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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Avenida Pará 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Entender o papel do docente, do discente e dos demais servidores do processo ensino aprendizagem no
âmbito do ensino superior. Entender e refletir sobre o por que do ensino e da aprendizagem serem
construídos através de um “processo” e que portanto demanda uma construção. Refletir sobre o que se
deseja, se pensa, se conceitua como mundo e como ser humano no mundo na busca de identificar a mais
adequada maneira de se planejar para a vida e para os estudos. Refletir sobre o que é e como se pratica o
ato de estudar. Praticar o planejamento para os estudos na construção do aprender a aprender.
JUSTIFICATIVA
Com o avanço de tecnologias que auxiliam o desenvolvimento de pesquisas em tempos cada vez
menores; com a rápida divulgação de informações das mais diversas origens e com os mais variados
enfoques em número expressivos cada vez em menores períodos sejam dias , meses e anos; com a
facilidade em se acessar inúmeras informações; com o pouco hábito de se refletir e selecionar o que se lê
devido às inúmeras novas informações; com a não construção do hábito da leitura decorrente do
equivocado entendimento de que o texto será entendido pela manchete/titulo; com a não reflexão em
busca de um autoconhecimento para se entender, individualmente, a melhor e mais eficiente forma de
estudar, e ainda com a não popularização das essenciais maneiras de realizar o processo ensino
aprendizagem, o entendimento e diferenciação do que é ler, decorar, estudar ou mesmo discutir
determinado tema/assunto, fragiliza e desanima o estudante por não conseguir se ver avançando e
crescendo em seus estudos. A partir desse olhar, buscar se entender, conhecer os processos de estudo,de
construção do conhecimento e ainda pensar em como selecionar o que é interessante e importante ler,
estudar e refletir, auxilia o(a) jovem acadêmico(a) a aprender a aprender. Ao iniciar uma auto observação,
verá o que é importante ler/estudar selecionando o que tem relevância; saberá onde está e onde quer
chegar; reconhecerá o quanto deverá sair do titulo/manchete e mergulhar no texto; entenderá como o
processo de construção do conhecimento se dá e por fim definirá o próprio formato de estudar. Desta
forma terá agregado ao seu mundo pessoal, a maneira de aprender a aprender, o que será basilar para
todo momento de sua vida intelectual, seja como aluno(a), pesquisador(a), pós graduando, ser social ou profissional.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Refletir sobre o papel de cada agente do processo de ensino e aprendizagem no âmbito universitário. |
Objetivos Específicos: |
Não consta na ficha de disciplina |
PROGRAMA
1.
Papel do docente, do discente e dos servidores no processo ensino aprendizagem no âmbito universitário.
2.
Caminho da aprendizagem - informação, conhecimento e sabedoria
3.
O ensino e a aprendizagem como parte de um PROCESSO
4.
Entendendo o papel individual no processo de aprender a aprender.
5.
Ler, decorar e estudar são ações diferentes.
6.
As Dez-conexões em análise para a construção do aprender a aprender (ambiente de estudo e as
conexões afastam o processo de construção do foco)
7.
Olhar para dentro – me conhecendo – dificuldades para estudar/aprender
8.
Planejamento para estudar – propondo, discutindo, praticando e analisando
9.
Planejamento individual – Planejamento coletivo
10.
A elaboração e construção do aprender a aprender
METODOLOGIA
Para evolução das atividades, será realizada apresentação dos temas semanais e abertas discussões. Será
utilizada a estratégia de apresentação dialogada, na qual cada um será estimulado a participar abordando
sua visão do assunto/tema por experiências pessoais, de reportagens, textos/vídeos disponibilizados ou
de conhecimento de terceiros, com enfoque no autoconhecimento voltado para as dificuldades e
habilidades já construídas no processo ensino aprendizagem. A partir desses momentos poder-se-á
caminhar para a estratégia de debates quando oportunamente os temas permitirem, trabalhando
também com perguntas que atestarão a participação ativa de todos. Textos e vídeos serão
disponibilizados pelo professor responsável.
Cronograma
Cronograma Componente Curricular Reflexões e planejamento para aprender a aprender – prática de estudos - ICBIM39010 - 2024-1 | ||||
Dia | Mês | Dia da semana | Conteúdo | Tipo de Aula |
24 | 5 | Sex | Apresentação da disciplina - Reflexões sobre ensino aprendizagem e a importância do foco no processo - busca do autoconhecimento (potencialidade e fragilidades para aprender) | T |
31 | 5 | RECESSO | ||
7 | 6 | Sex | Discussão e reflexões sobre vídeo - foco | T |
14 | 6 | Sex | Discussões e reflexões sobre texto lido uma única vez | T |
21 | 6 | Sex | Discussões e reflexões sobre leitura de texto mais longo e técnica proposta para manter o foco | T |
28 | 6 | Sex | Discussões reflexões sobre foco e atenção em vídeo | T |
5 | 7 | Sex | Discussões e reflexões sobre vídeo mais longo | T |
12 | 7 | Sex | Discussões e reflexões sobre a redução de texto à 250 palavras | T |
2 | 8 | Sex | Discussões sobre a leitura de texto mais longo realizada uma única vez- analisar a evolução da construção do foco | T |
9 | 8 | Sex | Discussão e reflexões sobre a técnica de explicar/descrever vídeo curto - analisar foco com vídeo | T |
16 | 8 | Sex | Discussão e reflexões sobre a construção do foco no cotidiano e no aprendizado como parte das atividades diárias | T |
23 | 8 | Sex | Foco como importante item para a comunicação e aprendizado | T |
30 | 8 | Sex | Prática de contar com foco e ouvir com foco - ativa comunicação | T |
6 | 9 | Sex | Discussões e reflexões sobre o vídeo aprender a aprender | |
13 | 9 | Sex | Discussões e reflexões sobre texto lido uma única vez como no início - Envio de relatório final | T |
20 | 9 | Sex | Avaliação de recuperação | T |
AVALIAÇÃO
A avaliação final será realizada por meio de três parâmetros:
A – Participação ativa: será verificada por meio da participação nos debates, levantamento de questões e
participação nas provocações dos temas abordados;
B – Realização das propostas: Será solicitado que elaborem em diversos momentos do curso, propostas
individuais de “como” estudar. Esta proposta deverá ser testada pelo próprio proponente ou por qualquer
outro que se identificar com a metodologia apresentada. Será utilizada para avaliação frente ao que já
terá sido apresentado e debatido até o momento. Ademais, serão propostas leituras e audições para
discussões. A participação com a realização da proposta será avaliada neste item.
C- Portifólio: Será solicitado que, no final dos trabalhos, na data prevista para a avaliação final (13/09
/2024) de acordo com o cronograma de atividades, cada um encaminhe ao e-mail do professor
responsável um portifólio com: as impressões pessoais do curso; síntese das abordagens realizadas, temas
e assuntos discutidos em cada aula; propostas semanais de atividade e como foram as ações
desenvolvidas; análise crítica pessoal, do docente e das atividades desenvolvidas; sugestões para futuras
ofertas do curso.
Desta forma, as avaliações acontecerão a cada encontro e ainda no final das atividades.
O pontuação de cada item avaliado será: A -25, 0 pts B-30,0 pts e C-45,0 pts totalizando 100 pts.
No item A a pontuação será dividida pelas participações realizadas em aula com o debate do tema proposto
No item B a pontuação será dividida pelas atividades realizadas e apresentadas durante as discussões
No item C a pontuação será dividida pelas atividades relatadas semanalmente frente ao proposto e ao
realizado.
A avaliação de recuperação será composta por todos temas discutidos durante o semestre e que deverão compor um novo portofólio com as correções sugeridas. Ademais deverá ainda conter a indicação de dois textos que abordem alguns dos temas debatidos nas aulas com a respectiva analise crítica.
Em data prevista no cronograma e em cumprimento ao art. 141 da resolução 46/2022 do CONGRAD e a resolução 01/2022 COLCOCOD será aplicada uma avaliação de recuperação sendo necessários 60,0 pontos para aprovação.
BIBLIOGRAFIA
Básica
HUERTA IBARRA, José. A classificação dos objetivos de aprendizagem; sua função e utilidade. Goiânia: E.P.U.: Ed. da UFGO, 1979. 138 p.
MIRA Y LÓPEZ, Emilio. Como estudar e como aprender. 2. ed São Paulo: Mestre Jou, 1968. 94p.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoleti.Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: E.P.U., 1986. 119 p.ISBN 8512303506
MORETTO, Vasco Pedro. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. 3. ed. Rio de Janeiro: DP e A, 2003. 124p. ISBN 8574901393
Complementar
BECKER, Fernando. Da ação a operação: o caminho da aprendizagem em J. Piaget e P. Freire. Porto Alegre: Palmarinca: Educação e Realidade, 1993. 160 p
CUNHA, Maria Auxiliadora Versiani. Didática fundamentada na teoria de Piaget. 7. ed. Rio de Janeiro:Forense Universitária, 1986. 95 p.
MADEIRA, Miguel Carlos. Sou professor universitário; e agora?. 2. ed. São Paulo: SARVIER, 2010. 221p. ISBN 9788573782134
PENTEADO, José de Arruda. Didática e prática de ensino: uma introdução crítica. São Paulo: McGraw-Hill,1979. 248 p.
PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar: convite à viagem. Porto Alegre: Artmed,2000. 192 p.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| Documento assinado eletronicamente por Roberto Bernardino Junior, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/04/2024, às 11:13, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.028848/2024-77 | SEI nº 5372707 |