|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INHIS39029 |
COMPONENTE CURRICULAR: TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA INTELECTUAL |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Ao final da disciplina, os estudantes deverão estar familiarizados com temática específica relacionada aos estudos sobre História Intelectual, enriquecendo seu repertório teórico-metodológico e histórico-cultural.
Ementa
Estudo de tópico específico relativo à configuração da História Intelectual e às diversas definições e desdobramentos da área. A disciplina poderá investigar as questões fundamentais que estruturam a área, tais como a especificidade objetos de análise, a contextualização de ideias e obras, o problema da intenção autoral, a tensão entre cultura popular e erudita, assim como os processos de produção, circulação e recepção de produtos culturais. Também poderá abordar as especificidades da História Intelectual na historiografia francesa, norte-americana, inglesa, italiana, alemã, brasileira, entre outras.
PROGRAMA
O programa da disciplina será definido conforme a escolha do tópico específico referente às categorias teórico-metodológicas e/ou abordagens historiográficas referidas na ementa. Ele poderá contemplar um ou mais dos seguintes eixos temáticos gerais:
1 - A “history of ideas” de Arthur Lovejoy.
2 - História das mentalidades e história das ideias.
3 - Cultura erudita e cultura popular: circulação, produção e consumo cultural.
4 - Virada linguística e crítica pós-estruturalista: Roland Barthes, Jacques Derrida e Michel Foucault.
5 - A tentativa de reconstrução da História Intelectual: Quentin Skinner e John Pocock.
6 - A hermenêutica segundo Hans Georg Gadamer.
7 - A história dos conceitos de Reinhart Koselleck.
8 - Aproximações com a teoria literária: Hayden White e Dominick La Capra.
9 - Modelos da história Intelectual na historiografia brasileira.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. Petrópolis: Vozes, 2002.
JASMIN, M. G.; FRERES Jr., J. (Org.). História dos conceitos: debates e perspectivas. Rio de Janeiro: Editora PUC - Rio; Loyola. IUPERJ, 2006.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Rio de Janeiro: Contraponto/Ed.PUCRJ, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BARTHES, Roland. O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1988.
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo: Hucitec, 1987.
FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.
JASMIN, M.G.; FRERES Jr., J. (Org.). História dos conceitos: diálogos transatlânticos. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: Ed. Loyola: IUPERJ, 2007.
SKINNER, Quentin. As fundações do pensamento político moderno. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
aprovação
[nome] Coordenador(a) do Curso [....] |
[nome] Diretor(a) d[informe a unidade] |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 02/12/2019, às 18:17, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/12/2019, às 14:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1722696 e o código CRC 492675C2. |
Referência: Processo nº 23117.102425/2019-69 | SEI nº 1722696 |