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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
JUSTIFICATIVA
Trata-se de disciplina optativa que visa a aprofundar a visão do aluno no campo da prospecção de novos negócios.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Apoiar o aluno na apreensão dos conhecimentos necessários ao processo de analisar o ambiente e definir o projeto de desenvolvimento de um novo negócio. |
Objetivos Específicos: |
Apoiar o desenvolvimento do aluno em:
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PROGRAMA
5.1. Produtos e Serviços: hierarquia dos conceitos de produto / serviço; ciclo de vida do produto / serviço; portfólio de produtos e serviços
5.2. Desenvolvimento do projeto de desenvolvimento do produto / serviço para o novo negócio (fluxo de desenvolvimento e diagrama de barras)
5.3. Diferenciação, segmentação de mercados e posicionamento do produto / serviço
5.4. Geração de ideias de produtos / serviços para o novo negócio: brainstorming e screening inicial
5.5. Marca / branding: finalidades das marcas, definição e tipos de marcas; criação e registro
5.6. Desenvolvimento da embalagem para produtos e da experiência e do ambiente de venda para serviços
5.7. Análise da viabilidade das ideias de produtos / serviços para o novo negócio: análises de mercado e financeiras (evolução e potenciais de mercado, custos e fluxo de caixa)
5.8. Elaboração do plano integrado de marketing para lançamento e manutenção do negócio no mercado
METODOLOGIA
TÉCNICAS DE ENSINO, CARGA HORÁRIA E TECNOLOGIAS DITIGAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
A metodologia a ser utilizada no percurso da disciplina visa a promover a autoaprendizagem, isto é, a discente e o discente serão estimulados a desenvolver sua capacidade de construção e aplicação de conhecimentos e aprofundar sua capacidade crítica a partir das seguintes estratégias:
• Leitura PRÉVIA do conteúdo a ser trabalhado em sala;
• Apresentação do conteúdo pela professora;
• Discussões em plenária e em grupo;
• Elaboração de trabalhos individuais e em grupos;
• Apresentação das observações individuais e dos grupos;
• Avaliação da absorção de conhecimento por meio de sua construção e aplicação.
Para tanto, desenvolveremos atividades de forma presencial e remota, síncronas e assíncronas, que serão discriminadas conforme cronograma a seguir.
As aulas serão às segundas-feiras, das 19h às 22h30, conforme horário da oferta.
TDIC: O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) oficial da UFU - o Moodle (www.moodle.ufu.br).
Disciplina: FAGEN31516 Marketing de Novos Negócios
Link de acesso: https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=5891
Chave de inscrição: FAGEN31516
Forma de apuração da assiduidade das aulas síncronas / presenciais: chamada.
Formas de apuração da assiduidade das atividades assíncronas / remotas: entrega das atividades no prazo indicado.
CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
SEMANA |
MÓDULOS |
ATIVIDADES PREVISTAS |
CARGA-HORÁRIA |
31/07/2023 |
Início do Semestre letivo Apresentação da disciplina |
Discussão sobre o acompanhamento e forma de avaliação Organização dos grupos para as atividades coletivas Atividade prática: Forum de discussão |
4 horas |
07/08/2023 |
Produtos e Serviços: hierarquia dos conceitos; |
Discussão em sala Atividade avaliativa: Glossário |
4 horas |
14/08/2023 |
Ciclo de vida; portfólio |
Discussão em sala Atividade avaliativa: Glossário |
4 horas |
21/08/2023 |
Desenvolvimento do projeto do produto / serviço para o novo negócio |
Discussão em sala Atividade prática: Forum de discussão |
4 horas |
28/08/2023 |
Diferenciação do produto / serviço |
Discussão em sala Atividade prática: Forum de discussão |
4 horas |
04/09/2023 |
Segmentação de mercados |
Discussão em sala Atividade prática: Forum de discussão |
4 horas |
11/09/2023 |
Posicionamento do produto / serviço |
Discussão em sala Atividade prática: Forum de discussão |
4 horas |
18/09/2023 |
Geração de ideias de produtos / serviços para o novo negócio: brainstorming e screening inicial |
Discussão em sala Atividade: Análise das áreas de oportunidade
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4 horas |
25/09/2023 |
Marca / branding: finalidades das marcas, definição e tipos de marcas; |
Discussão em sala Atividade: Análise das áreas de oportunidade
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4 horas |
02/10/2023 |
Marca / branding: criação e registro |
Discussão em sala Atividade prática: Análise das áreas de oportunidade
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4 horas |
09/10/2023 |
Desenvolvimento da embalagem para produtos e da experiência e do ambiente de venda para serviços |
Discussão em sala Atividade prática: Análise das áreas de oportunidade
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4 horas |
16/10/2023 |
Análise da viabilidade das ideias de produtos / serviços para o novo negócio: análises de mercado e financeiras |
Discussão em sala Atividade prática: Análise das áreas de oportunidade
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4 horas |
23/10/2023 |
Elaboração do plano integrado de marketing para lançamento e manutenção do negócio |
Discussão em sala Atividade prática: Análise das áreas de oportunidade
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4 horas |
30/10/2023 |
Elaboração do plano integrado de marketing para lançamento e manutenção do negócio |
Discussão em sala Apresentação dos trabalhos finais: Plano de Marketing para novos negócios
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4 horas |
06/11/2023 |
Elaboração do plano integrado de marketing para lançamento e manutenção do negócio |
Discussão em sala Apresentação dos trabalhos finais: Plano de Marketing para novos negócios
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4 horas |
13/11/2023 |
Elaboração do plano integrado de marketing para lançamento e manutenção do negócio |
Vistas de avaliação e fechamento das notas PROVA DE RECUPERAÇÃO (art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022) |
4 horas |
27/11/2023 |
Elaboração do plano integrado de marketing para lançamento e manutenção do negócio |
Atividade: Forum de discussão |
4 horas |
AVALIAÇÃO
Os discentes serão avaliados em caráter contínuo, a partir do desenvolvimento e aprofundamento das reflexões que realizam nas tarefas, individuais e em grupo, solicitadas ao longo do curso.
Todas as atividades serão entregues via Moodle, sendo os critérios de avaliação discriminados na apresentação de cada atividade proposta, privilegiando o caráter contínuo e a participação na realização das atividades. As mesmas serão avaliadas na plataforma, dando publicidade ao aproveitamento na sequência da correção.
Essas tarefas têm um prazo fluido para desenvolvimento, para além de uma semana letiva, posto que muitos dos desafios se complementam.
• Avaliações: 60% - assíncronas, agendadas no Moodle
• Trabalho prático de fechamento de disciplina: 40% (entrega e apresentações previstas no cronograma da disciplina)
OBSERVAÇÃO: Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina, e ao menos 40% das atividades entregues, que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação, poderá realizar avaliação de recuperação. No nosso caso, constará de prova valendo 100 pontos (portanto, a avaliação substituirá todas as avaliações do semestre, inclusive as notas de trabalho). A mesma será aplicada no dia 13/11/2023.
BIBLIOGRAFIA
Básica
DORNELAS, J. C. A.; SPINELLI, S.; TIMMONS, J. A. A Criação de Novos Negócios - Empreendedorismo para o Século 21. 1. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2010.
GOBE, A.C.; MOREIRA, J. C. T.; PEREZ, M. C.; CARRAMENHA, P. R. C. e PASQUALE, P. P. Gerência de produtos. I. Ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
MATTAR, F. N. Gestão de produtos, serviços, marcas e mercados: estratégias e ações para alcançar e manter-se top of market. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Complementar
BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2. Ed. Sao Paulo: Edgard Blucher, 2000.
BLESSA, R. Merchandising no ponto de venda. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
SCHMITT, B. H. Marketing Experimental. São Paulo: Nobel, 2002.
SEIFFERT, P. Q. Empreendendo Novos Negócios em Corporações- Estratégias , Processo e Melhores Práticas. 2.Ed. São Paulo: Atlas, 2008.
T ACHIZA WA, T. Criação de Novos Negócios- Gestão de Micro e Pequenas Empresas. 2. Ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2002.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Betanho, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/08/2023, às 14:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4766989 e o código CRC 78C0AF3E. |
Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 | SEI nº 4766989 |