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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
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Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
Reformas atuais do ensino. A Lei nº 9.394/96 (LDB). A realidade educacional e o processo de elaboração e implementação das políticas sociais. Tendências do atual Sistema Nacional de Educação. Elementos básicos da gestão da educação.
JUSTIFICATIVA
Considerando a formação do/a licenciando/a e sua atuação na docência das escolas brasileiras, a disciplina de políticas e gestão da educação busca contribuir com as discussões em torno das políticas públicas educacionais e suas interfaces relacionadas com as reformas educacionais, as reconfigurações no papel do Estado e as diretrizes neoliberais.
O referencial teórico em torno de políticas públicas evidencia que a gestão da educação deve ser compreendida no contexto macro das políticas educacionais, situada no atual cenário de redefinição do papel do Estado na lógica capitalista. Nesse sentido, a partir dessa compreensão, o escopo previsto na disciplina pretende proporcionar ao estudante uma base teórica sólida na área das políticas e gestão escolar.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Contextualizar a sociedade e sua influência na elaboração de Políticas Públicas |
Objetivos Específicos: |
-Analisar historicamente o sistema educacional no Brasil e as condições de sua implementação; -Compreender o contexto em que a Lei de Diretrizes e Bases (lei 9.394/96) foi gerada e suas consequências na estrutura do sistema educacional brasileiro; -Conhecer os elementos básicos da gestão democrática da educação. |
PROGRAMA
Unidade I – Fundamentos históricos do sistema educacional brasileiro.
Unidade II – A Definição e Implementação das Políticas Sociais.
A relação Estado x Sociedade; Natureza e desenvolvimento das políticas sociais; A Política Educacional no contexto das políticas sociais; A trajetória da política educacional brasileira: gestão, controle e financiamento.
Unidade III – Os Novos Modelos de Atuação do Estado e suas implicações na Política Educacional Brasileira.
Caracterizar o contexto socioeconômico e político, que vem originando as Reformas Educacionais no Brasil, desde os anos 80; O redesenho dos espaços público e privado (o papel das ONGs).
Unidade IV - A Lei nº 9.394/96 (LDB) e a realidade educacional
O contexto de aprovação da LDB Os princípios norteadores da LDB A educação Básica no Brasil: lei x realidade A Educação Superior: lei x realidade A educação no Estado de Minas Gerais Principais características do Sistema de Ensino do Estado de Minas Gerais. O Plano Nacional de Educação A CONAE e o CONAPE no Brasil Golpe de 2016 e as implicações na educação
METODOLOGIA
A disciplina com carga horária de 60h será desenvolvida em 18 semanas, com encontros presenciais às quartas-feiras no período matutino.
Como recursos e técnicas utilizaremos: computadores, data-show, vídeos e imagens, laboratório de informática, celular, quadro, giz, livros e materiais impressos e digitais, AVA/Moodle, ferramentas digitais, entre outros que se fizerem necessários. Também faz parte ainda da proposta metodológica, o atendimento individual ou de pequenos grupos ao longo do semestre, a fim de promover um melhor aproveitamento por parte dos alunos.
AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá ao longo do semestre, como meio de diagnosticar e acompanhar o processo de desenvolvimento, considerando os avanços, as potencialidades, os limites e as dificuldades de cada aluno. Assim, far-se-á, caso necessário, a revisão do próprio planejamento do professor, a fim de superar as dificuldades encontradas e a retomada de conceitos.
Em relação à avaliação da disciplina, sempre que necessário faremos revisão da proposição das metodologias de trabalho a fim de possibilitar que os alunos se desenvolvam melhor, participem, aprendam e superem as dificuldades encontradas.
Conforme o Art. 127, das Normas de Graduação (Resolução 46/2022/CONGRAD), para ser aprovado, o estudante deverá obter, no mínimo, 60 (sessenta) pontos de aproveitamento acadêmico e 75% (setenta e cinco por cento) de frequência nas atividades acadêmicas. Também em atendimento ao Art. 141, da Resolução 46/2022/CONGRAD, está previsto, se necessário, a realização de uma prova de recuperação, sem consulta, individual e sobre todo o conteúdo da disciplina.
Síntese o processo de avaliação nos quadros 1 e 2:
Quadro 1 – Atividades avaliativas e pontuações
Avaliação |
Pontuação |
Frequência e participação nas aulas |
10 pontos |
Atividade avaliativa 1 |
50 pontos |
Atividade avaliativa 2 |
40 pontos |
TOTAL de pontos distribuídos |
100 pontos |
Quadro 2 – Síntese das atividades avaliativas
Atividade |
Data da entrega |
Critérios de realização |
Critérios de correção |
Valor |
Estudo dirigido e/ou apresentação de trabalho (Unidade I e II) |
Out/Nov/2022 |
- Problematização, reflexão e síntese, oral e escrita (em dupla/grupo)
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- Domínio dos conteúdos específicos e consistência teórica - Capacidade de compreensão, análise e síntese - Capacidade de sistematização, articulação de ideias e clareza na expressão |
50 pontos |
Avaliação dissertativa |
Jan/2023 |
- Problematização, reflexão e síntese escrita (individual e sem consulta) |
- Capacidade de compreensão, análise e síntese - Capacidade de sistematização, articulação de ideias e clareza na expressão escrita. |
40 pontos |
Frequência e participação nas aulas |
Fechar Final semestre |
- Ler 75% dos textos indicados - Assistir 75% dos vídeos sugeridos - Anotar e fazer sínteses no caderno ou bloco de anotações - Participar das aulas e das atividades propostas - Ser proativo |
- Fez leitura dos textos indicados - Assistiu aos vídeos sugeridos - Fez anotações no caderno ou bloco de anotações - Participou das aulas e das atividades propostas - Teve 75% de frequência - Foi proativo
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10 pontos |
Recuperação |
agendar |
O que aprendi na disciplina PGE? |
- Capacidade de compreensão, análise e síntese - Capacidade de sistematização, articulação de ideias e clareza na expressão escrita. |
90 pontos |
BIBLIOGRAFIA
Básica
BRZEZINSKI, Iria. LDB/1996 Contemporânea: contradições, tensões, compromissos. São Paulo: Cortez, 2014.
LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de.; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
SAVIANI, Dermeval. Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação: significado, controvérsias e perspectivas. 1. ed. Campinas: Autores Associados, 2014.
Complementar
BOTO, C. (et. al.). A escola pública em crise: inflexões, apagamentos e desafios. São Paulo: Livraria da Física, 2020.
CURY, C. R. J. A gestão democrática na escola e o direito à educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação – Periódico científico editado pela ANPAE, [S.l.], v.23, n.3, set./dez., 2007.
DUARTE, Adriana; MELO, Silvana Diniz Gomes; OLIVEIRA, Dalila Andrade; VIEIRA, Ligia Fraga. O Trabalho docente na educação básica em Minas Gerais. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2012.
LUCENA, C.; PREVITALI, F. S.; LUCENA, L. (Orgs.). A crise da democracia brasileira. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.
GENTILI, Pablo; SILVA, Tomaz T. (org.) Escola S.A. Brasília: CNTE, 1996.
LUCENA, Carlos; PREVITALI, Fabiane Santana; LUCENA Lurdes. A crise da democracia brasileira – Volume I –. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.
PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2002.
PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 17 ed. revista e ampliada. São Paulo: Cortez, 2012.
SHIROMA, Eneida Oto. EVANGELISTA, Olinda. MORAES, Maria Célia Marcondes de. Política Educacional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Raquel Aparecida Souza, Professor(a) do Magistério Superior, em 30/08/2022, às 16:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.057577/2022-03 | SEI nº 3883811 |