UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Supervisionado em Geografia IV

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GGO036

Período/Série:

8°

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45h

Prática:

75h

Total:

120h

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Adriano De La Fuente

Ano/Semestre:

2021²

Observações:

Todas os protocolos de segurança em vigência e recomendados pelo Comitê de Monitoramento à COVID-19 da UFU deverão ser seguidos e respeitados, assim como a Portaria REITO nº287, de 03 de março de 2022, no que se refere à comprovação do esquema vacinal contra a Covid-19.

 

EMENTA

O significado político pedagógico do ensino de Geografia na sociedade contemporânea. Processo de ensino e aprendizagem da Geografia. Relação teoria/prática. Elaboração de Projetos e Relatórios.

JUSTIFICATIVA

Cumprindo o estabelecido no regulamento de Estágio IV do Curso de Geografia, pretende-se estabelecer o trabalho a ser desenvolvido pelo estagiário no espaço escolar campo de estágio. Neste sentido, é importante considerar que o Estágio exerce a função de contribuir para a formação do/a futuro professor/a de Geografia. Portanto, a justificativa se estabelece quando se considera essa etapa do discente como uma oportunidade para observar e pesquisar a realidade escolar, realizando uma observação participativa com orientação e procedimentos adequados, assim, vivenciando uma prática Técnica, ao mesmo tempo em que retoma a teoria para refletir, discutir e pesquisar, retornando à Escola para tentar inová-la. 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Refletir sobre o significado político-pedagógico do ensino de Geografia na sociedade contemporânea e propor um projeto na forma de ensino, pesquisa ou extensão com o propósito de interferir no processo ensino-aprendizagem com base nas experiências do estágio, relacionando teoria-prática.

Objetivos Específicos:

  • Discutir Metodologias para o Ensino-aprendizagem da Geografia;

  • Planejar e desenvolver técnicas e materiais instrucionais que facilitem o processo de ensino-aprendizagem da Geografia;

  • Refletir sobre a Ciência Geográfica a partir das experiências vivenciadas nas atividades do Estágio Supervisionado;

  • Socializar as experiências adquiridas ao longo do Estágio Supervisionado.

PROGRAMA

METODOLOGIA

- O conteúdo programático do componente curricular será ministrado de forma presencial. Cada temática referente as unidades do conteúdo programático serão introduzidas com aulas expositivas e dialogadas, tendo como recursos os textos propostos, lousa e datashow. Os textos referentes aos temas tratados serão objeto de leitura prévia e debate, assim como, para as atividades de discussão das propostas em grupos. Serão realizados atividades diversas (enumeradas no tópico 7.) considerando a discussão do conteúdo programático. 

- Todas os protocolos de segurança em vigência e recomendados pelo Comitê de Monitoramento à COVID-19 da UFU deverão ser seguidos e respeitados, assim como a Portaria REITO nº287, de 03 de março de 2022, no que se refere à comprovação do esquema vacinal contra a Covid-19.

- Para cumprir a Resolução CONGRAD nº 25/2020, serão ofertadas 12 horas de atividades na modalidade assíncrona comprovadas por meio de entrega de atividades solicitadas pelo professor. Neste sentido, ressaltamos que nessa modalidade os discentes farão leituras de textos, debates coletivos, organização e preparação dos seminários, além da escrita de resenha. 

- Ademais, os textos serão disponibilizados previamente em pasta da disciplina no formato digital via drive (link a ser criado e compartilhado, e/ou Pasta da disciplina no Xerox do Campus.

AVALIAÇÃO

- Cumprimento das atividades de avaliação são estabelecidas conforme Regulamento do Estágios do Curso de Licenciatura em Geografia, com a observância do desempenho, disponibilidade, comprometimento e responsabilidade dos discentes para com as tarefas/atividades individuais e coletivas, dentre as atividades que poderão ser solicitadas, destaca-se: 

  1. Elaboração de informes e relatórios escritos;

  2. Participações comprometidas nas exposições dialogadas, seminários e/ou trabalhos propostos durante as aulas remotas;

  3. Prova consultiva;

  4. Organização de planos de aula alinhados à BNCC e aos PPP da escola-campo de estágio;

  5. Leitura e discussão de artigos, capítulos de livros, documentários e filmes;

  6. Construção de conteúdos de vídeos, blogs, podcast, documentário, vídeo-aula, etc.;

  7. Práticas de docência realizados em modalidade diversas;

  8. Resolução de questionários, enquetes e outros exercícios propostos;

  9. Demais exercício de trabalhos coletivos, individuais e inter/transdisciplinares com a respectiva demonstração/apresentação/exposição em formatos diversos.

  10. Confecção e apresentação do relatório de estágio devidamente organizado em conformidade as normas institucionais;

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. BARREIRO, Iraíde M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação dos professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

  2. CAVALCANTI, Lana S. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 2006.

  3. DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber Livros, 2004.

  4. PASSINI, Elza Y. et. all. Prática de Ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.

  5. REGO, Nelson et al. (org.) Geografia: práticas pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: ARTMED, 2007.

  6. VEIGA, Ilma P. A. et all. Técnicas de ensino, por quê não? Campinas: Papirus, 2006.

Complementar

  1. BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete. Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Massangana, 2006.

  2. CARLOS, Ana Fani A. A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.

  3. CASTROGIOVANNI, Antonio C. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFGRS, 2003.

  4. FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2006.

  5. GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. Educação de jovens e adultos: teoria, práticas e proposta. São Paulo: Cortez, 2007.

  6. NAPOLITANO, Marco. Como usar a televisão na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.

  7. ______. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.

  8. OLIVEIRA, Ariovaldo U.; PONTUCKA, Nídia N. Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2006.

  9. SPOSITO, Maria E. B. Livros didáticos de historia e geografia: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: Geografia

 


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Documento assinado eletronicamente por Adriano Rodrigues de Souza de La Fuente, Professor(a) do Magistério Superior, em 27/03/2022, às 14:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.017686/2022-80 SEI nº 3473299