UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Curso de Graduação em Química - Pontal

Rua 20, 1600 - Bloco 1C - 1º Andar - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5236 - cocqui@pontal.ufu.br - www.facip.ufu.br/quimica
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

FÍSICA EXPERIMENTAL 1

Unidade Ofertante:

ICENP

Código:

ICENP34201

Período/Série:

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Tássia de Souza Gonçalves

Ano/Semestre:

2019/2º

Observações:

não há

 

EMENTA

1. Movimento unidimensional. 2. Movimento em duas dimensões. 3. Cinemática da rotação.  4. Movimento relativo. 5. Dinâmica da partícula. 6. Trabalho e energia. 7. Conservação da energia.  8. Conservação do momento linear.  9. Colisões. 10. Experimentos sobre dinâmica da rotação.

JUSTIFICATIVA

O estudo da Física Experimental permite que os estudantes possam abordar e visualizar os problemas e fenônemos físicos estudados nas aulas de Física Teórica do ponto de vista experimental, desenvolvendo habilidade como experimentador, além de estimular sua criatividade e seu senso crítico. As aulas práticas de laboratório permitirão aos estudantes construir seus conhecimentos sobre o tema estudado, fazendo comparações dos resultados empíricos com a teoria. Desta forma, é esperada uma integração entre teoria e prática.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Ao final desta disciplina, o estudante deverá ser capaz de reconhecer a importância de um modelo teórico para compreender a experiência e vice-versa. Também é esperado que este saiba identificar as grandezas físicas fundamentais utilizadas na experiência. Por fim, espera-se que com a experimentação, o estudante saiba encontrar, aplicando o método científico, as expressões matemáticas que relacionam as grandezas físicas em um determinado fenômeno.

Objetivos Específicos: Manipular aparelhos e montagens necessários à execução dos experimentos. Verificar alguns modelos teóricos da mecânica clássica experimentalmente. Desenvolver habilidade como experimentador.

PROGRAMA

Medidas diretas e Algarismos significativos

Medidas diretas e Tratamento estatístico

Medidas indiretas e Propagação de erro

Gráficos e analise gráfica

Experimentos:

Peso

Movimento retilíneo uniforme

Movimento retilíneo uniformemente variado

Queda livre

Atrito

Colisões

METODOLOGIA

Os experimentos tratados na disciplina Física Experimental 1 serão realizados no Laboratório de Física 1, Bloco A, do Campus do Pontal da UFU. Será apresentada uma situação-problema sobre um tema específico que os estudantes tentarão resolver fazendo os experimentos sugeridos com ajuda de um roteiro, além das indicações fornecidas pelo professor em cada pratica de laboratório. O professor supervisionará o trabalho dos estudantes e suscitará discussão e troca de idéias sobre os fenômenos observados durante o experimento. O estudante deverá coletar os dados necessários durante a realização da experiência para preparar o relatório de atividades que deverá será entregue na aula seguinte. Todos os trabalhos no laboratório serão realizados em equipes de, no máximo, 4 estudantes.

AVALIAÇÃO

Ao final de cada experimento, a equipe de trabalho deverá preparar um relatório do experimento realizado seguindo as pautas dadas pelo professor e o apresentará na aula seguinte. A nota do relatório (entre zero e cem cada) será a nota de cada integrante da equipe que assistiu a prática.  Os estudantes farão ainda duas provas (com nota entre zero e cem cada), sendo estas na forma de prova escrita e individual. A média final (F) será obtida considerando-se a fórmula

 F=0.6R+0.4P,

onde R é a média aritmética de todos os relatórios apresentados e P será a média aritmética das duas provas. Para ser aprovado, o estudante deverá obter F≥60 (sessenta) e ter, no mínimo, 75% de frequencia

BIBLIOGRAFIA

Básica

1)  Resnick, R., Halliday, D., Walker, J. Fundamentos de Física. Volume 1. 8ª Edição. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2009.

2)  Nussenzveig, H. M., Curso de Física Básica - Mecânica. Volume 1. 4ª Edição. São Paulo: Editora Edgard Blücher, 2002.

3)  Halliday, D., Resnick, R., Krane, K. S., Física 1. 5ª Edição. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2003.

Complementar

1)  Chaves, A., Física – Mecânica. Volume 1. Ed. Reichmann. São Paulo, 2001.

2)  Finn, E. J., Alonso, M., Física, um curso universitário. Volume 1. Editora Edgard Blücher, São Paulo, SP, 2ª Edição, 2002.

3)  Sears, F., Zemansky, M. W., Física – Mecânica. Volume 1. Editora Addison Wesley, 10ª Edição ,2003.

4) Tipler,P. A., Mosca, G.  Física para Cientistas e Engenheiros.  Volume 1.  5ª Edição. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2009.

5)  Feynman, R. P., Leighton, R. B., Sands, M., Lições de Física de Feynman, Edição Definitiva. Editora Bookman, 2008.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Hugo de Souza Rodrigues, Coordenador(a), em 27/09/2019, às 21:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1572480 e o código CRC CB4A10B9.




Referência: Processo nº 23117.084712/2019-80 SEI nº 1572480