UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Física

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239 4181 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Física Geral Experimental I

Unidade Ofertante:

Instituto de Física

Código:

INFIS49021

Período/Série:

Turma:

UB

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

00

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

    (x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Raigna Augusta da Silva

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

 Disciplina ministrada de forma remota em conformidade com a Resolução CONGRAD N° 7/2020 (dispõe sobre a instituição, autorização e recomendações de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais, em caráter excepcional e facultativo, em razão da epidemia da COVID-19, no âmbito do ensino da Graduação na Universidade Federal de Uberlândia), e pela Resolução CONGRAD N° 25/2020 (aprova o Calendário Acadêmico da Graduação, referente aos períodos 2020/1, 2020/2, 2021/1 e 2021/2 para os campi de Uberlândia, Pontal, Monte Carmelo e de Patos de Minas).

 

EMENTA

Introdução à teoria dos erros e medidas. Erros sistemáticos e aleatórios. Valor médio, desvio-padrão amostral, erro estatístico ou desvio padrão da média, erro instrumental, erro total. Algarismos significativos e notação científica. Apresentação da teoria de propagação de incertezas e exemplos. Linearização. Regressão linear e método de mínimos quadrados. Apresentação da estrutura de um relatório e da confecção de gráficos e tabelas. Realização de práticas experimentais de mecânica que exercitam a teoria apresentada e ilustram os conceitos de mecânica.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Física Experimental permite que os estudantes possam aprender a abordar fenômenos da mecânica através da comparação entre teoria e prática, sendo introduzidos ao método científico. São abordados temas como a realização de boas medidas, elaboração e interpretação de gráficos, métodos de linearização e regressão linear, análise de dados e incertezas experimentais, produção de relatórios com escrita científica apropriada nas normas da ABNT. A combinação de teoria e experimento possibilita o desenvolvimento habilidades como organização, senso crítico e analítico, criatividade, ética e a colaboração, essenciais na formação de cientistas, engenheiros e áreas afins.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Objetivos gerais:

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:

 

  1. Entender, organizar, comparar e aplicar os conceitos adquiridos com a finalidade de resolver problemas de natureza física, apresentando soluções adequadas e eficientes;
  2. Empregar o método científico experimental a fim de constatar em laboratório a veracidade das leis físicas com o recomendável senso crítico para justificar as possíveis discrepâncias entre a teoria e a prática;
  3. Utilizar procedimentos de metodologia científica para observar, interpretar, analisar e extrair informações dos diversos fenômenos físicos estudados, modelando casos reais;
  4. Demonstrar noção de ordem de grandeza na estimativa de dados e na avaliação de resultados;
  5. Ampliar sua capacidade de dedução, raciocínio lógico e de promover abstrações;
  6. Estudar e investigar fenômenos físicos por conta própria, ampliando sua autonomia intelectual.

Objetivos Específicos:

  1. Medidas, erros e análise dimensional: Estudar a teoria de medidas e erros (incertezas

instrumentais, erros estatísticos, algarismos significativos e regras de arredondamento).

  1. Instrumentos de medidas: Aprender a utilizar os vários instrumentos de medida empregados no laboratório de mecânica.
  2. Movimento unidimensional: Estudar a relação entre as variáveis dependentes e encontrar experimentalmente as suas relações matemáticas. (MRU, MRUV, MCUV e Regressão Linear)
  3. Forças conservativas: Estudar a segunda Lei de Newton e verificar experimentalmente a sua validade.

PROGRAMA

1.1 – Medidas e erros

  1. – Medida de uma grandeza.

1.  – O conceito de erro.

1.  – Algarismos significativos.

2– Análise dimensional

  1. – Símbolos dimensionais.
  2. – O princípio da homogeneidade dimensional.

3– Gráficos

  1. – Construção de gráficos.
  2. – Linearização de uma função.
  3. – Regressão linear simples.

4– Elaboração de Relatório Científico.

5– Instrumentos de medidas: réguas, paquímetros, micrometros.

6– Experimentos.

  1. – Movimento retilíneo uniforme;
  2. – Queda Livre;
  3. – Movimento de um projétil;
  4. – Lei fundamental da dinâmica;
  5. – Movimento circular uniformemente variado;
  6. Lei de Hooke

Semana

 

Atividade

 

Descrição das atividades.

 

1ª semana 

03/12/2021

Atividade 1 

Medidas e erros

Medida de uma grandeza.

O conceito de erro.

Algarismos significativos.

Valor Médio. Erro Estatístico. Erro Total

Análise Estatística: Incerteza e

Propagação de Incertezas;

2ª semana 

10/12/2021

Atividade 2 

Análise dimensional

 Símbolos dimensionais.

O princípio da homogeneidade dimensional.

3ª semana 

17/12/2021

Atividade 3 

Construção de gráficos.

Linearização de uma função.

Regressão linear simples

4ª semana 

07/01/2022

Atividade 4 

Escrita científica: construção de relatório completo de acordo com as normas da ABNT; 

 5ª semana 

14/01/2022

Atividade 5 

 Instrumentos e Medidas; 

6ª semana 

21/01/2022

Atividade 6 

Experimento Movimento retilíneo uniforme

7ª semana 

28/01/2022

Atividade 7 

 Experimento Queda Livre

8ª semana 

04/02/2022

Atividade 8 

Experimento Movimento de um projétil;

9ª semana 

11/02/2022

Atividade 9 

Prova 1 

10ª semana 

18/02/2022

Atividade 10 

Experimento Lei fundamental da dinâmica

11ª semana 

25/02/2022

Atividade 11 

 Experimento Movimento circular uniformemente variado

12ª semana 

04/03/2022

Atividade 12 

Experimento Lei de Hooke

13ª semana 

11/03/2022

Atividade 13 

Prova 2 

14ª semana 

18/03/2022

Atividade 14 

Vista de provas 

15ª semana 

25/03/2022

Atividade 15 

Fechamento sobre os tópicos principais das simulações e experimentos  realizados

METODOLOGIA

Os links e conteúdos poderão ser visualizados também através da página do curso no Moodle.

A metodologia de ensino da disciplina será pautada em aulas síncronas expositivas, abrangendo as ferramentas teóricas necessárias para a análise experimental, com exercícios, exemplos e discussões na própria plataforma.

Nas atividades assíncronas, serão disponibilizadas videoaulas e tutoriais gravadas pela professora, listas de exercícios, e principalmente, roteiros para experimentos caseiros de baixo custo envolvendo os tópicos da disciplina, tais como movimento de carrinhos, queda de objetos, lançamento de objetos, medições de objetos. Para realizar a análise dos fenômenos, são utilizadas as técnicas de videoanálise, através de filmagens com o celular, uso de softwares gratuitos que permitem confeccionar gráficos, trabalhar com planilhas, capturar som, como aplicativos científicos de celular. Após cada prática remota, será exigida a entrega de um relatório científico, a ser submetido através do Moodle no formato pdf. O relatório deverá conter: Título, nome dos autores, resumo, objetivos, introdução teórica, descrição do experimento, apresentação dos resultados, discussão dos resultados, aplicações da teoria envolvida nos experimentos, conclusões e bibliografia utilizada. Recomenda-se que o relatório seja elaborado por grupos de até 5 alunos, onde todos devem contribuir para que a nota seja justa. Serão utilizados e recomendados programas e aplicativos gratuitos para análise dos dados experimentais.

Arquivos que serão utilizados:

AVALIAÇÃO

A avaliação na disciplina irá ocorrer através de:

A nota final será soma das notas dos relatórios e das provas. Máximo de pontuação igual a 100 pontos. Especificação da forma de envio das avaliações pelos discentes, por meio eletrônico: as avaliações deverão ser entregues ao término do horário de aula na plataforma online.

Validação da assiduidade dos discentes: participação nas aulas síncronas e nas atividades das aulas síncronas.

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. Wellington Akira Iwamoto et al. Guias e roteiros para Laboratório de Física Experimental I, Instituto de Física da UFU, 2014.
  2. Resnick, R., Halliday, D., Krane K. S. Física, Rio de Janeiro, LTC, 2003
  3. Tipler, P. A. Física para Cientistas e Engenheiros, Rio de Janeiro, LTC, 2000.
  4. Zemanski, M. W., Sears, F. W. Física, São Paulo, Editora Pearson Brasil, 2003.

Complementar

  1. Alonso, E. J., Finn E. J. Física um curso universitário, São Paulo, Editora Edgard Blücher, 1972.
  2. Chaves, A. S. Física : curso básico para estudantes de ciências físicas e engenharias, São Paulo, Editora. Reichmann e Affonso, 2001.
  3. H. Moysés Nussenzveig. Curso de física básica 1: eletromagnetismo, São Paulo, Editora Edgard Blücher, 1977.
  4. Helene, O A M; Vanin, V.t.. Tratamento estatístico de dados. São Paulo: Edgard Blucher., 1991.
  5. Luiz, A. M. Física: Eletromagnetismo, Teoria e Problemas. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2009. Vol. 3.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Raigna Augusta da Silva Zadra Armond, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/11/2021, às 11:42, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3206271 e o código CRC B6D40850.




Referência: Processo nº 23117.066483/2021-36 SEI nº 3206271