UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INHIS39041

COMPONENTE CURRICULAR:

HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: BIBLIOTECA ESCOLAR​

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE HISTÓRIA

SIGLA:

INHIS

CH TOTAL TEÓRICA:

60h

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60h

 

OBJETIVOS

 

Ementa

A biblioteca escolar como direito de crianças e jovens. Importância, perfil e usos da biblioteca no espaço da escola pública. Relações entre a biblioteca escolar, a prática pedagógica, o ensino de história, o processo de aprendizagem, a formação de leitores e a produção de conhecimento na escola pública. O papel da biblioteca escolar como biblioteca pública na comunidade.

 

PROGRAMA

  1. Perfil e uso da biblioteca no espaço escolar.

  2. Constituição de acervos escolares.

  3. A biblioteca escolar inserida no processo educativo.

  4. A formação do leitor e do pesquisador na escola.

  5. O papel da biblioteca escolar como biblioteca pública na comunidade.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FERREIRO, Emília; PALACIO, Margarita Gomes (Coord.). Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 49. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

KAUFMAN, Ana Maria. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades: Ed. 34, 2002.

CADEMARTORI, Ligia. O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos?. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. 2. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.

PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2009.

 

aprovação

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo

Diretora do Instituto de História

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1722714 e o código CRC 32C6935C.




Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 SEI nº 1722714