UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Estágio Curricular Supervisionado IV

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

ICHPO32801

Período/Série:

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15

Prática:

75

Total:

90

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Wellington Amarante Oliveira

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

Pré-requisitos: Estágio Curricular Supervisionado I, Estágio Curricular Supervisionado II e Estágio Curricular Supervisionado III.

 

EMENTA

Prática de estágio supervisionado: regência no Ensino médio. Memória, patrimônio e ensino de História. O ensino de História e culturas juvenis no Brasil. Produção de materiais didáticos. O uso de múltiplas fontes e manifestações artísticas no ensino de História.

JUSTIFICATIVA

A disciplina Estágio Curricular Supervisionado IV justifica-se pela necessidade dos discentes vivenciarem o ambiente escolar a partir de uma intervenção planejada em forma de regência em turmas do ensino médio.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Refletir sobre diferentes experiências de Ensino Médio, considerando os aspectos de forma e conteúdo.

Objetivos Específicos:

- Desenvolver sequências didáticas planejadas e orientadas junto às escolas de nível médio, exercendo a prática docente neste nível de ensino;

- Articular a historiografia relativa aos conteúdos escolares de nível médio às propostas oficiais em vigor de modo a desenvolver uma reflexão crítica sobre este nível de ensino;

- Elaborar uma reflexão, a partir de relatório circunstanciado, sobre as experiências vivenciadas nas atividades de estágio.

PROGRAMA

 

Unidade 1 – Culturas juvenis

Unidade 2 – Reflexões sobre a aula de História

Unidade 3 – Ensino de História, memória e patrimônio

Unidade 4 – Situações de ensino e aprendizagem e ação pedagógica: oficinais, projetos e sequências didáticas

Unidade 5 - Os usos de diferentes manifestações artísticas no ensino de História.

METODOLOGIA

A disciplina Estágio Curricular Supervisionado IV possui carga horária de 90 horas e será ofertada ao longo do semestre 2023.2, entre os meses de janeiro e abril de 2024. A disciplina estrutura-se em: aula expositivas dialogadas; grupos de trabalho; discussões temáticas; discussões dirigidas; produção de sequências didáticas. Os discentes devem cumprir carga horária mínima em turmas do ensino médio em escolas públicas e uma das aulas da regência será acompanhada pelo docente da disciplina.

AVALIAÇÃO

Atividade avaliativa

Pontuação máxima

Critério de avaliação

Data de Entrega

Atividades desenvolvidas em sala de aula

20

Pontualidade, precisão, objetividade e criticidade.

Semanal

Discussão textual

10

Clareza, organização e domínio conceitual

Ao longo do semestre

Sequência didática

20

Organização, clareza, criatividade e aplicabilidade

Véspera do início da regência

Regência

30

Pontualidade, objetividade, clareza, criticidade, criatividade, domínio conceitual, domínio de aparato tecnológico, didática.

Fevereiro e março de 2024

Relatório de estágio

20

Objetividade, coesão e coerência, clareza e domínio conceitual.

11 de abril de 2024

BIBLIOGRAFIA

Básica

ABREU, M.; SOHIET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: FAPERJ/ Casa da palavra, 2003.

PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (orgs.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.

 

Complementar

BORELLI, S. H. Silvia; FREIRE FILHO, João (orgs.). Culturas juvenis no século XXI. São Paulo: EDUC, 2008.

HERMETO, Miriam. Canção popular brasileira e ensino de história. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2012.

MONTEIRO, Ana Maria. Professores de história: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

RAMOS, Francisco R. L. A danação do objeto: o museu no ensino de história. Chapecó, SC: Argos, 2004.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Wellington Amarante Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 18/01/2024, às 23:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.001186/2024-98 SEI nº 5116645