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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
Os processos de ocupação humana do continente americano. A multiplicidade de arranjos culturais e sociopolíticos dos povos e sociedades ameríndias. A importância da Guerra de Reconquista para a unificação da Espanha. A descoberta ou invasão da América pelos europeus. Rupturas, continuidades, transformações e novidades nas ordens sociais, culturais, políticas e econômicas nas sociedades mesoamericanas e andinas. A questão da alteridade ou a falta dela. A conquista espiritual em meio à perpetuação de práticas idólatras e conversões. As reelaborações identitárias e os movimentos migratórios: as estratégias indígenas para escapar do controle das autoridades coloniais. As origens ideológicas da Revolução Americana. O exemplo do Haiti: abolicionismo e rompimento com a ordem.
JUSTIFICATIVA
Consideramos que seja de fundamental importância o estudo de história da América em qualquer tempo para formação básica dos futuros professores de história. Outra questão relevante é a percepção de que história da América continental está intrinsecamente ligada aos aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos do Brasil. Neste ponto, o aprofundamento do diálogo e das inter-relações existentes entre o Brasil, a América e a história mundial acaba sendo imprescindível para que o discente desenvolva a capacidade de perceber as sincronias e diacronias presentes no estudo dos processos históricos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
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Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Unidade 1- As sociedades pré-colombianas e os modos indígenas
1.1. Os paleoíndios e o processo de ocupação humana do continente americano
1.2. A diversidade cultural e sociopolítica dos povos ameríndios
1.3. A mesoamérica e o processo de formação da Confederação Asteca
1.4. As culturas andinas e a construção do Império Inca
Unidade 2- A Espanha e a descoberta ou invasão da América
2.1. O processo de unificação da Espanha e a expansão ultramarina: as Cruzadas e sua importância para a campanha da Conquista
2.2. O Novo Mundo no horizonte do mundo conhecido
2.3. A invenção da América
Unidade 3- A conquista da América
3.1. O contato com mexicas e maias: rupturas, continuidades, transformações e novidades na ordem sociopolítica e nas concepções de história e de tempo mesoamericanas
3.2. Os incas após 1532: ações e reações contra a presença castelhana
3.3. As estratégias e alianças dos castelhanos e dos indígenas
Unidade 4- Resistência, mestiçagem e formação das sociedades coloniais
4.1. Permanências e rupturas na convivência cotidiana: idolatrias e conversões indígenas
4.2. A conquista espiritual enquanto agência facilitadora da Conquista
4.3. As missões religiosas e os limites da conquista espiritual
4.3. A adaptação dos indígenas à nova ordem: ressignificações e rearranjos
4.4. A questão identitária e as migrações como estratégia para escapar do controle das autoridades
Unidade 5- A Revolução Americana
5.1. Ruptura no império inglês: a Independência de 13 das colônias britânicas nas américas
5.2. As origens ideológicas e o processo de independência
5.3. República e republicanismo na formação do Estado nacional
5.4. A afirmação de uma ordem legal: a carta constitucional e a afirmação de direitos
Unidade 6- A independência do Haiti
6.1. Plantation e revolução: o fim do regime de trabalho escravizado
6.2. A primeira independência de um Estado latino-americano
METODOLOGIA
Recursos utilizados para melhorar a relação de ensino-aprendizagem: aulas expositivas e/ou dialogadas sobre os textos; proposição de discussões acerca dos temas selecionados; utilização de mapas; análise de documentos históricos; utilização de recursos audiovisuais; resenhas; realização de seminários; entrega de trabalhos; e, prova escrita sem consulta.
AVALIAÇÃO
O grau da primeira avaliação será aferido por meio da realização de prova escrita individual sem consulta, referente ao conteúdo ministrado até a respectiva data de avaliação (17/10/2023) e valerá até 50 pontos. A segunda avaliação (prevista para ser entregue no dia 31/10/2023) será realizada a partir da entrega de uma resenha crítica de conteúdo avaliado previamente pelo docente e valerá até 50 pontos. A nota final será composta pela soma simples dos graus obtidos. O discente que se ausentar no dia das avaliações e não apresentar a respectiva justificativa documentada, não terá direito à segunda chamada. No caso de o/a discente ficar reprovado/a e ter direito à prova de recuperação, a mesma contará com todo o conteúdo da disciplina e será realizada por meio de prova escrita sem consulta (prevista para ser realizada no dia 14/11/2023).
Critérios gerais de avaliação:
CRITÉRIOS AVALIATIVOS |
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Prova(s) escrita(s) |
a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos e nas explicações em sala de aula em relação aos temas que serão discutidos nas questões da prova escrita; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na formulação das respostas; e, c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica. |
Resenha |
a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na formulação das respostas; c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica; e, d) adequação do trabalho escrito às normas da ABNT. |
BIBLIOGRAFIA
Básica
BETHELL, L. (org.). História da América Latina: América Latina Colonial, volume 1. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Imprensa Oficial do Estado; Brasília, DF: Fundação Alexandre de Gusmão, 2012.
BETHELL, L. (org.). História da América Latina: a América Latina Colonial, volume II. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Imprensa Oficial do Estado; Brasília, DF: Fundação Alexandre de Gusmão, 1999.
HALPERÍN DONGHI, T. História da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
Complementar
AZEVEDO, C.; RAMINELLI, R. (orgs.). Histórias das américas: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.
BERNAND, C.; GRUZINSKI, S. História do Novo Mundo: da descoberta à conquista, uma experiência europeia (1492-1550). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.
RESTALL, M. Sete mitos da conquista espanhola. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.
SCHWARTZ, S. B.; LOCKHART, J. A América Latina na época colonial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
TODOROV, T. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Newman Di Carlo Caldeira, Professor(a) do Magistério Superior, em 17/10/2023, às 22:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4905441 e o código CRC 283D5B79. |
Referência: Processo nº 23117.038896/2023-92 | SEI nº 4905441 |