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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Monica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
2023/2º |
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Observações: |
Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024
Horário da disciplina: Turma F: Quarta-feira das 09:50 h às 12:20 h Turma G: Quarta-feira das 20:50 h às 22:30 h e Quarta-feira das 18:10 h às 19 h |
EMENTA
Eventos científicos: tipos, finalidades e importância nas práticas acadêmico-científicas. Publicações e comunicações de trabalhos em eventos científicos: tipos, estrutura e aspectos formais. Planejamento, organização e realização de eventos científicos. Participação no Seminário Institucional das Licenciaturas (SEILIC) da UFU com apresentação de trabalhos relativos a processos, produtos e resultados parciais ou finais dos Projetos Interdisciplinares (PROINTER) desenvolvidos. Relações entre produção e socialização de conhecimentos socialmente referenciados, demandas sociais, ensino, pesquisa e extensão universitária na formação e no trabalho em Geografia na Educação.
JUSTIFICATIVA
A disciplina “Seminário Institucional das Licenciaturas” (SEILIC) é importante por consolidar, socializar e publicizar os resultados dos projetos educacionais iniciados na disciplina “Projeto Interdisciplinar I” (PROINTER I) e desenvolvidos nas duas disciplinas seguintes (ROINTER II e III), sobretudo em eventos científicos, conhecendo suas naturezas, organização e finalidade. Nesta disciplina serão realizados processos de revisões e correções dos textos e materiais produzidos nas disciplinas anteriores do PROINTER para finalização da produção e submissão ao SEILIC da UFU e/ou outros meios de socialização e divulgação.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Revisão, correção, socialização, divulgação e debates com a comunidade em geral dos saberes, conhecimentos, experiências, práticas, processos, produtos e resultados proporcionados pelo projeto desenvolvido no PROINTER no Seminário Institucional das Licenciaturas (SEILIC) da UFU e/ou outros meios de socialização e divulgação.
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Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
1. Tipos de produções, características e finalidades: textos acadêmicos, educacionais, didáticos e de divulgação científica.
2. Elaboração, revisão e correção das escritas, segundo as exigências normativas dos tipos de produções.
3. Formatações das produções, layout e normas de uso das imagens e textos, citações, fontes e créditos das imagens e textos utilizados.
4. Inscrição e apresentação no Seminário Institucional das Licenciaturas (SEILIC) da UFU trabalhos sobre processos, produtos e resultados parciais ou finais do Projeto Interdisciplinar (PROINTER).
5. Planejamento, organização e adequação das produções aos outros meios onde serão socializados e divulgados os trabalhos resultantes do PROINTER.
6. Elaboração, inscrição e apresentação de trabalhos no SEILIC.
8. Avaliação dos resultados dos trabalhos resultantes dos projetos educacionais desenvolvidos no PROINTER.
TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM* (x ) NÃO |
METODOLOGIA
Aulas expositivas-dialogadas com uso de data-show, lousa e textos básicos e complementares, com apoio do uso da Plataforma Moodle. Orientações para elaboração, revisões, correções e finalização das produções para socialização e divulgação. Leituras e estudos de textos científicos sobre temas dos projetos educacionais. Atividades orientadas, apresentações e debates teórico-práticos em aula. Apresentação individual ou em grupo de atividades para monitoramento e avaliação do andamento das revisões das produções. Socialização e divulgação das produções em evento científico e outros meios.
AVALIAÇÃO
Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Realização das tarefas de acordo com as orientações, os produtos esperados, as revisões dos produtos, os prazos e os encaminhamentos e acompanhamento da execução das tarefas do projeto. |
Ao longo do semestre letivo |
50 |
Leituras e estudos utilizadas na fundamentação das produções escritas |
Mês de fevereiro e março |
10 |
Inscrição, submissão de trabalho escrito nas normas do evento SEILIC-UFU, apresentação do trabalho e participação no evento. |
Final do semestre |
40 |
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”. Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf
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Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Atividades que não foram realizadas ou que apresentaram resultados insatisfatórios, demonstrando domínio de conteúdos e procedimentos envolvidos nas mesmas. |
17 de abril |
100 |
Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).
BIBLIOGRAFIA
Básica
GALVÃO, Cecília. Narrativas em educação. Ciência & Educação (Bauru), v. 11, p. 327-345, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/H5hSMRYMyjhYtBxqnMVZVJH/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 13 abr. 2022.
POMBO, Olga. Interdisciplinaridade e Integração dos Saberes. Liinc em Revista, v. 1, n. 1, 2005, p. 03-15. Disponível em: http://liinc.revista.ibict.br/index.php/liinc/article/view/186/103 Acesso em: 13 abr. 2022.
SAVIANI, Dermeval. A função docente e a produção do conhecimento. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 11, n. 21, p. 127-140, 1997. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/889/806 Acesso em: 13 abr. 2022.
THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, 2008. p. 545-554. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782008000300010 Acesso em: 13 abr. 2022.
Complementar
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10520. Informação e documentação: citação em documentos: apresentação. Rio de Janeiro-RJ: ABNT, ago/2002. Disponível em: http://www2.uesb.br/biblioteca/wp-content/uploads/2016/05/NBR-10520-CITA%C3%87%C3%95ES.pdf Acesso em: 13 abr. 2022.
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Informação e documentação: referência: elaboração. Rio de Janeiro-RJ: ABNT, 2002. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/40070/848544/abntnbr6023.pdf/092b145a-7dce-4b97-8514-364793d8877e Acesso em: 13 abr. 2022.
ALVES, Alda Judith. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 77, 1991, p. 53-61. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/1042/1050 Acesso em: 13 abr. 2022.
FORPROEX. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus-AM: FORPROEX, maio 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf Acesso em: 13 abr. 2022.
LARROSA BONDÍA, Jorge. Nota sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 19, 2002, p. 20-28. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 13 abr. 2022.
APROVAÇÃO
Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024
Documento assinado eletronicamente por Amanda Regina Gonçalves, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/01/2024, às 17:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 | SEI nº 5015347 |