UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-graduação em Agronomia

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Timbre

Ata

ATA DA 4ª REUNIÃO/2019 DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 16 de maio de 2019, às 13:30 horas, na Sala de reuniões do ICIAG, Bloco 1CCG sala 212 A, Campus Glória, situada na Rodovia BR 050 KM 78 CEP: 38410-337, Uberlândia/MG, teve início a 4ª reunião do Colegiado do Programa de Pós Graduação em Agronomia do ano em curso, sob a Presidência do Prof. Dr. Marcus Vinicius Sampaio, estando presentes os membros devidamente convocados: Prof. Dr. Alison Tales Martins Lima, Prof. Dr. Reginaldo de Camargo e o representante discente Ivair José de Morais Júnior. O Prof. Cleyton Batista Alvarenga se ausentou. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. Informes: 1.1 O coordenador Marcus Vinicius iniciou informando a todos sobre o corte de bolsas divulgado pela CAPES por meio do Ofício Circular nº 1/2019-GAB/PR/CAPES, de 08 de maio de 2019. Nesse oficio foi esclarecido quais os programas de fomento que tiveram bolsas recolhidas devido a não utilização no mês de abril. Entre esses programas, o único que afetou diretamente o PPGAG foi o Programa Nacional de Pós-doutorado - PNPD, devido ao processo de seleção de aluno bolsista estar em andamento. Dessa forma a coordenação está aguardando manifestação do Pró reitor de Pesquisa e Pós Graduação que está buscando junto a CAPES soluções para retornar essa cota ao programa. 1.2 Em decorrência do corte de bolsas a coordenação da Pós Graduação optou por suspender a divulgação do resultado do processo seletivo de PNPD, previsto para 15/05/2019. 1.3 Disciplinas Nova Grade: o coordenador informou sobre os avanços nas discussões sobre a Nova Grade Curricular. Foi solicitado aos professores, de acordo com as respectivas áreas, manifestação sobre as disciplinas que serão ministradas. Após retorno foi analisado as disciplinas sem docente que deverão ser excluídas da grade, são elas: Fitonematologia, Micologia Vegetal, Ecologia de Patógenos do Sistema Radicular, Patologia Florestal, Cafeicultura, Cultura de Oleaginosas e do Feijoeiro Comum, Cultura do Milho, Tópicos Avançados em Melhoramento de Plantas, Produção de Sementes, Fruticultura, Manejo de Sistemas de Irrigação, Fruteiras do Cerrado, Cultura e Melhoramento do Sorgo, Física do Solo Aplicada ao Meio Ambiente, Ecotoxicologia e Proteção de Insetos, Agrometeorologia, Metodologia Científica,  Produção de Sementes de Hortaliças. Além disso foi informado que as disciplinas da área de solos estão todas sob análise, devido a solicitação dos docentes da área. 1.4 Oferta de disciplinas 2019/2: foi solicitado que a coordenação verifique para o semestre de 2019/2 choques de horários e alocação dos docente das disciplinas que serão ofertadas. Essa solicitação visa distribuir os horários das disciplinas de forma mais benéfica aos alunos e garantir que cada docente cumpra pelo menos 3 créditos anuais, conforme regulamento do Conselho. 1.5 Inscrição de ex-aluno bolsista na divida ativa da união. O aluno Danillo Monteiro Souza, que recebeu 2 meses de bolsa de mestrado e abandonou o curso, após processo instaurado para cobrança, teve seu nome inscrito na dívida ativa da união. A PROPP solicitou que essa decisão fosse comunicada ao Colegiado, comissão de bolsas e ao aluno. 1.6 Foi solicitado a inclusão do item de pauta: discussões sobre processo seletivo para ingresso em 2020. Todos presentes concordaram. 2. Aprovação da ata da 3º Reunião 2019 Após leitura todos aprovaram. 3. Comissão para seleção ao Prêmio Capes de Tese: foi indicado os nomes dos professores: João Paulo Arantes Rodrigues da Cunha, José Magno Queiroz Luz e Fernando Cezar Juliatti (presidente) para comporem a comissão que fará a seleção de uma das teses defendidas em 2018 para concorrer ao Premio da Capes. Todos aprovaram a indicação. 3. Solicitações de coorientação 3.1 A aluna Ana Carolina Pires Jacinto, que ingressou em 2019, solicitou coorientação dos professores: Gabriel Mascarenhas Maciel e Nilvanira Donizate Tebaldi, o documento com as devidas assinaturas foi analisado e a solicitação aprovada. 3.2 O aluno Salmo de Melo Davi Junior, que ingressou em 2018, solicitou coorientação do Prof. Fernando Juari Celoto, após análise da solicitação foi constatado que o aluno tem apenas 9 meses até a defesa da dissertação, dessa forma a análise foi indeferida, pois conforme decisões reiteradas do colegiado a solicitação deve ser feita pelo menos 1 ano antes da defesa. 4. Solicitação de dilação de prazo. O aluno de doutorado Fernando Simoni Bacilieri solicitou mais 30 dias de dilação para defesa da Tese. Na 1ª reunião do colegiado de 2019, item 3.2 foi aprovado 3 meses de dilação (90 dias) esse prazo findaria em 31/05/2019, no entanto o aluno não conseguiu cumprir o prazo e solicitou mais 1 mês de dilação. Foi feita a leitura da solicitação e o colegiado constatou que o aluno já solicitou defesa para o dia 28/06/2019. Após análise o pedido de 1 mês de dilação foi deferido, dessa forma o aluno totaliza 4 meses de dilação. 5. Regime Especial de Aprendizagem. A discente Raquel Pinheiro da Mota solicitou regime especial de aprendizagem devido a gravidez, o atestado encaminhado pela aluna determina o período de afastamento de 18/03/2019 a 13/07/2019. O colegiado aprovou o pedido e já foi encaminhado ofício ao professor da disciplina em que a referida aluna está matriculada. 6. Critérios para aprovação de diárias e passagens de docentes pelo PROAP. Na 3ª reunião do Colegiado de 2019 foram discutidos critérios para utilização do PROAP, no entanto os critérios para utilização de diárias e passagens pelos docentes foi novamente pautado para uma discussão mais detalhada. Dessa forma ficou definido pelo colegiado que os critérios serão: a) Apenas para passagem nacional, b) Evento deverá ser nacional ou internacional, c) Prazo para solicitação deverá ser no mínimo de 60 dias antes do evento, d) Rodízio anual entre os que serão beneficiados, e) Caso o número de solicitações exceda o valor do recurso haverá sorteio, f) Valor máximo de R$2.000,00 para gasto com passagem (ida e volta) por docente, g) Caso sobre algum valor de diárias, será disponibilizado a solicitação de diárias (sem passagem) para viagens. 7. Comissão para apoio e melhorias da Plataforma Sucupira. Foi proposto pela secretaria a criação de comissão para auxiliar na avaliação do conteúdo inserido na plataforma sucupira. Devido à experiência no tema foi indicado para participar da comissão os professores: José Magno Queiroz Luz, Denise Garcia de Santana e João Paulo Arantes Rodrigues da Cunha. Todos aprovaram 8. Outros 8.1 Solicitação de dilação no prazo para entrega das exigências pós-defesa. A aluna Dinamar Márcia, que defendeu mestrado em fev/2019 solicitou dilação no prazo de cumprimento das exigências pós defesa, estipulado em 90 dias. Para atender a solicitação da aluna e considerando que a secretaria foi consultada dessa possibilidade por alguns alunos na mesma condição, foi decidido que todos os alunos que defenderam em fev/2019 terão o prazo de mais 30 dias para cumprirem as exigências pós defesa. 8.2 O aluno ex-bolsista Venâncio Rodrigues e Silva solicitou Dilação de Prazo  de 90 dias para defesa de mestrado. Na 1ª reunião do colegiado de 2019 já havia sido aprovado 3 meses de dilação (90 dias), no entanto o aluno ainda se encontra com problemas de saúde conforme relatado no formulário e atestado médico. O colegiado aprovou o tempo solicitado, 3 meses, com isso a defesa deverá ocorrer no máximo em 31/08/2019 considerando que esse será o prazo máximo que poderá ser concedido de acordo com regimento. 8.3 Para iniciar as discussões sobre o processo seletivo para ingresso em 2020 foi pautado o item sobre a quantidade de vagas por docente para o edital. Ficou decidido que: a)será ofertada 1 vaga para mestrado e 1 para doutorado para todos docentes que estiverem com produção condizente a resolução do programa buscando melhor distribuição entre orientados/docentes e, principalmente, número total de ingresso adequado a capacidade do Programa. b) Será ofertado vaga para doutorado para os professores que tiverem 2 defesas de mestrado até 28/02/2020. Caso a defesa não seja efetivada a vaga será remanejada para outra linha de pesquisa. c) A secretaria fará levantamento da produtividade x número de orientados de cada professor para que seja determinado o número final de vagas do processo seletivo. Nada mais havendo a tratar, a reunião foi dada por encerrada e eu, Palloma Rossany Maciel Rodrigues, na qualidade de secretária, lavrei a presente ata que por mim assinada, será assinada pelos Membros do Colegiado. Uberlândia, 16 de maio de 2019.

 


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Documento assinado eletronicamente por Palloma Rossany Maciel Rodrigues, Secretário(a), em 10/06/2019, às 09:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Marcus Vinicius Sampaio, Presidente, em 10/06/2019, às 09:56, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Alison Talis Martins Lima, Membro de Colegiado, em 10/06/2019, às 10:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Ivair José de Morais Júnior, Membro de Colegiado, em 10/06/2019, às 10:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Reginaldo de Camargo, Membro de Colegiado, em 10/06/2019, às 11:50, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038713/2019-52 SEI nº 1255954