UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

PPGEC026

COMPONENTE CURRICULAR:

Fundamentos do Concreto Protendido

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Faculdade de Engenharia Civil 

SIGLA:

FECIV

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

---

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Desenvolver junto aos alunos os conhecimentos especializados sobre a tecnologia e aplicação do concreto protendido, complementando aqueles normalmente introduzidos nos cursos de graduação em Engenharia Civil, sobretudo enfatizando o projeto de estruturas especiais, assim como a melhor caracterização dos materiais empregados e a sua influência no comportamento das estruturas.

Ementa

Revisão dos fundamentos do concreto protendido: materiais, tecnologia da protensão, metodologia de verificação da segurança estrutural, perdas de protensão, critérios de projeto. Estudo analítico dos efeitos da retração e da fluência do concreto e da relaxação do aço de protensão. Deformação total e deformação por fluência do concreto. Métodos de cálculo das deformações por fluência. Deformação por relaxação e fluência do aço de protensão. Efeito da armadura passiva nas deformações do concreto. Cálculo de perdas progressivas de protensão. Projeto de estruturas protendidas. Projeto e dimensionamento de estruturas hiperestáticas: vigas contínuas, lajes, pórticos. Lajes-cogumelo, lajes nervuradas. Determinação de esforços solicitantes. Traçado dos cabos, conceito de cabos concordantes e discordantes, fuso limite. Lançamento de cabos. Cálculo de perdas de protensão. Estruturas com cabos não-aderentes e cabos externos. Detalhamento. Tópicos especiais. Difusão das forças de protensão em zonas de ancoragem: prismas de concreto sujeitos a força concentrada axial ou excêntrica. Caso de diversas forças atuantes. Efeitos da ação conjunta das ancoragens e da reação de apoio. Ancoragens por aderência.

PROGRAMA

3.1. Apresentação da disciplina. Perdas por atrito nos cabos. Exemplo de cálculo de perdas por atrito e cálculo do alongamento do cabos.

3.2. Método das forças equivalentes. Introdução ao levantamento de cabos. Traçado de cabos parabólicos. Introdução às estruturas hiperestáticas.

3.3. Conceitos relativos a estruturas hiperestáticas: aplicação do Processo dos Esforços. Casos de viga contínua com cabos parabólicos. Cabos concordantes e cabos discordantes. Fuso limite. 6. Traçado de cabos.

3.4. Introdução ao projeto de lajes lisas e cogumelo protendidas. Comportamento unidirecional e bi-direcional. Método do balanceamento de cargas.

3.5. Deformação total e deformação por fluência do concreto. Métodos de cálculo das deformações por fluência: método geral (Integral Linear de Stieltjes) e métodos algébricos. Deformação por relaxação e fluência do aço de protensão. Cálculo de perdas progressivas de protensão.

3.6. Efeito da armadura passiva nas deformações do concreto. Redistribuição das tensões em prismas armados e com carga axial. Redistribuições de tensões em estruturas compostas (concreto de diferentes idades). Método das fibras de fluência.

3.7. Difusão das forças de protensão em zonas de ancoragem: prismas de concreto sujeitos a força concentrada axial ou excêntrica. Caso de diversas forças atuantes. Efeitos da ação conjunta das ancoragens e da reação de apoio. Ancoragens por aderência. Reforço de estruturas. Estruturas de pontes de grande vão. Estruturas em casca. Reservatórios. Tubos e galerias. Pavimentos. Dormentes. Postes e estacas.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

EL DEBS, M.K. Concreto pré-moldado: fundamentos e aplicações. São Paulo, Oficina dos textos, 2017.

CARVALHO, R. C. Estruturas de Concreto Protendido: Cálculo e Detalhamento. São Paulo, PINI, 2012.

CHOLFE, L.; BONILHA, L. Concreto Protendido: Teoria e Prática. São Paulo, Oficina dos textos, 2018.

LEONHARDT, F. Construções de concreto: concreto protendido. v.5, Rio de Janeiro, Editora Interciência, 1983.

PFEIL, W.  Concreto protendido, v.1, 2 e.3, Rio de Janeiro, Livros Técnicos e Científicos Editora, 1984.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

HANAI, J.B. Fundamentos do concreto protendido. São Carlos, EESC/USP, 2005.

ABELES, P.W.; BARDHAN, R. TURNER, F.H. Prestressed Concrete Desegners Handbook. Viewpoint. 1976.

RAYMOND, I. G. Design of prestressed concreto to AS3600-2009, Taylor & Francis Ltd., 2015.

aprovação

 

Alexandre Rossi

Coordenador do Curso

Paulo Roberto Cabana Guterres

Diretor(a) da FECIV

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Gustavo Delalibera, Professor(a) do Magistério Superior, em 31/10/2023, às 16:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Alexandre Rossi, Coordenador(a), em 10/01/2024, às 09:45, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Paulo Roberto Cabana Guterres, Diretor(a), em 10/01/2024, às 09:53, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4933150 e o código CRC 7C366043.




Referência: Processo nº 23117.077194/2023-24 SEI nº 4933150