UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em História - Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História da América I

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal – ICHPO

Código:

ICHPO32504

Período/Série:

5o

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h

Prática:

-

Total:

60h

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Newman Di Carlo Caldeira 

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

 

 

EMENTA

Os processos de ocupação humana do continente americano. A multiplicidade de arranjos culturais e sociopolíticos dos povos e sociedades ameríndias. A importância da Guerra de Reconquista para a unificação da Espanha. A descoberta ou invasão da América pelos europeus. Rupturas, continuidades, transformações e novidades nas ordens sociais, culturais, políticas e econômicas nas sociedades mesoamericanas e andinas. A questão da alteridade ou a falta dela. A conquista espiritual em meio à perpetuação de práticas idólatras e conversões. As reelaborações identitárias e os movimentos migratórios: as estratégias indígenas para escapar do controle das autoridades coloniais. As origens ideológicas da Revolução Americana. O exemplo do Haiti: abolicionismo e rompimento com a ordem.

JUSTIFICATIVA

Consideramos que seja de fundamental importância o estudo de história da América em qualquer tempo para formação básica dos futuros professores de história. Outra questão relevante é a percepção de que história da América continental está intrinsecamente ligada aos aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos do Brasil. Neste ponto, o aprofundamento do diálogo e das inter-relações existentes entre o Brasil, a América e a história mundial acaba sendo imprescindível para que o discente desenvolva a capacidade de perceber as sincronias e diacronias presentes no estudo dos processos históricos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

  • Refletir sobre os principais temas e interpretações que norteiam a produção historiográfica sobre as américas, especificamente entre os séculos XV e XIX.

Objetivos Específicos:

  • Estudar as dinâmicas dos contatos entre as diferentes civilizações originárias, sobretudo nos aspectos políticos e econômicos.

  • Compreender, em linhas gerais, os processos de descobrimento e/ou invasão das américas pelos europeus, bem como as questões relativas à conquista.

  • Apresentar os processos de construção das sociedades coloniais, considerando os mecanismos de participação e/ou exclusão das populações ameríndias nas arenas política, econômica, cultural e social.

  • Examinar os processos de colonização e evangelização das populações aborígenes.

  • Analisar o surgimento dos movimentos de resistência empreendidos pelos indígenas.

  • Estudar a formação das sociedades coloniais na América do Norte e do Sul: poder, trabalho e tensões sociais.

  • Entender o processo que culminou na chamada “Revolução Americana” ou Independência das Treze Colônias (Estados Unidos da América): a guerra civil e a origem do Estado.

  • Perceber o caráter revolucionário do movimento de independência do Haiti.

PROGRAMA

Unidade 1- As sociedades pré-colombianas e os modos indígenas

1.1. Os paleoíndios e o processo de ocupação humana do continente americano

1.2. A diversidade cultural e sociopolítica dos povos ameríndios

1.3. A mesoamérica e o processo de formação da Confederação Asteca

1.4. As culturas andinas e a construção do Império Inca

Unidade 2- A Espanha e a descoberta ou invasão da América

2.1. O processo de unificação da Espanha e a expansão ultramarina: as Cruzadas e sua importância para a campanha da Conquista

2.2. O Novo Mundo no horizonte do mundo conhecido

2.3. A invenção da América

Unidade 3- A conquista da América

3.1. O contato com mexicas e maias: rupturas, continuidades, transformações e novidades na ordem sociopolítica e nas concepções de história e de tempo mesoamericanas

3.2. Os incas após 1532: ações e reações contra a presença castelhana

3.3. As estratégias e alianças dos castelhanos e dos indígenas

Unidade 4- Resistência, mestiçagem e formação das sociedades coloniais

4.1. Permanências e rupturas na convivência cotidiana: idolatrias e conversões indígenas

4.2. A conquista espiritual enquanto agência facilitadora da Conquista

4.3. As missões religiosas e os limites da conquista espiritual

4.3. A adaptação dos indígenas à nova ordem: ressignificações e rearranjos

4.4. A questão identitária e as migrações como estratégia para escapar do controle das autoridades

Unidade 5- A Revolução Americana

5.1. Ruptura no império inglês: a Independência de 13 das colônias britânicas nas américas

5.2. As origens ideológicas e o processo de independência

5.3. República e republicanismo na formação do Estado nacional

5.4. A afirmação de uma ordem legal: a carta constitucional e a afirmação de direitos

Unidade 6- A independência do Haiti

6.1. Plantation e revolução: o fim do regime de trabalho escravizado

6.2. A primeira independência de um Estado latino-americano

METODOLOGIA

Recursos utilizados para melhorar a relação de ensino-aprendizagem: aulas expositivas e/ou dialogadas sobre os textos; proposição de discussões acerca dos temas selecionados; utilização de mapas; análise de documentos históricos; utilização de recursos audiovisuais; resenhas; realização de seminários; entrega de trabalhos; e, prova escrita sem consulta.

AVALIAÇÃO

O grau da primeira avaliação será aferido por meio da realização de prova escrita individual sem consulta, referente ao conteúdo ministrado até a respectiva data de avaliação (17/10/2023) e valerá até 50 pontos. A segunda avaliação (prevista para ser entregue no dia 31/10/2023) será realizada a partir da entrega de uma resenha crítica de conteúdo avaliado previamente pelo docente e valerá até 50 pontos. A nota final será composta pela soma simples dos graus obtidos. O discente que se ausentar no dia das avaliações e não apresentar a respectiva justificativa documentada, não terá direito à segunda chamada. No caso de o/a discente ficar reprovado/a e ter direito à prova de recuperação, a mesma contará com todo o conteúdo da disciplina e será realizada por meio de prova escrita sem consulta (prevista para ser realizada no dia 14/11/2023).

Critérios gerais de avaliação:

 

TIPO DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS AVALIATIVOS

Prova(s) escrita(s)

a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos e nas explicações em sala de aula em relação aos temas que serão discutidos nas questões da prova escrita; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na formulação das respostas; e, c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica.

Resenha

a) abordagem dos principais aspectos discutidos nos textos; b) capacidade analítica, argumentativa e crítica na formulação das respostas; c) correção e adequação da linguagem em relação às normas da língua portuguesa e aos padrões da escrita acadêmica; e, d) adequação do trabalho escrito às normas da ABNT.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BETHELL, L. (org.). História da América Latina: América Latina Colonial, volume 1. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Imprensa Oficial do Estado; Brasília, DF: Fundação Alexandre de Gusmão, 2012.

BETHELL, L. (org.). História da América Latina: a América Latina Colonial, volume II. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo; Imprensa Oficial do Estado; Brasília, DF: Fundação Alexandre de Gusmão, 1999.

HALPERÍN DONGHI, T. História da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

Complementar

AZEVEDO, C.; RAMINELLI, R. (orgs.). Histórias das américas: novas perspectivas. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2011.

BERNAND, C.; GRUZINSKI, S. História do Novo Mundo: da descoberta à conquista, uma experiência europeia (1492-1550). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2001.

RESTALL, M. Sete mitos da conquista espanhola. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

SCHWARTZ, S. B.; LOCKHART, J. A América Latina na época colonial. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.

TODOROV, T. A conquista da América: a questão do outro. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Newman Di Carlo Caldeira, Professor(a) do Magistério Superior, em 17/10/2023, às 22:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038896/2023-92 SEI nº 4905441