UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Didática II

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal/Curso de Pedagogia

Código:

ICHPO33202

Período/Série:

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60h 

Prática:

 

Total:

60h

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Glaucia Signorelli de Queiroz Gonçalves

Ano/Semestre:

2022/2

Observações:

Plano de ensino elaborado em conformidade com a Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022.

 

 

EMENTA

O cotidiano escolar. Práticas interculturais no cotidiano da escola. A sala de aula e suas relações com o cotidiano. A organização do trabalho docente: planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem. Os processos de avaliação como componentes da base de conhecimento para o ensino e a aprendizagem. Aprendizagem significativa e a aula operatória.  Relação dialógica professor-aluno-conhecimento. Casos de ensino.

JUSTIFICATIVA

A Didática é um campo epistemológico que articula os saberes a ensinar e os saberes a aprender, além das relações existentes entre práticas socioculturais e ensino (CRUZ, 2017), sendo, seu objeto, questões relativas ao ensino – compreensão, problematização e proposição.

Neste sentido, a Didática deve propiciar uma reflexão mais ampla sobre as relações objetivos/finalidades da educação; as relações conteúdo/método; as relações planejamento/procedimentos/recursos bem como os processos de avaliação, na perspectiva de uma teoria crítica de educação.

O “o quê” e o “como” ensinar são questões diretamente vinculadas ao “para quem” e “onde” se ensina. Isto significa que “o estudo dos conteúdos e o modo mais eficaz de apresentá-los aos alunos não pode ser dissociado, seja das características sócio-culturais e dos processos psicológicos dos alunos, seja do contexto histórico-social em que se efetivará a proposta” (Domingues, J. L., 1986, p.364). Deve-se considerar ainda que, a apropriação do conhecimento pelas crianças envolve dificuldades que podem estar na natureza do próprio conhecimento.

Enquanto disciplina integrante do quadro curricular do curso de Pedagogia, a Didática, considerando os diferentes fatores acima mencionados, pode e deve cooperar na transformação da sociedade ao tratar seus conhecimentos específicos, na medida em que possibilita aos futuros pedagogos realizar a articulação de uma teoria de compreensão e interpretação da realidade com a prática de ensino na Educação Básica.

Dessa forma, a disciplina de Didática II procurará fornecer aos futuros educadores uma visão dos problemas concretos a serem enfrentados na sua prática diária e posteriormente fornecer subsídios para que os problemas diagnosticados possam ser solucionados diretamente na prática educacional.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

- Compreender as possibilidades e formas de organização do espaço e do tempo da sala de aula como lugar de criação e desenvolvimento de aprendizagens significativas.

Objetivos Específicos:

- Reconhecer o cotidiano da escola como um espaço/tempo fundamental para a reflexão/ação.

- Discutir diferentes perspectivas de organização didático-pedagógica do cotidiano escolar, identificando os seus efeitos sociais, políticos, culturais e educacionais.

- Compreender a sala de aula como espaço dialógico de construção e mobilização de saberes.

- Refletir sobre o ensino e a aprendizagem a partir de uma perspectiva política, histórica e cultural da Educação e do Conhecimento.

- Reconhecer o cotidiano escolar como espaço de construção de alternativas pedagógicas.

- Distinguir a relação entre formas de processos avaliativos e sucesso/fracasso escolar, em um contexto de políticas inclusivas sociais e de educação.

- Criar, planejar, realizar, gerir e avaliar situações didáticas eficazes para a aprendizagem e para o desenvolvimento dos estudantes.

- Articular o conteúdo à temática do Ciclo 1: Sujeitos Fazedores de História

PROGRAMA

Unidade I: Cotidiano escolar e sala de aula: um diálogo histórico, político, cultural e educacional

1.1 Conceituando

1.2 Cenas do cotidiano

1.3 Práticas interculturais no cotidiano da escola

1.4 A sala de aula e suas relações com o cotidiano: tempo, espaço, construção e mobilização de saberes

 

Unidade II: Ensino e aprendizagens significativas

2.1 A construção de aprendizagens significativas

2.2 A aula operatória

 

Unidade III: Formas de organização da prática educativa escolar e os desafios da realidade para a atuação docente

3.1 Planejamento: concepções e práticas

3.2 O trabalho com projetos

3.3 A avaliação da aprendizagem e suas bases teóricas e práticas

3.4 Os processos avaliativos e o sucesso/fracasso escolar em um contexto de políticas inclusivas

 

Unidade IV: Casos de ensino

 

METODOLOGIA

A metodologia proposta para esta disciplina está de acordo com a Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022. A disciplina tem carga horária total de 60h que correspondem a 72h/a.

Dia e horário das aulas: quarta-feira - 19h às 22h30. 

Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:

a) 90 dias letivos: que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2º inciso I)

b) 10 dias letivos de trabalho discente efetivo (TDE), distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes nas seguintes atividades acadêmicas: leitura do livro "Diário de uma professora" e a realização de um seminário em data a ser combinada com as discentes. Visita à uma escola de Ensino Fundamental; recuperação; vista de prova, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 do CONGRAD. Seguiremos o calendário acadêmico 2022/2, aprovado pela resolução acima referenciada, portanto, as atividades de TDE ocorrerão entre os dias 19 e 29 de junho de 2023, conforme estabelecido pela resolução citada. O detalhamento do TDE será apresentado no cronograma da disciplina no primeiro dia de aula.

AVALIAÇÃO

A avaliação da aprendizagem correrá de duas formas: [1] contínua ao longo do processo e [2] atividades avaliativas pontuais acerca de conteúdos disciplinares específicos. Para tanto, a participação e assiduidade nas aulas serão valoradas e comporão o processo de avaliação da aprendizagem e, consequentemente, a nota final do estudante.

Quadro 1 – Atividades avaliativas e suas respectivas pontuações

Atividades

pontuação

Fichas de leitura

25

Cartas Pedagógicas

20

Prova 

30

Plano de aula

25

Total de pontos distribuídos

100

Recuperação da Aprendizagem

A recuperação de aprendizagem será garantida para todas as estudantes que não atingirem o aproveitamento necessário para aprovação (60 pontos) ao longo da disciplina e tiverem 75% de frequência nas aulas. A recuperação de aprendizagem constituirá em uma prova sobre todo o conteúdo da disciplina, no valor de 100 pontos, que será aplicada na última semana do semestre letivo, no mesmo dia e horário da aula.

BIBLIOGRAFIA

Básica

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999

RONCA, Paulo Afonso Caruso, TERZI, Cleide do Amaral. A aula operatória e a construção do conhecimento. 19. ed. São Paulo: Editora Edesplan, 2001.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 17. ed.  São Paulo: Libertad, 2007.  

Complementar

HERNÁNDEZ, Fernando. MONTSERRAT, Ventura. A organização do currículo por projetos de trabalho:  o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

MEIRIEU, Philippe. O Cotidiano da Escola e da Sala de Aula: o fazer e o compreender.  Trad. Fátima Murad. Artmed: 2005.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (org.). Lições de Didática. Campinas, SP: Papirus, 2007.

 ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998. 18.ed. São Paulo: Libertad, 2009.

WEINSTEIN, Carol Simon; NOVODVORSKY, Ingrid. Gestão da sala de aula: lições da pesquisa e da prática para trabalhar com adolescentes. Trad. Luís Fernando Marques Dorvillé. 4. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Glaucia Signorelli de Queiroz Gonçalves, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/04/2023, às 16:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 SEI nº 4425432