UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Metodologia do Trabalho Científico

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal – ICHPO

Código:

ICHPO32103

Período/Série:

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

( X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Dalva Maria de Oliveira Silva

Ano/Semestre:

2023-1

Observações:

Plano de reposição do semestre 2023-1, elaborado conforme a Resolução CONGRAD nº 73, de 17 de outubro de 2022, alterada pela Resolução CONGRAD Nº 106, de 07 de junho de 2023 e a Resolução CONGRAD nº 46, de 28 de março de 2022, alterada pela Resolução CONGRAD Nº 107, de 07 de junho de 2023.  

 

EMENTA

Os gêneros textuais acadêmicos. O uso da paráfrase, da citação, da nota de rodapé. A construção de uma atitude ética diante do plágio. A produção do fichamento, do resumo e da resenha. O seminário, a prova e o relatório.

JUSTIFICATIVA

 A disciplina Metodologia do Trabalho Científico, ofertada no início do curso, visa fornecer aos discentes os conhecimentos necessários à organização da vida acadêmica; à utilização dos métodos científicos para o desenvolvimento da leitura, análise e interpretação de textos, produção de gêneros textuais acadêmicos; à elaboração de projetos e desenvolvimento da pesquisa e produção do conhecimento científico de forma ética e responsável. A disciplina é fundamental para um melhor aproveitamento durante o curso e à formação para a vida profissional, sendo imprescindível ao alcance dos objetivos do Projeto Pedagógico do Curso.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

- Fornecer o conhecimento sobre os métodos científicos necessários para trabalhar metodologicamente a leitura, análise e interpretação de textos acadêmicos e orientar a produção de diferentes gêneros textuais acadêmicos.

Objetivos Específicos:

- Orientar para elaboração de fichamentos, resumos e resenhas;

- Conhecer a diferença entre a paráfrase e o plágio;

- Construir uma atitude ética em relação ao plágio.

 

PROGRAMA

 

Unidade 1- A educação superior e a formação científica, profissional e política.1

1.1. Universidade: ensino, pesquisa e extensão

1.2. Organização da vida acadêmica

1.3. O estudo, a leitura e a interpretação de texto

 Unidade 2- A produção de gêneros textuais acadêmicos

2.1. O resumo,

2.2. O seminário, a prova e o relatório.

2.3. O fichamento

2.4. A resenha

Unidade 3- O conhecimento científico e a autoria na produção acadêmica

3.1. O plágio

3.2 A paráfrase, citação e a nota de rodapé

3.3. O texto historiográfico a citação e a nota de rodapé

Unidade 4 – Iniciação à pesquisa

4.1. O projeto de pesquisa

Unidade 5- Gêneros textuais acadêmicos e a produção do conhecimento

5.1 O artigo científico

5.2 A monografia

5.3 O ensaio acadêmico

METODOLOGIA

 A disciplina será ministrada em formato presencial por meio de aulas teóricas expositivas dialogadas e atividades práticas, utilizando bibliografias e recursos áudios visuais. Este plano, acompanhado do cronograma das aulas, serão disponibilizados aos discentes visando a sua discussão e possíveis adequações. As aulas teóricas expositivas e dialogadas e aulas práticas, com atividades que visam a aprendizagem dos métodos e técnicas do trabalho científico, serão ministradas conforme disposto no calendário acadêmico da universidade. (Resolução CONGRAD Nº 106, de 07 de junho de 2023)

As aulas serão ministradas às quartas-feiras no horário das 19:00 às 22:30 horas.

Os atendimentos individuais ou em grupo serão realizados às quintas-feiras das 14:00 às 17:00 horas, mediante agendamento prévio.

A bibliografia básica e complementar, a ser utilizada nas aulas, conforme o cronograma, estará disponível na Biblioteca Setorial do Campus Pontal e também será disponibilizada na Equipe da disciplina na Plataforma Microsoft Teams – Metodologia do Trabalho Científico – 2023-1 - acessível por meio do link https://encurtador.com.br/gjoFJ , no canal respectivo de cada unidade do programa, na guia “Arquivos”, de acordo com a sequência do seu desenvolvimento. Todos os textos, mesmo aqueles que estão disponíveis na biblioteca ou em plataformas on line, serão baixados de suas plataformas (ou digitalizados) e adicionados no canal respectivo da Unidade em que serão utilizados. Os textos também estarão disponíveis no Drive, que pode ser acessado por meio do link http://bit.ly/Drive-Metodologia.

AVALIAÇÃO

 

O processo de avaliação será constante e é fundamental ao alcance dos objetivos da disciplina e do curso, portanto, se fará um acompanhamento atencioso da frequência e participação nas aulas. O objetivo primordial da disciplina é o desenvolvimento de métodos de leitura, análise e interpretação de textos acadêmicos, condição para a produção de diferentes gêneros textuais acadêmicos, para a pesquisa e produção do conhecimento, portanto a avaliação se dará a partir da produção desses gêneros, integralizando 100 pontos, conforme explicitado abaixo:

  1. Redação de um resumo de texto (texto especificado no cronograma da disciplina, a ser entregue no dia 20/09), aplicando a metodologia ensinada e as normas da ABNT - Valor 25 pontos;
  2. Elaboração de fichamentos de leitura (de texto especificado no cronograma da disciplina, a ser entregue no dia 04/10), aplicando a metodologia ensinada e as normas da ABNT - Valor 25 pontos;
  3. Redação de uma resenha crítica de leitura (do livro especificado no cronograma da disciplina, a ser entregue no dia 01/11), aplicando a metodologia ensinada e as normas da ABNT. Valor 50 pontos;

Os critérios de avaliação a serem observados remetem às características especificas de cada gênero textual. Serão avaliadas a aplicação das normas da ABNT; a correção gramatical; a construção textual lógica, clara e autoral; a compreensão e interpretação correta dos textos.

As aulas dos dias 22 e 29 de novembro, conforme disposto no cronograma disponibilizado aos discentes e de acordo com o calendário acadêmico, serão destinadas a atividades de recuperação.

A verificação da frequência se fará por meio de chamada no início e final das aulas, com registro no diário eletrônico.

BIBLIOGRAFIA

Básica

ANDERY, Maria Amália [et al.]. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 4. Ed. Rio de Janeiro: Garamond, 2014.

MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2007. 306 p.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007. 304 p.

Complementar

ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 23. ed. São Paulo: Perspectiva, 2010. 174 p.  

ISKANDAR, Jamil Ibrahim. Normas da ABNT comentadas para trabalhos científicos. 6. ed. rev. e atual Curitiba: Juruá Ed., 2016. 98 p.

MACHADO, Anna Rachel (coord.); LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília Santos (org.). Planejar gêneros acadêmicos. São Paulo: Parábola, 2005. 116 p.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico. 7. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2007. 225 p.

MARTINS JUNIOR, Joaquim. Como escrever trabalhos de conclusão de curso: instruções para planejar e montar, desenvolver, concluir, redigir e apresentar trabalhos monográficos e artigos. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 2013. 247 p.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Dalva Maria de Oliveira Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 25/09/2023, às 10:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038896/2023-92 SEI nº 4833811