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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
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EMENTA
Medição, suas incertezas e propagação. Revisão de conceitos básicos relacionados às soluções, reações e estequiometria. Distinção entre elemento, moléculas, substância pura, misturas homogêneas e heterogêneas, solução, suspensão, dispersão e coloides. Unidades de concentração incluindo osmolaridade e conversão de unidades. Reagente limitante. Cinética química voltada para compreensão do equilíbrio químico. Equilíbrio químico voltado para reações iônicas. Cálculo de pH. Titulação. Solução-tampão.
JUSTIFICATIVA
A disciplina justifica-se na importância das soluções nos laboratórios e nos fluidos fisiológicos; das técnicas de determinação quantitativa e de propriedades coligativas; no vasto uso de pH enquanto unidade de concentração hidrogeniônica e das soluções-tampão.
OBJETIVO
Saber lidar com erros experimentais e entender sua propagação. Compreender as várias unidades de concentração e saber inter-relacioná-las. Ter um primeiro contato com técnicas analíticas para determinar a concentração de componentes conhecidos com concentração desconhecidas e identificar a base teórico da técnica com a sua funcionalidade. Compreender o funcionamento da solução-tampão, suas propriedades e suas limitações.
Saber usar as regras dos algarismos significativos e conhecer suas limitações. Preparar soluções e efetuar conversão de unidades, incluindo osmolaridade. Realizar titulação ácido-base e saber escolher o indicador apropriado. Realizar medidas de pH. Preparar solução-tampão tanto a partir de seus constituintes quanto a partir de reação ácido-base.
PROGRAMA
# Dia Conteúdo Maio 1 6 Atividades da coordenação. 2 13 Introdução à disciplina e algarismos significativos 3 20 Algarismos significativos e densidade. 4 27 Preparação de solução e relação empírica entre densidade e concentração. Junho 5 3 Porcentagem, osmolaridade e classificação das soluções. 6 10 pH: conceito simplificado e rigoroso de pH de ácidos fortes; pHmetro: funcionamento, e calibração. 17 Recesso após feriado de Corpus Christi. 7 24 Titulação de vinagre e de ácido fosfórico com dois indicadores. Julho 8 1 Primeira avaliação. 9 8 Estequiometria e reagente limitante. 10 15 Força de eletrólitos (condutividade elétrica de soluções), conceitos ácido base. Equilíbrio, equilíbrio iônico da água, pH em diluição extrema, pH de ácido fraco. 11 22 Indicadores ácido-base 12 29 Curva de titulação e escolha de indicadores. Equilíbrio químico com enfoque nas reações iônicas, pH de ácido fraco. Efeito do íon comum. Agosto 13 5 Equação de Andersen-Hasselbach. Propriedades da solução-tampão Preparação de solução-tampão. 14 12 Segunda avaliação. 15 19 Encerramento.
METODOLOGIA
Aulas teóricas alternadas com aulas experimentais, todas presenciais. O conteúdo programático das aulas teóricas é paralelo ao das aulas de laboratório para que o estudante tenha perspectiva unificada do conteúdo.
AVALIAÇÃO
Duas avaliações (trinta e cinco pontos cada) em sala de aula e atividades semanais ou quinzenais (trinta pontos) fora do horário das aulas, individuais. Por tradição, as notas são dadas na escala de zero a dez, ponderadas com a respectiva pontuação e somadas para obter a nota final.
BIBLIOGRAFIA
Básica
Russel, B. Química, McGraw Hill, 2002
Bottecchia, O. L. Teoria no laboratório de química, Scanner, 2022
Maia, J. D.; Bianchi, A. C. J., Química Geral, Prentice Hall, 2007
Atkins, P. e Jones, L.. Princípios de Química: Questionando a vida moderna e o meio ambiente. Bookman, 2011.
Complementar
Garritz, A.; Chamizo, J.A., Química, Prentice Hall, 2003.
Vogel, A., Química Analítica Qualitativa, ed. Mestre Jou, 1981, disponível na biblioteca Santa Mônica.
Henderson, S. K., Fenn, C.A.; Domijan, J. D., Determination of Sugar Content in Commercial Beverages by Density, J. Chem. Education, 75(9), 1998, 1122-1123, disponível na biblioteca do campus Santa Mônica, roteiro em Português adaptado pelo professor para aulas experimentais.
Previdello, B.A, Carvalho, F.R., Tessaro, A.L., Souza, V.R, Hioka, N., O pK de indicadores ácido-base e os efeitos de sistemas coloidais, Química Nova, 29(3)(2006)600-606, disponível gratuitamente on line.
Silva, L.A., Martins, C.R., Andrade, J. B., Porque todos os nitratos são solúveis, Química Nova, 27(6)(2004)1016-1020, disponível gratuitamente on line.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Otavio Luiz Bottecchia, Professor(a) do Magistério Superior, em 27/04/2022, às 16:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.023194/2022-23 | SEI nº 3550505 |