UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Engenharia de Reabilitação e Tecnologia Assistiva

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT32704

Período/Série:

7o

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Gabriella Lelis Silva

Ano/Semestre:

2023/02

Observações:

 

 

EMENTA

Visão geral do desenvolvimento de soluções tecnológicas e terapêuticas produzidas pela engenharia biomédica, com o intuito de reabilitar e/ou fornecer assistência a pessoas com limitações, ocasionadas por doenças congênitas ou adquiridas, acidentes ou mesmo devido a degeneração natural do corpo pelo avanço da idade, ou com deficiência, seja ela temporária ou permanente.

 

JUSTIFICATIVA

   O desenvolvimento de sistemas e dispositivos é fundamental para o processo de formação de engenheiros biomédicos. Nesta disciplina os discentes aplicarão conhecimentos adquiridos ao longo do curso, tal como anatomia, eletrônica, fisiologia, biomecânica, técnicas de programação, dentre outras, para desenvolver tecnologias que visam a reabilitação e/ou assistência a pessoas com deficiência ou limitação.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Entender como a Engenharia Biomédica pode contribuir no desenvolvimento de tecnologias para reabilitação ou assistência. Buscando respectivamente recuperar ou aumentar a capacidade funcional de pessoas com limitações funcionais temporárias ou não.

Objetivos Específicos:

• Compreender os conceitos engenharia de reabilitação e tecnologia assistiva;

• Estudar o histórico e a evolução das tecnologias de reabilitação e produtos assistivos;

• Entender o ambiente no qual a pessoa com deficiência está integrada;

• Identificar os diferentes tipos de dispositivos que podem ser utilizados de acordo com o tipo de deficiência do indivíduo;

• Estudar a relação entre usuário e o dispositivo de tecnologia assistiva;

• Desenvolver um protótipo de um produto de reabilitação ou assistivo.

 

PROGRAMA

  1. História da tecnologia assistiva
  2. Fundamentos e aplicações da engenharia de reabilitação e da tecnologia assistiva
  3. Modelos para concepção de produtos assistivos
  4. Princípios de design universal
  5. Estimulação elétrica funcional e suas aplicações
  6. Aplicação da robótica na reabilitação
  7. Técnicas de biofeedback aplicadas à reabilitação
  8. Tecnologias para pessoas com deficiência visual, auditiva, física, intelectual e/ou de comunicação.
  9. Realidade Virtual e Realidade Aumentada na reabilitação
  10. O futuro da engenharia de reabilitação e da tecnologia assistiva

METODOLOGIA

Técnicas de ensino:

Aulas teóricas presenciais usando projetor multimídia e quadro.

Aulas práticas presenciais  para desenvolvimento de projeto.

 

Recursos didáticos:

Projetor multimídia;

Computador;

Livros e artigos científicos;

Internet;

Bases de dados científicos;

 

Plataforma digital

 A plataforma Microsoft TEAMS ou GOOGLE MEETS, serão utilizadas como canal de comunicação entre docente e discentes, sempre que necessário.

O atendimento ao estudante será realizado as sextas feiras das 10:40 às 12:20, podendo ser de forma presencial na sala 3N311, ou remoto pelas plataformas Microsoft TEAMS ou GOOGLE MEETS.
 

AVALIAÇÃO

Atividade

Valor

1. Projeto Proposto

70 pontos – distribuídos da seguinte maneira:

  • Desenvolvimento de um protótipo - 30 pontos
  • Artigo de revisão sobre o tema do protótipo - 20 pontos
  • Apresentação do artigo e protótipo - 20 pontos

2. Avaliação 

30 pontos

4. Avaliação Substitutiva*

100 pontos

*Avaliação Substitutiva – a avaliação substitutiva será composta por todo o conteúdo ministrado na disciplina. O estudante que realizar a Avaliação Substitutiva terá como nota máxima 60 pontos.

Assim, a nota final do estudante será da seguinte forma:

 

CONTROLE DE FREQUÊNCIA

A frequência será verificada por meio de chamada nominal, presencial. A presença mínima para aprovação na disciplina é de 75% da carga horária descrita no cronograma.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

1.        Robitaille, S. The Illustrated Guide to Assistive Technology and Devices, New York: Demos Medical Publishing, 2010.

2.        Rory A. C., Hisaichi O., Douglas A. H. An introduction to rehabilitation engineering. Taylor & Francis, 2007.

3.        Bastos, T. F. et al. A Interação de Pessoas com Deficiência com o Computador: Experiências e Possibilidades em Ibero-América, 2014.

Complementar

  1. Tecnologia Assistiva: Desenvolvimento e Aplicações – I / [Orgs.] Fausto Orsi Medola e Luis Carlos Paschoarelli – 1.ed. – Bauru: Canal 6 Editora, 2018. 
  2. Assistive Technologies: Principles and Practice, 5th Edition [ebook]. Albert Cook, Janice Polgar, Pedro Encarnação. Mosby, 2020. eBook ISBN: 9780323523325
  3. Introduction to neural engineering for motor rehabilitation [ebook] / edited by Dario Farina, Winnie Jensen, Metin Akay.  Hoboken ; Piscataway : John Wiley & Sons : IEEE Press, c2013. 
  4. Design and Use of Assistive Technology: Social, Technical, Ethical, and Economic Challenges. Meeko Mitsuko K. Oishi, Ian M. Mitchell, H. F. Machiel Van der Loos (Eds). Springer Science+Business Media, LLC 2010. DOI 10.1007/978-1-4419-7031-2
  5. Applications of Rehabilitation Engineering Technologies for the Intervention of Neural and Motor Impairment Post Stroke. Dong Feng Huang and Guanglin Li (Eds.). Frontiers in Neurology, 2019. DOI 10.3389/978-2-88963-301-2

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


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Documento assinado eletronicamente por GABRIELLA LELIS SILVA, Professor(a) Substituto(a) do Magistério Superior, em 23/01/2024, às 15:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.002005/2024-41 SEI nº 5125561