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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Preparação, elaboração, desenvolvimento, redação e apresentação em equipes sob a coordenação de um professor de projetos, que objetivem resolver situações-problema práticas de engenharia que envolvam os conhecimentos, procedimentos, atitudes, competências e habilidades adquiridas pelos estudantes durante a primeira fase do curso, possibilitando ao graduando visualizar a inter-relação entre todas as disciplinas estudadas e o vínculo com os problemas que poderão ser encontrados em sua futura profissão.
JUSTIFICATIVA
Esta disciplina visa integrar todo o conhecimento já adquirido pelos estudantes durante a realização de um projeto de engenharia concreto, preferencialmente abordando um problema prático da vida real. Busca-se integrar a implementação, simulação, teorias e aspectos biológicos e/ou clínicos. Desta maneira, o estudante estará apto para aprofundar a parte profissional do curso, com noções de trabalho em equipe e dimensionamento da organização pessoal para concretizar tarefas.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia. |
Objetivos Específicos: |
· Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados; · Identificar, formular e resolver problemas de engenharia; · Desenvolver ou utilizar novas ferramentas e técnicas; · Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica; · Atuar em equipe; · Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental; · Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia |
PROGRAMA
1. Escolha do tema e formulação do problema
2. Coleta de informações
3. Estado da arte no entorno da proposta/tema
4. Concepção da solução
5. Experimentação e levantamento de resultados
6. Validação da solução
7. Redação do relatório final
8. Apresentação
METODOLOGIA
Técnicas de ensino:
Palestras, aulas expositivas, utilizando recursos áudio visuais e quadro negro.
Atividades em grupo: seminários, pesquisas e trabalhos.
Para a aquisição de conhecimento será utilizado a leitura de artigos e outros materiais bibliográficos, plataformas sociais, pesquisas, estudos de caso, encontros semanais para discussões e apresentação de dúvidas.
Vídeos e arquivos disponibilizados nas Plataformas Moodle, Google Meet e Microsoft Teams.
Recursos didáticos:
Livros e artigos científicos;
Internet;
Bases de dados científicos;
Plataformas de longo alcance, Mídias sociais e serviços de e-mails.
Plataformas e mídias sociais
Microsoft Teams
Link para ingresso no Teams:
https://teams.microsoft.com/l/team/19%3aPp0A3lm4UOhUkGHRZp8bRk4kVJSrPVe8s5ebG6Ponhs1%40thread.tacv2/conversations?groupId=411bcd57-eca3-45ce-b247-a834db0d1f3c&tenantId=cd5e6d23-cb99-4189-88ab-1a9021a0c451
Cronograma:
Período |
Conteúdo |
HA |
Aula 1 |
Contato inicial e diálogo com toda a turma. Entrega do Plano da disciplina. |
2 |
Aula 2 |
Concepção da proposta do projeto. |
2 |
Aula 3 |
A partir da proposta de projeto apresentada pelos alunos, discutir os aspectos gerais e as principais etapas de um projeto. Definir, de comum acordo com os estudantes, o projeto final a ser elaborado. |
2 |
Aula 4 |
Aspectos gerais do projeto, a partir de exemplos advindos do próprio desenvolvimento do projeto. |
2 |
Aula 5 |
Aspectos gerais do projeto, a partir de exemplos advindos do próprio desenvolvimento do projeto. |
2 |
Aula 6 |
Busca de informação científica/tecnológica profissional com fonte certificada. |
2 |
28/02/2024 |
Apresentação do módulo 1 do projeto, organizado pelas equipes. Módulo 1. |
2 |
Aula 8 |
Ruídos |
2 |
Aula 9 |
VEM PRA UFU |
2 |
20/03/2024 |
Apresentação do módulo 2 do projeto, organizado pelas equipes. Módulo 2. |
2 |
Aula 11 |
Aspectos gerais de redação técnica (a partir de exemplos advindos do próprio desenvolvimento do projeto). |
2 |
03/04/2024 |
Apresentação do módulo 3 do projeto, organizado pelas equipes. Módulo 3. |
2 |
Aula 13 |
Processamento de sinais. |
2 |
17/04/2024 |
Apresentação do módulo 4 do projeto, organizado pelas equipes. Módulo 4. Apresentação final oral do trabalho. |
2 |
24/04/2024 |
Avaliação Substitutiva |
2 |
Total do conteúdo regular (16 semanas – 90 dias) |
30 |
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Trabalho Discente Efetivo - TDE |
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Atividade |
HA |
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Trabalho em grupo – Estudo, redação do artigo e preparação do Módulo 1 do projeto. |
1 |
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Trabalho em grupo – Estudo, redação do artigo e preparação do Módulo 2 do projeto. |
1 |
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Trabalho em grupo – Estudo, redação do artigo e preparação do Módulo 3 do projeto. |
2 |
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Trabalho em grupo – Estudo, redação do artigo e preparação do Módulo 4 do projeto. |
2 |
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Total (TDE) |
6 |
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Carga Horária total da disciplina em horas-aula |
36 |
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Atividades Acadêmicas |
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26/04 a 8/05 |
Leitura de artigo sobre Processamento de Sinais |
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HA – horas-aula (50 minutos)
Horário de atendimento
Terça-feira – 10:00hs – 11:00hs (Sala 3N317)
AVALIAÇÃO
Serão realizadas avaliações de acordo com as apresentações dos Módulos 1, 2, 3 e 4 do projeto e da apresentação do projeto completo.
Datas e horários:
Módulo 1 – será apresentado em 28/02/2024.
Módulo 2 – será apresentado em 20/03/2024.
Módulo 3 – será apresentado em 03/04/2024.
Módulo 4 (Final) – será apresentado em 17/04/2024.
Avaliação substitutiva – dia 24/04/2024.
Validação da assiduidade dos discentes:
· Presença nas atividades presenciais (Lista de chamada).
Avaliação de recuperação
Será realizada uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), o conteúdo desta atividade avaliativa será composto por todo o conteúdo ministrado durante o semestre letivo.
Critérios e notas para a realização e correção das atividades avaliativas
Atividade |
Valor |
Pontuação em cada Módulo |
1. Módulo 1 |
15 pontos |
· Apresentação 60%* · Participação 20% · Documento escrito (modelo SEB) 20% |
2. Módulo 2 |
15 pontos |
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3. Módulo 3 |
30 pontos |
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4. Módulo 4 |
40 pontos |
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Avaliação substitutiva** |
100 pontos |
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*Todos os membros do grupo devem apresentar (falar), o estudante que não apresentar receberá nota zero.
**Avaliação Substitutiva – a avaliação substitutiva será composta por todo o conteúdo ministrado na disciplina. O estudante que realizar a Avaliação Substitutiva terá como nota máxima 60 pontos. Assim, a nota final do estudante será da seguinte forma:
· Se a nota da Avaliação Substitutiva for igual ou maior que 60, a nota final do estudante será 60;
· Se a nota da Avaliação Substitutiva for menor que 60, a nota final do estudante será a maior nota entre a Avaliação Substitutiva e as avaliações anteriores.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. Smith SW (1997) The Scientist and Engineer’s Guide to Digital Signal Processing. Sci Eng Guid to Digit Signal Process. http://www.dspguide.com/
2. G B CLAYTON; STEVE WINDER. Operational Amplifiers. Oxford: Newnes, 2003. v. 5th edISBN 9780750659147. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=nlebk&AN=83813&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 10 fev. 2021.
3. KAMMLER, D. W. A First Course in Fourier Analysis. New York: Cambridge University Press, 2007. v. 2nd edISBN 9780521883405. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=nlebk&AN=220402&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 10 fev. 2021.
4. TENKO RAYKOV; GEORGE A. MARCOULIDES. Basic Statistics : An Introduction with R. Lanham, MD: Rowman & Littlefield Publishers, 2013. ISBN 9781442218468. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=nlebk&AN=507188&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 10 fev. 2021.
Complementar
1. MADIHALLY, S. V. Principles of Biomedical Engineering, Second Edition. Norwood, MA: Artech House, 2020. v. Second editionISBN 9781630817114. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=nlebk&AN=2450272&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 10 fev. 2021.
2. STANLEY DUNN; ALKIS CONSTANTINIDES; PRABHAS V. MOGHE. Numerical Methods in Biomedical Engineering. Amsterdam: Academic Press, 2006. ISBN 9780121860318. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=nlebk&AN=187187&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 10 fev. 2021.
3. KELVIN KIAN LOONG WONG et al.Methods In Research And Development Of Biomedical Devices. New Jersey: World Scientific, 2013. ISBN 9789814434997. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=nlebk&AN=545485&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 10 fev. 2021.
4. RICHARD SHIAVI. Introduction to Applied Statistical Signal Analysis : Guide to Biomedical and Electrical Engineering Applications. Amsterdam: Academic Press, 2007. v. 3rd edISBN 9780120885817. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=nlebk&AN=185744&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 10 fev. 2021.
5. TEMPL, M. Simulation for Data Science with R. Birmingham, UK: Packt Publishing, 2016. ISBN 9781785881169. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=nlebk&AN=1281086&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 10 fev. 2021.
6. Artigos de livre acesso e Artigos das bases CAPES. (https://www.periodicos.capes.gov.br/)
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Adriano Alves Pereira, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/01/2024, às 12:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002005/2024-41 | SEI nº 5098589 |