UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Geografia - Uberlândia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DAS LICENCIATURAS

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA

Código:

IGUGU31602

Período/Série:

6º período

Turma:

F e G

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15

Prática:

30

Total:

45

Obrigatória:

( X )

Optativa:

(   )

Professor(A):

AMANDA REGINA GONÇALVES

Ano/Semestre:

2023/2º

Observações:

Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024

 

Horário da disciplina:

Turma F: Quarta-feira das 09:50 h às 12:20 h 

Turma G: Quarta-feira das 20:50 h às 22:30 h e Quarta-feira das 18:10 h às 19 h

 

EMENTA

Eventos científicos: tipos, finalidades e importância nas práticas acadêmico-científicas. Publicações e comunicações de trabalhos em eventos científicos: tipos, estrutura e aspectos formais. Planejamento, organização e realização de eventos científicos. Participação no Seminário Institucional das Licenciaturas (SEILIC) da UFU com apresentação de trabalhos relativos a processos, produtos e resultados parciais ou finais dos Projetos Interdisciplinares (PROINTER) desenvolvidos. Relações entre produção e socialização de conhecimentos socialmente referenciados, demandas sociais, ensino, pesquisa e extensão universitária na formação e no trabalho em Geografia na Educação.

 

JUSTIFICATIVA

A disciplina “Seminário Institucional das Licenciaturas” (SEILIC) é importante por consolidar, socializar e publicizar os resultados dos projetos educacionais iniciados na disciplina “Projeto Interdisciplinar I” (PROINTER I) e desenvolvidos nas duas disciplinas seguintes (ROINTER II e III), sobretudo em eventos científicos, conhecendo suas naturezas, organização e finalidade. Nesta disciplina serão realizados processos de revisões e correções dos textos e materiais produzidos nas disciplinas anteriores do PROINTER para finalização da produção e submissão ao SEILIC da UFU e/ou outros meios de socialização e divulgação.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Revisão, correção, socialização, divulgação e debates com a comunidade em geral dos saberes, conhecimentos, experiências, práticas, processos, produtos e resultados proporcionados pelo projeto desenvolvido no PROINTER no Seminário Institucional das Licenciaturas (SEILIC) da UFU e/ou outros meios de socialização e divulgação.

 

 

Objetivos Específicos:

  1. Elaborar, inscrever e apresentar no Seminário Institucional das Licenciaturas (SEILIC) da UFU trabalhos sobre processos, produtos e resultados parciais ou finais do Projeto Interdisciplinar (PROINTER), que envolveram ações de ensino, pesquisa e extensão.

  2. Revisar e corrigir os textos e materiais produzidos no PROINTER a fim de possibilitar sua divulgação e adequá-los às exigências normativas do evento científico e dos outros meios onde serão divulgados.

  3.  Identificar e caracterizar a natureza específica, finalidade e tipos de espaço de apresentação e divulgação das produções realizadas e sua importância nas práticas acadêmicas para o ensino, a pesquisa e a extensão universitária.

  4. Planejar, organizar e realizar socialização das produções resultantes do PROINTER.

  5. Avaliar os resultados do SEILIC e das apresentações e socializações dos trabalhos da turma.

PROGRAMA

1. Tipos de produções, características e finalidades: textos acadêmicos, educacionais, didáticos e de divulgação científica.

2. Elaboração, revisão e correção das escritas, segundo as exigências normativas dos tipos de produções.

3. Formatações das produções, layout e normas de uso das imagens e textos, citações, fontes e créditos das imagens e textos utilizados.

4. Inscrição e apresentação no Seminário Institucional das Licenciaturas (SEILIC) da UFU trabalhos sobre processos, produtos e resultados parciais ou finais do Projeto Interdisciplinar (PROINTER).

5. Planejamento, organização e adequação das produções aos outros meios onde serão socializados e divulgados os trabalhos resultantes do PROINTER.

6. Elaboração, inscrição e apresentação de trabalhos no SEILIC.

8. Avaliação dos resultados dos trabalhos resultantes dos projetos educacionais desenvolvidos no PROINTER.

 

TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM* (x  ) NÃO

 

 

METODOLOGIA

Aulas expositivas-dialogadas com uso de data-show, lousa e textos básicos e complementares, com apoio do uso da Plataforma Moodle. Orientações para elaboração, revisões, correções e finalização das produções para socialização e divulgação. Leituras e estudos de textos científicos sobre temas dos projetos educacionais. Atividades orientadas, apresentações e debates teórico-práticos em aula. Apresentação individual ou em grupo de atividades para monitoramento e avaliação do andamento das revisões das produções. Socialização e divulgação das produções em evento científico e outros meios.

 

AVALIAÇÃO

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Realização das tarefas de acordo com as orientações, os produtos esperados, as revisões dos produtos, os prazos e os encaminhamentos e acompanhamento da execução das tarefas do projeto.

Ao longo do semestre letivo

 

50

Leituras e estudos utilizadas na fundamentação das produções escritas

Mês de fevereiro e março

 

10

Inscrição, submissão de trabalho escrito nas normas do evento SEILIC-UFU, apresentação do trabalho e participação no evento.

Final do semestre

 

40

 

 

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”.

Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em:

http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Atividades que não foram realizadas ou que apresentaram resultados insatisfatórios, demonstrando domínio de conteúdos e procedimentos envolvidos nas mesmas.

 

17 de abril

 

100

 

Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

GALVÃO, Cecília. Narrativas em educação. Ciência & Educação (Bauru), v. 11, p. 327-345, 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/H5hSMRYMyjhYtBxqnMVZVJH/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 13 abr. 2022.

POMBO, Olga. Interdisciplinaridade e Integração dos Saberes. Liinc em Revista, v. 1, n. 1, 2005, p. 03-15. Disponível em: http://liinc.revista.ibict.br/index.php/liinc/article/view/186/103 Acesso em: 13 abr. 2022.

SAVIANI, Dermeval. A função docente e a produção do conhecimento. Educação e Filosofia, Uberlândia, v. 11, n. 21, p. 127-140, 1997. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/889/806 Acesso em: 13 abr. 2022.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 39, 2008. p. 545-554. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782008000300010  Acesso em: 13 abr. 2022.

 

Complementar

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10520. Informação e documentação: citação em documentos: apresentação. Rio de Janeiro-RJ: ABNT, ago/2002. Disponível em: http://www2.uesb.br/biblioteca/wp-content/uploads/2016/05/NBR-10520-CITA%C3%87%C3%95ES.pdf Acesso em: 13 abr. 2022.

ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Informação e documentação: referência: elaboração. Rio de Janeiro-RJ: ABNT, 2002. Disponível em: https://www.ufpe.br/documents/40070/848544/abntnbr6023.pdf/092b145a-7dce-4b97-8514-364793d8877e Acesso em: 13 abr. 2022.

ALVES, Alda Judith. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 77, 1991, p. 53-61. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/1042/1050 Acesso em: 13 abr. 2022.

FORPROEX. Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus-AM: FORPROEX, maio 2012. Disponível em: https://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf Acesso em: 13 abr. 2022.

LARROSA BONDÍA, Jorge. Nota sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 19, 2002, p. 20-28. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 13 abr. 2022.

 

APROVAÇÃO

Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024


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Documento assinado eletronicamente por Amanda Regina Gonçalves, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/01/2024, às 17:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5015347 e o código CRC 8505BA71.




Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 SEI nº 5015347