UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Departamento de Marketing

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Marketing de Novos Negócios

Unidade Ofertante:

FAGEN – Faculdade de Gestão e Negócios

Código:

FAGEN31516

Período/Série:

OPTATIVA

Turma:

NOTURNO

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

30

Total:

60

Obrigatória:

( )

Optativa:

( X )

Professor(A):

Cristiane Betanho

Ano/Semestre:

2023-1

Observações:

 

 

EMENTA

JUSTIFICATIVA

Trata-se de disciplina optativa que visa a aprofundar a visão do aluno no campo da prospecção de novos negócios.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Apoiar o aluno na apreensão dos conhecimentos necessários ao processo de analisar o ambiente e definir o projeto de desenvolvimento de um novo negócio.

Objetivos Específicos:

Apoiar o desenvolvimento do aluno em:

  • Associar conhecimentos de marketing absorvidos no curso;
  • Interferir sobre realidades: utilizar conhecimento para desenvolver soluções para problemas práticos em marketing;
  • Enxergar de forma sistêmica e integrada a organização e seu ambiente;
  • Aprofundar seu espírito observador e crítico em relação às informações;
  • “Rever” conhecimentos e, portanto, enxergar novas possibilidades além dos paradigmas organizacionais;
  • Trabalhar em equipe e de se comunicar multilateralmente, partilhando significados.

PROGRAMA

5.1. Produtos e Serviços: hierarquia dos conceitos de produto / serviço; ciclo de vida do produto / serviço; portfólio de produtos e serviços

5.2. Desenvolvimento do projeto de desenvolvimento do produto / serviço para o novo negócio (fluxo de desenvolvimento e diagrama de barras)

5.3. Diferenciação, segmentação de mercados e posicionamento do produto / serviço

5.4. Geração de ideias de produtos / serviços para o novo negócio: brainstorming e screening inicial

5.5. Marca / branding: finalidades das marcas, definição e tipos de marcas; criação e registro

5.6. Desenvolvimento da embalagem para produtos e da experiência e do ambiente de venda para serviços

5.7. Análise da viabilidade das ideias de produtos / serviços para o novo negócio: análises de mercado e financeiras (evolução e potenciais de mercado, custos e fluxo de caixa)

5.8. Elaboração do plano integrado de marketing para lançamento e manutenção do negócio no mercado

METODOLOGIA

TÉCNICAS DE ENSINO, CARGA HORÁRIA E TECNOLOGIAS DITIGAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

A metodologia a ser utilizada no percurso da disciplina visa a promover a autoaprendizagem, isto é, a discente e o discente serão estimulados a desenvolver sua capacidade de construção e aplicação de conhecimentos e aprofundar sua capacidade crítica a partir das seguintes estratégias:

• Leitura PRÉVIA do conteúdo a ser trabalhado em sala;

• Apresentação do conteúdo pela professora;

• Discussões em plenária e em grupo;

• Elaboração de trabalhos individuais e em grupos;

• Apresentação das observações individuais e dos grupos;

• Avaliação da absorção de conhecimento por meio de sua construção e aplicação.

Para tanto, desenvolveremos atividades de forma presencial e remota, síncronas e assíncronas, que serão discriminadas conforme cronograma a seguir.

As aulas serão às segundas-feiras, das 19h às 22h30, conforme horário da oferta.

TDIC: O conteúdo programático da disciplina será desenvolvido por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA) oficial da UFU - o Moodle (www.moodle.ufu.br).

Disciplina: FAGEN31516 Marketing de Novos Negócios

Link de acesso: https://www.moodle.ufu.br/course/view.php?id=5891

Chave de inscrição: FAGEN31516

Forma de apuração da assiduidade das aulas síncronas / presenciais: chamada.

Formas de apuração da assiduidade das atividades assíncronas / remotas: entrega das atividades no prazo indicado.

 

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

SEMANA

MÓDULOS

ATIVIDADES PREVISTAS

CARGA-HORÁRIA

31/07/2023

Início do Semestre letivo Apresentação da disciplina

Discussão sobre o acompanhamento e forma de avaliação

Organização dos grupos para as atividades coletivas

Atividade prática: Forum de discussão

4 horas

07/08/2023

Produtos e Serviços: hierarquia dos conceitos;

Discussão em sala

Atividade avaliativa: Glossário

4 horas

14/08/2023

Ciclo de vida;

portfólio

Discussão em sala

Atividade avaliativa: Glossário

4 horas

21/08/2023

Desenvolvimento do projeto do produto / serviço para o novo negócio

Discussão em sala

Atividade prática: Forum de discussão

4 horas

28/08/2023

Diferenciação do produto / serviço

Discussão em sala

Atividade prática: Forum de discussão

4 horas

04/09/2023

Segmentação de mercados

Discussão em sala

Atividade prática: Forum de discussão

4 horas

11/09/2023

Posicionamento do produto / serviço

Discussão em sala

Atividade prática: Forum de discussão

4 horas

18/09/2023

Geração de ideias de produtos / serviços para o novo negócio: brainstorming e screening inicial

Discussão em sala

Atividade: Análise das áreas de oportunidade

 

4 horas

25/09/2023

Marca / branding: finalidades das marcas, definição e tipos de marcas;

Discussão em sala

Atividade: Análise das áreas de oportunidade

 

4 horas

02/10/2023

Marca / branding: criação e registro

Discussão em sala

Atividade prática: Análise das áreas de oportunidade

 

4 horas

09/10/2023

Desenvolvimento da embalagem para produtos e da experiência e do ambiente de venda para serviços

Discussão em sala

Atividade prática: Análise das áreas de oportunidade

 

4 horas

16/10/2023

Análise da viabilidade das ideias de produtos / serviços para o novo negócio: análises de mercado e

financeiras

Discussão em sala

Atividade prática: Análise das áreas de oportunidade

 

4 horas

23/10/2023

Elaboração do plano integrado de marketing para lançamento e manutenção do negócio

Discussão em sala

Atividade prática: Análise das áreas de oportunidade

 

4 horas

30/10/2023

Elaboração do plano integrado de marketing para lançamento e manutenção do negócio

Discussão em sala

Apresentação dos trabalhos finais: Plano de Marketing para novos negócios

 

4 horas

06/11/2023

Elaboração do plano integrado de marketing para lançamento e manutenção do negócio

Discussão em sala

Apresentação dos trabalhos finais: Plano de Marketing para novos negócios

 

4 horas

13/11/2023

Elaboração do plano integrado de marketing para lançamento e manutenção do negócio

Vistas de avaliação e fechamento das notas

PROVA DE RECUPERAÇÃO (art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022)

4 horas

27/11/2023

Elaboração do plano integrado de marketing para lançamento e manutenção do negócio

Atividade: Forum de discussão

4 horas

 

 

 

AVALIAÇÃO

Os discentes serão avaliados em caráter contínuo, a partir do desenvolvimento e aprofundamento das reflexões que realizam nas tarefas, individuais e em grupo, solicitadas ao longo do curso.

Todas as atividades serão entregues via Moodle, sendo os critérios de avaliação discriminados na apresentação de cada atividade proposta, privilegiando o caráter contínuo e a participação na realização das atividades. As mesmas serão avaliadas na plataforma, dando publicidade ao aproveitamento na sequência da correção.

Essas tarefas têm um prazo fluido para desenvolvimento, para além de uma semana letiva, posto que muitos dos desafios se complementam.

• Avaliações: 60% - assíncronas, agendadas no Moodle

• Trabalho prático de fechamento de disciplina: 40% (entrega e apresentações previstas no cronograma da disciplina)

OBSERVAÇÃO: Com intuito de atender o art. 141 da Resolução CONGRAD 46/2022 o estudante com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) na disciplina, e ao menos 40% das atividades entregues, que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação, poderá realizar avaliação de recuperação. No nosso caso, constará de prova valendo 100 pontos (portanto, a avaliação substituirá todas as avaliações do semestre, inclusive as notas de trabalho). A mesma será aplicada no dia 13/11/2023.

BIBLIOGRAFIA

Básica

DORNELAS, J. C. A.; SPINELLI, S.; TIMMONS, J. A. A Criação de Novos Negócios - Empreendedorismo para o Século 21. 1. Ed. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

GOBE, A.C.; MOREIRA, J. C. T.; PEREZ, M. C.; CARRAMENHA, P. R. C. e PASQUALE, P. P. Gerência de produtos. I. Ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

MATTAR, F. N. Gestão de produtos, serviços, marcas e mercados: estratégias e ações para alcançar e manter-se top of market. 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2009.

Complementar

BAXTER, M. Projeto de produto: guia prático para o design de novos produtos. 2. Ed. Sao Paulo: Edgard Blucher, 2000.

BLESSA, R. Merchandising no ponto de venda. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

SCHMITT, B. H. Marketing Experimental. São Paulo: Nobel, 2002.

SEIFFERT, P. Q. Empreendendo Novos Negócios em Corporações- Estratégias , Processo e Melhores Práticas. 2.Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

T ACHIZA WA, T. Criação de Novos Negócios- Gestão de Micro e Pequenas Empresas. 2. Ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2002.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Cristiane Betanho, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/08/2023, às 14:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4766989