1ª a 4ª) e dos Anos Finais (5º a 8ª) do Ensino Fundamental |
08/02/22 |
08:50-11:30 |
As principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos programáticos que norteiam o ensino/aprendizagem de geografia dos Anos Iniciais (1ª a 4ª) e dos Anos Finais (5º a 8ª) do Ensino Fundamental |
15/02/22 |
08:50-11:30 |
As principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos programáticos que norteiam o ensino/aprendizagem de geografia dos Anos Iniciais (1ª a 4ª) e dos Anos Finais (5º a 8ª) do Ensino Fundamental |
22/02/22 |
08:50-11:30 |
As principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos programáticos que norteiam o ensino/aprendizagem de geografia dos Anos Iniciais (1ª a 4ª) e dos Anos Finais (5º a 8ª) do Ensino Fundamental |
01/03/22 |
08:50-11:30 |
As principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos programáticos que norteiam o ensino/aprendizagem de geografia dos Anos Iniciais (1ª a 4ª) e dos Anos Finais (5º a 8ª) do Ensino Fundamental |
08/03/22 |
08:50-11:30 |
Seminários |
15/03/22 |
08:50-11:30 |
Seminários |
22/03/22 |
08:50-11:30 |
Entrega do Relatório Final |
29/03/22 |
08:50-11:30 |
Encerramento da disciplina |
A carga horária prática, por parte da discência, será exercida por meio de uma vinculação a escola credencianda pelo MEC (mediante Termo de Compromisso), onde o aluno fará presencialmente, observadas as inscrições sanitárias institucionais, análise diagnóstica das estruturas físicas, pedagógicas e administrativos do duncionamento escolar.
O atendimento ao aluno será realizado remotamente, por meio da Plataforma Microsoft Meet, todas as sextas-feiras, das 14:00 às 16:00 horas, considerado agendamento prévio.
A docente não autoriza gravação das atividades síncronas, nem em formato de áudio nem em formato de vídeo, tendo seus direitos autorais resguardados.
AVALIAÇÃO
Fichamentos/apresentações de textos – 20 pts (agendamentos de entrega conforme o ritmo das leituras e discussões)
Seminário – 20 pts pt (serão realizados nos dias 08 e 15 de março de 2022)
Relatório Final – 60 pts (entrega no dia 22 de março de 2022)
BIBLIOGRAFIA
Básica
BARREIRO, Iraíde M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação dos professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete. Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Massangana, 2006.
CAVALCANTI, Lana S. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 2006.
FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2006.
PASSINI, Elza Y. et. all. Prática de Ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.
VASCONCELOS, Celso. Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação. São Paulo: Libertad, 2008.
Complementar
ANDRÉ, Marli.(Org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001.
CASTELLAR, Sonia. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2006.
CASTROGIOVANNI, Antonio C. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFGRS, 2003.
CARLOS, Ana Fani A. A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.
CARVALHO, Gislene T. R. D.; UTUARI, Solange dos S. Formação de professores e estágios supervisionados: algumas veredas. São Paulo: Andross, 2007.
OLIVEIRA, Ariovaldo U.; PONTUCKA, Nídia N. Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2006.
OLIVEIRA, Ariovaldo U. et all. Para onde vai o ensino de Geografia. São Paulo: Contexto, 2003.
PONTUSCHKA, Nídia N. et. all. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007. VESENTINI, J. W. Geografia e ensino: textos críticos. Campinas: Papirus, 2009.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Jeane Medeiros Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/11/2021, às 01:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3170075 e o código CRC 97E252C3. |
Referência: Processo nº 23117.070712/2021-17 | SEI nº 3170075 |