UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

GEOFÍSICA II

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA 

SIGLA:

IGUFU

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

30 horas

CH TOTAL:

 90 horas

 

OBJETIVOS

Introduzir conceitos de Geofísica para investigação em subsuperfície, com ênfase em Geofísica Aplicada. Apresentar aos alunos os principais métodos de investigação utilizados em prospecção mineral, prospecção de hidrocarbonetos, Hidrogeologia, Geologia de Engenharia, Geotecnia e Geologia Ambiental. Fornecer os princípios físicos de cada método e os aspectos necessários para a interpretação de dados de cada um. Apresentar aos alunos os conceitos necessários para a correta aquisição de dados Geofísicos, fornecendo também o conhecimento necessário para que possam definir o método mais adequado ao objetivo de uma determinada investigação geológica.

 

Ementa

Métodos Geofísicos e suas aplicações em diferentes cenários. Métodos Elétricos, Eletromagnéticos, Sísmicos e Potenciais. Funcionalidade e importância de cada método. Integração dos dados geofísicos com a Geologia. Formas de minimização da ambiguidade interpretativa. Métodos geofísicos complementares para o objetivo de uma investigação. Limitações de resolução e profundidade de investigação. Atividades práticas de aquisição, tratamento e interpretação de dados. Atividades de campo (10 horas).

PROGRAMA

1. Métodos elétricos. Eletrorresistividade (ER), Potencial Espontâneo (SP) e Polarização induzida (IP). Condução de corrente elétrica através das rochas. Origens dos fenômenos de SP e de IP. Arranjos para investigação 1D e 2D.

2. Métodos Potenciais. Gravimetria e Magnetometria. Representação do campo potencial. Transformações do campo potencial. Anomalias gravimétricas e magnetométricas com ênfase em prospecção. Processamento de dados.

3. Método Eletromagnético Indutivo. Indução de campos eletromagnéticos através das rochas. Métodos de fonte controlada e de fonte natural.

4. Radar de Penetração no Solo (GPR). Propagação, transmissão e reflexão de ondas eletromagnéticas. Perfil de reflexão e sondagem de velocidade. Técnicas de campo. Processamento de dados. Análise e interpretação de radargramas.

5. Sísmica de Refração e de Reflexão. Propagação, transmissão e refração de ondas sísmicas. Frentes de onda e traçados de raios. Técnicas de campo. Processamento de dados. Análise de sismogramas. Estimativa de espessura de camadas e de velocidade de ondas sísmicas.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. BRAGA, A. C. de O. Geofísica aplicada: métodos geoelétricos em Hidrologia. São Paulo: Oficina de Textos, 2016.

2. KEAREY, P.; BROOKS, M.; HILL, I. Geofísica de exploração. São Paulo: Oficina de Textos, 2009.

3. LUIZ, J. G. Geofísica de prospecção mineral: guia para aplicação. Rio de Janeiro: SBGF, 2013.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. AMINZADEH, F.; DASGUPTA, S. N. Geofísica para engenheiros de petróleo. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015.

2. HARRINGTON, R. F. Time-harmonic electromagnetic fields. New York: IEEE Press : Wiley-Interscience, 2001. E-book. 480 p. ISBN 047120806X. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/xpl/bkabstractplus.jsp?bkn=5264717. Acesso em: 5 out. 2020.

3. LIMA, O. A. L. de. Propriedades físicas das rochas: bases da geofísica aplicada. Rio de Janeiro: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Geofísica do Petróleo: SBGF, 2014.

4. PARASNIS, D. S. Principles of applied geophysics. 5. ed. New York: Chapman and Hall, 1997.

5. TELFORD, W. M.; GELDART, L. P.; SHERIFF, R. E. Applied Geophysics. 2. ed. New York: Cambridge University Press, 1990

 

aprovação

 

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Graduação em Geologia

Boscolli Barbosa Pereira

Diretor do Instituto de Geografia

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Filipe Goulart Lima, Coordenador(a), em 21/10/2021, às 11:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Boscolli Barbosa Pereira, Diretor(a), em 21/10/2021, às 13:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2892695 e o código CRC 96F97712.




Referência: Processo nº 23117.009788/2021-41 SEI nº 2892695