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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: GHI030 |
COMPONENTE CURRICULAR: ESTÁGIO SUPERVISIONADO III |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 0 |
CH TOTAL PRÁTICA: 60H |
CH TOTAL: 60H |
OBJETIVOS
Observar e analisar as experiências de ensino de História diretamente no espaço escolar (Ensino Médio);
Rrefletir sobre diferentes experiências de ensino como parte do processo de construção do pensamento histórico;
Reorientar as práticas educativas e articular os saberes da História no processo ensino-aprendizagem;
Analisar criticamente as relações entre a formação do professor, questões teórico-metodológicas da História e opções curriculares, didáticas e pedagógicas pertinentes ao Ensino Médio;
Elaborar um relatório circunstanciado, apresentando uma leitura crítica dos textos discutidos e um balanço preliminar baseado na observação das atividades do ensino médio.
Ementa
O ensino de História: a relação pedagógica professor-aluno. Prática de estágio curricular supervisionado: observação do processo pedagógico e análise de programas curriculares, levando-se em conta as especificidades do Ensino Médio e as questões pertinentes à faixa etária dos alunos.
PROGRAMA
I – Processos educativos desenvolvidos no Ensino de Nível Médio: problemas e possibilidades
II- Programas Curriculares e processos pedagógicos
III– Prática docente no Ensino Médio: observação e reflexão
IV- Metodologias e práticas no ensino de História.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FERNANDES, Florestan. A formação política e o trabalho do professor. In: Universidade, escola e formação de professores. São Paulo: Brasiliense, 1986.
BITTENCOURT, Circe Maria (org). O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998.
SILVA, M. A. Contra o horror pedagógico. Ensino de História, exclusão social e cidadania cultural. História e Perspectivas, Uberlândia-MG, v. 1, n. 23, p. 85-98, jul./dez. 2000.
FONSECA, Thais Nivia de Lima e. História & Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
PEREIRA, Júlio Emílio Diniz. A formação de professores nas licenciaturas: velhos problemas, novas questões. In: Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SILVA, M. A. Contra o horror pedagógico. Ensino de História, exclusão social e cidadania cultural. História e Perspectivas, Uberlândia-MG, v. 1, n. 23, p. 85-98, jul./dez. 2000.
SILVA, Tomaz Tadeu. (org.). Alienígenas na sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação, SEED, 2000.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História |
Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 04/10/2019, às 12:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 07/10/2019, às 09:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.087050/2019-08 | SEI nº 1588546 |