UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA BIOMÉDICA II – ENGENHARIA DE REABILITAÇÃO E TECNOLOGIA ASSISTIVA

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT39029

Período/Série:

NA

Turma:

V

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

( )

Optativa:

(X)

Professor(A):

Eduardo Lázaro Martins Naves

Ano/Semestre:

2020.3/Etapa 2

Observações:

limitada a 30 vagas

 

EMENTA

Visão geral dos dispositivos e sistemas desenvolvidos pela engenharia biomédica para reabilitação ou assistência a pessoas com alguma deficiência ocasionada por doenças, acidentes ou mesmo pela degeneração natural do corpo pelo avanço da idade.

JUSTIFICATIVA

O aumento na expectativa de vida média das pessoas tem gerado uma demanda crescente por dispositivos tecnológicos para auxiliar as pessoas idosas e/ou com alguma deficiência (visual, auditiva, cognitiva, motora, etc.) em suas atividades cotidianas. A área da engenharia biomédica responsável pela pesquisa, desenvolvimento e inovação neste campo é conhecida como Engenharia de Reabilitação e Tecnologia Assistiva (RTA). Neste contexto, as pessoas utilizam os dispositivos de RTA para realizarem suas tarefas diárias com mais autonomia, melhorando assim sua qualidade de vida, autoestima e socialização. Deste modo, nesta disciplina o aluno terá a oportunidade de aplicar conhecimentos diversos vistos em outras disciplinas do curso (anatomia, fisiologia, eletrônica, programação, etc.) no desenvolvimento de tecnologias para auxílio ao público mencionado.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Entender como a Engenharia Biomédica pode contribuir no desenvolvimento de tecnologias para reabilitação ou assistência às pessoas com deficiência (ou idosas) na recuperação ou aumento de suas capacidades funcionais respectivamente. Buscando assim melhorar sua qualidade de vida e recuperar sua autoestima.

Objetivos Específicos:

• Compreender os conceitos engenharia de reabilitação e tecnologia assistiva;

• Estudar o histórico e a evolução das tecnologias de reabilitação e produtos assistivos;

• Entender o ambiente no qual a pessoa com deficiência está integrada;

• Identificar os diferentes tipos de dispositivos que podem ser utilizados de acordo com o tipo de deficiência do indivíduo;

• Estudar a relação entre usuário e o dispositivo de tecnologia assistiva;

• Desenvolver um protótipo de um produto de reabilitação ou assistivo.

PROGRAMA

  1. História da tecnologia assistiva
  2. Fundamentos e aplicações da engenharia de reabilitação e da tecnologia assistiva
  3. Modelos para concepção de produtos assistivos
  4. Ferramentas de projeto e princípios de projeto universal
  5. O processo de criação de dispositivos assistivos padrões
  6. Aplicação da robótica na reabilitação médica
  7. Estimulação elétrica funcional e suas aplicações
  8. Técnicas de biofeedback aplicadas à reabilitação
  9. Tecnologias para pessoas com deficiência visual
  10. Tecnologias para pessoas com deficiência auditiva
  11. Tecnologias para pessoas com deficiência física
  12. Tecnologias para pessoas com deficiência intelectual
  13. Tecnologias para pessoas com deficiência na comunicação
  14. O futuro da engenharia de reabilitação e da tecnologia assistiva

METODOLOGIA

 

 

Técnicas de ensino:

 

                Para a aquisição de conhecimento serão utilizadas a leitura de artigos e outros materiais bibliográficos, plataformas sociais, pesquisas, estudos de caso, encontros semanais para discussões e apresentação de dúvidas.

Vídeos das aulas disponibilizados nas Plataformas Microsoft Teams ou Moodle.

 

Recursos didáticos:

 

                Livros e artigos científicos;

                Internet;

                Bases de dados científicos;

                Plataformas de longo alcance, Mídias sociais e serviços de e-mails.

 

Plataformas e mídias sociais (aqui deve ser informado as Plataformas de TI e softwares que serão utilizados)

 

                Microsoft Teams

                Moodle

                Mconf/RNP

 

Acesso aos arquivos da aula:

                Serão disponibilizados links para os estudantes acessarem os arquivos das aulas.

 

Acesso a bibliografia:

 

                Os estudantes terão acesso a bibliografia disponibilizada on-line pela biblioteca da UFU, periódicos que disponibilizam gratuitamente acesso à base de periódicos e links de livros gratuitos fornecidos pelas editoras.

 

Cronograma:

 

Período

Conteúdo

Atividades

Horas

Semana 1

 

 

Apresentação da disciplina

História da tecnologia assistiva

Fundamentos e aplicações da engenharia de reabilitação e da tecnologia assistiva

Videoaula e entrega do respectivo resumo

Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor

Dúvidas e discussões

6h

Semana 2

 

 

Modelos para concepção de produtos assistivos

Ferramentas de projeto e princípios de projeto universal

Videoaula e entrega do respectivo resumo

Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor

Dúvidas e discussões

6h

Semana 3

 

 

O processo de criação de dispositivos assistivos padrões

Aplicação da robótica na reabilitação médica

 

Videoaula e entrega do respectivo resumo

Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor

Dúvidas e discussões

8h

Semana 4

 

Estimulação elétrica funcional e suas aplicações

Técnicas de biofeedback aplicadas à reabilitação

 

Videoaula e entrega do respectivo resumo

Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor

Dúvidas e discussões

Avaliação 1

8h

Semana 5

 

Tecnologias para pessoas com deficiência visual

Tecnologias para pessoas com deficiência auditiva

 

Videoaula e entrega do respectivo resumo

Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor

Dúvidas e discussões

6h

Semana 6

 

 

Tecnologias para pessoas com deficiência física

 

Videoaula e entrega do respectivo resumo

Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor

Dúvidas e discussões

8h

Semana 7

 

 

Tecnologias para pessoas com deficiência intelectual

Tecnologias para pessoas com deficiência na comunicação

 

Videoaula e entrega do respectivo resumo

Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor

Dúvidas e discussões

6h

Semana 8

 

 

O futuro da engenharia de reabilitação e da tecnologia assistiva

Videoaula e entrega do respectivo resumo

Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor

Dúvidas e discussões

Avaliação 2

6h

Semana 9

 

 

Apresentação da proposta de projeto de um protótipo de produto de reabilitação ou assistivo.

Gravar e enviar vídeo curto de 3-5min (pitch) apresentando a proposta para desenvolvimento do protótipo. Atividade em grupo.

6h

 

AVALIAÇÃO

 A avaliação será baseada nos seguintes itens:

 

Critérios para a realização e correção das atividades avaliativas

   A realização e correção das atividades avaliativas será por meio da plataforma Teams ou Moodle.

 

Validação da assiduidade dos discentes

Formulários para registro de frequência

Entrega das atividades propostas

 

Envio das atividades avaliativas:

As avaliações serão enviadas pela Plataforma Teams ou Moodle.

As atividades relacionadas a participação nos fóruns e chats serão on-line e/ou off-line

 

Notas atribuídas por atividade:

Atividade

Valor

1. Avaliação 1

35 pontos

2. Avaliação 2

35 pontos

3. Resumos das aulas

10 pontos

4. Pitch da proposta

20 pontos

BIBLIOGRAFIA

Básica

1.          Robitaille, S. The Illustrated Guide to Assistive Technology and Devices, New York: Demos Medical Publishing, 2010.

2.          Rory A. C., Hisaichi O., Douglas A. H. An introduction to rehabilitation engineering. Taylor & Francis, 2007.

3.          Bastos, T. F. et al. A Interação de Pessoas com Deficiência com o Computador: Experiências e Possibilidades em Ibero-América, 2014.

Complementar

  1. Tecnologia Assistiva: Desenvolvimento e Aplicações – I / [Orgs.] Fausto Orsi Medola e Luis Carlos Paschoarelli – 1.ed. – Bauru: Canal 6 Editora, 2018. 
  2. Assistive Technologies: Principles and Practice, 5th Edition [ebook]. Albert Cook, Janice Polgar, Pedro Encarnação. Mosby, 2020. eBook ISBN: 9780323523325
  3. Introduction to neural engineering for motor rehabilitation [ebook] / edited by Dario Farina, Winnie Jensen, Metin Akay.  Hoboken ; Piscataway : John Wiley & Sons : IEEE Press, c2013. 
  4. Design and Use of Assistive Technology: Social, Technical, Ethical, and Economic Challenges. Meeko Mitsuko K. Oishi, Ian M. Mitchell, H. F. Machiel Van der Loos (Eds). Springer Science+Business Media, LLC 2010. DOI 10.1007/978-1-4419-7031-2
  5. Applications of Rehabilitation Engineering Technologies for the Intervention of Neural and Motor Impairment Post Stroke. Dong Feng Huang and Guanglin Li (Eds.). Frontiers in Neurology, 2019. DOI 10.3389/978-2-88963-301-2

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Eduardo Lazaro Martins Naves, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/09/2020, às 23:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2290987 e o código CRC 999056D8.




Referência: Processo nº 23117.056272/2020-12 SEI nº 2290987