UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Pedologia

Unidade Ofertante:

ICHPO

Código:

GGO 024

Período/Série:

7

Turma:

GM

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Saul Moreira Silva

Ano/Semestre:

2022/01

Observações:

 

 

EMENTA

Introdução a Pedologia. Horizontes dos solos. Componentes do solo. Processos pedogeneticos. Características gerais dos solos de regiões tropicais. Classificação de solos. Conservação dos Solos. Compartimentação morfopedológica.

JUSTIFICATIVA

A partir da compreensão de que o solo se distingue do material de origem, inicial, como resultado de adições, perdas, translocações e transformações de energia e matéria, que ocorrem ao longo do tempo e sob a influência dos fatores clima, organismos e relevo o mesmo se torna uma entidade integrada e integralizadora da paisagem. Assim, a compreensão dos fenômenos pedológicos e de suas repercussões na geosfera fornece subsídios aos geógrafos para o entendimento dos processos de evolução do meio físico e da sociedade.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Capacitar o futuro profissional da área da Geografia a identificar as características e propriedades do solo segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos fornecendo ao discente conteúdos teóricos e práticos para que possa compreender o processo e a evolução pedogenética, as propriedades físicas e químicas básicas e principais características do solo, com ênfase aos solos das regiões tropicais.

Objetivos Específicos:

  • Compreender os processos formadores de solos;
  • Compreender a composição e os atributos físicos, a morfologia, os horizontes diagnósticos e o transporte de materiais;
  • Compreender a composição geoquímica e suas propriedades básicas necessárias à classificação de solos;
  • Reconhecer os principais tipos de solos em um sistema pedológico com base no Sistema Brasileiro de Classificação de Solos;
  • Inter-relacionar as características pedológicas do manto de intemperismo aos estudos ambientais principalmente no que tange aos aspectos erosionais e de movimento gravitacional de massa,

PROGRAMA

1. Introdução.
1.2. Conceituação de solo;
1.3. Fatores de formação dos solos: material de origem, relevo, clima, organismos e tempo.

2. Pedologia e Geomorfologia

3. Atributos físicos: cor, textura, estrutura, consistência;

4. Atributos diagnósticos;

5. Horizontes diagnósticos de superfície;

6. Material mineral do solo.

7. Características gerais das diversas frações granulométricas.

8. Matéria orgânica.
8.1. Origem e composição da matéria orgânica do solo;
8.2. Principais tipos de matéria orgânica no solo;

9. Grandes processos envolvidos na formação dos solos.
9.1. Adição, transformação, translocação, remoção;

10. Transporte de materiais no solo.
10.1. Generalidades e definições;
10.2. Processo de eluviação;
10.3. Lixiviação.;
10.4. Processos compensadores de transporte ascendente.
10.4.1. Ascensão físico-química;
10.4..2. Ascensão biológica: ciclos biogeoquímicos;

11. Grandes processos envolvidos na formação dos solos.

11.1. Transformação, translocação, remoção e adição;

12. Características dos solos de regiões tropicais.

13. Classificação de solos.

14. Sistema Brasileiro de Classificação de Solos.

15. Conservação dos Solos.

16. Compartimentação morfopelológica.

METODOLOGIA

Aulas expositivas

Aulas práticas (laboratório/campo)

Recurso didâticos (Quadro/GIZ, data-show, mapas, artigos, teses e livros)

 

Aula

Data

Conteúdo

1

28/09/2022

Apresentação conteúdo e introdução a pedologia

2

05/10/2022

Fatores de formação do solo

3

19/10/2022

Atributos físicos

4

26/10/2022

Atributos diagnósticos

5

09/11/2022

Atributos diagnósticos

6

16/11/2022

Horizontes diagnósticos

7

23/11/2022

Avaliação sistemática 1 (valor:30pontos)

8

30/11/2022

Levantamento pedológico

9

07/12/2022

Mapeamento pedológico

10

14/12/2022

Pedogênese

Entrega trabalho individual (atributos diagnósticos) (valor:30pontos)

11

21/12/2022

Pedogênese em regiões tropicais

12

04/01/2023

Avaliação sistemática 2 (valor:40pontos)

13

11/01/2023

Classificação de solos

14

18/01/2023

SiBCS

15

25/01/2023

Compartimentação Morfopedológica

16

01/02/2023

Avaliação recuperativa

AVALIAÇÃO

Serão distribuídos 100 pontos na Seguinte forma:

Todas as avaliações serão : (dissertativas, objetivas, individuais, e sem consulta. Para correção das avaliações, serão consideradas as informações transmitidas em sala de aula e/ou as obras literárias apresentadas no tópico "8" deste plano de ensino. Qualquer outra resposta fora do escopo literário apresentado por este docente, poderá ser utilizada desde qu, o discente faça a devida citação bibliográfica de acordo com as normas da ABNt e desde que, a obra citada tenha um corpo editorial responsável.).

Avaliação sistemática 1 (23/nov./2022)

- O conteúdo para avaliação incluirá todo conteúdo da disciplina ministrado até a data 16/11/2022(inclusive).

Trabalho escrito (14/dez/2022)

- Este trabalho será considera para o discente como TDE (Trabalho Discente Efetivo) e será realizado como atividade assicrona correspondente a 8 horas aulas. (Para tal, o doscente estará disponível para atendimento aos discentes em ambiente digital do Microsoft Teams nos dias: 07 e 13 de dezembro de 2022 nó período das 14h00min às 17h30min.

- O conteúdo versativo do trabalho escrito corresponde a "Atributos Diáginósticos e Outros Atributos" conforme todo o Capítulo 1 do SiBCS.

Avaliação sistemática 2 (04/jan./2023)

- O conteúdo para avaliação incluirá todo conteúdo da disciplina ministrado até a data 21/12/2022(inclusive).

Avaliação recuperativa (01/fev./2023)

- Todo e qualquer discente matriculado na disciplina terá direito a realizar avaliação recupertiva de acordo com a sua escolha.

- O conteúdo para avaliação incluirá todo conteúdo da disciplina.

- Na avaliação, logo após o cabeçalho da avaliação recuperativa terá as opções de escolha para o discente conforme abaixo;

- Escolha a/as avaliação(ões) a ser(em) considerada(s) para substituição desta avaliação recuperativa:

(  ) Avaliação sistemática 1 (30ptos)

(  ) Trabalho escrito (30ptos) 

(  ) Avaliação sistemática 2 (40ptos)

(  ) Avaliação sistemática 1  + Trabalho escrito (60ptos)

(  ) Avaliação sistemática 2  + Trabalho escrito (70ptos)

(  ) Avaliação sistemática 1  + Avaliação sistemática 2 (70ptos)

(  ) Avaliação sistemática 1  + Trabalho escrito + Avaliação sistemática 2 (100ptos)

BIBLIOGRAFIA

Básica

EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Sistema brasileiro de classificação de solos. Brasília-DF: EMBRAPA-SPI, 2018. 356p.
RESENDE, M. et al. Pedologia: Base para distinção de ambientes. NEPUT, Viçosa-MG, 4ºed., 2002. 338p.
SANTOS R. D. et al. Manual de descrição e coleta de solo no campo. SBCS - CNPS. Viçosa-MG, 5ªed, 2005. 92p.

Complementar

MARAL, N. D. Noções de Conservação dos Solos. São Paulo: Nobel, 2003.
GUERRA, A. J. T. Erosão e conservação dos solos; conceitos, temas e aplicações. Ed. Bertrand Brasil. Rio de Janeiro 1.999.
GUERRA, A. J. T. Geomorfologia e Meio Ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
LEPSH, I. F. Formação e conservação dos solos. São Paulo. Oficina de textos, 2002. 178 p.
SILVA, S. M. Compartimentação morfopedológica da bacia do Ribeirão Chiqueiro, Gouveia-MG. 2004. 118f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - IGC/UFMG, Belo Horizonte..

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Saul Moreira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/10/2022, às 08:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.059661/2022-53 SEI nº 4021464