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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Geografia pré-científica. Sistematização da Ciência Geográfica. Geografia Clássica. Geografia Quantitativa. Geografia Crítica. Geografia Humanista. Tendências contemporâneas da Geografia. Ciência geográfica no Brasil.
JUSTIFICATIVA
A disciplina trata de conteúdos fundamentais para a compreensão da emergência da Geografia como ciência moderna, assim como a influência das diferentes tendências teórico metodológicas sobre a Geografia, tanto de maneira geral quanto em relação à realidade brasileira para, a partir disso, refletir sobre o papel da Geografia no mundo contemporâneo. Portanto, constitui-se em disciplina fundamental para a formação do profissional em Geografia, tanto licenciado quanto bacharel.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender o processo histórico de constituição do pensamento geográfico, suas bases teórico-metodológicas e as diferentes tendências para a análise geográfica a partir de seus principais autores. |
Objetivos Específicos: |
Entender os pressupostos referentes à sistematização da ciência geográfica; Comparar e analisar as diferentes correntes teórico-metodológicas que sustentam o pensamento geográfico ao longo de seu devir histórico; Discutir as tendências contemporâneas da Geografia; Compreender os avanços e retrocessos da produção do pensamento geográfico brasileiro. |
PROGRAMA
I - A GEOGRAFIA PRÉ-CIENTÍFICA
a) As origens e as características do conhecimento geográfico pré-científico.
II - GEOGRAFIA CLÁSSICA: CONTEXTO HISTÓRICO E PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES
a) Sistematização da ciência geográfica: Alexandre Von Humboldt e Karl Ritter
b) Friedrich Ratzel e Paul Vidal de La Blache no âmbito do desenvolvimento da Geografia Moderna: “escola” alemã e “escola” francesa.
c) Influências do Anarquismo na Geografia: concepções de Elisée Reclus e Piotr Kropotkin.
III - PENSAMENTO GEOGRÁFICO NO SÉCULO XX: CONTEXTO HISTÓRICO E PRINCIPAIS CONTRIBUIÇÕES.
a) Consolidação da Geografia Tradicional: Maximilien Sorre, Jean Brunhes.
b) Geografia Teorético-Quantitativa.
c) Geografia Crítica/Radical e a renovação da Geografia.
d) Geografia Humanista
IV - TENDÊNCIAS CONTEMPORÂNEAS DA GEOGRAFIA
a) Geografia Pós-moderna.
b) Geografia Libertária.
c) Geografia Decolonial.
V - CIÊNCIA GEOGRÁFICA NO BRASIL.
a) Formação do pensamento geográfico brasileiro.
b) Principais contribuições científicas da Geografia brasileira
METODOLOGIA
Este componente curricular será ministrado no formato presencial.
Nas aulas presenciais, os conteúdos previstos no programa da disciplina serão desenvolvidos a partir de aulas expositivas, debates sobre os textos previamente definidos, discussões em grupo, seminários, além da participação dos alunos nos debates. Os recursos didáticos utilizados serão: textos, lousa e projetor multimídia.
ATENÇÃO: a leitura dos textos obrigatórios é FUNDAMENTAL para a disciplina, cuja carga horária é totalmente teórica.
Todos os textos e demais materiais da disciplina serão disponibilizados pela plataforma Microsoft Teams. Portanto, os alunos deverão providenciar o cadastro nesta plataforma no início do semestre letivo.
O cronograma a seguir apresenta o detalhamento da programação da disciplina.
Cronograma:
Aula |
Data |
Modalidade/horário |
Atividade |
1 |
28/02 |
Presencial 19:00 - 22:30h |
Não haverá aula. |
2 |
07/03 |
Presencial 19:00 - 22:30h |
Apresentação da disciplina e definição dos instrumentos de avaliação. Aula expositiva: pressupostos para a análise da História do Pensamento Geográfico. Visita à biblioteca. |
3 |
14/03 |
Presencial 19:00 - 22:30h |
Aula expositiva e dialogada: A institucionalização da Geografia Científica |
4 |
21/03 |
Presencial 19:00 - 22:30h |
Aula expositiva e dialogada: A Antropogeografia e o determinismo |
5 |
28/03 |
Presencial 19:00 - 22:30h |
Não haverá aula. |
6 |
04/04 |
Presencial 19:00 - 22:30h |
Aula expositiva e dialogada: O possibilismo e a Geografia Humana |
7 |
11/04 |
Presencial 19:00 - 22:30h |
Aula expositiva e dialogada: Para além do determinismo e do possibilismo: a diferenciação de áreas. |
8 |
18/04 |
Presencial 19:00 - 22:30h |
Aula expositiva e debate dos textos: revisão do conteúdo. |
9 |
25/04 |
Presencial 19:00 - 22:30h |
Prova 1. |
10 |
02/05 |
Presencial 19:00 - 22:30h |
Aula expositiva e dialogada: O movimento de renovação. A Geografia Pragmática |
11 |
09/05 |
Presencial 19:00 - 22:30h |
Aula expositiva e dialogada: O movimento de renovação. A Geografia Crítica |
12 |
16/05 |
Presencial 19:00 - 22:30h |
Aula expositiva e dialogada: A Geografia Humanista |
13 |
23/05 |
Presencial 19:00 - 22:30h |
Seminários: O pensamento geográfico brasileiro - as matrizes clássicas originárias |
14 |
30/05 |
Presencial 19:00 - 22:30h |
Seminários: O pensamento geográfico brasileiro - as matrizes da renovação |
15 |
06/06 |
Presencial 19:00 - 22:30h |
Seminários: O pensamento geográfico brasileiro - as matrizes brasileiras. Revisão, caso necessária. |
16 |
13/06 |
Presencial 19:00 - 22:30h |
Prova 2. |
17 |
20/06 |
Presencial 19:00 - 22:30h |
Entrega dos resultados, vista de nota e avaliação da disciplina. |
18 |
27/06 |
Presencial 19:00 - 22:30h |
Prova de Recuperação (caso necessária) |
* As aulas relativas aos dias 28/02 e 28/03 serão compensadas por meio da realização de trabalhos (trabalho discente efetivo) conforme descrito no item "Avaliação", referentes às 2ª e 3ª avaliação.
AVALIAÇÃO
As atividades avaliativas deverão ser realizadas e/ou entregues nas datas definidas abaixo. Estas datas poderão sofrer alterações de acordo com o andamento do cronograma e eventuais adequações que forem necessárias. Cabe ao aluno acompanhar as aulas e se manter informado sobre o andamento do cronograma e eventuais alterações nas datas.
Não serão aceitas atividades avaliativas fora do prazo, salvo situações de força maior e que sejam devidamente justificadas.
Todos os trabalhos deverão ser entregues por meio de plataforma Microsoft Teams. Portanto, os alunos deverão providenciar o cadastro na turma no início do semestre letivo.
As atividades avaliativas da disciplina consistem em:
1ª avaliação: 30 pontos - Data: 25/04/2023
Prova dissertativa, com base nos textos dos conteúdos ministrados nas aulas 1 a 5.
2ª avaliação: 20 pontos - Data: 23/05 a 06/06/2023
Seminários, que consiste na apresentação em grupo com base em textos e temas previamente definidos (apresentação). O trabalho, neste caso, deverá ser apresentado para toda a turma utilizando-se materiais de apoio (tais como projetor multimídia, vídeos, imagens, textos etc., a critério de cada grupo) abordando os principais temas e conteúdos, além de suscitar o debate e a participação dos demais alunos.
3ª avaliação: 20 pontos - Data: 10/06/2023
Seminários, que consiste na apresentação em grupo com base em textos e temas previamente definidos (parte escrita). O trabalho, neste caso, deverá apresentar título, introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências bibliográficas. Deverá tomar como base os textos da disciplina e outros textos complementares, além da análise e interpretação com base no entendimento do grupo sobre o tea.
4ª avaliação: 30 pontos - Data: 13/06/2023
Prova dissertativa, com base nos textos dos conteúdos ministrados nas aulas 8 a 13 (incluindo-se os conteúdos dos seminários).
*A assiduidade nas aulas (presença em todas as aulas) garantirá 5 pontos extras ao final do semestre.
** Será ofertada uma Atividade de Recuperação (prova) para os discentes que tiverem 75% de frequência na disciplina, mas não alcançarem a nota mínima para aprovação (60 pontos). Esta prova de recuperação poderá substituir a nota da Prova 1 ou da Prova 2 (como disposto no Cronograma acima) e prevalecerá a maior nota.
BIBLIOGRAFIA
Básica
LACOSTE, Y. A geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. 12. ed. Campinas: Papirus, 2006.
MORAES, A. C. R. de. Geografia: pequena história crítica. 17. ed. São Paulo: HUCITEC, 1999.
SANTOS, M. Por uma geografia nova: da crítica da geografia a uma geografia crítica. 6. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.
Complementar
CASTRO, I. E. de C.; GOMES, P. C. da C.; CORRÊA, R. L. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
HAESBAERT, R.; PEREIRA, S. N.; RIBEIRO, G. (Org.). Vidal, Vidais: textos de geografia humana, regional e política. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
MOREIRA, R. Para onde vai o pensamento geográfico? Por uma epistemologia crítica. São Paulo: Contexto, 2006.
RECLUS, É. Da ação humana na geografia física: geografia comparada no espaço e no tempo. São Paulo: Imaginário: Expressão & Arte, 2010.
SPOSITO, E. S. Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pensamento geográfico. São Paulo: Ed. da UNESP, 2004.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Vitor Koiti Miyazaki, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2023, às 14:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4244012 e o código CRC F3EA1157. |
Referência: Processo nº 23117.002774/2023-68 | SEI nº 4244012 |