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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Prática de estágio supervisionado: regência no Ensino médio. Memória, patrimônio e ensino de História. O ensino de História e culturas juvenis no Brasil. Produção de materiais didáticos. O uso de múltiplas fontes e manifestações artísticas no ensino de História.
JUSTIFICATIVA
A disciplina Estágio Curricular Supervisionado IV justifica-se pela necessidade dos discentes vivenciarem o ambiente escolar a partir de uma intervenção planejada em forma de regência em turmas do ensino médio.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Refletir sobre diferentes experiências de Ensino Médio, considerando os aspectos de forma e conteúdo. |
Objetivos Específicos: |
- Desenvolver sequências didáticas planejadas e orientadas junto às escolas de nível médio, exercendo a prática docente neste nível de ensino; - Articular a historiografia relativa aos conteúdos escolares de nível médio às propostas oficiais em vigor de modo a desenvolver uma reflexão crítica sobre este nível de ensino; - Elaborar uma reflexão, a partir de relatório circunstanciado, sobre as experiências vivenciadas nas atividades de estágio. |
PROGRAMA
Unidade 1 – Culturas juvenis
Unidade 2 – Reflexões sobre a aula de História
Unidade 3 – Ensino de História, memória e patrimônio
Unidade 4 – Situações de ensino e aprendizagem e ação pedagógica: oficinais, projetos e sequências didáticas
Unidade 5 - Os usos de diferentes manifestações artísticas no ensino de História.
METODOLOGIA
A disciplina Estágio Curricular Supervisionado IV possui carga horária de 90 horas e será ofertada ao longo do semestre 2023.2, entre os meses de janeiro e abril de 2024. A disciplina estrutura-se em: aula expositivas dialogadas; grupos de trabalho; discussões temáticas; discussões dirigidas; produção de sequências didáticas. Os discentes devem cumprir carga horária mínima em turmas do ensino médio em escolas públicas e uma das aulas da regência será acompanhada pelo docente da disciplina.
AVALIAÇÃO
Atividade avaliativa |
Pontuação máxima |
Critério de avaliação |
Data de Entrega |
Atividades desenvolvidas em sala de aula |
20 |
Pontualidade, precisão, objetividade e criticidade. |
Semanal |
Discussão textual |
10 |
Clareza, organização e domínio conceitual |
Ao longo do semestre |
Sequência didática |
20 |
Organização, clareza, criatividade e aplicabilidade |
Véspera do início da regência |
Regência |
30 |
Pontualidade, objetividade, clareza, criticidade, criatividade, domínio conceitual, domínio de aparato tecnológico, didática. |
Fevereiro e março de 2024 |
Relatório de estágio |
20 |
Objetividade, coesão e coerência, clareza e domínio conceitual. |
11 de abril de 2024 |
BIBLIOGRAFIA
Básica
ABREU, M.; SOHIET, Rachel (orgs.). Ensino de História: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: FAPERJ/ Casa da palavra, 2003.
PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.
SCHIMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; MARTINS, Estevão de Rezende (orgs.). Jörn Rüsen e o ensino de História. Curitiba: Ed. UFPR, 2010.
Complementar
BORELLI, S. H. Silvia; FREIRE FILHO, João (orgs.). Culturas juvenis no século XXI. São Paulo: EDUC, 2008.
HERMETO, Miriam. Canção popular brasileira e ensino de história. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 2012.
MONTEIRO, Ana Maria. Professores de história: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
RAMOS, Francisco R. L. A danação do objeto: o museu no ensino de história. Chapecó, SC: Argos, 2004.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Wellington Amarante Oliveira, Professor(a) do Magistério Superior, em 18/01/2024, às 23:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.001186/2024-98 | SEI nº 5116645 |