UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3239-4701/4702 - www.feelt.ufu.br - feelt@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Introdução à Tecnologia da Computação

Unidade Ofertante:

FEELT

Código:

FEELT31101

Período/Série:

1

Turma:

UA, UB, UC, VA, VB e VC

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

36

Prática:

36

Total:

72

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Augusto Wohlgemuth Fleury Veloso da Silveira

Ano/Semestre:

2020/3

Observações:

 

 

EMENTA

Noção geral dos aspectos construtivos e funcionais de computadores, e seu impacto na sociedade.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Introdução à Tecnologia da Computação tem como finalidade apresentar ao estudante das Engenharias Elétrica, Telecomunicações, Automação e Biomédica um dos assuntos que forma o núcleo básico de conhecimento das Engenharias, estruturando o conhecimento de lógica de programação, que pode ser aplicado em diferentes linguagens de programação para a solução de problemas diversos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Capacitar o estudante para que o mesmo saiba identificar os componentes que integram um computador e saiba utilizar o raciocínio lógico para desenvolver programas, sempre respeitando os conceitos éticos e morais, e visando o bem da sociedade.

Objetivos Específicos:

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:

  1. Dominar a lógica da programação e saber desenvolver programas em uma linguagem profissional;
  2. Saber escrever funções, conhecer e manipular os diferentes tipos de dados, usar listas, strings, tuplas, dicionários, importar e criar módulos, e manipular arquivos de dados.

PROGRAMA

  1. Conceitos básicos
    1. O que é um computador?
    2. Hardware
    3. Software
  2. História dos computadores
    1. Gerações
    2. Tipos de computadores.
    3. A revolução dos computadores pessoais
  3. Representação de algoritmos
    1. Introdução à linguagem Python
    2. Conceitos de algoritmo
    3. Tipos de algoritmos
    4. Pseudo-Código para representar algoritmo
    5. Tipos de dados
    6. Variáveis
    7. Tipos de variáveis
    8. Comando de atribuição
    9. Operadores aritméticos
    10. Operadores Lógicos
    11. Comandos de entrada e saída
    12. Comentários no código dos programas
    13. Estrutura sequencial
    14. Estrutura condicional (if-else)
    15. Estruturas de repetição (for, while)
  4. Função (Modularização)
    1. Importância
    2. Utilização e implementação
  5.  Listas
    1. Tipo de dado Lista
    2. Trabalhando com Listas
    3. Métodos
  6. Dicionários e estruturação de dados
    1. Tipo de dado Dicionário
    2. Trabalhando com Dicionários
    3. Métodos
  7. Arquivos
    1. Criar e abrir arquivos
    2. Manipular arquivos
    3. Métodos

METODOLOGIA

 

A disciplina será ministrada com encontros síncronos virtuais e atividades assíncronas, que complementarão a carga horária e permitirão que os alunos pratiquem o conteúdo apresentado.

Para os encontros síncronos serão utilizadas ferramentas amplamente difundidas e testadas, como o Google Meet, Microsoft Teams ou Zoom.

As aulas síncronas serão gravadas e disponibilizadas usando o Youtube, Google Drive ou Moodle, para que o estudante possa assistir caso tenha perdido o encontro síncrono por conta de algum impedimento.

Aulas complementares serão gravadas e disponibilizadas como atividades assíncronas. Além disso, em todas as semanas do curso, serão passadas atividades para serem feitas em casa, visando fixar o contudo ministrado e avaliar o desempenho dos estudantes.

Para complementar e aumentar a eficácia da aprendizagem, os alunos poderão tirar dúvidas através de e-mail e aplicativos de conversação.

A Atividade Acadêmica Remota Emergencial (AARE) - Etapa I acontecerá em um período de 9  semanas. A tabela abaixo resume a carga horária semanal distribuída em atividades síncronas e assíncronas.

Semana

I

II

III

IV

V

VI

VII

VIII

IX

Síncrona

2h

2h

2h

2h

2h

2h

2h

2h

2h

Assíncrona

6h

6h

6h

6h

6h

6h

6h

6h

6h

Os encontros síncronos serão agendados em conformidade com os horários previstos para a disciplina no calendário normal. A tabela abaixo ilustra o horário dos encontros síncronos.

Terça

Quinta

8:50

8:50

 

 

O cronograma de atividades síncronas está na tabela abaixo.

Horário

Conteúdo

Semana I

Terça-feira e Quinta-feira: 8:50

Apresentação do curso de ITC: programa do curso, objetivos, justificativa, metodologia e métodos de avaliação.

Será apresentado o interpretador que será utilizado e primeiros programas serão implementados.

Semana II

Terça-feira e Quinta-feira: 8:50

Tipos de dados, conceito de variável, identificadores, função print( ) e input( ), operadores. Apresentação das funções len( ), str( ), int( ) e float( ) aplicadas em diferentes soluções de problemas.

Semana III

Terça-feira e Quinta-feira: 8:50

Controle de fluxo: if, else, elif. Blocos de código. Importando módulos em Python.

Semana IV

Terça-feira e Quinta-feira: 8:50

Controle de fluxo usando laços: while, for, instrução break e função range( ).

Semana V

Terça-feira e Quinta-feira: 8:50

Definindo funções utilizando as instruções def e return.

Conceito de variável local e global.

Semana VI

Terça-feira e Quinta-feira: 8:50

Conceito e aplicações das Listas, strings e tuplas.

Semana VII

Terça-feira e Quinta-feira: 8:50

Concento e aplicações dos Dicionários.

Semana VIII

Terça-feira e Quinta-feira: 8:50

Manipulação de arquivos de dados.

 

Semana IX

Terça-feira e Quinta-feira: 8:50

Apresentação de módulos em python que permitem automatizar tarefas maçantes.

 

O cronograma de atividades assíncronas seguirá o exposto acima, reforçando o que foi ensinado no encontro síncrono, através da apresentação de exemplos diferentes e outras formas de abordar o mesmo assunto.

AVALIAÇÃO

Serão dois tipos de avaliação:

1 - Trabalhos que os estudantes deverão entregar todas as semanas (60 pontos).

2 - Trabalho Final:  os alunos terão que entregar um documento em PDF, contendo o último e mais completo trabalho do curso (40 pontos).

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica:

1. Menezes, N. N. C., Introdução à programação com Phyton – Algoritmos e lógica de programação para iniciantes, Novatec, 2019.

2. Sweigart, A. Automatize tarefas maçantes com Python: Programação prática para verdadeiros iniciantes, Novatec, 2015.

3. Matthes, E., Curso Intensivo de Python, Novatec, 2016.

Bibliografia Complementar:

1. Barry, P., Use A Cabeça! Python - O Guia Amigo do Seu Cérebro, Alta Books, 2018.

2. Manzano, J. A. N. G., H., Introdução à linguagem Python, Novatec, 2018.

3. Gruz, J., Data Science do Zero: Primeiras Regras Com o Python, Alta Books, 2016

4. Cormen, T. H., Algoritmos: Teoria e Prática, Campus, 2012.

5 Lourenço, A. E., Algoritmos, Érica, 2016.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Augusto Wohlgemuth Fleury Veloso da Silveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 16/07/2020, às 21:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2141248 e o código CRC 32B58D95.




Referência: Processo nº 23117.039929/2020-79 SEI nº 2141248