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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Optativa: |
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Observações: |
EMENTA
A profissão docente e a geografia escolar no contexto da diversidade (gênero, sexualidade, raça/etnia, deficiência, faixa geracional, dentre outras). Importância do professor de geografia e da geografia escolar para a formação comprometida com a cidadania e com o respeito às diferenças, trabalhando a diversidade por meio de estratégias de ensino, pesquisa e extensão na escola e na universidade.
JUSTIFICATIVA
A disciplina se justifica pela necessidade dos futuros professores refletirem sobre a necessidade da promoção da diversidade no ambiente escolar e na sociedade, a partir do ensino de Geografia, fazendo com que possam atuar de maneira crítica e inclusiva. E
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Refletir sobre a profissão docente e seus papéis sociais e políticos em situações de ensino-aprendizagem relacionadas às questões das diferenças multiculturais de gênero, sexualidade, raça/etnia, deficiência e geração, entre outras, no ambiente escolar. |
Objetivos Específicos: |
Identificar as características do trabalho docente a partir de reflexões sobre as diferenças multiculturais de gênero, sexualidade, raça/etnia, deficiência, entre outros marcadores sociais. Analisar o papel da escola e da Geografia e do professor de geografia no processo de formação humana e no contexto da diversidade. Propor atividades por meio de projetos de ensino, pesquisa ou extensão que trabalhem com os tópicos da diversidade nas escolas. Sistematizar e apresentar os resultados sobre a pesquisa realizada aliada aos estudos sobre a diversidade na escola e o papel do professor de geografia nesse contexto. Debater os fundamentos para a compreensão das relações étnico raciais. Promover o debate das relações étnico raciais na escola através do ensino de Geografia.
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PROGRAMA
1 - Docência em Geografia: saberes necessários.
2 - Papel da escola e da geografia escolar no processo de formação humana.
3 - Geografia e diversidade na escola.
4 – As relações étnico raciais e a Geografia.
5 - Planejamento e intervenção por meio de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão na escola e universidade quanto à Geografia voltada para a inclusão da diversidade.
METODOLOGIA
Diante das necessárias adequações no formato da disciplina diante do contexto de pandemia, a metodologia da disciplina PROINTER II será organizada a partir de aulas expositivas/dialogadas, debates com sujeitos sociais relevantes para o contexto da promoção da diversidade, leituras dirigidas, atividades de pesquisa e organização/apresentação de projetos de ensino e de extensão, como descrito no item avaliação. A disciplina será oferecida na modalidade remota, nos termos da Resolução CONGRAD nº 25/2020 (2453211).
Os textos e demais materiais de apoio à disciplina serão disponibilizados no drive:
- link: https://drive.google.com/drive/folders/1s03pxefQFR2RQJlJVQwSdzeAEsdiIdfN?usp=sharing
Estão previstas aulas na modalidade síncrona na plataforma Google Meet e também aulas assíncronas, nas quais serão trabalhados os conteúdos práticos previstos no programa da disciplina.
Durante todo o período da disciplina os atendimentos aos estudantes serão realizados de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, através de e-mail (angelicaomagrini@gmail.com) ou em reuniões através da plataforma Google Meet, em horários agendados previamente.
A organização das cargas horárias síncronas e assíncronas da disciplina será feita da seguinte maneira:
Datas | Atividades propostas |
30/11/2021 - 19:000 às 20:40 |
Aula Síncrona - Apresentação da disciplina - link: https://meet.google.com/tsh-hpzp-sao |
07/12/2021 | IV SINGEP - participação das atividades do evento (inscrição gratuita) |
14/12/2021 - 19:00 às 20:40 |
Aula Síncrona - Desvendando a temática da diversidade Link: https://meet.google.com/dki-rnky-mdq |
21/12/2021 | Aula Assíncrona - leitura dirigida |
28/12/2021 | Recesso |
04/01/2022 | Recesso |
11/01/2022 | Aula Assíncrona - leitura dirigida |
18/01/2022 - 19:00 às 20:40 |
Aula Síncrona: Painel - Ensino de Geografia para a Diversidade - debate com convidados Link: https://meet.google.com/cdj-pbfp-pcn |
25/01/2022 - 19:00 às 20:40 |
Aula Síncrona: Painel - Ensino de Geografia para a Diversidade - debate com convidados link: meet.google.com/hpv-rjcd-prh |
01/02/2022 | Aula Assíncrona - preparação das propostas didática |
08/02/2022 | Aula Assíncrona - preparação das propostas didática |
15/02/2022 | Aula Assíncrona - preparação das propostas didática |
22/02/2022 | Aula Assíncrona - preparação das propostas didática |
08/03/2022 - 19:00 às 20:40 |
Aula Síncrona - Apresentação das propostas didáticas link: meet.google.com/adg-cdbf-zsa |
15/03/2022 - 19:00 às 20:40 |
Aula Síncrona - Apresentação das propostas didáticas link: meet.google.com/ybc-gtzu-uxz |
22/03/2022 - 19:00 às 20:40 |
Aula Síncrona - Apresentação das propostas didáticas link: meet.google.com/gzz-nrdm-tkh |
29/03/2022 | Aula Assíncrona - Ajustes finais nas propostas didáticas |
AVALIAÇÃO
A avaliação na disciplina de Prointer II ocorrerá a partir da elaboração e apresentação em grupo de uma Proposta didática de ensino e de extensão com o objetivo de promover a diversidade nas escolas e na sociedade a partir da Geografia, considerando os seguintes temas: gênero e sexualidade, aspectos étnicos raciais, inclusão de pessoas com deficiência
- Entrega: 08/03/2022 via e-mail (angelicaomagrini@gmail.com)
A proposta didática será organizada da seguinte forma:
Diagnóstico (elaboração de uma pesquisa bibliográfica acerca dos problemas e desafios da inclusão e da diversidade na sociedade e nas escolas brasileiras) - 30 pontos
Plano de ensino (proposta de sequência didática a ser trabalhada com alunos do ensino fundamental ou médio) - 25 pontos
Proposta de extensão (atividade visando atingir a comunidade como um todo, para além da universidade e da escola) - 25 pontos
Apresentação da proposta Didática e debate com a turma - 20 pontos
A assiduidade na disciplina será computada pela participação on-line nas aulas síncronas e pela entrega das atividades referentes à carga horária assíncrona.
BIBLIOGRAFIA
Básica
DESLANDES, K.; LOURENÇO, E. (Org.). Por uma cultura dos direitos humanos na escola: princípios, meios e fins. Belo Horizonte: Fino Traço, 2012.
FORTES, A. [et al.]. Culturas de classe: identidade e diversidade na formação do operariado. Campinas: Ed. da UNICAMP, c2004.
GUIZO, B. S. [et al.]. Corpo, gênero e sexualidade. Porto Alegre: Mediação, 2008.
Complementar
ALVES, M. do R. do N. Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: Parábola, 2012.
COLL, C.; PALÁCIOS, J.; MARCHESI, A. Desenvolvimento psicológico e educação. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004. GOELLNER, S. V. [et al.]. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2007.
MACHADO, M. das D. C. Religiões e homossexualidades. Rio de Janeiro: Ed. da FGV, 2010. MISKOLCI, R. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Maria Angelica de Oliveira Magrini, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/11/2021, às 16:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.070712/2021-17 | SEI nº 3140815 |