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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS31405 |
COMPONENTE CURRICULAR: PROINTER em Ciência Política |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: -- |
CH TOTAL PRÁTICA: 60 |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
O Projeto Interdisciplinar em Ciência Política - PROINTER em Ciência Política visa reconhecer os espaços
sociais em que se articulam as dimensões educativa e política.
Buscar o desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão a partir da contribuição das teorias e
conceitos centrais da Ciência Política tais como poder, Estado, dominação, ideologia, democracia, ditadura,
participação, instituições políticas, estrutura política do Estado brasileiro.
Estimular e desenvolver análises políticas críticas da realidade educacional extraescolar, orientada para o
ensino, a pesquisa e a extensão e também uma possível interação entre o saber acadêmico e a comunidade
externa.
Discutir a inserção e metodologias de ensino da Ciência Política no Ensino Médio.
Ementa
Educação e Política em espaços escolares e outros espaços sociais (tais como movimentos sociais, sindicatos,
partidos políticos, dentre outros) em que são desenvolvidas ações de ensino, pesquisa e extensão a partir da
contribuição das teorias e conceitos centrais da Ciência Política tais como poder, Estado, dominação,
ideologia, democracia, ditadura, participação, instituições políticas, estrutura política do Estado brasileiro.
Inserção e metodologias de ensino da Ciência Política no Ensino Médio.
PROGRAMA
1. Educação e política
1.1. Debate de conceitos centrais da Ciência Política a partir de autores clássicos e contemporâneos.
1.2. Identificação de espaços extraescolares que articulem as dimensões educativa e política.
1.3. Desenvolvimento de projetos e ações de ensino, pesquisa e extensão que relacionem educação e política.
2. A Ciência Política no Ensino Médio
2.1. O campo da Ciência Política nas Ciências Sociais: disputa e consolidação.
2.2. A institucionalização da Ciência Política no Ensino Médio Brasileiro: análise da legislação, PCN’s e
crítica do conteúdo.
2.3. O material didático nacional sobre a Ciência Política no Ensino Médio: análise crítica.
2.4. O ensino da Ciência Política: relação teoria e prática e crítica ao voluntarismo e o aprender a aprender no
Ensino brasileiro.
3. METODOLOGIAS DE ENSINO DA CIÊNCIA POLÍTICA NO ENSINO MÉDIO
3.1. Análise de textos: excertos de Platão, Marx, Maquiavel.
3.2. Estudo do meio: Câmara de Vereadores, sindicatos e partidos, viagem a Brasília.
3.3. Debates e simulações – eleições, debate parlamentar, movimentos sociais, sindicatos, greves e lutas
sociais.
3.3. Arte e Política – ensinando a Ciência Política por meio da arte: cinema, política, teatro, literatura e artes
plásticas.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CARVALHO, César Augusto (Org.). A Sociologia no Ensino Médio: uma experiência. Londrina: EdUEL,
2010.
FERNANDES, Florestan. O desafio educacional. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 47. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2008.
LIBÂNEO, José. Democratização da escola pública: a pedagogia crítico-social dos conteúdos. 14. ed. São
Paulo: Loyola, 1996.
LOMBARD, José Claudinei; SAVIANE, Dermeval (Org.). Marxismo e educação: debates contemporâneos.
2. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
MÉSZÁROS, István. A educação para além do capital. 2. ed. ampl. São Paulo: Boitempo, 2008.
PARANHOS, Kátia. (Org.). História, teatro e política. São Paulo: Boitempo Editorial, 2012. 5ex
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ALTHUSSER, Louis. Aparelhos ideológicos de Estado: nota sobre os aparelhos ideológicos de Estado. 4.
ed. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
ELOY, Adalberto. A música popular e a dança dos sentidos: distintas faces do mesmo. ArtCultura,
Uberlândia, v.6, n. 9, p. 22-31, 2004.
FÁVERO, Osmar (Org.). Democracia e educação em Florestan Fernandes. Campinas: Autores Associados,
2005.
GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a política e o Estado moderno. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1980.
_____________. Os intelectuais e a organização da cultura. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira,
1979.
HOURDAKIS, Antoine. Aristóteles e a educação. São Paulo: Loyola, 2001.
JAEGER, Werner Wilhelm. Paidéia: a formação do homem grego. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001
.
MARCELLINO, Nelson C. (Org.). Introdução às Ciências Sociais. 17. ed. Campinas: Papirus, 2010.
QUILLICI NETO, Armindo. Educação, justiça e política na República de Platão. São Paulo: Altana, 2002.
QUIRINO, Célia Galvão; SADEK, Maria Teresa. O pensamento político clássico: Maquiavel, Hobbes,
Locke, Montesquieu, Rousseau. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou da educação. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 | SEI nº 1825202 |