UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Projeto Interdisciplinar em Engenharia Biomédica

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT32605

Período/Série:

6

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Adriano Alves Pereira

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

 

 

EMENTA

Preparação, elaboração, desenvolvimento, redação e apresentação em equipes sob a coordenação de um professor de projetos, que objetivem resolver situações-problema práticas de engenharia que envolvam os conhecimentos, procedimentos, atitudes, competências e habilidades adquiridas pelos estudantes durante a primeira fase do curso, possibilitando ao graduando visualizar a inter-relação entre todas as disciplinas estudadas e o vínculo com os problemas que poderão ser encontrados em sua futura profissão.

JUSTIFICATIVA

Esta disciplina visa integrar todo o conhecimento já adquirido pelos estudantes durante a realização de um projeto de engenharia concreto, preferencialmente abordando um problema prático da vida real. Busca-se integrar a implementação, simulação, teorias e aspectos biológicos e/ou clínicos. Desta maneira, o estudante estará apto para aprofundar a parte profissional do curso, com noções de trabalho em equipe e dimensionamento da organização pessoal para concretizar tarefas.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia.

Objetivos Específicos:

· Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;

· Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;

· Desenvolver ou utilizar novas ferramentas e técnicas;

· Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;

· Atuar em equipe;

· Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;

· Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia

PROGRAMA

1. Escolha do tema e formulação do problema

2. Coleta de informações

3. Estado da arte no entorno da proposta/tema

4. Concepção da solução

5. Experimentação e levantamento de resultados

6. Validação da solução

7. Redação do relatório final

8. Apresentação

METODOLOGIA

Técnicas de ensino:

 

Palestras, aulas expositivas, utilizando recursos áudio visuais e quadro negro.

Atividades em grupo: seminários, pesquisas e trabalhos.

Para a aquisição de conhecimento será utilizado a leitura de artigos e outros materiais bibliográficos, plataformas sociais, pesquisas, estudos de caso, encontros semanais para discussões e apresentação de dúvidas.

Vídeos e arquivos disponibilizados nas Plataformas Moodle, Google Meet e Microsoft Teams.

 

Recursos didáticos:

 

Livros e artigos científicos;

Internet;

Bases de dados científicos;

Plataformas de longo alcance, Mídias sociais e serviços de e-mails.

 

Plataformas e mídias sociais

 

Microsoft Teams

 

Link para ingresso no Teams:

 

https://teams.microsoft.com/l/team/19%3aPp0A3lm4UOhUkGHRZp8bRk4kVJSrPVe8s5ebG6Ponhs1%40thread.tacv2/conversations?groupId=411bcd57-eca3-45ce-b247-a834db0d1f3c&tenantId=cd5e6d23-cb99-4189-88ab-1a9021a0c451

 

Cronograma:

 

Período

Conteúdo

HA

Aula 1

Contato inicial e diálogo com toda a turma. Entrega do Plano da disciplina.

2

Aula 2

Concepção da proposta do projeto.

2

Aula 3

A partir da proposta de projeto apresentada pelos alunos, discutir os aspectos gerais e as principais etapas de um projeto. Definir, de comum acordo com os estudantes, o projeto final a ser elaborado.

2

Aula 4

Aspectos gerais do projeto, a partir de exemplos advindos do próprio desenvolvimento do projeto.

2

Aula 5

Aspectos gerais do projeto, a partir de exemplos advindos do próprio desenvolvimento do projeto.

2

Aula 6

Busca de informação científica/tecnológica profissional com fonte certificada.

2

28/02/2024

Apresentação do módulo 1 do projeto, organizado pelas equipes.

Módulo 1.

2

Aula 8

Ruídos

2

Aula 9

VEM PRA UFU

2

20/03/2024

Apresentação do módulo 2 do projeto, organizado pelas equipes.

Módulo 2.

2

Aula 11

Aspectos gerais de redação técnica (a partir de exemplos advindos do próprio desenvolvimento do projeto).

2

03/04/2024

Apresentação do módulo 3 do projeto, organizado pelas equipes.

Módulo 3.

2

Aula 13

Processamento de sinais.

2

17/04/2024

Apresentação do módulo 4 do projeto, organizado pelas equipes.

Módulo 4. Apresentação final oral do trabalho.

2

24/04/2024

Avaliação Substitutiva

2

Total do conteúdo regular (16 semanas – 90 dias)

30

Trabalho Discente Efetivo - TDE

Atividade

HA

Trabalho em grupo – Estudo, redação do artigo e preparação do Módulo 1 do projeto.

1

Trabalho em grupo – Estudo, redação do artigo e preparação do Módulo 2 do projeto.

1

Trabalho em grupo – Estudo, redação do artigo e preparação do Módulo 3 do projeto.

2

Trabalho em grupo – Estudo, redação do artigo e preparação do Módulo 4 do projeto.

2

Total (TDE)

6

Carga Horária total da disciplina em horas-aula

36

Atividades Acadêmicas

26/04 a 8/05

Leitura de artigo sobre Processamento de Sinais

     

HA – horas-aula (50 minutos)

 

Horário de atendimento

Terça-feira – 10:00hs – 11:00hs (Sala 3N317)

AVALIAÇÃO

Serão realizadas avaliações de acordo com as apresentações dos Módulos 1, 2, 3 e 4 do projeto e da apresentação do projeto completo.

Datas e horários:

Módulo 1 – será apresentado em 28/02/2024.

Módulo 2 – será apresentado em 20/03/2024.

Módulo 3 – será apresentado em 03/04/2024.

Módulo 4 (Final) – será apresentado em 17/04/2024.

Avaliação substitutiva – dia 24/04/2024.

 

Validação da assiduidade dos discentes:

 

· Presença nas atividades presenciais (Lista de chamada).

 

Avaliação de recuperação

 

Será realizada uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), o conteúdo desta atividade avaliativa será composto por todo o conteúdo ministrado durante o semestre letivo.

 

Critérios e notas para a realização e correção das atividades avaliativas

 

Atividade

Valor

Pontuação em cada Módulo

1. Módulo 1

15 pontos

· Apresentação 60%*

· Participação 20%

· Documento escrito (modelo SEB) 20%

2. Módulo 2

15 pontos

3. Módulo 3

30 pontos

4. Módulo 4

40 pontos

Avaliação substitutiva**

100 pontos

 

*Todos os membros do grupo devem apresentar (falar), o estudante que não apresentar receberá nota zero.

**Avaliação Substitutiva – a avaliação substitutiva será composta por todo o conteúdo ministrado na disciplina. O estudante que realizar a Avaliação Substitutiva terá como nota máxima 60 pontos. Assim, a nota final do estudante será da seguinte forma:

· Se a nota da Avaliação Substitutiva for igual ou maior que 60, a nota final do estudante será 60;

· Se a nota da Avaliação Substitutiva for menor que 60, a nota final do estudante será a maior nota entre a Avaliação Substitutiva e as avaliações anteriores.

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. Smith SW (1997) The Scientist and Engineer’s Guide to Digital Signal Processing. Sci Eng Guid to Digit Signal Process. http://www.dspguide.com/

2. G B CLAYTON; STEVE WINDER. Operational Amplifiers. Oxford: Newnes, 2003. v. 5th edISBN 9780750659147. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=nlebk&AN=83813&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 10 fev. 2021.

3. KAMMLER, D. W. A First Course in Fourier Analysis. New York: Cambridge University Press, 2007. v. 2nd edISBN 9780521883405. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=nlebk&AN=220402&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 10 fev. 2021.

4. TENKO RAYKOV; GEORGE A. MARCOULIDES. Basic Statistics : An Introduction with R. Lanham, MD: Rowman & Littlefield Publishers, 2013. ISBN 9781442218468. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=nlebk&AN=507188&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 10 fev. 2021.

Complementar

1. MADIHALLY, S. V. Principles of Biomedical Engineering, Second Edition. Norwood, MA: Artech House, 2020. v. Second editionISBN 9781630817114. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=nlebk&AN=2450272&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 10 fev. 2021.

2. STANLEY DUNN; ALKIS CONSTANTINIDES; PRABHAS V. MOGHE. Numerical Methods in Biomedical Engineering. Amsterdam: Academic Press, 2006. ISBN 9780121860318. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=nlebk&AN=187187&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 10 fev. 2021.

3. KELVIN KIAN LOONG WONG et al.Methods In Research And Development Of Biomedical Devices. New Jersey: World Scientific, 2013. ISBN 9789814434997. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=nlebk&AN=545485&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 10 fev. 2021.

4. RICHARD SHIAVI. Introduction to Applied Statistical Signal Analysis : Guide to Biomedical and Electrical Engineering Applications. Amsterdam: Academic Press, 2007. v. 3rd edISBN 9780120885817. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=nlebk&AN=185744&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 10 fev. 2021.

5. TEMPL, M. Simulation for Data Science with R. Birmingham, UK: Packt Publishing, 2016. ISBN 9781785881169. Disponível em: http://search.ebscohost.com/login.aspx?direct=true&db=nlebk&AN=1281086&lang=pt-br&site=ehost-live. Acesso em: 10 fev. 2021.

6.  Artigos de livre acesso e Artigos das bases CAPES. (https://www.periodicos.capes.gov.br/)

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por Adriano Alves Pereira, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/01/2024, às 12:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002005/2024-41 SEI nº 5098589