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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Visão geral dos dispositivos e sistemas desenvolvidos pela engenharia biomédica para reabilitação ou assistência a pessoas com alguma deficiência ocasionada por doenças, acidentes ou mesmo pela degeneração natural do corpo pelo avanço da idade.
JUSTIFICATIVA
O aumento na expectativa de vida média das pessoas tem gerado uma demanda crescente por dispositivos tecnológicos para auxiliar as pessoas idosas e/ou com alguma deficiência (visual, auditiva, cognitiva, motora, etc.) em suas atividades cotidianas. A área da engenharia biomédica responsável pela pesquisa, desenvolvimento e inovação neste campo é conhecida como Engenharia de Reabilitação e Tecnologia Assistiva (RTA). Neste contexto, as pessoas utilizam os dispositivos de RTA para realizarem suas tarefas diárias com mais autonomia, melhorando assim sua qualidade de vida, autoestima e socialização. Deste modo, nesta disciplina o aluno terá a oportunidade de aplicar conhecimentos diversos vistos em outras disciplinas do curso (anatomia, fisiologia, eletrônica, programação, etc.) no desenvolvimento de tecnologias para auxílio ao público mencionado.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Entender como a Engenharia Biomédica pode contribuir no desenvolvimento de tecnologias para reabilitação ou assistência às pessoas com deficiência (ou idosas) na recuperação ou aumento de suas capacidades funcionais respectivamente. Buscando assim melhorar sua qualidade de vida e recuperar sua autoestima. |
Objetivos Específicos: |
• Compreender os conceitos engenharia de reabilitação e tecnologia assistiva; • Estudar o histórico e a evolução das tecnologias de reabilitação e produtos assistivos; • Entender o ambiente no qual a pessoa com deficiência está integrada; • Identificar os diferentes tipos de dispositivos que podem ser utilizados de acordo com o tipo de deficiência do indivíduo; • Estudar a relação entre usuário e o dispositivo de tecnologia assistiva; • Desenvolver um protótipo de um produto de reabilitação ou assistivo. |
PROGRAMA
METODOLOGIA
Técnicas de ensino:
Para a aquisição de conhecimento serão utilizadas a leitura de artigos e outros materiais bibliográficos, plataformas sociais, pesquisas, estudos de caso, encontros semanais para discussões e apresentação de dúvidas.
Vídeos das aulas disponibilizados nas Plataformas Microsoft Teams ou Moodle.
Recursos didáticos:
Livros e artigos científicos;
Internet;
Bases de dados científicos;
Plataformas de longo alcance, Mídias sociais e serviços de e-mails.
Plataformas e mídias sociais (aqui deve ser informado as Plataformas de TI e softwares que serão utilizados)
Microsoft Teams
Moodle
Mconf/RNP
Acesso aos arquivos da aula:
Serão disponibilizados links para os estudantes acessarem os arquivos das aulas.
Acesso a bibliografia:
Os estudantes terão acesso a bibliografia disponibilizada on-line pela biblioteca da UFU, periódicos que disponibilizam gratuitamente acesso à base de periódicos e links de livros gratuitos fornecidos pelas editoras.
Cronograma:
Período |
Conteúdo |
Atividades |
Horas |
Semana 1
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Apresentação da disciplina História da tecnologia assistiva Fundamentos e aplicações da engenharia de reabilitação e da tecnologia assistiva |
Videoaula e entrega do respectivo resumo Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor Dúvidas e discussões |
6h |
Semana 2
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Modelos para concepção de produtos assistivos Ferramentas de projeto e princípios de projeto universal |
Videoaula e entrega do respectivo resumo Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor Dúvidas e discussões |
6h |
Semana 3
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O processo de criação de dispositivos assistivos padrões Aplicação da robótica na reabilitação médica
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Videoaula e entrega do respectivo resumo Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor Dúvidas e discussões |
8h |
Semana 4
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Estimulação elétrica funcional e suas aplicações Técnicas de biofeedback aplicadas à reabilitação
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Videoaula e entrega do respectivo resumo Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor Dúvidas e discussões Avaliação 1 |
8h |
Semana 5
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Tecnologias para pessoas com deficiência visual Tecnologias para pessoas com deficiência auditiva
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Videoaula e entrega do respectivo resumo Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor Dúvidas e discussões |
6h |
Semana 6
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Tecnologias para pessoas com deficiência física
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Videoaula e entrega do respectivo resumo Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor Dúvidas e discussões |
8h |
Semana 7
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Tecnologias para pessoas com deficiência intelectual Tecnologias para pessoas com deficiência na comunicação
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Videoaula e entrega do respectivo resumo Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor Dúvidas e discussões |
6h |
Semana 8
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O futuro da engenharia de reabilitação e da tecnologia assistiva |
Videoaula e entrega do respectivo resumo Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor Dúvidas e discussões Avaliação 2 |
6h |
Semana 9
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Apresentação da proposta de projeto de um protótipo de produto de reabilitação ou assistivo. |
Gravar e enviar vídeo curto de 3-5min (pitch) apresentando a proposta para desenvolvimento do protótipo. Atividade em grupo. |
6h |
AVALIAÇÃO
A avaliação será baseada nos seguintes itens:
Critérios para a realização e correção das atividades avaliativas
A realização e correção das atividades avaliativas será por meio da plataforma Teams ou Moodle.
Validação da assiduidade dos discentes
Formulários para registro de frequência
Entrega das atividades propostas
Envio das atividades avaliativas:
As avaliações serão enviadas pela Plataforma Teams ou Moodle.
As atividades relacionadas a participação nos fóruns e chats serão on-line e/ou off-line
Notas atribuídas por atividade:
Atividade |
Valor |
1. Avaliação 1 |
35 pontos |
2. Avaliação 2 |
35 pontos |
3. Resumos das aulas |
10 pontos |
4. Pitch da proposta |
20 pontos |
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. Robitaille, S. The Illustrated Guide to Assistive Technology and Devices, New York: Demos Medical Publishing, 2010.
2. Rory A. C., Hisaichi O., Douglas A. H. An introduction to rehabilitation engineering. Taylor & Francis, 2007.
3. Bastos, T. F. et al. A Interação de Pessoas com Deficiência com o Computador: Experiências e Possibilidades em Ibero-América, 2014.
Complementar
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Eduardo Lazaro Martins Naves, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/09/2020, às 23:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2290987 e o código CRC 999056D8. |
Referência: Processo nº 23117.056272/2020-12 | SEI nº 2290987 |