UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Projeto Interdisciplinar IV – PROINTER IV

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO32405

Período/Série:

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

30h

Total:

90h

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Wellington Amarante Oliveira

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

Pré-requisitos: PROINTER I, PROINTER II, PROINTER III.

 

EMENTA

Elaboração, desenvolvimento e avaliação de projeto de ensino, pesquisa, extensão em instituições escolares ou não-escolares.

JUSTIFICATIVA

O Projeto Interdisciplinar IV propõe a efetivação da prática como componente curricular objetivando a formação da identidade do professor-pesquisador em História, ou seja, do professor que domina os procedimentos da pesquisa histórica e da pesquisa sobre a prática docente. Nessa perspectiva, propõe-se a reflexão sobre a docência em espaços escolares e não-escolares a partir do pressuposto da indissociabilidade entre teoria e prática. Através dos procedimentos de observação e reflexão coletiva e sistemática sobre o processo de ensino-aprendizagem busca-se produzir conhecimento sobre a realidade do ensino, ou seja, sobre como se aprende e se ensina conceitos, procedimentos e atitudes, assim como se realiza a mediação didática entre a historiografia e a história escolar a partir da produção de materiais didáticos e incorporação de metodologias inovadoras.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Desenvolver e concluir os projetos de ensino, pesquisa e extensão e instituições escolares e não-escolares.

Objetivos Específicos:

  • Refletir sobre os desafios e potencialidades de ensinar história na educação básica;

  • Concluir os projetos de ensino, pesquisa e extensão com a comunidade;

  • Avaliar o desenvolvimento dos projetos com a comunidade.

PROGRAMA

Unidade 1 - Observação etnográfica de instituição de ensino escolar ou não-escolar

Unidade 2 - Elaboração de projetos de ensino, pesquisa, extensão

Unidade 3 - Desenvolvimento de projeto de ensino, pesquisa, extensão

Unidade 4 - Avaliação e produção dos relatórios dos projetos desenvolvidos

METODOLOGIA

A disciplina Projeto Interdisciplinar IV possui carga horária de 90 horas e será ofertada ao longo do semestre 2022.2, entre os meses de fevereiro e junho de 2022. A disciplina estrutura-se em: aula expositivas dialogadas; grupos de trabalho; discussões temáticas; discussões dirigidas; entre outros exercícios práticos. Ao longo do semestre os discentes devem ainda desenvolver um projeto de ensino, pesquisa e/ou extensão em instituições escolares e não-escolares. O restante da carga horária será cumprida por meio do Trabalho Discente Estruturado, conforme Resolução CONGRAD n.73/2022.

AVALIAÇÃO

 

Atividade avaliativa

Pontuação máxima

Critério de avaliação

Data de Entrega

Atividades em sala de aula

20

Pontualidade, precisão, objetividade e criticidade.

Semanal

Projeto de Ensino, Pesquisa e/ou Extensão.

50

Objetividade, coesão e coerência, clareza, domínio conceitual.

Abril de 2023

Relatório do projeto de ensino, pesquisa e extensão.

30

Objetividade, coesão e coerência, clareza, domínio conceitual.

Junho de 2023

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BITTENCOURT, Circe (Org.). O saber histórico na sala de aula. 11. ed. São Paulo: Contexto, 2008.

FERREIRA, Marieta de Moraes. Aprendendo história: reflexão e ensino. São Paulo: Ed. do Brasil, 2009.

SILVA, Marcos A. da. História: o prazer em ensino e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 2003.

 

Complementar

ABREU, Marta; SOIHET, R.; GONTIJO, R. (Org.). Cultura política e leituras do passado: historiografia e ensino de história. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

ARÓSTEGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru, SP: EDUSC, 2006.

PINSK, Carla Bassanezi (Org.). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2009.

RICCI, Claudia Sapag. Pesquisa como ensino: textos de apoio : propostas de trabalho. Belo Horizonte: Autêntica, 2007

RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: os princípios da pesquisa histórica. Brasília: Ed. UnB, 2007

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Wellington Amarante Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 27/01/2023, às 23:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.004618/2023-31 SEI nº 4223298