UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Tecnologia Web Mobile

Unidade Ofertante:

FEELT31521

Código:

 

Período/Série:

5o

Turma:

C

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

15

Total:

45

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Márcio José da Cunha

Ano/Semestre:

2020 - 2a etapa AARE

Observações:

 

 

EMENTA

Padrões Web e Mobile; aplicações Web e Mobile, Tecnologia back-end e front-end, modelagem de aplicações Web e Mobile, gerenciamento e projetos de aplicações web e mobile, interação homem-máquina, construção e implantação de aplicações web e mobile em nuvem, análise e otimização de acessos e implantação de aplicação web e mobile, web semântica. 

JUSTIFICATIVA

Apresentar aos estudantes formas de desenvolvimento de aplicativos web e mobile, baseados em padrões de desenvolvimento e modelagem

OBJETIVO

Objetivo Geral:

O curso visa capacitar os alunos para o domínio das tecnologias Web e Mobile, em especial aquelas relacionadas ao desenvolvimento de aplicações, bem como para a adoção de melhores práticas em Engenharia de Software. Ao final da disciplina o estudante será capaz de:
- A partir de entrevistas com usuários ou de um documento descrevendo as funcionalidades, extrair os requisitos necessários ao desenvolvimento de um serviço web e mobile;
- Projetar e implementar um serviço web e mobile composto de banco de dados, scripts ou aplicações no servidor, camada de comunicação de dados e interface de usuário;
- Projetar o esquema de banco de dados que atenda aos requisitos de persistência de dados de uma aplicação web e mobile;
- Comunicar requisitos de web design, navegação e usabilidade para colaborar efetivamente com web designers
- Desenvolver a arquitetura e a lógica da aplicação que deve executar no servidor web e implementá-los com uma linguagem de programação e/ou framework de aplicações web;
- Selecionar protocolos e práticas que permitam aos dados dos usuários trafegarem pela rede pública (Internet) com segurança.

Objetivos Específicos:

Mostrar aos estudantes formas de desenvolvimento web mobile, utilização dos principais frame-works de mercado e nuvem

PROGRAMA

Semana 01

Semana 02

Semana 03

Semana 04

Semana 05

Semana 06

Semana 07

Semana 08

Semana 09

METODOLOGIA

O curso será desenvolvido através de atividades síncronas e assíncronas. Nas aulas síncronas, os estudantes serão apresentados aos conceitos que envolvem a construção de sistemas web e mobile, instalação de frameworks, bancos de dados, containers, e como trabalhar com Cloud computing. As aulas assíncronas serão utilizadas para passar tópicos específicos, como instalação de ferramentas, configurações e projetos. Cada semana, no total de 9 (nove), contemplará 5 horas de atividades. As aulas ocorrerão de forma síncrona na plataforma Teams, e as assíncronas gravadas no mesmo portal. Como forma de apoio, o professor provê canais de comunicação na plataforma Teams e um canal no Telegram, dedicado para à disciplina. 
As atividades práticas ocorrerão através de desenvolvimento de projetos. Esses projetos demandam apenas o uso de computador e software livre.

AVALIAÇÃO

Sistema de Avaliação

BIBLIOGRAFIA

Básica

      BUDD, Andy. Criando páginas web com CSS: soluções avançadas para padrões web. São Paulo: Prentice Hall, c2007.

      FREEMAN, Elisabeth. Use a cabeça!: HTML com CSS e XHTML. 2. ed. Rio de Janeiro: Alta Books, 2008.

      LEE, Valentino. Aplicações móveis: arquitetura, projeto e desenvolvimento. São Paulo: Makron Books, 2005.

Complementar

     KUNIAVSKY, Mike. Smart things: ubiquitous computing user experience design. Amsterdam; Boston: Morgan Kaufmann Publisher, c2010.

     LECHETA, Ricardo R. Google Android: aprenda a criar aplicações para dispositivos móveis com o Android SDK. 4. ed. São Paulo: Novatec, 2015.

    MÁTTAR, João. Tutoria e interação em educação a distância: Moodle, web 2.0, redes sociais, Youtube, Facebook, Twitter, games, mundos virtuais. São Paulo: Cengage Learning, 2012.

    ROGERS, Yvonne. Design de interação: além da interação humano-computador. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.

    SILVA, Maurício Samy. Construindo sites com CSS e (X)HTML: sites controlados por folhas de estilo em cascata. São Paulo: Novatec, 2007.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marcio José da Cunha, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/10/2020, às 15:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.056272/2020-12 SEI nº 2296334