|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS39041 |
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA E EDUCAÇÃO: BIBLIOTECA ESCOLAR |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Identificar o espaço e os usos da biblioteca na escola pública.
Compreender a importância da biblioteca escolar enquanto espaço educador.
Verificar e analisar fatores que provocam a falta de motivação e interesse dos alunos pela prática da leitura.
Desmistificar o conceito de que biblioteca escolar é um espaço apenas para resolver as tarefas escolares.
Refletir sobre a necessidade de integrar a biblioteca ao ambiente escolar como um espaço motivador e mediador da leitura, local de reunião e compartilhamento de experiências educativas, atuando em consonância com a sala-de-aula, para dinamizar programas curriculares.
Repensar o planejamento escolar como um processo contínuo-participativo do professor, do bibliotecário e da equipe técnica e pedagógica para reestruturar as funções da biblioteca na escola.
Ementa
A biblioteca escolar como direito de crianças e jovens. Importância, perfil e usos da biblioteca no espaço da escola pública. Relações entre a biblioteca escolar, a prática pedagógica, o ensino de história, o processo de aprendizagem, a formação de leitores e a produção de conhecimento na escola pública. O papel da biblioteca escolar como biblioteca pública na comunidade.
PROGRAMA
Perfil e uso da biblioteca no espaço escolar.
Constituição de acervos escolares.
A biblioteca escolar inserida no processo educativo.
A formação do leitor e do pesquisador na escola.
O papel da biblioteca escolar como biblioteca pública na comunidade.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FERREIRO, Emília; PALACIO, Margarita Gomes (Coord.). Os processos de leitura e escrita: novas perspectivas. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 49. ed. São Paulo: Cortez, 1992.
KAUFMAN, Ana Maria. Escola, leitura e produção de textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. São Paulo: Duas Cidades: Ed. 34, 2002.
CADEMARTORI, Ligia. O professor e a literatura: para pequenos, médios e grandes. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
CALVINO, Italo. Por que ler os clássicos?. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
KLEIMAN, Angela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. 2. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012.
PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. 2. ed. São Paulo: Ed. 34, 2009.
aprovação
|
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1722714 e o código CRC 32C6935C. |
Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 | SEI nº 1722714 |