UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Curricular Supervisionado II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

GHS025

Período/Série:

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30h

Prática:

60h

Total:

90h

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Carlos Eduardo Moreira de Araújo

Ano/Semestre:

2021.2

Observações:

Período letivo 2021/2 presencial, entre 02/05/ 2022 e 20/08/2022, conforme as Resoluções  CONSUN 30/2022,  CONGRAD 25/2020  e CONGRAD 46/2022.

 

EMENTA

O ensino de História: a relação pedagógica professor - aluno. Aplicação de metodologias de ensino diversificadas e criativas. Prática de estágio curricular supervisionado: docência. A Prática Pedagógica e o planejamento do ensino articulado às propostas de ensino público no Ensino Fundamental.

JUSTIFICATIVA

A disciplina Estágio Curricular Supervisionado II tratará dos procedimentos de investigação escolar para diagnóstico e compreensão de ideias, conceitos históricos e representações sociais de jovens estudantes do ensino fundamental. Ela destacará a importância de alguns estudos historiográficos para o ensino de História e da problematização de conceitos históricos e sociológicos. Nesse sentido, os repertórios, teórico e prático, oferecidos por meio da leitura e discussão da bibliografia selecionada, das atividades programadas (observação participante, elaboração, análise e apresentação de sequências didáticas e planos de aula etc.) e da regência nas escolas locais propõem exercitar a criação de estratégias educacionais e metodologias de ensino de História que considerem o ensino como pesquisa.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

- Promover a relação teoria e prática na formação dos professores de História sensibilizando os jovens estudantes de que o saber histórico escolar se diferencia significativamente em sua natureza e organização daquilo que constitui os princípios observados na ciência de referência.

Objetivos Específicos:

- Conhecer procedimentos de investigação de representações sociais dos jovens estudantes do ensino fundamental e refletir sobre as ideias históricas de quem aprende e ensina;

- Desenvolver sequências didáticas, trabalhando com diferentes linguagens e considerando temáticas trabalhadas no ensino fundamental;

- Desenvolver intervenções planejadas e orientadas junto às escolas de ensino fundamental, exercendo a prática docente neste nível de ensino;

- Articular a historiografia relativa ao conteúdo do ensino fundamental às propostas oficiais em vigor de modo a desenvolver uma reflexão crítica sobre este nível de ensino, considerando as experiências acadêmicas do aluno;

- Fundamentar as opções teórico - metodológicas, didáticas e pedagógicas adotadas no estágio docente;

- Elaborar um relatório final, no qual apresente uma síntese das questões teóricas tratadas, das experiências de leitura, da produção de material e da execução da atividade docente, vivenciadas durante as disciplinas de Estágio Supervisionado I e II.

- Elaborar e expor um trabalho de planejamento no formato de sequências didáticas;

- Contribuir na formação de futuros educadores que deverão cumprir o que determina as leis nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 e nº 11.645, de 10 de março de 2008, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Afro-brasileira e Indígena.

PROGRAMA

Unidade I – O Ensino de História e a Educação Antirracista.

1.1 - Conceitos importantes para a educação antirracista.

1.2 - Conhecendo e cumprindo as leis nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 e nº 11.645, de 10 de março de 2008.

Unidade II – Reflexões sobre currículo.

2.1 – História do currículo: trajetórias teóricas.

2.2 – Pierre Bourdieu; Ivor Goodson e Thomas Popkewitz.

Unidade III - Saberes, práticas docentes e as regências nas escolas-campo de estágio.

3.1 - Conceitos e referenciais para o ensino de História.

3.2 – O livro didático e a utilização de fontes históricas em sala de aula.

3.3 – Saberes escolares e avaliação.

METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida na modalidade presencial, de acordo com a Resolução CONSUN 30/2022, com exposições dialogadas baseadas nos textos teóricos e metodológicos selecionados, com a apresentação da sequência didática pelos discentes, atendimentos individuais ou em grupo, além da regência de turmas do Ensino Fundamental nas escolas parceiras das redes municipal e estadual. Serão 16 (dezesseis) encontros presenciais às terças-feiras das 19 horas às 22h30 min. entre os dias 03/05/2022 e 16/08/2022. Na primeira aula serão apresentados o plano de ensino, a organização da observação e da regência nas escolas e as formas de avaliação. O ambiente da disciplina na plataforma Moodle (https://www.moodle.ufu.br) será utilizada para atividades assíncronas tais como: análise de materiais didáticos, roteiros de leitura, cine debate e entrega das atividades avaliativas escritas não presenciais. Os atendimentos individuais ou em grupo deverão ser agendados no e-mail: carloseduardo.araujo@ufu.br. Eventualmente, poderemos utilizar a plataforma RNP (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/carlos-eduardo-moreira-de-araujo) para atividades síncronas, tais como, a recepção na disciplina de profissionais na área da educação e do ensino de História.

AVALIAÇÃO

A nota final da disciplina será a soma dos seguintes instrumentos avaliativos, de acordo com a Resolução CONGRAD 46/2022:

Avaliação 1: Produção de Sequência Didática e Regência de turma no Ensino Fundamental –  Valor: 50 pontos / 20 horas.  Período de Regências: entre os dias 21/06/2022 e 02/08/2022.  Avaliação individual, escrita e oral. O discente deverá construir uma Sequência Didática de 3 (três) aulas a partir do Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) do Ensino Fundamental (do 6º ao 9º ano) e apresentá-la em atendimento individual previamente agendado. O modelo da sequência é o mesmo disponibilizado na disciplina de Estágio Curricular Supervisionado I.  As datas das regências deverão ser acordadas com o/a professor/a supervisor/a do estágio e informadas ao professor da disciplina com 15 (quinze) dias de antecedência. A sequência didática em PDF deverá ser depositada no ambiente da disciplina na plataforma Moodle (https://www.moodle.ufu.br) um dia antes da primeira regência (aula 1).

Critérios avaliativos: Sequência Didática: correção ortográfica, coerência textual, articulação entre as discussões e textos da disciplina com as atividades propostas e registro das referências utilizadas. Regência: educação e cordialidade no trato com a comunidade escolar, clareza na exposição didática, correção ortográfica e desenvolvimento da sequência proposta.

Avaliação 2: Relatório Final. –  Valor: 50 pontos / 20 horas. O relatório é uma produção textual circunstanciada (segundo normas da ABNT) apresentando uma síntese das questões teóricas tratadas, das experiências de leitura, da produção de material e execução da regência e do posicionamento crítico sobre temas abordados durante as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado I e II. O relatório de estágio é uma análise da experiência sobre todos os processos de realização das disciplinas. Os discentes deverão dissertar sobre suas dificuldades/superação na preparação dos conteúdos a serem ministrados; critérios utilizados na preparação e operacionalização de metodologias, recursos didáticos e estratégias de ensino; surpresas/experiências positivas e negativas na sala de aula com os alunos de ensino fundamental; relatos sobre o interesse/desinteresse pelos conteúdos de História; relação professor-regente de turma com o licenciando-regente; relação licenciando-regente com a escola; relação adolescentes da escola com o licenciando-regente, etc. Deverão ser anexados ao relatório: as sequências didáticas (programada e executada), materiais didáticos utilizados na regência e a ficha de estágio assinada pelo/a professor/a supervisor/a. O licenciando deverá cumprir, pelo menos,  20 horas no campo de estágio acompanhando a turma de regência e o professor supervisor. Ao final da disciplina  deverão estar registradas na ficha de estágio, pelo menos, 60 horas assim distribuídas: 20 horas campo de estágio; 20 horas sequência didática e regência de turma e 20 horas  para produção do relatório final. O modelo do relatório e a ficha de estágio estarão disponíveis no ambiente da disciplina na plataforma Moodle (https://www.moodle.ufu.br).

BIBLIOGRAFIA

Básica

BITTENCOURT, Circe Maria. Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo, Cortez, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Ega, São Paulo, 1996.

GUIMARÃES, Selva. Didática e Prática de Ensino de História. Campinas, SP: Papirus, 2012.

Complementar

BITENCOURT, Circe (org.) O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1997.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora e BARCA, Isabel. Aprender história: perspectivas da educação histórica. Ijui, RS: Ed. Unijui, 2009.

GUIMARÃES, Selva e SILVA, Marcos A. Ensinar história no século XXI: em busca do tempo perdido. Campinas, SP: Papirus, 2007.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 10. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Eduardo Moreira De Araujo, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/04/2022, às 17:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.020478/2022-68 SEI nº 3511193