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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
A disciplina pretende ser um espaço de reflexão sobre os métodos, técnicas e processos de elaboração e desenvolvimento de pesquisas na área de História. Propõe discussões programadas de historiografia e especialmente dos projetos individuais de alunos e professores participantes, visando a reformulação e o aprimoramento das investigações em curso no âmbito das linhas “Linguagens, identidades e subjetividades”; “História, territorialidades e diversidades” (sic.)1 ; “Práticas culturais e relações de poder.”
JUSTIFICATIVA
A disciplina de Seminário de Pesquisa II é um importante espaço de troca de experiências e de diálogo sobre o andamento da pesquisa. Seu ponto de partida é o resultado final do trabalho realizado em Seminário I, visando contribuir na organização e na análise das fontes, na discussão teórico-metodológica e na escrita da dissertação de mestrado.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Refletir sobre a validade e coerência das articulações propostas na estruturação da dissertação em relação à temática, bibliografia, metodologia de pesquisa, fontes e conceitos como estratégia para incentivar o levantamento, sistematização e aprofundamento da análise de fontes e a escrita de um texto final que corresponda a um dos capítulos propostos ou a parte dele. |
Objetivos Específicos: |
- Discutir o andamento das propostas de pesquisa dos discentes, considerando-se a estruturação da dissertação desenvolvida em Seminário I; - Coletar, sistematização e analisar fontes relacionadas ao projeto de pesquisa, considerando suas especificidades tipológicas e implicações teórico-metodológicas; - (Re) Elaborar o plano de escrita da dissertação desenvolvendo a temática de um dos capítulos propostos à luz das fontes analisadas e das questões teórico-metodológicas discutidas ao longo do curso. |
PROGRAMA
Unidade I - Apresentação e discussão da estrutura da dissertação – leitura crítica
Discussão conjunta da estrutura da dissertação apresentada pelos discentes na disciplina Seminário de Pesquisa I.
A apresentação seguirá um roteiro cujos principais pontos são:
a) Capítulos e subitens;
b) Levantamento bibliográfico para cada um dos capítulos/subitens propostos;
c) Fontes e objeto(s) de análise.
Unidade II – Fontes – um exercício prático de análise
Levantamento, sistematização e exercício de análise das fontes.
Nesta Unidade, os discentes trabalharão com o docente da disciplina ligado à linha de pesquisa à qual seu projeto está vinculado.
Unidade III - Escrita da história – pesquisa e produção de texto
Produção individual de texto final que corresponda a um dos capítulos propostos ou a parte dele. Nesta Unidade, os discentes trabalharão com o docente da disciplina ligado à linha de pesquisa à qual seu projeto está vinculado.
METODOLOGIA
A disciplina será desenvolvida por meio de atividades compartilhadas entre docentes e discentes das três linhas de pesquisa e atividades específicas da linha. Atividades compartilhadas: Leitura crítica da estrutura da dissertação elaborada na disciplina de Seminário I; Discussão teórica sobre análise das fontes; Pesquisa e elaboração de texto.
Atividades específicas de cada linha: Pesquisa de fontes, Leitura dos textos indicados; Pesquisa e escrita da dissertação.
cronograma das atividades
SEMANA |
UNIDADE |
ATIVIDADE |
C.H |
10/08 |
Introdução |
Apresentação e discussão do Plano de Ensino |
4h |
17/08 |
Unidade I - Apresentação e discussão da estrutura da dissertação – leitura crítica |
Leitura crítica da estrutura da dissertação |
4h |
24/08 |
Leitura crítica da estrutura da dissertação |
4h |
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14/09 |
Leitura crítica da estrutura da dissertação |
4h |
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21/09 |
Leitura crítica da estrutura da dissertação |
4h |
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28/09 |
Unidade II – Fontes – um exercício prático de análise |
Discussão de textos que subsidiem o levantamento, sistematização e exercício de análise das fontes. |
4h |
05/10 |
Discussão de textos que subsidiem o levantamento, sistematização e exercício de análise das fontes. |
4h |
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19/10 |
Levantamento, sistematização e exercício de análise das fontes. |
4h |
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26/10 |
Levantamento, sistematização e exercício de análise das fontes. |
4h |
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09/11 |
Levantamento, sistematização e exercício de análise das fontes. |
4h |
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16/11 |
Unidade III - Escrita da história – pesquisa e produção de texto |
Produção de texto/capítulo da dissertação. |
4h |
23/11 |
Produção de texto/capítulo da dissertação. |
4h |
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30/11 |
Produção de texto/capítulo da dissertação. |
4h |
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07/12 |
Avaliação final |
Entrega do texto final da disciplina |
4h |
14/12 |
Discussão dos resultados |
Encerramento da disciplina |
4h |
Total |
60h |
AVALIAÇÃO
Avaliação |
Pontuação |
Critérios de avaliação |
Apresentação da estrutura da dissertação. |
20 pts |
Organização, objetividade, coerência com as discussões realizadas. |
Exercício de análise de fontes |
30 pts |
Identificação, sistematização e análise de fontes pertinente com a temática desenvolvida e as discussões teórico-metodológicas adotadas. |
Artigo final |
50 pts |
Escrita, formatação, objetividade, coerência com as discussões realizadas. Mínimo de 15 páginas, conforme as normas da ABNT. |
Conforme o Art. 36 da Resolução CONPEP Nº 17, de 09 de junho de 2022, o desempenho final do discente na disciplina será aferido da pontuação total obtida convertida em conceito fixo, sendo:
de 90 a 100% de aproveitamento, correspondente ao conceito “A” – Excelente, com direito a crédito;
de 75 a 89% de aproveitamento, correspondente ao conceito “B” – Bom, com direito a crédito;
de 60 a 74% de aproveitamento correspondente, ao conceito “C” – Regular, com direito a crédito;
de 40 a 59% de aproveitamento, correspondente ao conceito “D” – Insuficiente, sem direito a crédito; e
de 0 a 39% de aproveitamento correspondente ao conceito “E” – Reprovado, sem direito a crédito.
BIBLIOGRAFIA
Básica
AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2010.
AZEVEDO, Silvia Maria. Brasil em imagens: Um estudo da revista Ilustração Brasileira (1876-1878). São Paulo: Editora Unesp, 2011.
CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2021.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano, v. 1: Artes de fazer. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. REVEL, Jacques (Org.). Jogos de Escalas. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1998.
SEIXAS, Jacy. Da memória e seus “caminhos secretos para entrar em nós”: ensaios sobre memória, esquecimento, história, historiografia. São Paulo: Intermeios, 2021.
SOUZA, Roberto Acízelo de (org.). Uma ideia moderna de literatura. Chapecó: Editora Argos, 2018. TEIXEIRA, Ivan. O Altar e o Trono: Dinâmicas do Poder em O Alienista. São Paulo: Editora da Unicamp, 2010. TRONCA, Italo A. (org.). Foucault vivo. Campinas: Pontes, 1987.
VEYNE, P. Como se escreve a história. Lisboa: Edições 70, 1987.
WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade: 1780-1950. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.
Complementar
ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Unicamp, 2011.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 5. ed. Rio de Janeiro; Bertrand Brasil, 2002. DEL PRIORI, Mary. História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2004.
HOGGART, Richard: As utilizações da cultura: aspectos da vida da classe trabalhadora, com especiais referências a publicações e divertimentos. Lisboa: Presença, 1973.
LE GOFF, J. O imaginário medieval. Lisboa: Editorial Estampa, 1994. [original: 1985].
MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de. História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2008.
NORONHA, G. C. de. O lugar da História na História do lugar: Sobre geo-grafias e espaços de memória no oeste de Minas Gerais. Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História, São Luis-MA], v. 9, n. 13, 2012.
PARANHOS, Adalberto. A música popular e a dança dos sentidos: distintas faces do mesmo. ArtCultura, Uberlândia, n. 9, jul.-dez. 2004.
PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes Históricas. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2005.
PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria. Nova História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012.
RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. São Paulo: Martins Fontes, 2011. SOUZA, Roberto Acízelo de. Teoria da Literatura. São Paulo: Ática, 1995.
THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: 15/09/2022
Documento assinado eletronicamente por Adalberto de Paula Paranhos, Usuário Externo, em 29/09/2022, às 13:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Cleber Vinícius do Amaral Felipe, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/09/2022, às 14:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Gilberto Cezar de Noronha, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/10/2022, às 19:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Ana Flavia Cernic Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/10/2022, às 08:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.049327/2022-91 | SEI nº 3956741 |