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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
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EMENTA
Introdução à programação orientada a objetos, classes e objetos, atributos e métodos de classes, herança, polimorfismo e aplicações de programação orientada a objetos.
JUSTIFICATIVA
A disciplina de Programação Orientada a Objetos é fundamental para um certificado em Engenharia de Computação. Atualmente, é o paradigma de programação mais utilizado na indústria e na academia. A programação orientada a objetos, juntamente com a arquitetura cliente-servidor, são consideras como tecnologias que revolucionaram a computação mundial. Diante deste cenário, é de extrema importância que o egresso do curso de Engenharia de Computação esteja habilitado a trabalhar com este paradigma de programação de computadores.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:
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Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
1. Fundamentos da programação orientada a objetos
- Paradigmas de linguagens de programação
- Tipos de dados abstratos e o conceito de classes
- Membros e métodos de uma classe: encapsulamento
- Classes e objetos: construtores e destrutores
- Acessando membros e métodos de um objeto
2. Herança
- Introdução
- Classes bases e classes derivadas
- Acessando membros de uma estrutura
- Membros protected
- Construtores e destrutores em classes derivadas
- Exemplos de aplicação
3. Polimorfismo
- Introdução
- Conversão de objetos de classe base para classe derivada
- Exemplos de polimorfismo
- Classes e métodos abstratos
- Sobrecarga de operadores
- Exemplos de aplicação
4. Tratamento de exceções
- Introdução
- Visão geral do tratamento de exceções
- Manipulação de arquivos textos e arquivos binários
- Comandos try, catch e finally
- Classes de exceção definidas pelo desenvolvedor
- Exemplos de aplicação
5. Estudo de caso 1: Estruturas de dados e coleções
- Introdução
- Classes auto-referenciais
- Listas encadeadas
- Pilhas e filas
- Exemplos de aplicação
6. Estudo de caso 2: Banco de dados
- Introdução
- Modelo de banco de dados relacionais
- Criando uma base de dados
- Exemplos de aplicação
METODOLOGIA
Para o presente componente curricular, a ser ministrado em formato remoto, no âmbito do período letivo suplementar emergencial, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando aFvidades remotas off-line). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias:
- Modalidade síncrona (on-line): Aulas expositivas através das plataformas Google Meet
- Modalidade assíncrona (off-line): Youtube (videoaulas), e-mails, Moodle e aplicaFvos de mensagens.
O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, ou através de e-mail, Moodle, aplicativos de mensagens ou reuniões individuais através das plataformas Google Meets , em horários específicos a serem definidos pelo professor, em consonância com a disponibilidade dos alunos.
Cronograma:
As atividades síncronas acontecerão nas terças-feiras das 16h50 às 18h30, nas plataformas previamente mencionadas.
Tabela 1 – Atividades síncronas com 18 ha ( 2ha/semana)
Aula |
Conteúdo |
01 |
Introdução à disciplina de Programação Orientada a Objetos. Apresentação do Plano de Ensino, sistema de avaliação e bibliografia. |
02 |
Classes, objetos, atributos, métodos e Encapsulamento |
03 |
Herança: conceito, aplicações e exemplos. |
04 |
Polimorfismo: conceito, aplicações e exemplos. |
05 |
Tratamento de exceções. |
06 |
Estruturas de dados pilha e fila. |
07 |
Estrutura de dados lista. |
08 |
Definição de banco de dados objeto-relacional. |
09 |
Estrutura de um Banco de Dados, baseado em Programação orientada a objetos. |
Tabela 2 – Atividades asíncronas com 54 ha ( 6ha/semana)
Aula |
Conteúdo |
01 |
Vídeo; material de leitura; perguntas. |
02 |
Vídeo; material de leitura; perguntas. |
03 |
Vídeo; material de leitura; perguntas. |
04 |
Vídeo; material de leitura; perguntas. |
05 |
Vídeo; material de leitura; perguntas. |
06 |
Vídeo; material de leitura; perguntas. |
07 |
Vídeo; material de leitura; perguntas. |
08 |
Vídeo; material de leitura; perguntas. |
09 |
Vídeo; material de leitura; perguntas. |
AVALIAÇÃO
A avaliação individual será baseada em três estratégias:
1 – Trabalhos em grupos
- Serão avaliadas 2 (dois) trabalhos, baseados no metodologia de engineering problem solving, sendo um problema diferente para cada grupo. Cada trabalho valerá 20 pontos.
2 – Seminário em Grupo:
- Cada grupo deverá apresentar um seminário sobre um tema diferente relacionado à disciplina. Valor do seminário: 20 pontos.
3 – Programa Final Individual:
- Cada aluno deverá apresentar um programa de computador (linguagem de programação livre) referente a tópicos abordados na disciplina. Valor: 40 pontos.
- Valor total das atividades será de 100 pontos.
BIBLIOGRAFIA
Básica
ASCENCIO, Ana Fernanda e de CAMPOS, Edilene Aparecida; Fundamentos da programação de computadores – Algoritmos, Pascal, C/C++ e Java, 2ª. Edição, São Paulo:Pearson Prentice Hall, 2007.
DEITEL, H., DEITEL, P., LISTIFIELD, J., NIETO, T., YAEGER, C. E ZLATKINA. M.; C# - Como Programar, São Paulo:Pearson Prentice Hall, 2008.
MIZRAHI, Victorine Viviane; Treinamento em Linguagem C++, Módulos 1 e 2, 2ª. Edição, São Paulo:Pearson Prentice Hall, 2008.
Complementar
VAREJÃO, F. M.; Linguagens de programação – Conceitos e técnicas, Elsevier, Rio de Janeiro, 2004.
BARNES, D. J; KÖLLING, M. Programação orientada a objeto com JAVA, São Paulo, 2004.
DEITEL, H. e DEITEL, P.; Java – Como Programar, São Paulo:Pearson Prentice Hall, 2010.
SAVITCH, W.; C++ Absoluto, São Paulo:Pearson Prentice Hall, 2004.
MENDES, D.; Programação JAVA com ênfase em Orientação a Objetos, Novatec, 2009.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Edgard Afonso Lamounier Junior, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/09/2020, às 20:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2290701 e o código CRC 60C11DEC. |
Referência: Processo nº 23117.056272/2020-12 | SEI nº 2290701 |