UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Supervisionado IV

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

GQI122

Período/Série:

10° (Not)

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

90

Total:

120

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

José Gonçalves Teixeira Júnior

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

 

 

EMENTA

1. Elaboração de uma sequência didática;

2. Regência;

3. Socialização das experiências e avaliação;

4. Elaboração e execução de um projeto de investigação sobre a própria prática.

JUSTIFICATIVA

O Estágio Supervisionado é um componente curricular que oportuniza o exercício da profissão docente, configurando-se como experiência pedagógica que articula relações conceituais aprendidas durante o processo formativo formal na reconstrução de formas apropriadas para atuação docente no sistema escolar. Neste momento, o/a futuro/a professor/a poderá vivenciar diferentes situações didático-pedagógicas que podem se configurar em participação de atividades ligadas a comunidade escolar, elaboração de planos de trabalho, estabelecimento de estratégias de recuperação, dentre outras, contribuindo para o entendimento das interações entre o conteúdo específico e as habilidades exigidas do/a futuro/a professor/a de Química.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Propiciar ao/a estagiário/a a vivência de situações reais (observação, participação e pesquisa) nas quais ele/a possa, com base no conhecimento teórico desenvolvido nas diferentes disciplinas do curso de Licenciatura em Química, buscar a unidade teoria e prática na realidade escolar e reconhecer o seu papel enquanto educador/a e agente de transformação social.

Objetivos Específicos:

Vivenciar as ações pedagógicas, relacionando-as com os princípios teóricos e metodológicos discutidos nas disciplinas de Projeto Integrado de Prática Educativa, Instrumentação para o Ensino de Química e Metodologia para o Ensino de Química; Favorecer a formação do/a profissional reflexivo/a, desenvolvendo características importantes para dar suporte ao/a professor/a-pesquisador/a de sua própria prática; Sistematizar a reflexão elaborando relatório das atividades observadas e desenvolvidas e socializar o conhecimento advindo das experiências, favorecendo a formação do/a profissional reflexivo/a.

PROGRAMA

1. Elaboração de uma sequência didática: princípios para a organização e seleção de conteúdos, e de outros elementos estruturantes do currículo e do planejamento de ensino. Elaboração de proposta fundamentada conceitual e metodologicamente;

2. Regência: execução da sequência didática (plano de atividades) com alunos do Ensino Médio.

3. Socialização das experiências: reflexão, discussão e análise do potencial pedagógico das atividades planejadas para a construção de conceitos;

4. Elaboração e execução de um projeto de investigação sobre a própria prática: a partir dos referenciais teóricos estudados, investigar um problema real.

METODOLOGIA

Atividades presenciais (totalizando 95% da carga horária): Durante o Estágio Supervisionado IV, os/as estagiários/as acompanharão e auxiliarão o trabalho, em sala e fora dela, de professores/as de Química em escolas de Ensino Médio. Neste período, ocorrerá a observação e a participação, onde os/as estagiários/as poderão auxiliar os/as professores/as em diferentes atividades didáticas em sala de aula, de acordo com as necessidades de cada professor/a. Em momento posterior, o/a estagiário/a assumirá, como professor/a, o comando de uma sala de aula, durante período a ser combinado com o/a professor/a supervisor/a, em contato direto com os/as alunos/as, planejando e desenvolvendo aulas de Química, ensinando e aprendendo, articulando os conhecimentos construídos ao longo das disciplinas específicas e pedagógicas do curso, nas etapas anteriores do estágio. É importante ressaltar também que durante este período, o/a estagiário/a estará sob orientação técnica e pedagógica do orientador de Estágio e com a autorização e supervisão do/a professor/a que permitir esta modalidade em sala de aula. Durante todo o semestre, ocorrerão encontros na universidade para socialização das informações colhidas na Escola e planejamento das ações que serão realizadas durante o Estágio. Cada estagiário/a deverá elaborar e apresentar ao professor coordenador um plano de Estágio, que deverá conter todas as atividades a serem realizadas no período de trabalho na Escola. Todos os/as estagiários/as elaborarão uma pesquisa para avaliação/diagnóstico, a fim de verificar as dúvidas, dificuldades e concepções alternativas dos/as alunos/as no tema químico que será trabalhado no período de regência. A partir da análise dos resultados desta pesquisa, cada estagiário/a deverá elaborar suas aulas visando melhorar a aprendizagem dos/as alunos/as sobre o assunto escolhido. Ao final das atividades, os/as estagiários/as deverão elaborar um relatório, segundo as orientações do setor de estágio da UFU.

Atividades assíncronas (totalizando 5% da carga horária): Serão destinadas às atividades de estudos, leituras e produção pelos/as licenciandos/as matriculados/as, a partir dos textos sugeridos na bibliografia básica e complementar. Estas atividades serão socializadas na plataforma Microsoft Teams em datas pré-estabelecidas com a turma no início do semestre. Para isso, é primordial que os/as licenciandos/as matriculados tenham e-mail institucional (@ufu.br) para ter acesso às funcionalidades da plataforma.

AVALIAÇÃO

A avaliação ocorrerá em diferentes momentos durante o semestre, em momentos de diálogo durante as atividades, nos relatos das observações e experiências vividas nas aulas de Química, em contato com alunos/as e professores/as da Educação Básica. As atividades serão avaliadas da seguinte maneira: elaboração do plano de trabalho a ser desenvolvido durante o Estágio (5%); elaboração de pesquisa e posterior análise dos dados levantados com os/as alunos/as durante o Estágio (10%). A partir da análise dos dados, será planejada uma sequência de oito aulas visando melhorar a aprendizagem dos/as alunos/as a partir do diagnóstico realizado (15%). Durante o Estágio nas Escolas, os/as estagiários/as deverão elaborar relatórios semanais, contemplando os seguintes aspectos – para cada aula que assistir/participar: turma/série, número de alunos/as, conteúdo trabalhado, metodologias adotadas e considerações finais. O conjunto de dez relatórios semanais corresponderá a 30% da nota. A sequência de oito aulas que será ministrada em aulas de Química na educação básica, será avaliada pelo professor/a supervisor/a e pelo professor orientador, correspondendo a 30% da nota. Ao final do semestre, os/as estagiários/as elaborarão um Relatório Final de Estágio Supervisionado, seguindo o modelo disponibilizado na página da PROGRAD. Este deverá ser assinado pelo/a estagiário/a e pelos professores supervisor/a e orientador. Este documento valerá 10% da nota. O/a estagiário/a deverá ter, no mínimo 75% (setenta e cinco por cento) de frequência no período de orientação geral, individual e/ou em equipe (parte teórica) e 100% (cem por cento) de frequência na execução das atividades na Escola (parte prática), salvo justificativa aceita pelos professores supervisor/a e orientador. Será considerado aprovado o/a licenciando/a que obtiver um aproveitamento no componente curricular igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas teóricas. Entretanto, como previsto nas Normas Gerais da Graduação da UFU (Resolução CONGRAD Nº 46, de 28 de março de 2022): “Não cabe avaliação de recuperação aprendizagem em Trabalho de Conclusão de Curso, Estágio Obrigatório, Atividades Complementares e Atividades Curriculares de Extensão”.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BARREIRO, I. M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006. 126p.

BURIOLLA, M. A. F. O estágio supervisionado. 7ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. 182p.

PIMENTA, S. G. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 296p.

Complementar

BORTONI-RICARDO, S. M. O professor pesquisador: introdução à pesquisa qualitativa. São Paulo: Parábola, 2008. 135p.

MALDANER, O. A.  A formação inicial e continuada de professores de Química:  professores/pesquisadores. 4. ed. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2013. 419p.

MÓL, G. S. (coord.) Ensino de Química: visões e reflexões. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2012. 166p.

SANTOS, W. L. P. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. ed., rev. e atual. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010. 159p.

SANTOS, W. L. P.; MALDANER, O. A. (Orgs). Ensino de Química em foco. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 2010. 365p.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por José Gonçalves Teixeira Junior, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/04/2022, às 09:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.024402/2022-10 SEI nº 3517057