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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: FACED31501 |
COMPONENTE CURRICULAR: Didática Geral |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Faculdade de Educação |
SIGLA: FACED |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: --- |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Refletir sobre o papel sócio-político da educação e da didática em suas múltiplas relações com a escola e para
além dela.
Analisar as principais concepções referentes a educação e a formação do/a educador/a na sociedade
contemporânea, em diferentes espaços educativos.
Compreender os elementos que constituem a organização do trabalho pedagógico: planejamento, avaliação,
seus significados e práticas.
Ementa
Educação, didática e formação docente. Teorias pedagógicas: desafios do processo ensino-aprendizagem na
sociedade contemporânea em diferentes espaços educativos. Organização do trabalho pedagógico no processo
de planejamento e avaliação.
PROGRAMA
1. Educação e didática: as diferentes perspectivas de análise sobre a escola, o ensino e a aprendizagem
1.1. As diferentes concepções de educação, didática e suas implicações na formação e atuação docente
1.2. O papel da escola na atualidade
2. Teorias Pedagógicas: desafios do processo ensino-aprendizagem na sociedade contemporânea em
diferentes espaços educativos
2.1. Pressupostos teóricos, históricos, filosóficos e sociais da educação, da didática e da escola
2.2. O processo de ensinar e aprender em diferentes contextos formativos/educativos
3. Organização do trabalho pedagógico no processo de planejamento e avaliação
3.1. A ação docente no processo de ensino-aprendizagem e em diferentes espaços educativos
3.2. Planejamento no processo de ensino-aprendizagem: limitações e possibilidades
4. Avaliação no processo de ensino-aprendizagem: concepções e métodos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CANDAU, v. M. (Org.). A didática em questão. 34. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 37. ed. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 2008.
GADOTTI, M. História das ideias pedagógicas. 8. ed. São Paulo: Ática, 2002.
HERNANDEZ, F.; VENTURA. M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é
um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2017.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 19. ed. São Paulo:Cortez,
2008.
LUCKESI, C. C. Filosofia da educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
MIZUKAMI, M. G. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo. Pedagógica Universitária, 1986.
SACRISTÁN, G.; GOMEZ, A. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
VASCONCELLOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino aprendizagem e projeto político pedagógico. 18.
ed. São Paulo: Libertad, 2008.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
FISCHIMANN, R. Escola brasileira: temas e estudos. São Paulo: Atlas, 1987.
FREITAS, L.C. Ciclos, seriação e avaliação: confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003.
MASETTO, M. T. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1997
RIOS, T. A. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 8. ed. São Paulo: Cortez,
2010.
ROMÃO, J. E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2003.
VEIGA, I. P. A. (Org.) Aula: gênese, dimensões, princípios e práticas. Campinas: Papirus, 2008.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 | SEI nº 4407443 |