UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

SEMINÁRIO DE PESQUISA II

Unidade Ofertante:

INHIS - Instituto de História

Código:

MH123

Período/Série:

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Adalberto de Paula Paranhos, Cleber Vinicius do Amaral Felipe e Gilberto

Cézar de Noronha

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

 

 

EMENTA

A disciplina pretende ser um espaço de reflexão sobre os métodos, técnicas e processos de elaboração e desenvolvimento de pesquisas na área de História. Propõe discussões programadas de historiografia e especialmente dos projetos individuais de alunos e professores participantes, visando a reformulação e o aprimoramento das investigações em curso no âmbito das linhas “Linguagens, identidades e subjetividades”; “História, territorialidades e diversidades” (sic.)1 ; “Práticas culturais e relações de poder.”

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Seminário de Pesquisa II é um importante espaço de troca de experiências e de diálogo sobre o andamento da pesquisa. Seu ponto de partida é o resultado final do trabalho realizado em Seminário I, visando contribuir na organização e na análise das fontes, na discussão teórico-metodológica e na escrita da dissertação de mestrado.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Refletir sobre a validade e coerência das articulações propostas na estruturação da dissertação em relação à temática, bibliografia, metodologia de pesquisa, fontes e conceitos como estratégia para incentivar o levantamento, sistematização e aprofundamento da análise de fontes e a escrita de um texto final que corresponda a um dos capítulos propostos ou a parte dele.

Objetivos Específicos:

- Discutir o andamento das propostas de pesquisa dos discentes, considerando-se a estruturação da dissertação desenvolvida em Seminário I;

- Coletar, sistematização e analisar fontes relacionadas ao projeto de pesquisa, considerando suas especificidades tipológicas e implicações teórico-metodológicas;

- (Re) Elaborar o plano de escrita da dissertação desenvolvendo a temática de um dos capítulos propostos à luz das fontes analisadas e das questões teórico-metodológicas discutidas ao longo do curso.

PROGRAMA

Unidade I - Apresentação e discussão da estrutura da dissertação – leitura crítica

Discussão conjunta da estrutura da dissertação apresentada pelos discentes na disciplina Seminário de Pesquisa I.

A apresentação seguirá um roteiro cujos principais pontos são:

a) Capítulos e subitens;

b) Levantamento bibliográfico para cada um dos capítulos/subitens propostos;

c) Fontes e objeto(s) de análise.

Unidade II – Fontes – um exercício prático de análise

Levantamento, sistematização e exercício de análise das fontes.

Nesta Unidade, os discentes trabalharão com o docente da disciplina ligado à linha de pesquisa à qual seu projeto está vinculado.

Unidade III - Escrita da história – pesquisa e produção de texto

Produção individual de texto final que corresponda a um dos capítulos propostos ou a parte dele. Nesta Unidade, os discentes trabalharão com o docente da disciplina ligado à linha de pesquisa à qual seu projeto está vinculado.

METODOLOGIA

A disciplina será desenvolvida por meio de atividades compartilhadas entre docentes e discentes das três linhas de pesquisa e atividades específicas da linha. Atividades compartilhadas: Leitura crítica da estrutura da dissertação elaborada na disciplina de Seminário I; Discussão teórica sobre análise das fontes; Pesquisa e elaboração de texto.

Atividades específicas de cada linha: Pesquisa de fontes, Leitura dos textos indicados; Pesquisa e escrita da dissertação.

cronograma das atividades

 

SEMANA

UNIDADE

ATIVIDADE

C.H

10/08

Introdução

Apresentação e discussão do Plano de Ensino

4h

17/08

 

Unidade I - Apresentação e discussão da estrutura da dissertação – leitura crítica

Leitura crítica da estrutura da dissertação

4h

24/08

Leitura crítica da estrutura da dissertação

4h

14/09

Leitura crítica da estrutura da dissertação

4h

21/09

Leitura crítica da estrutura da dissertação

4h

28/09

 

Unidade II – Fontes – um exercício prático de análise

Discussão de textos que subsidiem o levantamento,

sistematização e exercício de análise das fontes.

4h

05/10

Discussão de textos que subsidiem o levantamento,

sistematização e exercício de análise das fontes.

4h

19/10

Levantamento, sistematização e exercício de análise das fontes.

4h

26/10

Levantamento, sistematização e exercício de análise das fontes.

4h

09/11

Levantamento, sistematização e exercício de análise das fontes.

4h

16/11

Unidade III - Escrita da história – pesquisa e produção de texto

Produção de texto/capítulo da dissertação.

4h

23/11

Produção de texto/capítulo da dissertação.

4h

30/11

Produção de texto/capítulo da dissertação.

4h

07/12

Avaliação final

Entrega do texto final da disciplina

4h

14/12

Discussão dos resultados

Encerramento da disciplina

4h

Total

60h

AVALIAÇÃO

Avaliação

Pontuação

Critérios de avaliação

 Apresentação da estrutura

da dissertação.

 20 pts

Organização,             objetividade, coerência com as discussões realizadas.

Exercício de análise de fontes

 30 pts

Identificação, sistematização e análise de fontes pertinente com a temática desenvolvida e as discussões teórico-metodológicas

adotadas.

 Artigo final

 50 pts

Escrita, formatação, objetividade, coerência com as discussões realizadas. Mínimo de 15 páginas,

conforme as normas da ABNT.

Conforme o Art. 36 da Resolução CONPEP Nº 17, de 09 de junho de 2022, o desempenho final do discente na disciplina será aferido da pontuação total obtida convertida em conceito fixo, sendo:

de 90 a 100% de aproveitamento, correspondente ao conceito “A” – Excelente, com direito a crédito;

de 75 a 89% de aproveitamento, correspondente ao conceito “B” – Bom, com direito a crédito;

de 60 a 74% de aproveitamento correspondente, ao conceito “C” – Regular, com direito a crédito;

de 40 a 59% de aproveitamento, correspondente ao conceito “D” – Insuficiente, sem direito a crédito; e

de 0 a 39% de aproveitamento correspondente ao conceito “E” – Reprovado, sem direito a crédito.

BIBLIOGRAFIA

Básica

AGAMBEN, G. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2010.

AZEVEDO, Silvia Maria. Brasil em imagens: Um estudo da revista Ilustração Brasileira (1876-1878). São Paulo: Editora Unesp, 2011.

CANDAU, Joël. Memória e identidade. São Paulo: Contexto, 2021.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano, v. 1: Artes de fazer. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. REVEL, Jacques (Org.). Jogos de Escalas. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 1998.

SEIXAS, Jacy. Da memória e seus “caminhos secretos para entrar em nós”: ensaios sobre memória, esquecimento, história, historiografia. São Paulo: Intermeios, 2021.

SOUZA, Roberto Acízelo de (org.). Uma ideia moderna de literatura. Chapecó: Editora Argos, 2018. TEIXEIRA, Ivan. O Altar e o Trono: Dinâmicas do Poder em O Alienista. São Paulo: Editora da Unicamp, 2010. TRONCA, Italo A. (org.). Foucault vivo. Campinas: Pontes, 1987.

VEYNE, P. Como se escreve a história. Lisboa: Edições 70, 1987.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e sociedade: 1780-1950. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1969.

Complementar

ASSMANN, Aleida. Espaços da recordação: formas e transformações da memória cultural. Campinas: Unicamp, 2011.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 5. ed. Rio de Janeiro; Bertrand Brasil, 2002. DEL PRIORI, Mary. História das mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2004.

HOGGART, Richard: As utilizações da cultura: aspectos da vida da classe trabalhadora, com especiais referências a publicações e divertimentos. Lisboa: Presença, 1973.

LE GOFF, J. O imaginário medieval. Lisboa: Editorial Estampa, 1994. [original: 1985].

MARTINS, Ana Luiza; LUCA, Tania Regina de. História da Imprensa no Brasil. São Paulo: Contexto, 2008.

NORONHA, G. C. de. O lugar da História na História do lugar: Sobre geo-grafias e espaços de memória no oeste de Minas Gerais. Outros Tempos: Pesquisa em Foco - História, São Luis-MA], v. 9, n. 13, 2012.

PARANHOS, Adalberto. A música popular e a dança dos sentidos: distintas faces do mesmo. ArtCultura, Uberlândia, n. 9, jul.-dez. 2004.

PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes Históricas. 1. ed. São Paulo: Contexto, 2005.

PINSKY, Carla Bassanezi; PEDRO, Joana Maria. Nova História das Mulheres no Brasil. São Paulo: Contexto, 2012.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa. São Paulo: Martins Fontes, 2011. SOUZA, Roberto Acízelo de. Teoria da Literatura. São Paulo: Ática, 1995.

THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: 15/09/2022

 


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Documento assinado eletronicamente por Adalberto de Paula Paranhos, Usuário Externo, em 29/09/2022, às 13:43, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Cleber Vinícius do Amaral Felipe, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/09/2022, às 14:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gilberto Cezar de Noronha, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/10/2022, às 19:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Ana Flavia Cernic Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/10/2022, às 08:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.049327/2022-91 SEI nº 3956741