UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Geografia - Uberlândia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA

Código:

GGE026

Período/Série:

5º período

Turma:

G2

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

00

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

(    )

Professor(A):

GLÁUCIA CARVALHO GOMES

Ano/Semestre:

2023/2º

Observações:

Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024

 

Horário da disciplina:

Turma G: Quarta-feira das 19 h às 22:30 h

 

EMENTA

Conceitos básicos da geografia regional. Região como recorte espacial e categoria de análise geográfica. Mundo contemporâneo e dinâmica global do capitalismo. Estudos de regiões como exercício de iniciação à pesquisa.

 

JUSTIFICATIVA

Os conteúdos abordados na Disciplina Região e Regionalização do Espaço, a partir do recorte regional, são de fundamental importância para a compreensão da reprodução social do espaço, objeto da Geografia. Tal recorte possibilita, ainda, a contemplação do Projeto Pedagógico do Curso, bem como sua articulação ao Projeto Integrado de Pesquisa e Prática Pedagógica (PIPE).

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender o conceito de formação/constituição de Região em caráter dinâmico e inserido no processo de reprodução social do espaço, visando construir no e com o discente capacidade analítica integrada das possibilidades, limites e contradições da região como conceito; da região com produto e da regionalização como processo inscrito na dinâmica do capitalismo global que ordena a totalidade mundo contemporânea, adotando instrumentais que facilitem o processo de ensino/aprendizado.

 

Objetivos Específicos:

1 - Analisar e compreender a região como: conceito científico acadêmico em suas concepções principais; produto resultante do processo regionalizador; “lócus” da prática cotidiana; elemento de organização e ordenamento do território.

2 - Compreender a regionalização como processo de organização, ordenamento, administração e utilização do território.

3 - Analisar e compreender a região com elemento estrutural à reprodução social do espaço sob a égide da reprodução capitalista do espaço.

4 - Analisar a aplicação da região e regionalização como estratégia de planejamento regional a partir do caso brasileiro.

PROGRAMA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO.

1 - O programa do plano de ensino de região e regionalização do espaço  divide-se em u quatro tópicos, a saber:

Preâmbulo – diálogo prévio para familiarização com a plataformas Moodle e, eventualmente, Webconf-RNP e estratégias de ensino-aprendizado adotadas: aulas expositivas-dialogadas, com possibilidade de gravação; estudo instrumental; sínteses de texto/aula; seminários; dirigido de textos científicos-acadêmicos e fichamento de texto.

Sub-tópico 1 – A região como conceito científico acadêmico em suas concepções principais; como produto resultante do processo regionalizador; como “lócus” da prática cotidiana e como elemento de organização e ordenamento do território. (duas aulas remotas – aulas 02, 03, 04 e 05)

Neste subtópico, o discente conhecerá o processo de constituição da região como categoria da geografia e o debate acadêmico geográfico acerca dos conceitos de região para a geografia em sua concepção tradicional, quantitativa, fenomenológica e marxista. A posteriori, o discente será instigado a pensar porque o conceito da categoria muda para cada uma das “vertentes” geográficas, construindo com ele o entendimento de que não apenas a concepção adotada dialoga com a base filosófica e o método adotados, que influenciam determinada concepção, mas também que ele atende a uma necessidade da prática cotidiano do fazer geográfico que, em ampla medida, dialoga como Estado e e sua gestão e utilização do território por este e grupos dominantes, mas também com os sujeitos de uso que o integram e nele estabelecem condições de existência e resistência.

Para seu desenvolvimento, no primeiro encontro, a docente fornecerá um texto estruturador de autoria própria, elaborado para esse fim e orientará os discentes que promovam a leitura prévia e façam dois registros, que deverão ser apresentados em sala de aula. O primeiro registro constará do registro de dúvidas que o discente tenha ficado com a leitura (dez primeiros minutos dedicados à exposição de quem teve dúvida). O objetivo da apresentação prévia das dúvidas a partir da leitura é que, na explicação posterior que será realizada a docente possa incorporar as dúvidas e procurar saná-las na exposição.

Após a exposição da docente, será aberta nova rodada de dúvidas e/ou solicitações de aprofundamento dos conceitos que foram discutidos.

Posteriormente, será feita a indicação de referências que o discente poderá buscar para aprofundar os temas discutidos, priorizando aquelas que estão disponíveis eletronicamente.

Para efeitos avaliativos e como estratégia de organização, o discente registrará no chat do Moodle ou as apresentará em sala suas dúvidas.

O segundo registro (atividade síntese) deverá ser enviado pelos discentes, via MOODLE. Esse registro deverá ser composto pelo que o discente compreendeu do que foi lido e discutido  a partir de suas dúvidas e de seus colegas, e como ele relaciona o lido previamente e discutido em sala no ambiente remoto, relacionando-o com o objetivo geral da disciplina e o subtópico a que este se vincula, avaliando se o conteúdo ministrado e ensino/aprendizado do tópico se deu de forma satisfatória.

Além do texto elaborado pela docente, outras referências bibliográficas disponíveis em versão eletrônica serão indicadas para leitura.

Obs.: o discente escolherá um dos quatro textos  realizar a atividade síntese.

Os dois registros serão avaliados em 5 (cinco) e 25 (vinte e cinco) pontos, respectivamente.

 

Sub-tópico 2 - Compreender a regionalização como processo de organização, ordenamento, administração e utilização do território. (aulas 06 e 07)

Esse tema será desenvolvido nas aulas. O que será proposto nesse tópico é a discussão sobre o que é regionalização, a quem esta interessa, porque ela é adotada e como ela se insere com prática instrumental de organização, ordenamento e administração do território, especialmente (mas não só) pelo Estado, administrando e utilizando-se do território.

É nesse tópico que se desenvolverá com o discente as concepções de “região-estanque” “região em organização zonal” e “região em organização de rede”, visando demonstrar que, se aparentemente a região já foi superada como instrumento de organização do espaço – como já afirmou – o conceito/prática de região/regionalização continua respondendo por importantes estratégias de organização e utilização do território, processo que influi e/ou resulta diretamente de intervenções público e/ou privadas no território.

Tal como no sub-tópico 1, na aula remota anterior, os discentes serão informados que a aula 05 constará da discussão anteriormente indicada e receberão um texto reflexivo, autoria própria e elaborado para esse fim, do qual deverão fazer leitura prévia. Também aqui deverão registrar suas dúvidas, apresentá-las nos primeiros 10 (dez) minutos da aula 04 e estas serão incorporadas à exposição da docente.

Findada a exposição, será feita nova rodada de dúvidas ou demanda de aprofundamento. Até a aula seguinte, os discentes deverão enviar, por e-mail, à docente registro que será composto do que ele, discente, compreendeu o que foi lido e discutido e como ele relaciona o lido previamente e discutido em sala no ambiente remoto, com o objetivo geral da disciplina e o subtópico a que este se vincula, avaliando se o conteúdo ministrado e ensino/aprendizado do tópico se deu de forma satisfatória.

Além do texto elaborado pela docente, outras referências bibliográficas disponíveis em versão eletrônica serão indicadas para leitura.

O registro será avaliados em 5 (cinco) e 25 (vinte e cinco pontos), respectivamente.

Obs.: o discente escolherá um dos quatro textos autorais para realizar a atividade síntese.

 

Sub-tópico 3 – Analisar e compreender a região com elemento estrutural à reprodução social do espaço sob a égide da reprodução capitalista do espaço. (03 aula remota - aula 08, 09 e 10)

Nessa etapa do desenvolvimento da disciplina se buscará situar o conjunto lógico/abstrato anteriormente desenvolvido na dinâmica da totalidade-mundo, demonstrando que a abstração do “recorte regional” atende a uma dinâmica bastante específica e que cumpre importante papel na reprodução capitalista do espaço. Nesse sentido, a partir do texto para leitura prévia elaborado para esse fim, bem como as demais leituras e discussão em sala, se buscará a instigar o discente a refletir sobre como fatos de ocorrência cotidiana (produção de determinado produto; disputa comercial entre Estados e China; relações diplomáticas brasileiras; reformas trabalhistas; crises de acumulação do capital etc.) influenciam (e são influenciados) diretamente pelos arranjos regionais.

Ressalte-se que a mesma estratégia de registro de dúvidas e elaboração posterior de texto pelo discente será adotada, com os mesmos objetivos.

Além do texto elaborado pela docente, outras referências bibliográficas disponíveis em versão eletrônica serão indicadas para leitura.

Os dois registros serão avaliados em 5 (cinco) e 25 (vinte e cinco) pontos, respectivamente.

Obs.: o discente escolherá um dos quatro textos para realizar a atividade síntese.

 

Sub-tópico 04: Analisar a aplicação da região e regionalização como estratégia de planejamento regional a partir do caso brasileiro (duas aulas remotas aulas 11, 12,13)

A partir dessa etapa já haverá um direcionamento para a conclusão da disciplina, em que o discente (especialmente na análise sobre a aplicação do planejamento regional como elemento que deriva do estudo da região e da prática da regionalização), será a instigado a analisar um planejamento regional (proposto ou executado) não como mera etapa de organização do território, mas como instrumento que carrega em si concepções e objetivos cujas práticas afetam, reproduzindo, o território, alterando usos, impondo utilizações, reduzindo possibilidades, viabilizando estratégias. Processo que em conjunto, se produzem o espaço, são por ele reproduzidos e situados em outra escala, como elemento essencial da reprodução ampliada da riqueza. Aqui se fará uso de regionalizações formais produzidas pelo IBGE; regionalizações e arranjos utilizados pelo IPEA, bem como será analisada a proposta e a política nacional de desenvolvimento regional à luz do papel imposto ao desenvolvimento regional pela Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.

Para o desenvolvimento desse sub-tópico também será desenvolvido e disponibilizado na aula anterior texto de autoria própria elaborado especificamente para esse fim. E, ainda, serão adotadas as mesmas estratégias de registros (dúvidas e texto-síntese).

Os dois registros serão avaliados em 5 (cinco) e 25 (vinte e cinco) pontos, respectivamente.

 

Conclusão da disciplina (duas aulas – aulas 14 e 15)

Na aula 15 os discentes farão a autoavaliação e será feito o encerramento das notas com os discentes, verificando possíveis ajustes.

 

TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM* ( ) NÃO

 

METODOLOGIA

As aulas serão ministradas na forma de exposição-dialogada, a partir de leitura previamente indicada. Também serão realizados seminários e grupos de discussão, acerca das temáticas da disciplina. Quanto aos recursos, serão utilizados quadro, giz e data-show.

 

 

 

 

AVALIAÇÃO

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Atividade Formal Avaliativa

06-03-2024

30 pontos

Atividades síntese de reafirmação 

Ao fim dos blocos

30 pontos

Atividade Formal Avaliativa 

10-04-2024

30 pontos

Auto-avaliação

24-04-2024

10 pontos

                                                              

 

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”.

Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em:

http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Atividade Formal substitutiva a qualquer uma das atividades 

17-04-2024

100 pontos 

 

Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).

 

BIBLIOGRAFIA

Básica:

ARAÚJO, Tânia Bacelar. Por uma Política Nacional de Desenvolvimento Regional. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v.30, n.2, p.144-161, abr-jun-1999.

HAESBAERT, Rogério. Região, Regionalização e Regionalidade: questões contemporâneas. ANTARES, nº 3, jan-jun2010. Pág. 02-24.

_________________. Região, diversidade territorial e globalização. Geographia. Ano 1. Nº1 – 1999. Pág. 15-39.

 

Complementar:

CORREIA, Roberto L. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006. 

ELIAS, Denise. Agronegócio e novas regionalizações no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Urbanos regionais. V.10; n.1; maio de 2008. Pág. 49-59.

HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2006.

PIQUET, Rosélia Perrisé da Silva; RIBEIRO, Ana Clara Torres. Tempos, Idéias e Lugares. O Ensino do Planejamento Regional no Brasil. Revista Brasileira de Estudos Urbanos regionais. v. 13; n.2; novembro de 2011. Pág. 153-167

RESENDE, Guilherme Mendes. et. al. Brasil: dez anos da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR). IPEA. Boletim Regional, Urbano e Ambiental. 11. Jan-jun. 2015. Pág. 29-35

 

APROVAÇÃO

Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024

 


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Documento assinado eletronicamente por Glaucia Carvalho Gomes, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/02/2024, às 13:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 13/03/2024, às 15:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 SEI nº 5015468