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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
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Optativa: |
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Professor(A): |
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Observações: |
EMENTA
A produção de verdades e (in)dissociabilidade entre indivíduo sociedade; A educação enquanto um processo social discursivo estimulador do desejo a ser indesejado.
JUSTIFICATIVA
Na formação do pedagogo é necessário o exercício e discussão da instituição sociedade e seus problemas dando particularidade ao processo educacional. Com um enfoque na caixa de ferramentas de Michel Foucault este profissional, Pedagogo/Pedagoga participa diretamente da formação do cidadão desde a tenra idade. Desse modo, terá condição de estabelecer relações, tanto crítica, quanto reflexiva, no âmbito da teoria e da prática da educação
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Desenvolver junto aos discentes e docente a percepção de poder, saber, subjetividades e verdade no processo educacional na perspectiva foucualtiana. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Unidade I: Entender a Educação a partir da ótica dos micro poderes e a ausência de um local de Poder. O vazio no/do Currículo Pedagógico. Verdade e (in)verdades, como identificar?
Unidade II: Diferenças entre educar e cuidar de si. As verdades da Vida Cotidiana do Humano e a vida de trabalho do (in)humano.
Unidade III: Inexistência de uma Ciência que dialoga com e sobre o Humano. Pensar o processo educacional na contradição de disciplinarização do desejo proibido em detalhes mas mostrado de forma “completa” nas mídias sociais.
METODOLOGIA
O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio de aulas dialógicas, na qual a perspectiva freireana da problemática será a orientadora primordial do processo formativo. O caso dos gêmeos que aconteceu nos Estados Unidos da América, será o problema gerador de todas as discussões e conteúdos a serem estudados e compreendidos.
A disciplina contará com: grupo no Whats App para dinamizar a comunicação entre docente e estudantes.
Em atendimento à Resolução. nº 73 do CONGRAD de 17 de outubro de 2022 a distribuição da carga horária dos 100 dias letivos será feita em duas etapas a saber:
I) 90 dias letivos destinados a aulas, que serão distribuídos em 15 semanas de aula (Art. 2ª, inciso I);
II) 10 dias letivos: distribuídos por meio da participação integral dos/as discentes em outras atividades acadêmicas, tais como seminários, atividades práticas supervisionadas, atividades em biblioteca, iniciação científica, trabalhos individuais ou em grupo, atividades de recuperação, atividades de extensão, vistas de provas, entre outras, conforme previsto no inciso II do art. 2º da Resolução CES/CNE/MEC Nº 3, de 2 de julho de 2007.
O trabalho discente efetivo (TDE) será utilizado para complementar a carga horária das aulas, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 do CONGRAD. Seguiremos o calendário acadêmico 2022/2, aprovado pela resolução acima referenciada, portanto, as atividades de TDE ocorrerão entre os dias 19 e 29 de junho de 2023, conforme estabelecido pela Resolução n.73/2022 CONGRAD. O detalhamento do TDE será apresentado no cronograma da disciplina no primeiro dia de aula.
AVALIAÇÃO
Procedimentos avaliativos:
O processo avaliativo é de caráter formativo e por optarmos em trabalhar com a ótica freireana de problematização, estabelecemos inicialmente uma divisão da pontuação, na qual o discente sempre terá uma nova oportunidade para responder ao solicitado. Tanto que já sinalizamos que ao não atingir a pontuação necessária para aprovação, terá a oportunidade de uma outra avaliação para a mesma. Claro que todo este processo será dentro da dialogicidade e acordos anteriores. Se for necessário, na ultima semana de aula terá uma prova síntese para o discente que não atingiu a média necessária de 60 pontos.
Quadro 1 – Atividades avaliativas e suas respectivas pontuações
atividades avaliativas |
pontuação |
Frequência e participação |
10 |
Apresentação Individual de uma síntese sobre a problemática dos gêmeos nos EUA |
5 |
Elaboração de um Relatório: Diário de Bordo de todas as discussões e conteúdos discorridos em sala de aula. Com uma síntese final demonstrando todo aprendizado - entregar na penúltima semana da aula. |
40 |
Avaliação Síntese da Disciplina |
45 |
Total de pontos distribuídos |
100 |
BIBLIOGRAFIA
Básica
FOUCAULT, M. História da sexualidade. São Paulo: Graal, 2011.
FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 35. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
FOUCAULT, M. A hermenêutica do sujeito. 3. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
Complementar
CANDIOTTO, C. Foucault e a crítica da verdade. 2. ed. Belo Horizonte; Curitiba: Autêntica, 2013.
FOUCAULT, M. História da sexualidade. 13. ed. São Paulo: Graal, [2010?]. 3 v.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. 24. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2007.
REVEL, J. Dicionário Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2011.
VEYNE, P. Foucault: seu pensamento, sua pessoa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Mauro Machado Vieira, Professor(a) do Magistério Superior, em 08/02/2023, às 08:31, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002252/2023-66 | SEI nº 4241865 |