UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 1ª REUNIÃO/2019 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUALIDADE AMBIENTAL

 

Ao décimo primeiro dia do mês de fevereiro do ano de dois mil e dezenove, reuniu-se às dez horas, na sala de reuniões do Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG) no Campus Glória, o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (PPGMQ) para a reunião. Estiveram presentes à reunião os membros do Colegiado, os docentes Adriane de Andrade Silva, Lucas Carvalho Basilio de Azevedo e Sueli Moura Bertolino; bem como o representante discente Maiko de Ávila Cassiano. Já o professor Adão de Siqueira Ferreira, teve sua ausência justificada. Diante do público que estava presente, o Colegiado decidiu que os mesmos pudessem assistir a reunião sem direito a voto. Assim, estiveram presentes o professor Fernando Luiz de Paula Santil; as discentes da Turma 4 Ana Luíza Moreira da Costa e Maria Lúcia Furtado Coelho Campos; e as discentes ingressantes em 2019 Tatiana Mayumi Tamura e Jéssyca Gonçalves Duarte. A Professora Adriane iniciou a reunião dando boas-vindas a todos os presentes. A seguir, passou-se à apreciação dos pontos de pauta, a saber: 1. Aprovação da Ata da 13ª reunião de 2018: A Coordenadora apresentou a ata da 13ª reunião de 2018 para os presentes, destacando as deliberações do Colegiado feitas no dia. Posteriormente o Colegiado aprovou a ata com algumas sugestões de correções para a redação final. 2º item de pauta. Comunicações: 1) A Coordenadora solicitou ao Colegiado que fossem inseridos alguns pontos de pauta nos itens Outros, que são: a) Criação da comissão para a implementação do Doutorado no PPGMQ; b) Criação da comissão permanente de acompanhamento e fiscalização das ações afirmativas do PPGMQ. A professora Adriane informou que é necessária a criação dessa última comissão do PPGMQ, pois não há uma comissão geral da UFU para análise dos processos seletivos de pós-graduação. 2) A Coordenadora informou que as matrículas dos veteranos já se iniciaram na data de hoje. Contribuindo com esse ponto, a Secretária, informou que o PPGMQ a partir desse ano, utilizará o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) como meio de recebimento dos documentos referentes às matrículas. Foi ressaltada a importância da utilização do SEI, uma vez que dá ainda mais agilidade e transparência nos tramites dentro da universidade, além de possibilitar o rastreamento de todo o andamento do processo. 3) A Secretária destacou que após a divulgação da convocação, houve duas solicitações de pontos de pauta, das quais foram inseridas no item 3.25 Outros, sendo uma solicitação do professor Lucas, que trata da solicitação de dilação da discente Neila; e outra do professor Fábio, que trata da homologação do resultado da eleição de representante docente no Colegiado do PPGMQ. 4) Ainda com a fala, a Secretária do PPGMQ informou aos presentes que propôs um item de pauta que trata da criação da comissão permanente de avaliação dos processos seletivos do PPGMQ. Justificou que tal comissão necessita possuir uma caixa de entrada própria para recebimento e despacho de processos no SEI, visto que a última comissão utilizou a caixa de entrada da Secretaria do PPGMQ (SECPPGMQ). Assim, não é possível, por exemplo, assinar documentos como membro ou presidente da comissão e sim apenas como secretário ou Coordenador do PPGMQ. 5) O professor Lucas questionou sobre o preenchimento da Plataforma Sucupira. A Coordenadora informou que está sendo preenchida e que ainda está dentro do prazo para envio dos dados, sendo o prazo máximo é dia 22 de fevereiro de 2019. Ela informou que, de uma forma geral, os Currículos Lattes que ela analisou estão desatualizados. O professor Lucas ressaltou a importância do registro das ações de extensão. A professora Adriane informou que as ações que ela tem conhecimento, estão sendo registradas. 6) Outro ponto destacado pelo professor Lucas foi a importância de ser tratada, pelo programa, a questão da ética na ciência. Assim, sugeriu que tal temática poderá ser tratada dentro das disciplinas Seminários ou em reuniões semestrais. A Coordenadora informou que esse tema já é tratado nas disciplinas Seminários, das quais ministra. Ela sugeriu que esse tema também seja tratado na reunião com os docentes. 3. Ordem do dia: 3.1. Apreciação de aprovação ad referendum da Ata de Defesa de Dissertação do discente MARCELO JOSÉ PEREIRA. Processo SEI Nº: 23117.084358/2018-11. Foi explicado que o discente Marcelo necessitou de agilidade na emissão do seu diploma. Após analisada a ata de defesa, sendo essa devidamente editada e assinada, a Coordenadora homologou a mesma. Após a exposição da ata de defesa, o Colegiado foi de parecer favorável à aprovação ad referendum feita pela Coordenadora. 3.2. Apreciação de aprovação ad referendum da documentação e banca para Defesa de Dissertação da discente MARIA LÚCIA FURTADO COELHO CAMPOS. Membros indicados: Prof. Dr. Guilherme Resende Corrêa (Orientador); Prof. Dr. Bruno Nery Fernandes Vasconcelos (UFU); Prof. Dr. Ênio Tarso de Souza Costa (UFU); Prof. Dr. Daniel Meira Arruda (UFMG); e Prof. Dr. Túlio Barbosa (UFU – Suplente). Processo SEI Nº: 23117.001562/2019-87. Foi apresentada, pela Coordenadora, a documentação da solicitação de indicação de banca da discente Maria Lúcia. Visto que estava tudo em conformidade com as normativas vigentes, o Colegiado foi de parecer favorável à aprovação ad referendum feita pela Coordenadora. Considerando que os itens a seguir (3.3 a 3.13) possuem a mesma natureza, o Colegiado achou prudente analisar toda documentação contida no processo para posteriormente aprovar os itens em bloco. 3.3. Apreciação de aprovação ad referendum da documentação e banca para Defesa de Dissertação do discente GUSTAVO RAGASSI DE ASSIS COUTO. Membros indicados: Prof.ª Dr.ª Adriane de Andrade Silva (Orientadora); Prof.ª Dr.ª Bruna Fernanda Faria Oliveira (UFU); Prof. Dr. Eduardo Delosso Penteado (UNIFESP); Prof. Dr. Reginaldo de Camargo (UFU); Prof.ª Dr.ª Sueli Moura Bertolino (UFU – Suplente); e Prof. Dr. José Luiz Rodriguez Torres (IFTM – Suplente). Processo SEI Nº: 23117.003770/2019-11. 3.4. Apreciação de aprovação ad referendum da documentação e banca para Defesa de Dissertação da discente DENICI LAURA CARVALHO. Membros indicados: Prof.ª Dr.ª Maria Rita Raimundo e Almeida (Orientadora); Prof.ª Dr.ª Anne Caroline Malvestio (UFU); Prof. Dr. Rodolfo Antônio de Figueiredo (UFSCar); Prof.ª Dr.ª Bruna Fernanda Faria Oliveira (UFU – Suplente); e Prof. Dr. Nemésio Neves Batista Salvador (UNIARA – Suplente). Processo SEI Nº: 23117.003776/2019-98. 3.5. Apreciação de aprovação ad referendum da documentação e banca para Defesa de Dissertação do discente WELINGTON ADOLFO DE BRITO. Membros indicados: Prof.ª Dr.ª Ana Carolina Silva Siquieroli (Orientadora); Prof.ª Dr.ª Adriane de Andrade Silva (UFU); Prof.ª Dr.ª Gleice Aparecida de Assis (UFU); Prof. Dr. Flávio Lemes Fernandes (UFV); e Prof. Dr. Jardel Boscardin (UFU – Suplente). Processo SEI Nº: 23117.003897/2019-30. 3.6. Apreciação de aprovação ad referendum da documentação e banca para Defesa de Dissertação do discente GABRIEL SOUSA ALVES. Membros indicados: Prof. Dr. Lucas Carvalho Basilio de Azevedo (Orientador); Prof. Dr. Adão de Siqueira Ferreira (UFU); Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Mendes (UFU); Prof. Dr. Igor Souza Pereira (IFTM); e Prof.ª Dr.ª Milla Alves Baffi (UFU – Suplente). Processo SEI Nº: 23117.004897/2019-57. 3.7. Apreciação de aprovação ad referendum da documentação e banca para Defesa de Dissertação da discente MARIANA DA COSTA VIEIRA. Membros indicados: Prof. Dr. Adão de Siqueira Ferreira (Orientador); Prof. Dr. Lísias Coelho (UFU); Prof. Dr. Marcos Antônio Pesquero (UEG - Morrinhos); e Prof.ª Dr.ª Maria Rita de Cássia Campos (UFG - Catalão – Suplente) – Processo SEI Nº: 23117.004748/2019-98. 3.8. Apreciação de aprovação ad referendum da documentação e banca para Defesa de Dissertação da discente EVELYN SIQUEIRA CAIXETA. Membros indicados: Prof. Dr. Edgar Silveira Campos (Orientador); Prof. Dr. Ubirajara Coutinho (UFU); Prof. Dr. Diego Freitas Coelho (UNICAMP); e Prof.ª Dr.ª Adriane Andrade Silva. (UFU – Suplente). Processo SEI Nº: 23117.006721/2019-30. 3.9. Apreciação de aprovação ad referendum da documentação e banca para Defesa de Dissertação da discente LORRANE MARQUES DUARTE. Membros indicados: Prof. Dr. Gilberto de Oliveira Mendes (Orientador); Prof. Dr. Cícero Naves de Ávila Neto (UFU); Prof. Dr. Maurício Dutra Costa (UFV); Prof. Dr. Lucas Carvalho Basilio de Azevedo (UFU); Prof.ª Dr.ª Adriane Andrade Silva. (UFU – Suplente) e Victor Satler Pylro (UFLA - Suplente). Processo SEI Nº: 23117.006727/2019-15. 3.10. Apreciação de aprovação ad referendum da documentação e banca para Defesa de Dissertação da discente NATHÁLIA FERREIRA ALVES. Membros indicados: Prof. Dr. Claudionor Ribeiro da Silva (Orientador); Prof.ª Dr.ª Bruna Fernanda Faria Oliveira (UFU); Prof. Dr. Ângelo Evaristo Sirtoli (UFPR); Prof. Dr. Marcelo Sousa Lopes (UFPI – Suplente); e Prof.ª Dr.ª Aracy Alves de Araújo (UFU – Suplente). Processo SEI Nº: 23117.006741/2019-19. 3.11. Apreciação de aprovação ad referendum da documentação e banca para Defesa de Dissertação da discente YASMIM TWANNE DE CÁSSIA SILVA. Membros indicados: Prof.ª Dr.ª Aracy Alves de Araújo (Orientadora); Prof.ª Dr.ª Cristiane Betanho (UFU); Prof.ª Dr.ª Maria Rita Raimundo e Almeida (UNIFEI); Prof. Dr. Claudionor Ribeiro da Silva (UFU – Suplente); e Prof. Dr. Talles Girardi de Mendonça (UFSJ - Suplente). Processo SEI Nº: 23117.006830/2019-57. 3.12. Apreciação de aprovação ad referendum da documentação e banca para Defesa de Dissertação da discente JULIANA DA SILVA GARCIA LEAL. Membros indicados: Prof.ª Dr.ª Sueli Moura Bertolino (Orientadora); Prof. Dr. Lucas Carvalho Basilio de Azevedo (UFU); Prof. Dr. Marcio Augusto de Sousa Nogueira (IFTM); Prof.ª Dr.ª Bruna Fernanda Faria Oliveira (UFU - Suplente); e Prof.ª Dr.ª Maria Rita Raimundo e Almeida (UNIFEI - Suplente). Processo SEI Nº: 23117.008219/2019-63. 3.13. Apreciação de aprovação ad referendum da documentação e banca para Defesa de Dissertação da discente JÉSSICA DOS SANTOS ANJO. Membros indicados: Prof.ª Dr.ª Bruna Fernanda Faria Oliveira (Orientadora); Prof. Dr. Deusmaque Carneiro Ferreira (UFTM); Prof. Dr. Mario Sérgio da Luz (UFTM); e Prof.ª Dr.ª Sueli Moura Bertolino (UFU – Suplente). Processo SEI Nº 23117.008627/2019-15. Não havendo nenhuma observação com relação a documentação apresentada, o Colegiado foi de parecer favorável as provações ad referendum dada pela Coordenadora. 3.14. Solicitação de dilação de prazo para defesa de dissertação da discente ANA LUÍZA MOREIRA DA COSTA. A Coordenadora expôs a situação em que se encontra a pesquisa da discente. A discente, que estava presente, se colocou à disposição para esclarecimentos junto aos membros presentes. Após a exposição e esclarecimentos feitos tanto pela Coordenadora, quanto pela própria discente, o Colegiado concedeu até seis meses de dilação de prazo para defesa de dissertação. 3.15. Solicitação de dilação de prazo para defesa de dissertação da discente ALINE CARNEIRO VELOSO. A Coordenadora apresentou a documentação da discente aos membros presentes. Percebendo que se trata do mesmo teor de dificuldade apresentada na solicitação anterior, o Colegiado concedeu até seis meses de dilação para a requerente. 3.16. Solicitação de dilação de prazo para defesa de dissertação da discente GIULIA FARIA SHIMAMOTO. A Coordenadora apresentou a documentação da solicitação da discente. Diante do exposto na solicitação, reforçado pelos destaques feitos pela Coordenadora, os membros do Colegiado concederam até seis meses para que a discente possa defender sua dissertação. 3.17. Homologação da Ata de Qualificação da discente ANA LUÍZA MOREIRA DA COSTA – Processo SEI Nº: 23117.082034/2018-30. Após a apresentação da Ata de Qualificação, estando essa em conformidade com as normativas vigentes, o Colegiado fez a homologação da mesma. 3.18. Homologação da Ata de Defesa do discente PEDRO CORSINO DURANT – Processo SEI Nº: 23117.087012/2018-66. Como no item anterior, após analisada a documentação, o Colegiado homologou a Ata de Defesa do discente. 3.19. Solicitação de Aproveitamento de Estudos da discente ANA LUÍZA MOREIRA DA COSTA. 3.20. Solicitação de Aproveitamento de Estudos da discente MARIA LÚCIA FURTADO COELHO CAMPOS. Por se tratar do mesmo tipo de solicitação, o Colegiado analisou os itens 3.19 e 3.20 em conjunto. Assim, a Coordenadora explicou a situação das discentes e o motivo de não terem solicitado o aproveitamento em períodos anteriores, conforme determinado na PORTARIA PPGMQ 02/2017. Um dos destaques feitos pela Coordenadora foi com relação aos problemas relacionados ao lançamento de notas no SG-UFU, o que atrasou a finalização do registro das disciplinas nos históricos. Após a explicação da Coordenadora, o Colegiado foi de parecer favorável às solicitações. 3.21. Projeto de Renovação (Plano de Trabalho) e Relatório de Atividades da Bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD Dra. Simone Cristina Braga Bertini - Processo SEI Nº 23117.085555/2018-49. A Coordenadora apresentou a documentação de solicitação feita pelo professor Beno. Destacou as principais atividades realizadas pela pesquisadora no PPGMQ. Ressaltou que as únicas atividades que não foram concretizadas foram algumas análises laboratoriais, devido aos reagentes e sua impossibilidade de manuseio, visto que estava gestante. Foram apresentados os relatórios e certificados da pesquisadora para que os presentes pudessem deliberar. Foi esclarecido que essa é a última renovação da bolsa, sendo que depois o PPGMQ deverá realizar outro processo seletivo. Além disso, foi reforçado que nesse momento a mesma se encontra em período de licença maternidade. Com a abstenção do professor Lucas, os membros presentes foram favoráveis à renovação da bolsa. 3.22. Avaliação de aproveitamento de discentes bolsistas e não bolsistas (2018-2), mediante coeficiente de rendimento global (CRG), conforme determinado nas normativas vigentes. A Coordenadora informou que, após análises dos históricos, foi percebido que, de forma geral, todos os discentes das Turmas 4 e 5 atingiram o que está determinado no Regulamento. Foi ressaltado que a discente Yara Cristina (Turma 5) foi a única que não conseguiu atingir o que foi estipulado nas normativas vigentes do PPGMQ. Ao ser apresentado o histórico da discente, o Colegiado já iniciou a análise do próximo item (3.23). 3.23. Solicitação de regime especial de aprendizagem da discente Yara Cristina Batista de Sousa. Processo SEI Nº: 23117.005860/2019-46. Após a exposição do caso, feita pela Coordenadora, o Colegiado sugeriu que a Coordenação comunique a situação em que se encontra a discente aos docentes responsáveis pelas disciplinas de 2018-2, das quais estava matriculada. Junto do comunicado, deve-se solicitar mais tempo para que a discente possa realizar as atividades. E como orientação, o Colegiado sugere que a discente se matricule, pelo menos, na disciplina Dissertação para manter o vínculo com o PPGMQ ou solicite trancamento de curso, por esse semestre, para que reestabeleça sua saúde. Foi reforçado que tal trancamento não dá direito a prazo maior, do que o estipulado no Regulamento, para término de curso. 3.24. Solicitação de coorientação de GUSTAVO RAGASSE DE ASSIS COUTO, pelo Prof.ª Dr.ª Sueli Moura Bertolino; Orientadora: Prof.ª Dr.ª Adriane Andrade Silva. A professora Adriane informou que desde o início do trabalho, o discente Gustavo, obteve auxílio da professora Sueli. Assim, há a necessidade de oficializar esse coorientação. Após a explicação da Coordenadora, o Colegiado foi de parecer favorável ao pedido. 3.25. Outros. 1) Dilação de prazo para defesa da discente Neila. A Coordenadora, com a contribuição do professor Lucas, apresentou, aos membros presentes, a situação em que se encontra a pesquisa da discente; destacando, sobretudo, os motivos da solicitação da dilação de prazo para defesa de dissertação. Diante do exposto, o Colegiado concedeu seis meses de dilação para discente. 2) Homologação do resultado de eleição do membro docente no COLPPGMQ. Foi explicado pela Coordenadora que essa homologação não ocorreu na última reunião de 2018, pois estava aguardando a resposta da PROPP com relação à possibilidade do professor Fábio assumir como membro do Colegiado, uma vez que é Coordenador do curso de graduação em Química. Após as explicações feitas pela Coordenadora, todos os membros foram favoráveis a homologação do resultado. Nesse instante, a Coordenadora informou que a convocação da comissão para eleição do Colegiado será feita na próxima reunião. 3) Criação da comissão permanente de avaliação do processo seletivo do PPGMQ. A Coordenadora lembrou que a última comissão foi composta pelos docentes Samara (Presidente da Comissão), Sueli, Edgar e Fábio. Para a composição e nomeação da próxima comissão, haverá a consulta entre os docentes do programa. Essa consulta será feita junto da consulta para a composição da comissão para a implementação do Doutorado no PPGMQ, ponto de pauta proposto pela Coordenadora no início da reunião. 4) Criação da comissão permanente de acompanhamento e fiscalização das ações afirmativas do PPGMQ. A Coordenadora solicitou que seja indicada tal comissão, uma vez que há urgência na tratativa desse assunto. Nesse sentido, a professora Adriane se colocou como membro da Comissão. Houve ainda a indicação do discente José Aurélio (discente moçambicano do PPGMQ) e do docente Claudionor. Condicionado a confirmação do docente, o Colegiado aprovou a comissão sugerida pela Coordenadora, da qual será encaminhada para a deliberação e homologação dos conselheiros do CONICIAG, na reunião que ocorrerá já na próxima quinta-feira (14/02/2019). Nada mais havendo a tratar, a reunião foi dada por encerrada e eu, Marília Christina Arantes Melo, Secretária do PPGMQ, lavrei a presente ata que vai por mim assinada e depois de lida e aprovada, será assinada pelos demais Membros do Colegiado. Uberlândia, 11 de fevereiro de 2019.

 

Adriane de Andrade Silva

Lucas Carvalho Basilio de Azevedo

Sueli Moura Bertolino

Maiko de Ávila Cassiano

Marília Christina Arantes Melo (Secretária)


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Documento assinado eletronicamente por Marilia Christina Arantes Melo, Secretário(a), em 12/03/2019, às 08:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Presidente, em 08/04/2019, às 06:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sueli Moura Bertolino, Membro de Colegiado, em 08/04/2019, às 10:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Lucas Carvalho Basílio de Azevedo, Membro de Colegiado, em 09/05/2019, às 10:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Maiko de Ávila Cassiano, Membro de Colegiado, em 13/05/2019, às 10:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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